domingo, 12 de maio de 2013

Campeonato Paranaense

Coritiba 3 x 1 Atlético-PR  Final

Potiguar

17h00 Potiguar de Mossoró 2x1 América-RN

Paraense

17h00 Paragominas-PA 0x4 Paysandu-PA

Pernambucano

16h00 Sport 0x2 Santa Cruz-PE

Paulista

16h00 Corinthians 2x1 Santos
19h30 Penapolense 0x0 Ponte Preta

Mineiro

16h00 Atlético-MG 3x0 Cruzeiro

Goiano Final

16h00 Atlético-GO 0x0 Goiás
   

Cearense

16h00 Ceará 3x1 Fortaleza
16h00 Icasa 4x1 Guarany de Sobral

Catarinense

16h00 Criciúma 2x0 Chapecoense

Baiano

16h00 Bahia 3x7 Vitória

Paranaense

15h50 Coritiba 3x1 Atlético-PR

Argentino

14h00 Lanús 0x0 Independiente
16h10 San Martín 2x1 Argentinos Juniors
18h20 Colón 0x3 Quilmes
20h30 River Plate 2x0 All Boys

Inglês

09h30 Stoke City 1x2 Tottenham
11h00 Everton 2x0 West Ham
11h00 Fulham 1x3 Liverpool
11h00 Norwich 4x0 West Bromwich Albion
11h00 QPR 1x2 Newcastle United
11h00 Sunderland 1x1 Southampton
12h00 Manchester United 2x1 Swansea City

O tempo


Cuca chamou o presidente do Atlético-MG de lado, semanas depois de sua contratação. Tirou um papel do bolso, rabiscou e em segundos indicou a maneira como seu time pretendia jogar. "Eram losangos", diz Alexandre Kalil, referindo-se à movimentação do Atlético, às vezes num 3-4-3.
Kalil se lembra da impressão que aquela conversa lhe causou. "Percebi que algo bom ia acontecer. Nunca outro técnico me mostrou tão claramente como queria atuar."
Em dois anos, o Atlético se transformou na equipe de futebol mais envolvente e competitiva do Brasil. A impressão é reforçada pela atuação nos 4 x 1 sobre o São Paulo, a melhor desde a chegada de Cuca.
O Atlético defende neste domingo, contra o Cruzeiro, uma invencibilidade de 33 partidas no Independência. São 47 jogos sem perder como mandante, desde agosto de 2011, quando caiu contra o Cruzeiro em Sete Lagoas. Aquela foi a sexta partida de Cuca no Atlético e a sexta derrota. Perder pela sexta vez, e num clássico, poderia ser a senha para demitir.
Cuca ficou.
Atlético e Corinthians têm estilos diferentes, mas são os times brasileiros de futebol mais próximos ao que se pratica na Europa. São compactos, criam em espaços curtos e marcam por pressão. Em comum, Tite e Cuca tiveram um aliado: o tempo. O ápice de suas equipes chegou no segundo ano de trabalho.
É verdade que Atlético e Corinthians vivem momentos distintos e isso interfere diretamente nas decisões estaduais em Minas e São Paulo. Cruzeiro e Atlético festejam suas melhores fases em vários anos. Corinthians e Santos estão em seus piores momentos em muitos meses.
É mais provável haver um jogo inesquecível no Independência do que no Pacaembu.
INVICTOS
O Cruzeiro atuou 14 vezes neste ano, venceu 13 e empatou uma. No primeiro clássico do ano, venceu o Atlético. Fala-se pouco do Cruzeiro, porque joga só o Mineiro e a Copa do Brasil. Há ótimos sinais na Toca da Raposa, mas Marcelo Oliveira está lá há apenas cinco meses. É diferente de Atlético e Corinthians.
Dos quatro finalistas, o Santos é o único que teve tempo, mas não tem futebol. Como no Corinthians, um pedaço do problema é físico.
Neymar joga com uma proteção na coxa desde que voltou do amistoso contra o Chile.
O Corinthians não vence o Santos no Pacaembu há quatro clássicos. Pior do que não vencer neste domingo é emperrar contra o Boca Juniors.
A Libertadores continua até o dia 29 de maio e depois para por causa da Copa das Confederações. Se o Corinthians não morrer quarta-feira, um velho aliado de Tite e de Cuca poderá agir de maneira diferente para cada um dos lados.
O tempo de treinos pode ajudar o Corinthians. O tempo sem jogos pode atrapalhar o Atlético.

Francês

09h00 Lorient 3x1 Saint-Etienne
12h00 Evian 4x0 Nice
16h00 Lyon 0x1 PSG

Italiano

07h30 Genoa 0x0 Internazionale
07h30 Fiorentina 1x0 Palermo
07h30 Chievo Verona 1x1 Torino
10h00 Udinese 2x 1Atalanta
10h00 Lazio 2x0 Sampdoria
10h00 Napoli 2x1 Siena
13h00 Parma 0x2 Bologna
15h45 Milan 0x0 Roma

Espanhol

07h00 Rayo Vallecano 0x4 Valencia
12h00 Betis 1x0 Celta
14h00 Atlético de Madri 1x2 Barcelona
16h00 Málaga 0x0 Sevilla

Real Madrid tropeça, só empata com Espanyol, e Barcelona fica com o título espanhol


Veja os gols do empate entre Espanyol e Real que deu o título ao Barcelona 
Quis o destino que o Espanyol, rival da cidade, concretizasse o título espanhol do Barcelona. O Real Madrid conseguiu, nas últimas rodadas da Liga das Estrelas, adiar a definição do campeonato. Mas, neste sábado, o time do técnico José Mourinho tropeçou. E o vacilo foi fatal. O empate em 1 a 1 entre Espanyol e Real Madrid, pela 35ª rodada, foi muito comemorado por uma equipe: o Barcelona, que se beneficiou da igualdade e pôde comemorar o seu 22º título espanhol, mesmo sem entrar em campo.

Com o empate diante do Espanyol neste sábado, o Real Madrid chegou aos 81 pontos na tabela, tendo somente mais dois jogos para fazer. O Barcelona, por sua vez, soma 88, e não pode mais ser alcançado pelo rival. A equipe de Tito Vilanova ainda jogará mais quatro vezes na competição. Já o Espanyol atinge 44 pontos, sem grandes pretensões na competição nacional. Campeão de forma antecipada, o Barcelona jogará neste domingo, contra o Atlético de Madri, no estádio Vicente Calderón.
Reuters
Ronaldo reclama durante empate entre Real e Espanyol, resultado que deu o título ao Barcelona
Ronaldo reclama durante empate entre Real e Espanyol, resultado que deu o título ao Barcelona
No duelo deste sábado, o técnico José Mourinho optou por poupar alguns de seus titulares. Cristiano Ronaldo e Benzema, por exemplo, começaram o confronto no banco de reservas e só entraram ao longo do jogo. Já Kaká foi titular, mas pouco produziu e acabou substituído pelo português no início do segundo tempo. Casemiro também foi opção no banco de reservas. 

Com uma equipe alterada, o Real Madrid encontrou dificuldades para superar a marcação do Espanyol. E os donos da casa foram mais eficientes na primeira etapa. Aos 22 minutos, depois de cruzamento de Verdú, Sergio Garcia ganhou dos zagueiros do Real Madrid e tocou na pequena área para Stuari. O uruguaio não titubeou e chutou para o fundo do gol de Diego López.

As entradas de Benzema e Cristiano Ronaldo no segundo tempo deram um impulso na equipe merengue, que não demorou para empatar. Aos 13 minutos, Higuain aproveitou cruzamento na área de Modric e cabeceou no canto esquerdo para deixar tudo igual.

Depois de empatar, o Real buscou o resultado positivo para tentar adiar mais uma vez o título do Barcelona, mas não teve forças, mesmo após a expulsão de Victor Sánchez no fim do jogo.

O Real Madrid, agora, volta as suas atenções para a disputa da grande final da Copa do Rei. Na sexta-feira, o time merengue encara o rival Atlético de Madri no Santiago Bernabéu. O Real pode ter o desfalque do zagueiro Varane, que machucou o joelho na partida deste sábado.

O jogo

José Mourinho, embora tenha deixado seu maior astro no banco e escalado como titulares alguns atletas pouco utilizados na temporada, na reta final da partida se esforçou para não ser responsável pela festa azul-grená. Aos 11 minutos do segundo tempo, Cristiano Ronaldo entrou no lugar de Kaká e deu trabalho ao Espanyol.

Antes, porém, o time catalão fez sua parte na briga para se garantir na Liga Europa da próxima temporada. Embora o seu goleiro tenha feito uma sequência de defesas importantes com menos de dez minutos de partida, o Espanyol soube se aproveitar do desentrosamento da defesa armada por Mourinho – Sérgio Ramos também não foi titular.

Aos 20 minutos, o lateral direito Varane ainda saiu machucado para a entrada de Xabi Alonso. E o Real Madrid pouco teve tempo para se ajeitar. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, Sergio Garcia ajeitou na segunda trave para Stuani, de frente para a meta, balançar a rede.

A sequência do primeiro tempo foi de supremacia dos anfitriões no estádio Cornellá-El Prat. O goleiro Diego López evitou novo gol de Stuani, aos 27 minutos, e, logo depois, o time da casa teve um gol anulado porque o árbitro viu falta do mexicano Héctor Moreno em Xabi Alonso. Não era necessário o 2 a 0 para o Real sentir que estava mal.

O segundo tempo também não começou nada animador, já que aos quatro minutos o lateral esquerdo Nacho, que atuou na vaga de Marcelo, salvou gol de Sergio Garcia. Mourinho mandou Cristiano Ronaldo se aquecer e, com poucos minutos do português em campo, o clube madrilenho balançou a rede.

O atacante português entrou aos 11 minutos e, aos 13, em seu primeiro toque na bola, sofreu falta. Na cobrança, Modric colocou a bola na cabeça de Higuaín, e de lá a bola foi para a rede do Espanyol, claramente frustrado com o gol sofrido. A partida, então, ficou aberta.

Cristiano Ronaldo motivou o Rela Madrid e quase virou, assim como Benzema, mas os donos da casa continuaram pressionando em busca do desempate. Já nos acréscimos, Victor Sánchez foi expulso e deixou o Espanyol com um a menos. E Cristiano Ronaldo ainda esteve perto de seu gol, mas o empate foi inevitável.

Zabaleta é expulso, Wigan marca nos acréscimos, derruba City e conquista título histórico


Veja o gol do título do Wigan em cima do Manchester City pela Copa da Inglaterra
As cinco Copas da Inglaterra e todos os outros troféus já colecionados pelo Manchester City não foram o suficiente para 'amedrontar' o Wigan que, com apenas duas conquistas  em seus 81 anos de vida - uma na quarta e outra na terceira divisão inglesas -, foi para cima do campeão da Premier League de 2011/2012 e derrubou os petrodólares dos Citizens, conquistando um título histórico em Wmbley. Um gol nos acréscimos de Watson garantiu a vitória por 1 a 0 no sufoco do Wigan, o mais novo campeão da Copa da Inglaterra 2012/2013. 

O Wigan, que não se intimidou nem um pouco com as estrelas do Manchester City, tentou chegar ao gol durante os 90 minutos de jogo e não deixou o adversário dominá-lo em nenhum momento na partida. Os Citizens até tentaram com Tevez, Aguero e David Silva, mas viram o goleiro Robles se consagrar com grandes defesas e, ao final, quando Zabaleta foi expulso de campo, não conseguiram mais evitar o gol do Wigan. Watson, de cabeça após cobrança de escanteio, deixou seu nome na história do clube ao garantir a vitória por 1 a 0 e o título épico conquistado neste sábado. 
Getty
Wigan marca nos acréscimos e provoca vexame do City
Wigan marca nos acréscimos e provoca vexame do City

O meio-campista realmente foi abençoado. Ele entrou em campo aos 36 minutos do segundo tempo no lugar de Gómez e, aos 45, estava cabeceando a bola que ficaria para sempre na história do Wigan. Maloney cobrou escanteio e Watson levou a torcida dos Latics ao êxtase com a conquista mais importante de todos os tempos do clube.

Enquanto isso, o Manchester City saiu de campo desolado e muito frustrado com a temporada que está chegando ao fim. Os Citizens sequer conseguiram ameaçar o Manchester United na conquista da Premier League, ficando com o segundo lugar, e terminaram sua participação na Champions League com o último lugar do grupo, sequer conseguindo uma vaga na Europa League. Na Copa da Liga Inglesa, os Citizens também se deram mal e caíram na terceira rodada para o Aston Villa.

O Wigan, por sua vez, que está bastante ameaçado de rebaixamento no Inglês e precisará vencer as duas próximas rodadas  para se livrar da degola, salvou o ano com um feito que há 25 anos não acontecia na Inglaterra - desde 1987/1988, quando o Wimbledon venceu o Liverpool na decisão da FA Cup, um time pequeno não conseguia derrubar um grande em uma final desta competição.

O jogo – Com Wembley lotado, Manchester City e Wigan começaram agitados o jogo que definiria o campeão da Copa da Inglaterra. Tanto que, logo no terceiro minuto de partida, os Citizens já ficaram perto de abrir o placar após cobrança de falta de Tévez. A bola do argentino parou na barreira, mas sobrou para Yaya Touré, que encheu o pé, mas acabou vendo o goleiro Robles fazer a defesa.

Logo depois desse lance, o Wigan já tentou responder, assumindo mais a posse de bola e tentando se infiltrar na defesa do City. E aos 8 minutos, os Latic ameaçaram o gol de Hart pela primeira vez no chute de McManaman, que passou à direita do goleiro. Aos 15, Alcaraz também tentou de cabeça e a bola também saiu sem exigir a defesa de Hart.

O City também foi se soltando no jogo e buscando o espaço, principalmente com Tevez, Aguero e David Silva. Apesar de ser considerado o favorito na partida, o time de Manchester não conseguia se impor no jogo e foi até tendo dificuldades com a marcação do Wigan, sempre muito bem postada.

O melhor lance dos Citizens no primeiro tempo foi dele, Carlos Tevez, que teve tudo para abrir o placar, mas parou nos pés de Robles. O argentino recebeu na pequena área sozinho aos 28 minutos e estava cara a cara com o goleiro do Wigan, que fez uma defesa milagrosa para impedir o gol do City.

Em resposta, o Wigan também perdeu uma bela chance de abrir o placar em Wembley. Aos 35, McManaman driblou Hart duas vezes e teve tudo para fazer o gol, mas demorou muito para chutar e viu Zabaleta salvar o City.
Getty
Zabaleta foi expulso no final da partida contra o Wigan
Zabaleta foi expulso no final da partida contra o Wigan

Na volta para a etapa final de jogo, as duas equipes continuaram buscando o gol e mantiveram a partida bastante equilibrada. Aos 4 minutos, após receber bola de Tévez, Aguero teve a chance de decidir para o City, mas viu Boyce travá-lo na hora certa. Aos 15, foi a vez de Zabaleta chutar cruzado e quase marcar para colocar os Citizens na frente.

E o Wigan não ficava atrás nas tentativas de chegar ao gol. McManaman teve mais duas chances de marcar, mas parava na defesa do City. Enquanto isso, o goleiro Robles fazia um excelente trabalho do outro lado para impedir o gol do time de Manchester.

Até que aconteceu o momento decisivo da partida. Aos 38 minutos, Zabaleta deu um carrinho por trás em McManaman e, como ele já tinha amarelo, levou o segundo e foi expulso. Com isso, o Wigan começou a sobrar no jogo, pressionando muito o gol de Heart e, aos 45, conseguiu o gol da vitória e do título histórico com Watson, de cabeça, após cobrança de escanteio. 

Na festa do título, Bayern faz 3 a 0 no Augsburg com gol de brasileiro; Schalke perde e se complica por Champions


Veja os gols da vitória do Bayern sobre o Augsburg
No jogo em que receberia a Salva de Prata pelo título do Campeonato Alemão 2012/2013, o Bayern de Munique deu à sua torcida o que já virou praxe para o time bávaro: a vitória. Com 3 a 0 em cima do Augsburg, pela penúltima rodada da Bundesliga, na Allianz Arena, o Bayern chegou à 28ª vitória em 33 jogos do torneio e fez a festa com os torcedores dentro de casa.

Já com o 23° título de sua história no Alemão garantido, o Bayern tinha um jogo especial neste sábado, já que ele marcaria a festa da conquista do campeonato - na próxima rodada, a última da temporada, o time bávaro joga fora de casa e, por isso, recebe o troféu com um jogo de antecedência para poder comemorar com a sua torcida. E pelo significado da partida, a futura equipe do técnico Pep Guardiola não tirou o pé e não deu chances ao modesto Augsburg, que briga contra o rebaixamento no Alemão.
Getty
Ribery leva banho de cerveja de Boateng em comemoração do título
Ribery leva banho de cerveja de Boateng em comemoração

Com gols de Thomas Muller, Shaqiri e também do brasileiro Luiz Gustavo, o Bayern de Munique fez 3 a 0 sobre os adversários e teve ainda mais motivos para comemorar a conquista com os torcedores que lotaram a Allianz Arena. A festa ainda teve homenagens para o técnico Jupp Heynckes que, pela última vez, comandou os bávaros na Allianz Arena, já que Pep Guardiola assumirá a equipe em 1° de julho. 

O time bávaro faz uma temporada incrível - perdeu apenas um jogo, teve 28 vitórias e quatro empates, naquela que foi a melhor campanha da história da Bundesliga - e ainda tem a chance de fechá-la com a tríplice coroa, já que faz a final da Copa da Alemanha contra o Stuttgart e também decide a Champions League com o Borussia Dortmund. 

E como não poderia deixar de ser, a comemoração teve muita cerveja, bem do jeito que os alemães gostam. Os jogadores receberam um copo gigante com 5 L para desfrutarem da maneira que quisessem e sobrou até para a comissão técnica, que levou banhos e mais banhos de cerveja dos atletas. 

Getty
Bayern faz a festa do 23º título conquistado na Bundesliga
Bayern faz a festa do 23º título conquistado na Bundesliga


Schalke perde em casa e se complica por Champions
Veja os gols de Schalke 1 x 2 Stuttgart 
Até o início da 33ª rodada, o Schalke estava ficando com a última vaga na Champions League, mas uma derrota em casa por 2 a 1 para o Stuttgart complicou a equipe. O time de Gelsenkirchen jogava em casa, mas viu os adversários abrirem 2 a 0 com Ibisevic e conseguiu apenas diminuir nos últimos minutos com o gol contra de Ulreich, saindo de campo derrotado e ainda correndo riscos de ficar fora da principal competição europeia na próxima temporada. 

Com o resultado, os Azuis Reais permaneceram com 52 pontos, em quarto na tabela, e viram o Freiburg encostar na classificação - o Freiburg venceu o Greuther Furth por 2 a 1 fora de casa e chegou aos 51 pontos, um a menos do que o Schalke. 

Assim, a última vaga para a Champions será definida na 34ª rodada do Alemão e ainda tem três clubes na disputa: o próprio Schalke, o Freiburg e o Eintracht Frankfurt, que empatou o Werder Bremen neste sábado e tem 50 pontos. 

Agora, um confronto direto nesta briga poderá definir a quarta colocação, já que Freiburg e Schalke se enfrentam no jogo derradeiro da Bundesliga, enquanto o time de Frankfurt, que também está na disputa pela vaga, recebe o Wolfsburg.

Veja todos os resultados desta rodada:

Bayer Leverkusen 3 x 1 Hannover 96
Bayern de Munique 3 x 0 Augsburg
Fortuna Düsseldorf 1 x 2 Nuremberg
Greuther Fürth 1 x 2 Freiburg
Hoffenheim 1 x 4 Hamburgo
Mainz 05 2 x 4 Borussia Mönchengladbach
Schalke 04 1 x 2 Stuttgart
Werder Bremen 1 x 1 Eintracht Frankfurt
Wolfsburg 3 x 3 Borussia Dortmund
Festa do Bayern pelo título tem banhos de cerveja nos jogadores, técnico e até em musa