domingo, 12 de maio de 2013

Zabaleta é expulso, Wigan marca nos acréscimos, derruba City e conquista título histórico


Veja o gol do título do Wigan em cima do Manchester City pela Copa da Inglaterra
As cinco Copas da Inglaterra e todos os outros troféus já colecionados pelo Manchester City não foram o suficiente para 'amedrontar' o Wigan que, com apenas duas conquistas  em seus 81 anos de vida - uma na quarta e outra na terceira divisão inglesas -, foi para cima do campeão da Premier League de 2011/2012 e derrubou os petrodólares dos Citizens, conquistando um título histórico em Wmbley. Um gol nos acréscimos de Watson garantiu a vitória por 1 a 0 no sufoco do Wigan, o mais novo campeão da Copa da Inglaterra 2012/2013. 

O Wigan, que não se intimidou nem um pouco com as estrelas do Manchester City, tentou chegar ao gol durante os 90 minutos de jogo e não deixou o adversário dominá-lo em nenhum momento na partida. Os Citizens até tentaram com Tevez, Aguero e David Silva, mas viram o goleiro Robles se consagrar com grandes defesas e, ao final, quando Zabaleta foi expulso de campo, não conseguiram mais evitar o gol do Wigan. Watson, de cabeça após cobrança de escanteio, deixou seu nome na história do clube ao garantir a vitória por 1 a 0 e o título épico conquistado neste sábado. 
Getty
Wigan marca nos acréscimos e provoca vexame do City
Wigan marca nos acréscimos e provoca vexame do City

O meio-campista realmente foi abençoado. Ele entrou em campo aos 36 minutos do segundo tempo no lugar de Gómez e, aos 45, estava cabeceando a bola que ficaria para sempre na história do Wigan. Maloney cobrou escanteio e Watson levou a torcida dos Latics ao êxtase com a conquista mais importante de todos os tempos do clube.

Enquanto isso, o Manchester City saiu de campo desolado e muito frustrado com a temporada que está chegando ao fim. Os Citizens sequer conseguiram ameaçar o Manchester United na conquista da Premier League, ficando com o segundo lugar, e terminaram sua participação na Champions League com o último lugar do grupo, sequer conseguindo uma vaga na Europa League. Na Copa da Liga Inglesa, os Citizens também se deram mal e caíram na terceira rodada para o Aston Villa.

O Wigan, por sua vez, que está bastante ameaçado de rebaixamento no Inglês e precisará vencer as duas próximas rodadas  para se livrar da degola, salvou o ano com um feito que há 25 anos não acontecia na Inglaterra - desde 1987/1988, quando o Wimbledon venceu o Liverpool na decisão da FA Cup, um time pequeno não conseguia derrubar um grande em uma final desta competição.

O jogo – Com Wembley lotado, Manchester City e Wigan começaram agitados o jogo que definiria o campeão da Copa da Inglaterra. Tanto que, logo no terceiro minuto de partida, os Citizens já ficaram perto de abrir o placar após cobrança de falta de Tévez. A bola do argentino parou na barreira, mas sobrou para Yaya Touré, que encheu o pé, mas acabou vendo o goleiro Robles fazer a defesa.

Logo depois desse lance, o Wigan já tentou responder, assumindo mais a posse de bola e tentando se infiltrar na defesa do City. E aos 8 minutos, os Latic ameaçaram o gol de Hart pela primeira vez no chute de McManaman, que passou à direita do goleiro. Aos 15, Alcaraz também tentou de cabeça e a bola também saiu sem exigir a defesa de Hart.

O City também foi se soltando no jogo e buscando o espaço, principalmente com Tevez, Aguero e David Silva. Apesar de ser considerado o favorito na partida, o time de Manchester não conseguia se impor no jogo e foi até tendo dificuldades com a marcação do Wigan, sempre muito bem postada.

O melhor lance dos Citizens no primeiro tempo foi dele, Carlos Tevez, que teve tudo para abrir o placar, mas parou nos pés de Robles. O argentino recebeu na pequena área sozinho aos 28 minutos e estava cara a cara com o goleiro do Wigan, que fez uma defesa milagrosa para impedir o gol do City.

Em resposta, o Wigan também perdeu uma bela chance de abrir o placar em Wembley. Aos 35, McManaman driblou Hart duas vezes e teve tudo para fazer o gol, mas demorou muito para chutar e viu Zabaleta salvar o City.
Getty
Zabaleta foi expulso no final da partida contra o Wigan
Zabaleta foi expulso no final da partida contra o Wigan

Na volta para a etapa final de jogo, as duas equipes continuaram buscando o gol e mantiveram a partida bastante equilibrada. Aos 4 minutos, após receber bola de Tévez, Aguero teve a chance de decidir para o City, mas viu Boyce travá-lo na hora certa. Aos 15, foi a vez de Zabaleta chutar cruzado e quase marcar para colocar os Citizens na frente.

E o Wigan não ficava atrás nas tentativas de chegar ao gol. McManaman teve mais duas chances de marcar, mas parava na defesa do City. Enquanto isso, o goleiro Robles fazia um excelente trabalho do outro lado para impedir o gol do time de Manchester.

Até que aconteceu o momento decisivo da partida. Aos 38 minutos, Zabaleta deu um carrinho por trás em McManaman e, como ele já tinha amarelo, levou o segundo e foi expulso. Com isso, o Wigan começou a sobrar no jogo, pressionando muito o gol de Heart e, aos 45, conseguiu o gol da vitória e do título histórico com Watson, de cabeça, após cobrança de escanteio.