quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Copa do Brasil

21h50 Vasco 2x1 Nacional-AM
21h50 Salgueiro 2x2 Internacional

Copa Sul-Americana



17h00 Independiente José Terán 1x3 Universidad de Chile
19h30 Cobreloa 1x1 La Equidad
19h30 Nacional (PAR) 0x1 Liga de Loja
21h50 Vélez Sarsfield 2x0 Belgrano

Amistosos

15h45 La Coruña  0x4  Real Madrid

Em grande fase, Atlético-PR atropela o Palmeiras e chega às quartas de final da Copa do Brasil

Gazeta Press
Lucas Silva e Marcelo Moreno disputam bola no Flamengo x Cruzeiro do Maracanã
Lucas Silva e Marcelo Moreno disputam bola no Flamengo x Cruzeiro do Maracanã
Difícil explicar a energia entre Flamengo e Maracanã. É mais fácil ver, comprovar, sentir. No jeito mais amargo, o Cruzeiro sentiu. Na maior das festas do recém-reformado estádio, o Flamengo retomou a sua casa. 1 a 0, gol de Elias, dúvida até momentos antes da partida. Êxtase na arquibancada. Há algo inexplicável entre Flamengo e Maracanã.
Desde a entrada do Flamengo em campo ficou claro para o Cruzeiro que a tarefa seria complicada. No pulsar de mais de 50 mil torcedores no Maracanã, a superioridade técnica do time mineiro, a liderança do Brasileiro e a vantagem do primeiro jogo ficaram fora. Mano Menezes escalou o seu time com três atacantes. Carlos Eduardo, Rafinha e Marcelo Moreno. E o caminho indicado para a classificação foi a direita.
Talvez pelo lateral-esquerdo cruzeirense ser Egídio, velho conhecido na Gávea. Volta e meia, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo buscavam a tabela pelo setor. Talvez assustado com o barulho da arquibancada, o Cruzeiro recuou, aceitou a pressão rubro-negra e buscava apenas os contra-ataques. Por sorte do time de Marcelo Oliveira, a qualidade técnica do Flamengo não correspondia à festa da arquibancada. Não houve grandes sustos. Mas há, amigos, algo entre Flamengo e Maracanã
Se o torcedor era obrigado a levantar da arquibancada, logo já era obrigado a sentar. Foi assim quando Luiz Antonio passou por Egídio aos 17 minutos, avançou pelo lado direito e cruzou rasteiro para a grande área. Marcelo Moreno e André Santos não acreditaram e a bola passou reto. Era um Flamengo imponente, com maior volume, mas sem poder de fogo. E estava passível a sustos. Como aos 30 minutos, quando Willian recebeu bola na grande área e bateu no canto, fraco. Mas Felipe deu motivos para o susto e quase aceitou. À essa altura, até a arquibancada amansou, como se esperasse a hora de comemorar. E o intervalo chegou. Há algo entre Flamengo e Maracanã.
Na volta do intervalo, Mano pediu ainda mais agressividade. Sacou Cáceres, lesionado, para a entrada de Paulinho. Embora atacante, ele entrou na lateral direita e Luiz Antonio foi deslocado para o meio. A arquibancada inflamou e carregou o Flamengo na voz. O time sentiu o apoio latente da arquibancada. E, mais uma vez, buscou a saída pelo lado direito.
Paulinho avançava, Elias passava pelo corredor e a bola viajava até a área. A zaga cruzeirense, firme, rebatia. A arquibancada gritava mais alto. O time ia para cima. Aos 16, Elias, de cabeça, quase marcou. O grito de gol estava entalado na garganta rubro-negra. Cansado, Carlos Eduardo já não produzia e convivia com as vaias da arquibancada. Mano colocou sangue novo, com Adryan em campo. Marcelo Oliveira respondeu com Martinuccio. O jogo se inflamou.
Os dois times buscaram o jogo. A arquibancada não desistiu. Há algo inexplicável entre Flamengo e Maracanã. Em cruzamento na área, no bate-rebate PAulinho marcou, mas o árbitro anulou, alegando falta. No contra-ataque, Martinuccio mandou para a rede. Anulado, por impedimento. E a arquibancada? Nem ligou. Dela emanava aquela certeza, até arrogante, de quem sabe que há algo entre Flamengo e Maracanã. E, de fato, há.
Quando as esperanças pareciam no fim. Quando o Flamengo parecia fadado ao fracasso, a força do Maracanã provou estar viva. Paulinho avançou pela direita. O rubro-negro que carrega consigo as mgrandes emoções da História, olhou para o relógio. 43 minutos do segundo tempo. Talvez tenha lembrado do êxtase de Petkovic diante do Vasco em 2001. Não era o Cruzmaltino, mas era o cruzeiro. A camisa não era a 10, mas era a 8 O craque do time. Paulinho, então, rolou no capricho, Elias bateu de primeira, no ângulo esquerdo de Fábio. Não há, amigos, como explicar. Há, sim, algo entre Flamengo e Maracanã. É a casa de uma nação. É a troca de energia. O Cruzeiro entendeu. E grave aí na memória: foi nesta quarta-feira, 28 de agosto de 2013, que o novo Maracanã, de fato, renasceu.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1X0 CRUZEIRO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de agosto de 2013
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões amarelos: Elias (FLA) e Nilton, Everton Ribeiro e Willian (CRU)
Público e renda: 47.103 pagantes / 53.538 presentes / R$ 2.266.070,00
Gol: Elias, aos 43 minutos do segundo tempo.
FLAMENGO: Felipe, Luiz Antonio, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres (Paulinho), Elias, André Santos (Hernane) e Carlos Eduardo; Rafinha e Marcelo Moreno
Técnico: Mano Menezes
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Martinuccio) e Ricardo Goulart; Willian (Leandro Guerreiro) e Borges (Vinícius Araújo)
Técnico: Marcelo Oliveira

Corinthians espanta 'zebra' e pega o Grêmio nas quartas da Copa do Brasil

Vipcomm
Jogadores do Corinthians comemoram com Fábio Santos (direita), autor do segundo gol
Jogadores do Corinthians comemoram com Fábio Santos (direita), autor do segundo gol
Não foi desta vez que o Corinthians foi surpreendido por um time pequeno na Copa do Brasil. Derrotado por 1 a 0 na partida de ida das oitavas de final do torneio pelo Luverdense, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, o atual campeão mundial venceu por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Pacaembu e se classificou.
O Corinthians continua sem nunca ter sido eliminado por uma equipe de divisão inferior na história da Copa do Brasil.
O adversário nas quartas de final será o Grêmio, que venceu o Santos por 2 a 0, nesta quarta, depois de perder a primeira partida por 1 a 0. Os duelos das quartas de final acontecerão só daqui dois meses, em 23 e 30 de outubro, sem mando definido. Corinthians e Grêmio já fizeram duas decisões de Copa do Brasil, uma em 1995, vencida pelo time paulistas e outra em 2001, vencida pelos gaúchos.

Neste domingo, o Corinthians, que deixou o G-4 do Brasileirão ao empatar com o Vasco no fim de semana passado, recebe o Flamengo, pela 17ª rodada da competição.

O jogo

Não faltou ataque no primeiro tempo de Corinthians x Luverdense, de nenhuma das duas partes. Logo aos 7, Douglas colocou Paulo André em boa posição para chute dentro da área, e o zagueiro chutou forte e rasteiro. Gabriel Leite defendeu, e a bola ainda bateu no travessão. O Luverdense assustou em seguida em bobeada da defesa corintiana. Washington ganhou de Edenilson no mano a mano e da entrada da área chutou forte do lado de fora da área.

Pato voltou a levantar a torcida da casa aos 15 em bela cobrança de falta. A bola passou rente à trave. Enquanto o Corinthians dominava as ações do jogo, os visitantes encontravam bastante espaço pelo lado direito da defesa rival, nas costas do lateral Edenilson.

Guerrero desperdiçou chance incrível aos 26. O peruano avançou por pelo menos 20 metros sozinho até o goleiro do Luverdense, tentou driblá-lo, e acabou perdendo a bola para o meia Gilson. Alexandre Pato não teve a oportunidade de chegar a Gabriel Leite logo depois, pois foi parado com falta na entrada da área. O próprio Pato cobrou rasteiro e contou com falha do goleiro para aos 29 abrir o marcador.

O Luverdense perdeu oportunidade quase tão clara quanto à de Guerrero aos 35. A zaga corintiana parou pedindo impedimento, e Tozin, livre, cabeceou para bela defesa de Cássio. No rebote, Washington ainda cruzou, e a bola atravessou a pequena área sem que ninguém a tocasse.

Os gols perdidos se sucediam. Também cara a cara com o goleiro, Ibson chutou em cima do rival. Pouco antes do fim do primeiro tempo, Douglas enfiou com inteligência, e com espaço Guerrero chutou de primeira por cima do gol. Aos 43, o segundo finalmente saiu. Pato fez bonita jogada pela esquerda, tocou na linha de fundo para Danilo cruzar, Ibson desviou de letra, e Fábio Santos completou para a rede. 
Com o resultado que garantia a vaga em mãos, o Corinthians levou o segundo tempo 'em banho Maria': praticamente não chegou no gol adversário e também não correu riscos.

Em grande fase, Atlético-PR atropela o Palmeiras e chega às quartas de final da Copa do Brasil

Getty
João Paulo disputa bola com Charles, do Palmeiras, durante jogo pela Sul-Americana
João Paulo disputa bola com Charles, do Palmeiras, durante jogo pela Copa do Brasil
Vivendo grande momento na Série A do Campeonato Brasileiro, uma vez que ocupa a zona de classificação para a Copa Libertadores da América, o Atlético-PR estendeu a sua boa fase para a Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, a equipe paranaense recebeu o Palmeiras e triunfou por 3 a 0, garantindo a classificação para as quartas de final da competição nacional.
O Atlético-PR entrou pressionado em campo, em virtude da vitória palmeirense por 1 a 0 no confronto de ida, no Pacaembu. Mas, com gols de Éderson (2) e do veterano Paulo Baier, o time do técnico Vágner Mancini alcançou o seu objetivo. O Atlético vai enfrentar Internacional ou Salgueiro na fase posterior. No primeiro duelo, o Inter triunfou por 3 a 0.
Gazeta Press
Ederson marcou dois gols na vitória do Atlético-PR
Ederson marcou dois gols na vitória do Atlético-PR
O Atlético-PR abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo. Depois de desvio de Zézinho, o artilheiro Éderson finalizou no canto, de forma estranha, mas o goleiro Fernando Prass não esboçou reação e viu a bola morrer no fundo da rede. Delírio da torcida atleticana no estádio Durival de Britto.
No segundo tempo, saíram os gols que definiram a classificação dos mandantes. Aos 21 minutos, Paulo Baier pegou o rebote de Fernando Prass dentro da área e aumentou a vantagem. Pouco depois, aos 33, após cruzamento de Marcelo, Éderson só empurrou para a rede e selou a ótima vitória paranaense. No fim, o técnico Gilson Kleina ainda acabou expulso de campo.
Agora, as duas equipes voltam a pensar no Campeonato Brasileiro. Tentando manter o seu lugar no G-4 na Série A, o Atlético-PR visita o lanterna Náutico, no sábado, na Arena Pernambuco. Já pela Série B, o líder Palmeiras duela com o Ceará no mesmo dia, no estádio Castelão.
O jogo
Empurrado pelo torcedor, e desta vez com o comando de Paulo Baier em campo, o Atlético-PR começou pressionando e, logo no primeiro minuto, Ederson arriscou o chute de fora da área e Fernando Prass fez defesa tranquila. O time da casa marcava forte para seguir pressionado. Aos dois minutos foi a vez de Luiz Alberto testar para o goleio palmeirense afastar de soco. O domínio nos minutos iniciais era rubro-negro.
O Atlético mostrava ansiedade e, quando não conseguia entrar na defesa adversária, arrematava de longe, como Manoel, aos 11 minutos, quer bateu pela linha de fundo. Mais Atlético-PR no ataque, Pedro Botelho tentou surpreender Fernando Prass, aos 14 minutos, e o goleiro precisou afastar com um soco esquisito para não se complicar. Na primeira chega mais contundente do Palmeiras, Luís Felipe fez o lançamento, Léo cortou, mas quase mandou contra o próprio patrimônio.
Dellatorre teve grande chance para abrir o placar, aos 22 minutos, chutando de esquerda, dentro da área, mas pela linha de fundo. Na resposta, Leandro entrou na defesa com liberdade e bateu para defesa fácil de Weverton. Juninho cobrou falta, aos 28 minutos, e carimbou a barreira. Até que, aos 33 minutos, Éderson, sempre ele, aproveitou confusão na área paulista após cobrança de lateral de Pedro Botelho, e desajeitado, desviou para a rede. Com o gol, a partida iria para as penalidades.
Após o intervalo, as equipes retornaram sem alterações. O Palmeiras tentava se soltar mais para evitar a mesma pressão do início da partida. Aos três minutos, Wesley se preparou para o chute na entrada da área e foi travado por Manoel. Aos 11 minutos, Paulo Baier cobrou escanteio fechado e Fernando Prass tirou de soco para afastar o perigo. O jogo era mais truncado.
Sem conseguir penetrar na defesa atleticana, Charles experimentou de longe, aos 14 minutos, e isolou a bola. Mas faltava o maestro aparecer. Aos 21 minutos, Paulo Baier aproveitou contra-ataque rápido e rebote de Prass para balançar a rede e fazer o segundo do time, que passou a ter a vantagem. O jogo ficou aberto de vez para o Rubro-Negro.
Aos 32 minutos, Éderson deixou a defesa para trás, mas tocou pela linha de fundo na saída do goleiro. Mas, um minuto depois, o atacante aproveitou cruzamento de Marcelo para tocar no cantinho e marcar.
Quase virou goleada aos 38 minutos, quando Marcelo passou pela marcação e arrematou no travessão. Leandro ainda tentou descontar, aos 46 minutos, mas Weverton garantiu o resultado.

Kalil critica arbitragem: 'Vem esse sujeitinho operar o Atlético'; jogadores também reclamam

Gazeta Press
Alexandre Kalil: 'Vocês vão ver o que vai virar o Marrocos'
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, reclamou muito da arbitragem
Campeão da Libertadores, o Atlético-MG acabou eliminado logo nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Botafogo. Após a partida, porém, não só os jogadores reclamaram da arbitragem de Wilton Pereira Sampaio, como o presidente do clube, Alexandre Kalil, também não poupou o juiz. Depois de perder por 4 a 2 na ida, o clube mineiro só empatou por 2 a 2 com o Botafogo no Independência e acabou fora da competição.

LEIA MAISNo 1º jogo sem Vitinho, Botafogo empata com o Atlético-MG e chega às quartas

"Na quarta de final vem esse sujeitinho operar o Atlético. Porque eles (time do Rio) pagam salário? Eles pagam gravatinha para ficar na CBF segunda quarta e sexta", disse o enfurecido dirigente.

O motivo foi que, no primeiro tempo, Bolívar derrubou Fernandinho quando o jogador do Atlético se aproximava do gol, mas o juiz só deu o cartão amarelo. Os jogadores do time mineiro, então, pediram a expulsão, já que o zagueiro do Botafogo era o último homem antes do goleiro Jefferson.

Já na etapa final, o Atlético-MG reclamou de supostos pênaltis, mas nada foi marcado. O máximo que aconteceu foi Fernandinho levar o cartão amarelo por ter simulado falta dentro da área.

O cartola ainda citou até Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e, de uma forma diferente, elogiou Leandro Vuaden, árbitro de Atlético-MG x Portuguesa no último fim de semana.

"Não precisa pagar salário, para que? Sendo que tem um bando de vagabundo, ladrão. A arbitragem brasileira piorou depois da saída de Ricardo Teixeira. Eles colocaram o (Leandro) Vuaden para apitar Atlético e Portuguesa, temos que raciocinar. Ter um pouco de maldade", afirmou.
Jogadores também reclamam

Um dos mais exaltados na saída de campo foi o zagueiro Leonardo Silva, que falou de "coragem" ao se referir a arbitragem. "Ele não tem coragem. Não peço pra ele nos favorecer, mas só para fazer o que é certo. Ele só atrapalhou nosso time. Ele influenciou. A culpa não é da arbitragem, mas se ele tivesse coragem, teria expulsado o Bolívar, dado os pênaltis, então faltou coragem", disse o zagueiro Leonardo Silva.

Quem também lembrou do árbitro após a partida, mas em tom menos exaltado, foi o lateral-direito Marcos Rocha, autor do primeiro gol do Atlético. "Precisava fazer mais dois, mas não adiantou. Hoje a sorte não estava com a gente, e o juiz podia ter ajudado um pouquinho, dado o pênalti", falou.

Na estreia de Adu como titular, Bahia fica no empate com Portuguesa e avança na Sul-Americana

Gazeta Press
O norte-americano Adu fez o seu primeiro jogo desde o começo no Bahia
O norte-americano Adu fez o seu primeiro jogo desde o começo no Bahia
Foram 156 dias de espera até que Freddy Adu, o `novo Pelé' ou, para os mais íntimos, Adivis fizesse a sua estreia entre os titulares do Bahia.
O cenário não era dos melhores. Priorizando o Brasileiro, Bahia e Portuguesa mandaram a campo times mistos no confronto pela Copa Sul-Americana - a Lusa ainda foi mais longe e não contou nem mesmo com o técnico Guto Ferreira em Salvador, sendo comandada pelo auxiliar Alexandre Faganelo no banco de reservas. Não dá para dizer, ainda assim, que Adu tenha ficado decepcionado com a forma com que a sua melhor chance desde março surgiu até aqui no Fazendão.
Um dos responsáveis pela armação, o meia-atacante norte-americano se movimentou bem, trocou passes e assumiu as bolas paradas. Com a vantagem de poder empatar ou mesmo perder por 1 a 0, o Bahia fez o mínimo, ficou no empate sem gols com e avançou para as oitavas de final do torneio continental com o placar agregado de 2 a 1. O próximo adversário do time será o Nacional de Medellín, que eliminou o Guaraní-PAR.
Mesmo deixando de lado o seu retorno a uma competição internacional, chamaram a atenção as cenas mostradas no telão da Arena Fonte Nova narrando gols tricolores em espanhol e chamado o clube de ‘el brocador'.
Dentre outros, o técnico Cristóvão Borges deixou de fora dos relacionados nesta quarta-feira nomes como Lucas Fonseca, Fahel, Rafael Miranda, Hélder, Marquinhos e Fernandão.
Bahia e Portuguesa voltam a se enfrentar coincidentemente na próxima rodada do Brasileiro, neste sábado, dessa vez no Canindé. A equipe tricolor faz boa campanha no Nacional e ocupa a sétima colocação, com 23 pontos. O time paulista soma dez menos e briga contra o rebaixamento, na 19ª posição.
Com o ingresso mais barato a R$ 50, somente 5.981 torcedores compareceram à Fonte Nova e puderam acompanhar o pleno domínio dos donos de casa, que contaram com excelente atuação do colombiano Angulo na lateral-direita, mais uma boa partida da revelação Feijão na proteção à zaga e boa movimentação de Adu no meio. A Portuguesa até tentou ameaçar, mas esbarrou quase sempre na limitação de seus atletas.

Werley marca no fim, Grêmio supera Santos e vai às quartas

Gazeta Press
Grêmio decidiu o jogo aos 42min da etapa complementar e se classificou para as quartas
Grêmio decidiu o jogo aos 42min da etapa complementar e se classificou para as quartas
Um lance aos 42 minutos do segundo tempo definiu o destino de Grêmio e Santos na Copa do Brasil 2013. Com um gol do zagueiro Werley no final da partida, o time gaúcho venceu o rival alvinegro por 2 a 0, na Arena do Grêmio, e obteve o resultado necessário para virar o confronto válido pelas oitavas de final do mata-mata nacional; assim, se mantendo na briga pelo penta na competição.
O Grêmio partiu com tudo para cima do Santos nos minutos iniciais. O Santos, por outro lado, suportou a pressão gremista e passou a contragolpear, até o jogo cair de ritmo na primeira etapa.
A equipe santista voltou mais segura para a etapa final, mas, aos 9min, Souza abriu o placar para os gaúchos, igualando o marcador feito pelo Santos na Vila. A partir daí, o jogo caiu de ritmo, as equipes passaram a arriscar cada vez menos.
Entretanto, quando a decisão parecia ir para os pênaltis, Werley fez o segundo gol e classificou o Grêmio para a próxima fase da Copa do Brasil.
Classificado, o time gaúcho enfrentará o Corinthians nas quartas de final da Copa do Brasil. As duas equipes voltam a campo no fim de semana, pelo Brasileiro. O Grêmio recebe a Ponte Preta, no sábado, mesmo dia em que o Santos visita o Fluminense, no Maracanã.
O jogo
Precisando de dois gols para reverter a desvantagem da Vila Belmiro, o Grêmio começou o jogo em cima do Santos. Com menos de um minuto, Barcos conseguiu escanteio ao arrematar contra a zaga do Santos. Ao time paulista, restava os contragolpes. Tanto que aos 20min, o visitante chegou a balançar as redes com Gabriel, mas viu o lance ser anulado por impedimento.
Além das chegadas pelos lados, o Grêmio teve nos chutes longos uma arma. Aos 21, Ramiro quase marcou um golaço arriscando da intermediária. Três minutos depois, uma perda importante para os santistas: Montillo, lesionado, deu lugar a Léo Cittadini,.
O jogo caiu bastante de ritmo nos minutos finais. Com sua marcação acertada, o Santos conseguiu conter as investidas do Grêmio com maior segurança e correu poucos riscos até o intervalo. Os erros de passe do time gaúcho, que ficava ansioso por não abrir o placar, eram cada vez mais comuns.
Um desses erros quase resultou em gol do Santos, no começo do segundo tempo: Bressan recuou errado para Dida, Gabriel chegou mais rápido que o goleiro gremista, mas em vez de chutar cruzou rasteiro, e ninguém do time paulista chegou para a conclusão. Quando o jogo parecia melhor para o outro lado, veio o gol gremista: aos nove minutos, Barcos fez grande jogada e centrou para a chegada de Souza, que desviou para as redes.
Com o gol, o Grêmio igualou o placar feito pelo Santos na Vila Belmiro, o que levaria o duelo para os pênaltis. A partida ficou estudada e com poucas chegadas de perigo de ambos os lados. Uma das poucas ocorreu aos 37min, quando Everton Costa recebeu livre na área após escanteio e chutou cruzado para fora.
Quando tudo parecia levar para os pênaltis, um golaço classificou o Grêmio. Após grande tabela na área santista, Pará deixou Werley livre para fazer 2 a 0 e garantir a festa na Arena do Grêmio.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 x 0 SANTOS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Público: 26.960 (25.871 pagantes)
Renda: R$ 967.346,00
Cartão amarelo: Souza, Kleber e Maxi Rodríguez (Grêmio); Renê Júnior e Gustavo Henrique (Santos)
Gols:
GRÊMIO: Souza, aos 9, e Werley, aos 42 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Gabriel), Riveros (Maxi Rodríguez) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Yuri Mamute)
Técnico: Renato Gaúcho
SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Mena; Alison, Renê Júnior (Neto), Cícero e Montillo (Léo Cittadini); Gabriel (Everton Costa) e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira

Com Neymar e Messi juntos e distantes, Barcelona conquista a Supercopa

Veja os lances da partida
O Barcelona de Messi e Neymar ainda não foi o Barcelona de Messi e Neymar. Nem precisou.
Com os dois astros juntos, mas com pouca interação e distantes, o clube catalão empatou por 0 a 0 com o Atlético de Madri, no Camp Nou, e ficou com o título da Supercopa da Espanha. Foi o primeiro título do clube catalão na temporada. Foi, também, o primeiro título de Neymar com a camisa azul e grená.
Um título que teve a participação direta do brasileiro. Afinal, foi dele o gol no empate por 1 a 1 no primeiro jogo, há uma semana. O gol que deu ao Barcelona o direito de jogar por uma igualdade sem gols nesta quarta-feira.
O gol que deu a Messi o direito de perder um pênalti aos 43 minutos do segundo tempo, nesta quarta-feira. A bola explodiu no travessão.
Um título que teve a participação direta, também, de Victor Valdés. O goleiro fez pelo menos duas grandes defesas, uma em cada tempo, impedindo que o Atlético de Madri saísse na frente e complicasse a missão dos catalães.
EFE
Messi é puxado por Arda Turan; argentino pela primeira vez saiu jogando ao lado de Neymar
Messi é puxado por Arda Turan; argentino errou pênalti
A partida marcou a primeira vez de Neymar no time titular do Barcelona em um jogo oficial. Mais do que isso, o brasileiro e Messi começaram juntos, com o argentino já recuperado de um edema na coxa. O chileno Alexis Sanchez completou o trio; no meio, Iniesta ficou no banco para dar lugar a Fábregas.
Logo nos primeiros minutos, o Barcelona teve duas boas chances. A primeira foi aos 7 minutos, quando Messi recebeu passe de Busquets e acabou parando no goleiro Courtois e no lateral Filipe Luis. Dois minutos depois, Alexis Sanchez teve o gol vazio à sua frente, mas não conseguiu concluir.
Em seu primeiro jogo com titular, Neymar teve um primeiro tempo apenas regular. Na ponta esquerda, ele trocava a maior parte dos passes com Jordi Alba, e as esperadas tabelas com Messi foram raras. O brasileiro até tentou dribles e jogadas individuais, mas parou na defesa adversária.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Barcelona também parou. E o Atlético teve a melhor chance e abrir o placar na etapa inicial quando, aos 42, Arda Turan passou por Piqué e ficou de frente para o gol. O chute saiu forte, e Valdés fez uma defesa espetacular.
Na segunda etapa, o goleiro do Barcelona voltou a fazer uma grande defesa. Aos 11 minutos, após erro da defesa na saída de bola, Villa chutou forte no canto esquerdo; Valdés esticou-se para evitar o primeiro gol da partida.
No ataque, o Barcelona continuava parado, como no fim da primeira etapa. Neymar continuava pela esquerda, parando nos defensores; Messi, pelo meio, pouco aparecia.
Mas, quando Tata Martino resolveu mexer no time, aos 19 minutos, a dupla se manteve intacta: foi Alexis Sanchez quem saiu para dar lugar a Pedro.
Reuters
Messi e Neymar passaram longe de obter a vitória no primeiro jogo que iniciaram juntos
Messi e Neymar passaram longe de obter a vitória no primeiro jogo que iniciaram juntos
No lance seguinte, Neymar teve boa chance de marcar. Após cruzamento de Daniel Alves, o ex-santista fechou pela esquerda e poderia ter chutado para o gol, mas preferiu um passe que não encontrou ninguém dentro da área.
Com a entrada de Iniesta no meio-campo, as tabelas começaram a aparecer. Inclusive com Messi e Neymar. Mas o gol não acontecia. O que acontecia, como sempre, eram as faltas no brasileiro.
Nervosos e diante de um resultado que não lhes agradava, os jogadores do Atlético de Madri começaram a perder o controle. E, aos 35 minutos, Filipe Luis foi expulso ao atingir o rosto de Daniel Alves em jogada sem a bola.
Aos 43 minutos, Messi teve a chance de marcar em cobrança de pênalti sofrido por Pedro. A bola bateu no travessão.
Não era o dia de o argentino brilhar. Nem da dupla dele com Neymar.
Nem precisou.
FICHA TÉCNICA:
BARCELONA 0 X 0 ATLÉTICO DE MADRI
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data: 28 de agosto de 2013 (quarta-feira)
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: David Fernández Borbalán (ESP)
Assistentes:Teodoro Sobrino Magán e Jorge Canelo Prieto (ambos da ESP)
Cartões amarelos: Fabregas, Busquets e Piqué (Barcelona); Koke, Gabi e Diego Costa (Atlético de Madri)
Cartões vermelhos: Filipe Luís e Arda Turan (Atlético de Madri)
BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Alba; Busquets, Xavi e Fabregas (Iniesta; Alexis Sánchez (Pedro), Messi e Neymar
Técnico: Gerardo Martino
ATLÉTICO DE MADRI: Curtois; Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luis; Suárez, Gabi, Koke e Arda Turan (Adrián); David Villa (Cristian Rodríguez) e Diego Costa
Técnico: Diego Simeone

Higuaín volta a treinar no Napoli após acidente na ilha de Capri

Getty
Higuaín marcou na vitória do Napoli sobre o Benfica
Higuaín recebeu 10 pontos no rosto após sofrer um acidente na última segunda-feira
O atacante argentino Gonzalo Higuaín, do Napoli, voltou a treinar nesta quarta-feira, após sofrer um acidente na segunda-feira na ilha de Capri e pelo qual teve que receber dez pontos no rosto.
Segundo a imprensa italiana, o argentino participou do coletivo dirigido pelo técnico espanhol Rafa Benítez e espera-se que ele possa entrar em campo no próximo jogo do Campeonato Italiano, no sábado, contra o Chievo.

Higuaín machucou o rosto ao se chocar com pedras quando descia de um barco e teve que ser atendido no Hospital Capilupi de Capri, onde recebeu dez pontos, oito deles na mandíbula.
O atacante voltou terça-feira à preparação da equipe, mas não treinou com seus companheiros para evitar choques.
Após o incidente, o presidente do Napoli, Aurelio De Lurentiis, anunciou que pretende processar o município de Capri e a região da Campânia, no sul da Itália, e exigir o pagamento de 100 milhões de euros de indenização por considerar deficiente o atendimento médico recebido pelo atacante.

Newcastle sofre para vencer time da quarta divisão na Copa da Liga Inglesa

Após ser goleado por 4 a 0 pelo Manchester City na primeira rodada do Campeonato Inglês e empatar por 0 a 0 com West Ham, o Newcastle United conseguiu sua primeira vitória nesta temporada. Apesar de encontrar grandes dificuldades, o clube alvinegro triunfou por 2 a 0 sobre o Morecambe, da quarta divisão, nesta quarta-feira, na Globe Arena, e avançou de fase na Copa da Liga Inglesa.
Divulgação/Newcastle
Newcastle superou o Morecambe e avançou na Copa da Liga Inglesa
Newcastle superou o Morecambe e avançou na competição

Atualmente competindo na primeira divisão nacional, o time visitante tentou sem sucesso superar a marcação adversária durante a etapa inicial. Os gols da vitória aconteceram apenas aos 39 minutos do segundo tempo, com o atacante nigeriano Shola Ameobi, e aos 49 minutos, com Sammy Ameobi.
Com este resultado, a equipe comandada pelo treinador Alan Pardew garantiu participação na próxima fase do torneio. O Morecambe, por sua vez, foca suas atenções na disputa da quarta divisão do Inglês, na qual está na 19º colocação na tabela de classificação, com quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas).
O Newcastle voltará a entrar em campo neste sábado, às 11h (de Brasília), quando medirá forças com o Fulham, no estádio St. James's Park, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Inglês. No mesmo dia e horário, o Morecambe enfrentará o Plymouth Argyle, novamente na Globe Arena.
Quem triunfou com tranquilidade nesta quarta-feira foi o Aston Villa, que venceu por 3 a 0 o Rotherham United, no Villa Park. Andreas Weimann e Christian Benteke marcaram ainda no primeiro tempo, aos 19 minutos e 40 minutos, respectivamente. Na etapa complementar, Fabian Delph deu números finais ao jogo, aos oito minutos.
Confira os resultados dos jogos desta quarta-feira da Copa da Liga Inglesa:
Accrington Stanley 0 x 2 Cardiff City
Aston Villa 3 x 0 Rotherham United
Everton 2 x 1 Stevenage (na prorrogação)
Morecambe 0 x 2 Newcastle
Nottingham Forest 2 x 1 Millwall (na prorrogação)
Stoke City 3 x 1 Walsall
Watford 2 x 0 Bournemouth

Lucas Leiva celebra seis anos de Liverpool e projeta clássico com o Man Utd

Getty
O ex-gremista é hoje um dos principais jogadores do Liverpool
O ex-gremista é hoje um dos principais jogadores do Liverpool
Antes do clássico com o Manchester United, em Anfield Road, no fim de semana, uma data mais do que marcante para Lucas Leiva. Num dia como hoje, há seis anos, o volante revelado pelo Grêmio fazia a sua estreia pelo Liverpool em goleada de 4 a 0 sobre o Toulouse, pela fase de playoffs da Champions League.
De lá para cá, foram 216 jogos, seis gols e um título da Copa da Liga Inglesa. Considerado um dos ídolos da torcida, Lucas espera uma longevidade ainda maior no clube.
"Todo jogo com a camisa do Liverpool é um sonho. Sempre pensei em jogar na Europa e tive essa oportunidade num lugar onde sou muito querido e quero permanecer por muito tempo. Hoje completo seis anos aqui e quero não só agradecer ao clube, mas também aos torcedores. Vivi alguns momentos difíceis, mas tive muito mais alegrias do que tristezas. Sem dúvida, está data é muito especial para mim", disse.
Poupado na vitória da equipe por 4 a 2 sobre o Notts County, pela Copa da Inglaterra, o ele já pensa no confronto com o United, pela terceira rodada do Campeonato Inglês.
Os jogos contra o Manchester são sempre muito emocionantes, tanto para quem joga quanto para quem está na arquibancada. Como em todas as nossas partidas, tenho certeza que o estádio estará lotado e que teremos o apoio incondicional do nosso torcedor. Tivemos um bom começo de campeonato, com duas vitórias e queremos manter esta sequência", encerrou.

No 1º jogo sem Vitinho, Botafogo administra vantagem, empata com o Atlético-MG e chega às quartas

Veja os lances da partida
Vitinho deve fechar com o CSKA da Rússia nos próximos dias e nem viajou para Minas Gerais, mas, na primeira partida sem a sua revelação, o Botafogo conseguiu se virar, empatou por 2 a 2 com o Atlético-MG no Independência e eliminou o atual campeão da Libertadores da Copa do Brasil.

LEIA MAIS
Seedorf vê 'grupo especial' do Botafogo, mas admite: 'Tem elencos melhores'

Depois de vencer bem no jogo de ida por 4 a 2, quando Vitinho anotou o último gol, o Botafogo podia até perder por um gol de diferença que ficava com a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.

Apesar de insistir muito, o primeiro gol do Atlético na partida só saiu aos 38 minutos do primeiro tempo. Fernandinho fez jogada pela esquerda, cruzou rasteiro e Marcos Rocha completou. Já no segundo tempo, o Botafogo chegou ao empate com Rafael Marques, que aproveitou sobra após finalização de Alex e marcou o seu.

Fernandinho, que havia dado a assistência no primeiro do time mineiro, marcou o segundo, depois de cruzamento de Tardelli. Mas, ainda aos 16 minutos, a zaga do Atlético afastou mal, e a bola sobrou para o zagueiro Dória, que fez o segundo e "tranquilizou" para o Botafogo.

O próximo adversário do clube carioca na competição sai do vencedor entre Cruzeiro e Flamengo. A vantagem é dos mineiros, que venceram na ida por 2 a 1, e agora o time rubro-negro tenta reverter a situação ainda nesta quarta-feira, para ter a chance de fazer um clássico contra o Botafogo na próxima fase.

As duas equipes agora voltam as atenções para o Brasileiro. Vice líder com 29 pontos, o Botafogo recebe o São Paulo, no próximo domingo. Um dia antes, o Atlético-MG visita o Goiás.
O jogo
Precisando reverter uma vantagem de dois gols, o Atlético-MG iniciou a partida com o objetivo de pressionar os cariocas, mas o time deu espaços para o Botafogo, deixando o duelo aberto em uma estratégia ousada dos atleticanos. A primeira chance de perigo nasceu logo aos quatro minutos, com cabeçada de Leonardo Silva, que obrigou Jéfferson a fazer ótima defesa para salvar.
Explorando o jogo aéreo com os zagueiros Réver e Léo Silva, o Atlético-MG deu muito trabalho para os defensores da equipe visitante. Enquanto o Atlético-MG procurou acelerar o jogo durante todo o tempo, a equipe de Oswaldo de Oliveira optou por valorizar a posse de bola no campo de ataque, cadenciando o confronto de alvinegros.
Este foi o cenário da maior parte do primeiro tempo no Horto. Aos 14, a genialidade de Ronaldinho apareceu e o craque fez grande jogada deixando o avante Jô livre para marcar, mas o atacante atleticano se atrapalhou e mandou sobre o travessão do Botafogo. Dois minutos depois, R10 apareceu na posição de centroavante, e de cabeça, obrigou Jéfferson a trabalhar mais uma vez na partida.
Os dois lances de perigo serviram para o Atlético-MG intensificar a pressão em cima dos cariocas. A blitz da equipe mineira obrigou o Botafogo a recuar as linhas de marcação, com isso, o Atlético-MG passou a controlar o confronto. Percebendo o esforço da equipe, a torcida passou apoiar o time, transformando o Independência em um verdadeiro caldeirão.
O volume de jogo do time da casa foi premiado com um gol aos 37, marcado por Marcos Rocha, que apareceu livre na área para completar cruzamento de Fernandinho, enlouquecendo o torcedor no Horto. O gol deu ainda mais confiança para o Atlético-MG, que tentou ampliar na etapa inicial, mas não conseguiu.
Na volta para a etapa final, o Botafogo adiantou a marcação e logo aos cinco minutos deu um verdadeiro banho de água fria nos atleticanos. Seedorf fez boa jogada pela esquerda e Rafael Marques mandou para o fundo do gol de Victor. Os donos da casa tentaram dar uma resposta rápida para manter a disputa em aberto, mas Jô caprichou demais e a bola acertou a trave de Jéfferson.
Aos 11, Seedorf perdeu uma bola no campo de ataque, Tardelli arrancou de forma sensacional e deixou Fernandinho na cara do gol para recolocar o Atlético-MG em vantagem no marcador. A euforia dos mineiros não durou muito tempo, isso porque, o zagueiro Dória resolveu se aventurar no ataque, e aos 16, voltou a deixar tudo igual no Independência.
Jogado em grande intensidade, o clássico nacional entre os alvinegros mais tradicionais de Minas Gerais e Rio de Janeiro seguiu aberto e com alternância de oportunidades para as duas equipes. Apesar dos esforços, o placar ficou mesmo na igualdade, garantindo os botafoguenses na sequência da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG 2 X 2 BOTAFOGO


Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 28 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO)
Cartões amarelos: (Atlético-MG) Jô, Fernandinho (Botafogo) Edilson, Bolívar, Jéfferson, Alex, Lodeiro, Henrique
Gols: 
Atlético-MG: Marcos Rocha, aos 37 minutos do primeiro tempo; Fernandinho, aos 11 minutos do segundo tempo
Botafogo: Rafael Marques, ao cinco e Dória, aos 16 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César (Guilherme); Pierre, Luan (Michel), Fernandinho (Neto Berola) e Ronaldinho; Tardelli e Jô
Técnico: Cuca

BOTAFOGO: Jéfferson; Edilson, Dória, Bolívar e Júlio César; Gabriel, Lucas Zen, Seedorf (Renato) e Lodeiro; Rafael Marques (Sassá) e Alex (Henrique)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Ex-Arsenal faz 2, Sociedad vence Lyon de novo e volta à fase de grupos da Champions após 10 anos

Veja os gols da partida
Uma das grandes surpresas da última temporada no Campeonato Espanhol, a Real Sociedad novamente superou as expectativas e agora está na fase de grupos da Uefa Champions League, competição interclubes mais importante do mundo, pela primeira vez depois de 10 anos de ausência.
Nesta quarta-feira, a Sociedad poderia até perder por um gol de diferença que mesmo assim se classificava para a próxima fase. Mas mesmo após o 2 a 0 na França, a equipe espanhola voltou a vencer o Lyon e triunfou por 2 a 0.
O atacante mexicano Carlos Vela, ex-Arsenal, marcou o gol da equipe espanhol aos 22 minutos do segundo tempo e praticamente eliminou o confronto, já que o Lyon precisaria fazer quatro gols dali em diante. Nos acréscimos, Vela definiu o placar balançando as redes novamente.
A última vez em que a Real Sociedad disputou a fase de grupos Uefa Champions League foi na temporada 2003/04, quando foi eliminada nas oitavas de final justamente pelo Lyon, que agora fica pelo segundo ano seguido de fora da competição.
O sorteio que define os grupos da Champions League acontece nesta quinta-feira, às 12h30 (Brasília), com transmissão da ESPN Brasil e do WatchESPN.

Fred e preparador físico reclamam de arbitragem: 'Desastrosa'

Photocamera
Fred reclamou da arbitragem na derrota para o Goiás
Fred reclamou da arbitragem na derrota para o Goiás
Apático, o Fluminense foi dominado pelo Goiás, sofreu gols no final do primeiro tempo e no início do segundo e acabou derrotado por 2 a 0, no que significou o fim da linha na Copa do Brasil-2013.
Um dos pontos comentados pelos tricolores foi a arbitragem. Na beira do campo, o técnico Vanderlei Luxemburgo reclamou muito de faltas em Willian e Igor Julião, respectivamente, nos dois gols do Goiás.
Após a partida, o atacante Fred, que fora advertido com um cartão amarelo por reclamação no segundo tempo, preferiu não entrar em detalhes, mas também manifestou insatisfação com o juiz paulista Luiz Flávio de Oliveira. A postura foi parecida com a do preparador físico Antônio Mello.
"Ele acabou complicando a situação para a gente", reclamou o capitão, sucinto.
"A arbitragem foi desastrosa", completou Mello.
O zagueiro Gum, mais discreto, limitou-se a dizer que a "arbitragem não ajudou", e também falou sobre as falhas do time: "Tomamos dois gols de contra-ataque e infelizmente não conseguimos fazer".
Com a eliminação, o Fluminense volta a atenção exclusivamente para uma "ressurreição" no Campeonato Brasileiro. Hoje, o time é o 15º colocado. Na última semana, o técnico Vanderlei Luxemburgo praticamente descartou a possibilidade de brigar pelo título, mas ainda demonstrou fé em uma classificação à edição de 2014 da Copa Libertadores.