quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Corinthians espanta 'zebra' e pega o Grêmio nas quartas da Copa do Brasil

Vipcomm
Jogadores do Corinthians comemoram com Fábio Santos (direita), autor do segundo gol
Jogadores do Corinthians comemoram com Fábio Santos (direita), autor do segundo gol
Não foi desta vez que o Corinthians foi surpreendido por um time pequeno na Copa do Brasil. Derrotado por 1 a 0 na partida de ida das oitavas de final do torneio pelo Luverdense, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, o atual campeão mundial venceu por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Pacaembu e se classificou.
O Corinthians continua sem nunca ter sido eliminado por uma equipe de divisão inferior na história da Copa do Brasil.
O adversário nas quartas de final será o Grêmio, que venceu o Santos por 2 a 0, nesta quarta, depois de perder a primeira partida por 1 a 0. Os duelos das quartas de final acontecerão só daqui dois meses, em 23 e 30 de outubro, sem mando definido. Corinthians e Grêmio já fizeram duas decisões de Copa do Brasil, uma em 1995, vencida pelo time paulistas e outra em 2001, vencida pelos gaúchos.

Neste domingo, o Corinthians, que deixou o G-4 do Brasileirão ao empatar com o Vasco no fim de semana passado, recebe o Flamengo, pela 17ª rodada da competição.

O jogo

Não faltou ataque no primeiro tempo de Corinthians x Luverdense, de nenhuma das duas partes. Logo aos 7, Douglas colocou Paulo André em boa posição para chute dentro da área, e o zagueiro chutou forte e rasteiro. Gabriel Leite defendeu, e a bola ainda bateu no travessão. O Luverdense assustou em seguida em bobeada da defesa corintiana. Washington ganhou de Edenilson no mano a mano e da entrada da área chutou forte do lado de fora da área.

Pato voltou a levantar a torcida da casa aos 15 em bela cobrança de falta. A bola passou rente à trave. Enquanto o Corinthians dominava as ações do jogo, os visitantes encontravam bastante espaço pelo lado direito da defesa rival, nas costas do lateral Edenilson.

Guerrero desperdiçou chance incrível aos 26. O peruano avançou por pelo menos 20 metros sozinho até o goleiro do Luverdense, tentou driblá-lo, e acabou perdendo a bola para o meia Gilson. Alexandre Pato não teve a oportunidade de chegar a Gabriel Leite logo depois, pois foi parado com falta na entrada da área. O próprio Pato cobrou rasteiro e contou com falha do goleiro para aos 29 abrir o marcador.

O Luverdense perdeu oportunidade quase tão clara quanto à de Guerrero aos 35. A zaga corintiana parou pedindo impedimento, e Tozin, livre, cabeceou para bela defesa de Cássio. No rebote, Washington ainda cruzou, e a bola atravessou a pequena área sem que ninguém a tocasse.

Os gols perdidos se sucediam. Também cara a cara com o goleiro, Ibson chutou em cima do rival. Pouco antes do fim do primeiro tempo, Douglas enfiou com inteligência, e com espaço Guerrero chutou de primeira por cima do gol. Aos 43, o segundo finalmente saiu. Pato fez bonita jogada pela esquerda, tocou na linha de fundo para Danilo cruzar, Ibson desviou de letra, e Fábio Santos completou para a rede. 
Com o resultado que garantia a vaga em mãos, o Corinthians levou o segundo tempo 'em banho Maria': praticamente não chegou no gol adversário e também não correu riscos.