Preparem-se para conhecer uma das histórias mais alternativas de todos os tempos do futebol alternativo.
Era uma vez um time mexicano da terceira divisão, fundado em 2008 por um grupo empresarial e que, desde 2010, é comandado pelos torcedores no melhor estilo video game. São eles que decidem as substituições durante as partidas e ainda podem assistir pela televisão toda conversa entre técnico e jogadores no intervalo.
A história, absolutamente fantasiosa, é verdadeira.
Trata-se do Murciélagos Fútbol Club, da pequena Guamúchil, pertencente ao Grupo Faharo e que disputa a Segunda División do México, terceiro nível do futebol no país.
O projeto que torna o torcedor um treinador se chama DT Electrónico e vale para todos as partidas do Murciélagos como mandante. É um aplicativo no site do clube que funciona como um video gamemesmo, onde cada um precisa criar seu perfil e a partir daí tem direito a tomar as seguintes decisões:
- Escolher entre duas opções, sugeridas pelo técnico e disponibilizadas imediatamente no site, quem entrará em campo. Não escolhem quem sai;
- Poder forçar a primeira alteração, caso o time não esteja bem em campo;
- Definir a formação tática para o jogo e que será treinada durante a semana;
- Votar se concordam com o que o treinador disse aos jogadores no intervalo;
- Escolher o melhor jogador do Murciélagos na partida que, logo, receberá uma premiação extra.
O vídeo abaixo mostra como funciona o clube.
Além de todo esse lado alternativo, os Morcegos - apelido do Murciélagos - são extremamente organizados, até por conta da inédita proposta de DT Electrónico. Utilizam todas redes sociais possíveis e têm um canal de televisão, distribuído a cabo no México e por YouTube e Vimeo, excelente, assim como o site. E cria campanhas bem diferentes, como a de MurciChicas.
Achou que a história alternativa acabou? Talvez a maior curiosidade venha agora: o técnico tem vidas, no melhor estilo Super Mario.
Quando é contratado, começa com 20 vidas. Como mandante, a vitória vale +3, a derrota -6 e o empate -2; Como visitante o triunfo lhe dá +6, o tropeço -3 e a igualdade no placar +2. No entanto, diferentemente do Super Mario, quando ele chega a -1 não morre. Na vida real a situação não é tão dramática, já que ele é apenas demitido.
Há ainda a participação do torcedor: durante os jogos, perguntas sobre o trabalho do entrenador são feitas, e caso a resposta positiva ganhe a votação, ele fica com uma vida a mais.
O atual comandante é o uruguaio Cesilio de los Santos, que substituiu Lorenzo López em setembro após sua segunda passagem pelo Caballeros de la Noche (o outro apelido). López, que venceu o Apertura 2013 da terceirona mexicana no primeiro semestre com o clube, estava com 12 vidas, mas optou por assumir outro cargo diretivo. Cesilio, no momento, está com 29 vidas.
Existem alguns casos parecidos no futebol mundial, e o mais famoso é o MyFootballClub. Uma sociedade formada na Inglaterra em 2007 com o propósito de comprar um clube. Nos cinco anos seguintes conseguiu isso, administrando o Ebsfleet United e tomando todas as decisões administrativas via forma democrática, com os votos de todos os sócios que pagam um valor anual. Estes, que chegaram a ser mais de 30 mil, não palpitavam na escalação.
Neste ano o MyFootballClub vendeu o Ebsfleet e estava à procura de um novo clube, mas acabou acertando o patrocínio do minúsculo Slough, também inglês.
Já há casos como do Alianza Unetefan de Monterrey, também mexicano, e do Ts'uh Kúh, da Espanha, onde os torcedores podem também palpitar sobre escalação e esquema tático, mas não em tempo real durante as partidas, e sim antes. No Brasil temos a medida inovadora do Jacuipense, na Bahia.
No entanto, com a complexidade do Murciélagos, não há outro caso parecido. Apenas nos video games.