terça-feira, 26 de junho de 2012

Brasileiro Série B


21h00 Grêmio Barueri 0x1 América-MG
21h00 Goiás 1x1 Guaratinguetá
21h00 Ipatinga-MG 1x2 Ceará

Federer e Djokovic nem suaram. Sharapova nem se despenteou. Venus nem correu

Nem acabou a primeira rodada e alguns jogos interessantes e muitas desistências em Wimbledon.

Os dois mais esperados jogos no masculino foram rápidos e sem muita emoção. O espanhol e ex número 1 do mundo Ferrero foi presa fácil para o Djokovic. Mesmo sem jogar um torneio preparatório o sérvio atropelou e se sentiu bem à vontade. Tenho que admitir que o jogo do espanhol cai como uma luva pro Djoko. Bolas com spin e sem aquela agressividade do passado não machucou em nenhum momento. 6/3 6/3 6/1 sem dramas.

O que dizer do Roger Federer então. Já tinha avisado que era um jogo tranquilo. Mesmo assim não esperava isso. A organização fez bem em tirar o jogo da central e colocar na quadra 1. 6/1 6/1 6/1 sem graça e emoção. Não acho que podemos tirar de base essa rodada. Os alucinados pelo Federer vão dizer que ele está voando... Calma gente. Vamos esperar um jogo mais duro para analisar.

Em um dos jogos mais esperados o Tipsarevic venceu em 3/0 o Nalbaldian sem muitos problemas. Mesmo com o resultado o jogo foi duro e bem jogado. Impressiona o sérvio nessa quadra. Ele se movimenta muito bem e tem um jogo que se adapta bem a superfície.

Nas meninas nada muito maluco. A única zebra se podemos chamar assim foi a derrota da Venus Williams que está com muitos problemas físicos e a cada dia mostra que está próxima de um adeus. Com muitos problemas a tenista vai perdendo motivação e mais uma vez perdeu sem muita luta. 6/1 6/3 na primeira rodada com a Vesnina não é algo normal.

Quem jogou bem e passou sem problemas foi a Sharapova. 6/2 6/3 e vai que vai mais uma vez em um GS

Antes de ir um grande parabéns ao Marcelo Melo e Dodig que venceram a primeira rodada das duplas. Venceram kerr e Fisher por 6/7 6/4 6/4 6/3. Bela estreia

No final o título diz tudo. Federer e Djokovic nem suaram. A Sharapova nem vai precisar retocar a maquiagem e a Venus coitada nem correu. Nem conseguiu correr

Estarei alerta nas outras rodadas. Podem continuar dando seus pitacos, chutes e tudo que quiserem.

VIDEOBLOG LONDRES 2012: Semana começa com clima ruim, mas vai acabar com agito brasileiro

Esta é uma semana diferente aqui em Londres porque, no domingo, a Inglaterra foi eliminada nos pênaltis pela Itália nas quartas de final da Eurocopa. E todos os jornais falam sobre isso. Agora, o que resta é o tênis, pois começou em Wimbledon o terceiro Grand Slam do ano.

E a semana terminará com os brasileiros esquentando o clima em solo londrino: Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Marcelo D2, Emicida e inúmeros outros nomes da música popular brasileira participam de festival musical que começa a agitar os ânimos para a Olimpíada que, agora sim, é a bola da vez.
Clique no player e assista ao videoblog desta segunda-feira!

Corinthians vence com reservas e Palmeiras deve apresentar Obina

O  gerente de futebol, César Sampaio, do Palmeiras, tem reunião agendada com os empresários Frederico Moraes e Rafael Martins, respectivamente representantes do Shandong Luneng e do jogador, para acertar o retorno de Obina. Embora o gerente palmeirense ainda julgue o preço alto, é provável que o negócio seja fechado nesta segunda-feira.

Digamos que o centroavante reforce os reservas do Palmeiras, depois de os titulares terem perdido para os suplentes do Corinthians, num jogo acima da expectativa, após a divulgação de que o clássico seria disputado por times mesclados.

O Palmeiras começou melhor, mas recuou demais depois de fazer 1 x 0, com Mazinho.
Levou o empate com gol de letra de Romarinho por causa disso.

No segundo tempo, o Corinthians se encolheu e o Palmeiras trabalhou a bola, principalmente com Valdivia, substituto de Daniel Carvalho. Mas a falta de criatividade -- ou de interesse no Campeonato Brasileiro -- deu ao Corinthians a força para sair ao ataque e virar o jogo no tiro de longa distância de Romarinho.

O atacante, ex-Bragantino, marcou seus dois primeiros gols pelo Corinthians, justamente no clássico contra o rival histórico.

Os segredos do Boca Juniors e o que espera pelo Corinthians na Bombonera

Mais um apaixonado por futebol argentino colabora com o blog. É Júnior Marques, bacharel em Esporte, estudioso da bola que rola no país vizinho e colunista do “De Olho nos Hermanos” no A Prancheta – clique aqui e acesse. No twitter você também pode seguí-lo: @afajota. É dele a prévia de Boca Juniors x Corinthians, com análise tática do que o campeão brasileiro terá pela frente.


A fase final da Libertadores 2012 tem tons de “elitização” na “Copa”, afinal, desta vez notamos que as quatro melhores equipes da América chegaram. Os semi-finalistas foram simplesmente os campeões da Libertadores, do Campeonato Brasileiro, do Campeonato Argentino e da Copa Sulamericana. E a final ganha dramaticidade a mais, pois temos um estreante na situação diante de um velho conhecido.

Corinthians – A um passo do inédito
Aliando solidez, compactação e organização, o time de Tite fez grande campanha para chegar à final da Libertadores 2012. Sofrendo apenas três gols em toda a Copa, o Corinthians é um típico time copeiro, que utiliza o volume/conjunto para atacar e defender. 
TacticalPact
Blog Mauro Cezar Análise Corinthians
Corinthians joga no 4-2-3-1
O ponto forte do Corinthians é: a compactação entre as três linhas do 4-2-3-1, o que resulta numa forte marcação e rápida saída, principalmente por intermédio de seus ponteiros Émerson e Jorge Henrique, sempre auxiliados pelos volantes e meias da equipe que “encostam” a todo momento. O Corinthians é sobretudo uma equipe que impõe volume para movimentar-se ofensiva e defensivamente.

A equipe de Tite costuma ter dificuldade na marcação dos laterais, principalmente ao se deparar com jogadas em profundidade. Isso costuma ser amenizado principalmente pela disposição tática dos volantes Ralf e Paulinho e ponteiros Émerson e Jorge Henrique, que esporadicamente retornam ao setor defensivo para auxílio, e concretizam o tal “volume” de jogo anunciado.

A falta da “presença” de área, também costuma prejudicar o Corinthians no ataque, o que faz com que o “miolo” de zaga adversário tenha mais liberdade para marcar. Tite vem buscando tal alternativa em Alex ou Danilo, numa espécie de falso “9”, com mobilidade para armar o jogo e movimentar-se pela defesa.

Boca Juniors – Só camisa?

O hexacampeão da Libertadores está prestes a disputar sua décima final do torneio após 23 participações. Famoso por eliminar equipes brasileiras fora de seu território, chega a mais uma decisão: vem aí o Club Atlético Boca Juniors. Para quem assiste o time xeneize pela primeira vez na atual temporada, o pensamento errôneo de que a equipe “não é isso tudo” é até normal.

Se realizarmos uma rápida passagem pelos jogos da Libertadores do Boca, será natural lembranças do tipo: “Esse Boca não será campeão”, "Na Bombonera não adotou tamanha pressão, não será fora de casa que jogará”, “Time velho, lento, basta imprimir velocidade”.

Isso ocorre porque o Boca é uma equipe experiente, e que joga ou impõe sua maneira de jogar de acordo com o que o adversário lhe propõe. A experiência pode ser resumida quando citamos que três jogadores do atual plantel do Boca já conquistaram uma Libertadores: Schiavi, 39 anos (zagueiro), Clemente Rodríguez, 30 anos (lateral-esquerdo) e Juán Román Riquelme, 33 anos (meia, ou "enganche").

O Boca Juniors de Falcioni é um time funcional, ou seja, opera de acordo com o que tem. Não aguardem que na Bombonera imponha seu jogo ao adversário com pressão absurda, seguidos chutes à meta ou situações afins.
TacticalPact
Blog Mauro Cezar Análise Boca
Diagrama tático xeneize: O 4-4-2 em losango no meio-campo ou 4-3-1-2.
Pontos fortes:A equipe "azul y oro" do bairro de La Boca é contragolpista, que explora muito a subida de seus volantes em relação ao maestro e cérebro da equipe: Juán Román Riquelme. Os volantes do Boca pelos lados do campo, os carrileros* Ledesma e Erviti são peças-chave na equipe de Falcioni, por subirem ao ataque e retornarem no auxílio a Somoza na marcação constantemente.

As jogadas em profundidade pela esquerda com Clemente e Erviti costumam ser acompanhadas por atacantes na área e Riquelme junto aos volantes na entrada desta. O jogo aéreo do Boca também requer atenção, pela presença de Insaurralde, Schiavi e Silva, fortes nas bolas pelo alto.

Sobre Santiago Silva, esqueça a pálida passagem do uruguaio pelo Corinthians há uma década. E leia o post publicado pelo blog em 23 de maio clicando aqui.

*Carrileros: Expressão típica do futebol argentino referente ao jogador que atua pelos lados do campo, com empenho no sistema defensivo e ofensivo. Comum no sistema “4-3-1-2”. Chamado de “carrilero” em referência à “carril” (cada um dos trilhos de uma via férrea) com passagem para ir e voltar. Numeração típica: “8” e “11”


Blog Mauro Cezar Boca
Santiago Silva reencontra o Corinthians: esqueça o jogador que passou pelo clube há uma década
Ponto fraco:
A defesa do Boca costuma ter dificuldade diante de jogadas rápidas em profundidade, principalmente pela setor da esquerda, pela maior disposição ofensiva representada por Erviti (volante) e Clemente Rodríguez (lateral).

“Você pode não gostar de como o Boca joga, mas não diga que jogamos mal”
Riquelme

Confrontos:27/06/12 – Boca Juniors x Corinthians – La Bombonera
04/07/12 – Corinthians x Boca Juniors - Pacaembu

E então, Boca Juniors ou Corinthians