quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cearense

21h50 Guarany de Sobral 1x1 Ceará

Potiguar

20h30 Potiguar de Mossoró 2x2 América-RN

Libertadores

22h00 Corinthians 1x1 Boca Juniors

19:30 Veles Sarsfild 1x2 Newes Old Boys

Copa do Brasil

19h30 Salgueiro 0x0 Vitória
19h30 Goiás 1x0 Santo André
19h30 Criciúma 3x1 São Bernardo
20h30 Paysandu-PA 0x2 Naviraiense
22h00 Internacional 2x0 Santa Cruz-PE
22h00 Flamengo 2x1 Campinense-PB
22h00 Bahia 1x0 Luverdense
 20:30Betim-MG 0 x 1 CRAC-GO
21:30 Nacional 4x1 Coritiba 

Liga Europa

16h05 Chelsea 2x1 Benfica

Com o apoio da torcida, São José se impõe, bate Flamengo e sai na frente na semifinal do NBB


Divulgação
São José venceu a primeira partida diante do Flamengo
São José venceu a primeira partida diante do Flamengo
Depois de surpreender nas quartas de final do NBB e eliminar o Brasília, que havia feito a segunda melhor campanha na primeira fase, o São José tem mais um favorito ao título nacional pela frente: o Flamengo, que sobrou na competição até o momento. No entanto, com o apoio da torcida, que fez muito barulho no Ginásio Lineu de Moura, o time do Vale do Paraíba não decepcionou e derrotou o Rubro-negro, por 80 a 72 (34 a 33). Após abrir 1 a 0 na série semifinal, a equipe paulista vai ao Rio de Janeiro na sexta-feira encarar o time carioca na HSBC Arena.

O apoio das arquibancadas animou os jogadores do São José, que fizeram frente à poderosa equipe do Flamengo nos minutos iniciais. Pelo outro lado, no entanto, a equipe carioca pouco se importou com o embalo dos anfitriões e manteve o ritmo de jogo que vinha apresentando na competição. Desta forma, o time rubro-negro terminou o primeiro quarto vencendo por 20 a 17.

A desvantagem no placar não desanimou a equipe do Vale do Paraíba, que continuou mostrando um bom desempenho dentro de quadra no Ginásio Lineu de Moura. Melhor na defesa, o time da casa permitiu que o Flamengo anotasse apenas 13 pontos no segundo quarto. O ataque do São José, por sua vez, voltou a funcionar e os anfitriões chegaram ao intervalo na frente: 34 a 33.

O bom resultado parcial voltou a animar a torcida e o time correspondeu dentro de quadra. Logo na primeira cesta, o São José anotou três pontos. O Flamengo, por sua vez, voltou a mostrar que é um dos favoritos ao título e segurou o time da casa, ficando à frente do placar antes do início do último período. Apesar do apoio que vinha das arquibancadas, o time do Vale do Paraíba era derrotado por quatro pontos.

O início do último quarto, no entanto, mostrou que a partida ainda reservava fortes emoções. Impecável no ataque, o São José aproveitou os erros de ataque do Flamengo e abriu a maior vantagem no jogo: nove pontos. A torcida “explodiu” no Ginásio Lineu de Moura e os anfitriões caminharam para a vitória, por 80 a 72, em casa. O bom desempenho garantiu o primeiro ponto na série.

Após a derrota fora de casa, o Flamengo faz o segundo jogo do confronto decisivo em seus domínios. Nesta sexta-feira, a equipe carioca volta a encarar o São José, às 21 horas (de Brasília), na HSBC Arena, com o apoio de sua torcida.

Melhor jogadora de handebol do mundo, Alexandra ganha selo e carimbo especiais dos Correios


Divulgação - Correios
Cartela com 12 selos em homenagem a Alexandra Nascimento
Cartela com 12 selos em homenagem a Alexandra Nascimento
Eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2012, Alexandra Nascimento receberá uma homenagem dos Correios: ela estampará um selo e um carimbo comemorativos da empresa, que patrocina a confederação brasileira da modalidade (CBHd).

Divulgação - Correios
O carimbo dos Correios em homenagem a Alexandra
O carimbo dos Correios em homenagem a Alexandra
A ponta direita vive grande fase desde o Mundial do Brasil, em 2011, e se destacou nos Jogos Olímpicos de Londres, liderando a seleção à sexta colocação, a melhor de sua história.

Além disso, é uma das principais armas do time austríaco Hypo, onde está há quase dez anos.

"É um orgulho ter esse privilégio de receber o reconhecimento pelo meu trabalho. Foi uma temporada maravilhosa com todos esses títulos em equipe e individuais", disse a jogadora de 31 anos, nascida em Limeira (SP), mas criada em Vitória (ES). E é exatamente na capital capixaba que acontecerá a festa de lançamento das peças estilizadas. 

"Sempre dá um frio na barriga. Mas converso muito com meu marido e ele, que me apoia incondicionalmente, diz que devo aproveitar esse momento e que, com tantos anos de trabalho, um dia, esse reconhecimento iria chegar. Quero disfrutar sim o momento, mas também agradecer e ajudar, compartilhando tudo o que sei", falou Alexandra.
Divulgação - Correios
Selo comemorativo para a melhor jogadora de handebol do mundo
Selo comemorativo para a melhor jogadora de handebol do mundo

Base da Seleção para 2014 foi convocada por Felipão e é muito boa. Falta um time


A base da Seleção Brasileira para a Copa das Confederações deste ano é a mesma que será utilizada por Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo de 2014. A história mostra isso, o tempo curto de preparação colabora para tanto e a atual safra mais limitada do que em outras épocas - resultando em menos opções disponíveis - deve comprovar a tese.

Em 1997, Zagallo convocou 20 atletas para a Copa das Confederações e, no ano seguinte, levou 15 deles (75%) entre os 22. Em 2005, Carlos Alberto Parreira chamou 23 e manteve para o Mundial 14 (60,8%). Já em 2009 Dunga convocou 23 e seguiu para a Copa com 18 desse grupo (78,2%).

A exceção em anos anteriores à Mundiais ocorreu em 2001, naquela polêmica convocação de Emerson Leão, demitido logo após o torneio e substituído por Felipão. Dos 23 lembrados por Leão dentro de todas restrições existentes, apenas quatro permaneceram no elenco (17,4%).

Veja abaixo as mudanças ocorridas com Zagallo, Parreira e Dunga - justamente nas três edições conquistadas pelo Brasil.

1997 - 1998 (75%)
Permaneceram: Dida, Cafu, Aldair, Júnior Baiano, Roberto Carlos, Bebeto, Dunga, Ronaldo, Leonardo, Gonçalves, Zé Roberto, César Sampaio, Doriva, Denílson e Rivaldo
Cortados: Flávio Conceição, Romário, Rogério Ceni, Zé Maria e Juninho Paulista
Entraram: Taffarel, Giovanni, Emerson, Carlos Germano, Zé Carlos, André Cruz e Edmundo

2005 - 2006 (60,8%)

Permaneceram: Dida, Lúcio, Emerson, Gilberto, Robinho, Kaká, Adriano, Ronaldinho, Zé Roberto, Cicinho, Juan, Luisão, Gilberto Silva e Juninho Pernambucano
Cortados: Maicon, Roque Júnior, Marcos, Léo, Renato, Júlio Baptista, Ricardo Oliveira, Edu Gaspar e Gomes
Entraram: Juan, Roberto Carlos, Ronaldo, Rogério Ceni, Cris, Mineiro, Ricardinho, Fred e Júlio César

2009 - 2010 (78,2%)
Permaneceram: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Felipe Melo, Elano, Gilberto Silva, Luis Fabiano, Kaká, Robinho, Daniel Alves, Luisão, Josué, Ramires, Júlio Baptista, Kléberson, Nilmar e Gomes
Cortados: Kléber, Victor, Miranda, André Santos e Alexandre Pato
Entraram: Michel Bastos, Thiago Silva, Gilberto, Doni e Grafite

Do grupo convocado por Scolari agora, minha aposta é que pelo menos 70% será o mesmo da Copa de 2014. Ou seja, analisando os atletas que estarão na Copa das Confederações deste ano pelo menos 16 devem ir para o Mundial.

É um grupo forte, muito forte. Poucas seleções no planeta têm a qualidade de Thiago Silva, David Luiz, Paulinho, Oscar, Neymar, Lucas, Bernard, entre outros - Ronaldinho deveria estar. Em qualidade esse grupo perde apenas para Espanha e Alemanha. O problema é que não há um time, e nesse quesito a lista de times à frente dos brasileiros aumenta bastante.

Felipão terá que correr contra o tempo. E acima de tudo, esquecer essa história de "todos juntos com a Seleção". A prioridade agora é montar um time e torná-lo competitivo.

Bem no Fla, melhor no Galo e ignorado por Felipão, Ronaldinho pode ter escapado de uma roubada


Em oito jogos pela Copa Libertadores, Ronaldinho já deu seis passes para gols (média de 0,8 por partida), além de ter feito quatro tentos (0,5 de média). No ano passado, pelo Flamengo, o camisa 10 acumulou seis assistências em sete partidas (0,9 de média).

Ele terminou sua curta participação no certame de 2012 como líder neste quesito entre os jogadores de equipes brasileiras. O gaúcho marcou dois gols com a camisa rubro-negra naquela competição.

Assim, nas suas duas participações em Libertadores após as temporadas vividas na Europa, Ronaldinho alcança 12 passes que resultaram em gols após 15 partidas. Média: 0,8, quase uma assistência por partida.

arquivo
Ronaldinho comemora um de seus três gols nos 5 a 4 sobre o Santos, na Vila Belmiro, em 2011
Ronaldinho comemora um de seus três gols nos 5 a 4 sobre o Santos, na Vila Belmiro, em 2011

É evidente que no Atlético Ronaldinho tem jogado mais do que no Flamengo. Mas não dá para concordar com a ideia de que ele nada jogou quando estava no time carioca. Terminou mal sua passagem, que teve bons momentos.

Em determinado período do Brasileiro de 2011, ele liderava entre os que mais davam passes para gols, com sete assistências. Então com nove tentos, também liderou a tabela de artilheiros naquela fase dos incríveis 5 a 4 sobre o Santos de Neymar, em duelo que entrou para a história da competição como um dos melhores de todos os tempos.

EFE
Ronaldinho comemora ao marcar, de pênalti, o segundo gol do Atlético-MG na vitória sobre o The Strongest
Ronaldinho comemora ao marcar, de pênalti, o segundo gol do Atlético-MG na vitória sobre o The Strongest

Naquele campeonato, o Flamengo, de Ronaldinho, foi líder, inclusive. Depois ele caiu de produção como todo o time — e seus salários começaram a atrasar, diga-se. Ainda assim os rubro-negros beliscaram uma vaga na Copa Libertadores. Com tantos números e informações, como afirmar que ele "não jogou nada" no time da Gávea?

Para não ficar dúvida alguma: no Atlético de Cuca, um time melhor, mais organizado do que o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo, ele tem sido melhor do que foi no clube carioca. Mas daí a achar que ele nada fez com a camisa vermelha e preta... É brigar contra os fatos.

Luiz Felipe Scolari certamente tem seu motivos para não convocar Ronaldinho para a Copa das Confederações. Razões misteriosas, já que ele se recusa a falar sobre atletas que não integram sua lista de escolhidos. Motivos para chamar o camisa 10 do Galo ele teria, inclusive em boa parte do tempo em que ainda defendia o Flamengo.

Como a seleção cebeefiana comandada por Felipão é um arremedo de time, ao contrário do estruturado Atlético de Cuca, ficar fora dessa lista pode ter sido um excelente negócio para o jogador. Não seria pequena a chance de, numa equipe sem entrosamento, conjunto, ele afundar e reforçar teses como a de que não se sai bem de camisa amarela.

Ronaldinho pode ter escapado de uma tremenda roubada. Luiz Felipe Scolari, que repete o comportamento de outros tempos, deixando e fora o jogador mais pedido numa convocação, é quem vai ter que se virar.

'Para Ronaldinho, foi bom negócio não ser convocado para a Copa das Confederações', analisa Mauro

Palmeiras frustra torcida, vê Bruno engolir frango e dá adeus à Libertadores


Gazeta Press
Bruno lamenta falha bizarra no primeiro gol do Tijuana, que vence no Pacaembu e elimina o Palmeiras da Libertadores
Bruno lamenta falha bizarra no primeiro gol do Tijuana, que vence no Pacaembu e elimina o Palmeiras da Libertadores
Teve de tudo. ‘Cera’ de goleiro adversário, cai-cai, protestos contra juiz, expulsão de preparador físico e até mesmo briga na arquibancada envolvendo integrante da complicada política da equipe. Faltou apenas o principal: futebol.

Mesmo com uma postura mais ousada, confiando no toque de bola de seu meio-de-campo, o Palmeiras esbarrou em suas próprias limitações e não conseguiu aproveitar a festa armada por sua torcida para fazer valer o mando de campo. Perdeu por 2 a 1 em pleno Pacaembu, nesta terça-feira, e se despediu mais cedo da Libertadores.

O primeiro gol dos mexicanos foi marcado aos 26 minutos do primeiro tempo, em frango do goleiro Bruno ao tentar agarrar bola de Ruíz. Na volta do intervalo, o time alviverde não teve nem tempo de reagir. Logo aos 6, Arce pegou rebote de falta batida na área e mandou forte no canto esquerdo. Souza ainda diminuiu em cobrança de pênalti aos 16.

A partida contou com a presença ilustre do técnico da seleção dos Estados Unidos, o ex-jogador Jürgen Klinsmann, que viajou até São Paulo para observar dois jogadores americanos dos Xolos.

Eliminado, o Palmeiras só volta a campo agora contra o Atlético-GO, na estreia da Série B do Brasileiro, diante de seus torcedores, no dia 25. O Tijuana segue na Libertadores e enfrenta o Atlético-MG nas quartas de final da competição.
EFE
Jogadores do Tijuana comemoram o primeiro gol contra o Palmeiras na Libertadores
Jogadores do Tijuana comemoram o primeiro gol contra o Palmeiras na Libertadores
O jogo – Não foi a pressão avassaladora que o Palmeiras prometia, mas bastou para mostrar ao Tijuana que a partida seria outra no Pacaembu. Com uma postura mais agressiva em relação ao confronto de ida, o time alviverde tentou sufocar rapidamente os visitantes.

Quase deu certo. Com apenas 2 minutos, a equipe pediu pênalti. Em jogada pela esquerda, a bola explodiu no braço de Arce. O árbitro venezuelano Juan Soto, o mesmo da polêmica derrota para o Libertad, ainda na fase de grupos, apenas mandou seguir.

O juiz estrangeiro era o principal alvo de protestos dos torcedores palmeirenses no começo da partida.

Em cobrança de escanteio aos 8, ele voltaria a aparecer. Ayrton bateu aberto, Maurício escorou para o meio da área e encontrou Marcelo Oliveira desmarcado. O lateral-esquerdo virou o corpo e chutou por cima do gol. Ele já havia sido flagrado em impedimento pela arbitragem antes mesmo da finalização.

Na sequência, Vinícius roubou bola no lado esquerdo, se aproximou da área e cruzou para Kleber Pinheiro. O centroavante acabou passando batido no lance.

Um pouco afobado em campo, o Palmeiras não conseguia tirar proveito da qualidade do passe de Tiago Real, que venceu briga com Souza por uma vaga entre os titulares. Com dificuldades para fugir da marcação do Tijuana, o time chegava apenas nas bolas paradas.

Em uma delas, aos 24 minutos, Ayrton acertou o travessão de Saucedo.

A falta de sorte palmeirense se provaria fatal em seguida, em roubada de Fidel Martínez e fraco arremate de Riascos no meio do gol. Bruno, no entanto, se complicou e engoliu um frangaço ao se agachar para fazer a defesa e ver a bola passar do lado de seu braço. Com o placar de 1 a 0 para o Tijuana, os donos da casa agora precisavam fazer dois para avançar.

A derrota parcial deixou o clima tenso no estádio. Um sinal de esperança veio com a expulsão de Ruiz, mas o árbitro voltou atrás para o desespero dos torcedores e reconheceu a trapalhada ao dar o segundo amarelo para o mexicano.

Refém da ‘cera’ do goleiro Saucedo e do ‘cai-cai’ promovido pelos demais atletas, o Palmeiras viu a partida travar na ida para o intervalo.

Precisando virar o jogo, a equipe voltou com Souza no lugar de Wesley. Não houve tempo nem mesmo de esboçar reação. Logo aos 6 minutos do segundo tempo, o Tijuana ampliou o marcador em falha da defesa alviverde. Henrique cortou cobrança de falta para o meio da área e entregou para Arce. O mexicano não perdoou e chutou com força para fazer 2 a 0.

A resposta palmeirense quase veio na sequência. Maikon Leite, que entrou na etapa complementar, desceu em velocidade pela direita e cruzou para Souza. O volante cabeceou rente à trave, arrancando o grito de gol do torcedor.

Ele viria aos 15. Em outra boa levantada na área, Aguilar cortou com o braço e o juiz assinalou pênalti. Na batida, Souza deslocou Saucedo com categoria e recolocou o time da casa no jogo. Foi a deixa para que o estádio voltasse a se incendiar, na pressão por mais dois gols.

O empate chegou a sair aos 23 minutos após cabeceio de Kleber Pinheiro, mas a arbitragem marcou impedimento do atacante. Ele estava em posição legal.

Acurralado dentro de seu próprio campo, o Tijuana não conseguia nem mesmo enrolar mais a partida, como fez no primeiro tempo. A equipe teve a chance, contudo, de fazer o terceiro e matar a partida. Riascos puxou contra-ataque rápido, invadiu a área, cortou Bruno e viu Maurício Ramos salvar o perigo em cima da linha.

Os mexicanos ainda tiveram Aguilar expulso com dois cartões amarelos aos 39. Tarde demais para uma reação palmeirense.

Entre Kaká e Ronaldinho, Felipão escolheu Neymar. E acertou!


Vipcomm
Felipão durante o anúncio dos convocados para a Copa das Confederações
Felipão durante o anúncio da lista para a Copa das Confederações.
A convocação de Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações deixa claro que só há espaço na seleção brasileira para uma estrela com liberdade total. Entre Kaká e Ronaldinho, mais experientes e tratados como a grande dúvida da lista, o treinador optou por Neymar. 

Em entrevista ao programa "Roda Viva" em 2005, ainda como técnico da seleção portuguesa, Felipão disse que via no presente e no futuro as equipes e seleções atuando no 4-4-1-1 (Leia a íntegra AQUI). Agora, não deve fugir disso, já que o melhor desempenho brasileiro sob seu comando, no primeiro tempo dos 2 a 2 contra a Itália, foi com este desenho tático.

Duas linhas de quatro. Na defesa, a dúvida deve ser entre David Luiz e Dante. Nas demais posições, a lógica indica Daniel Alves e Marcelo nas laterais e Thiago Silva na zaga, além do veterano Julio César no gol. No meio, Lucas ou Hulk e Oscar pelos lados e Fernando e Hernanes ou Paulinho no centro.

À frente, Neymar ganha liberdade total para se aproximar de Fred e não ser encaixotado à esquerda pelas linhas compactas dos adversários. Toda dinâmica ofensiva deve girar em torno da Joia santista, que sem a bola terá como função cercar o volante mais plantado do oponente. Se cair à esquerda, Oscar centraliza para articular e Marcelo aproveita o corredor.

O mesmo à direita com o meia. Ou mesmo Daniel Alves, que apoia também por dentro. Pelo que Scolari já sugeriu, os volantes, ou ao menos um deles, deve ficar preso para a cobertura dos laterais.

Dentro da proposta de jogo, a ausência de Ramires é mais questionável que a de Kaká e Ronaldinho. O volante do Chelsea poderia atuar por dentro ou aberto na segunda linha de quatro. Kaká também teria como se adaptar em um dos flancos, mas a falta de ritmo de jogo no Real Madrid certamente pesou.

A exclusão de Ronaldinho parece ter caráter essencialmente tático. Com ele, não seria possível fugir de um 4-2-3-1 “torto”, com o craque do Galo centralizado e Neymar espetado, mas restrito ao lado esquerdo. Oscar seria sacrificado á direita mais próximo dos volantes e o time teria três jogadores sem capacidade de marcação.

Ronaldinho, brilhante no Galo, também teve problemas quando encarou oponentes compactos. Diante da Inglaterra na estreia em Wembley, a volta das férias serviu como álibi. Contra o Chile no Mineirão, o camisa dez já brilhava em seu clube e se entregou à marcação na maior parte do tempo.

Neymar também não decide na seleção como no Santos e a fase não é das melhores. O craque, porém, é mais jovem, atacante e goleador. Combina mais com Fred.

Em tese, a escolha tem coerência. Compactar os setores é um dever. Com exceção da ideia de prender volantes para liberar laterais, a proposta é condizente com o futebol atual. Vejamos na prática.

Olho Tático
Uma formação possível da seleção com David Luiz, Paulinho e Lucas, mas não deve fugir das linhas de quatro que dá liberdade a Neymar.
Uma formação possível da seleção com David Luiz, Paulinho e Lucas, mas não deve fugir das linhas de quatro que dá liberdade a Neymar.


Se Kaká não joga no Real e Ronaldinho não joga na seleção, abrir mão dos dois não é nenhum absurdo


Getty
Kaká e Ronaldinho estiveram juntos na seleção em 2009
Kaká e Ronaldinho estiveram juntos na seleção em 2009, mas não estarão na Copa das Confederações. Faz sentido


Kaká passou a ter mais oportunidades no Real Madrid e pouco apresentou.

Ronaldinho Gaúcho, que tem jogado muito bem no Atlético, não fez o mesmo nas chances que teve na seleção.

Portanto, se Kaká não joga no Real e Ronaldinho não joga na seleção, abrir mão dos dois não é nenhum absurdo.

Ao deixar de fora os atletas de 31 e 33 anos, Felipão aproveita para testar a capacidade de Bernard , 20 anos e uma grande carreira pela frente. Sim, testar. Porque que a Copa das Confederação não é objetivo final todos concordam.

Se tiver que corrigir “o erro” para a Copa do Mundo, Felipão ainda poderá fazê-lo.
Já a não convocação de Ramires para garantir a presença de Luiz Gustavo tem mais a ver, parece, com a polêmica declaração sobre o tipo de volantes que pretende ver na seleção.
Também não é um absurdo. 

Mas talvez seja a decisão mais contestável do técnico. Mais contestável do que deixar Kaká e Ronaldinho de fora. Ou não?

Sobre Neymar
Me antecipo aos comentários baseado nas respostas das redes sociais: argumentar que, com base na lógica acima, Neymar também não deveria ser chamado não faz sentido. Neymar tem 21 anos, qualidade técnica indiscutível e é cobiçado por todo o planeta. Abrir mão de Neymar admitindo que ele não renderá na seleção seria admissão de incompetência do treinador. 

A convocação tem o que nunca faltou a Felipão: coragem!


Ninguém tem certeza absoluta se a convocação da seleção brasileira sem uma cabeça pensante no meio-de-campo, um entre Kaká e Ronaldinho Gaúcho, levará à montagem do time.
Ninguém tem certeza também se Ronaldinho no time faria diferença.
Nem Felipão.
Eu, por exemplo, julgo há tempos que Kaká fazia mais sentido numa seleção tão jovem, por chamar para si a responsabilidade. Numa entrevista, tira a pressão de Neymar, de Lucas, de Oscar. Os garotos de 21 anos (Lucas ainda não completou) têm talento de sobra, mas pela idade são mais talhados para fazer pensar em 2018. Não em ganhar 2014.

Ronaldinho se recolhe mais a seu campo, chama menos a atenção nas entrevistas, tira menos pressão dos garotos. Mas daria experiência em campo. Em tese.

Como se percebeu na entrevista coletiva, Felipão não acha essa experiência necessária.
Em 2002, também não achava.
Eram apenas seis jogadores com experiência em Copa do Mundo no grupo de 23 que viajou à Ásia. São apenas quatro agora, entre os que vão disputar a Copa das Confederações.
Hoje, como naquele período, Felipão apostou em sua única certeza, a de que vai olhar no espelho, no sucesso ou no fracasso, e saber que tomou a decisão que sua consciência mandou.

Em teoria, um time com garotos de 21 anos, como Oscar, Neymar e Lucas, mesmo reforçados por Fred, Thiago Silva e Júlio César, é talhado para ganhar em 2018.
Mas Felipão já surpreendeu mais com times piores.