terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brasileiro Série B


20h30 São Caetano 3x2 Salgueiro
20h30 Guarani 4x2 Criciúma
20h30 Duque de Caxias 0x2 Americana
20h30 Náutico 0x0 Portuguesa
20h30 Grêmio Barueri 2x0 Goiás
20h30 ASA 1x2 Ponte Preta
20h30 Paraná Clube 2x0 Boa
20h30 Vila Nova-GO 0x3 Vitória
20h30 Icasa 2x2 Sport
20h30 ABC 0x5 Bragantino

Copa Sul-Americana


19h00 Nacional (PAR) 1x1 Aurora
21h15 Arsenal Sarandí 2x0 Estudiantes

VÍDEO: Sem sustos, Wozniacki vence espanhola em sua estreia no US Open

A dinamarquesa Caroline Wozniacki não teve dificuldades para vencer em sua estreia no US Open, nesta terça-feira. A cabeça de chave número 1 ganhou da espanhola Nuria Llagostera Vives em sets diretos, parciais de 6-3 e 6-1, em 1h20min de jogo.

A musa enfrenta na próxima rodada a vencedora do confronto entre Arantxa Rus e Elena Vesnina.

Na quadra principal em Flushing Meadows, Wozniacki esteve no comando da partida desde o início. Com quatro quebras de saque, contra nenhuma de Llagostera Vives, ela pouco sofreu.

No total, a dinamarquesa conseguiu 22 winners e 16 erros não-forçados, enquanto a tenista espanhola teve 14 bolas vencedoras, mas errou 28 vezes sem ser forçada.



Clique no player acima para ver lances da vitória de Wozniacki!

Ferrer perde primeiro set, mas passa por Andreev na estreia do US Open

Quinto cabeça de chave do US Open, David Ferrer sofreu um pouco, mas conseguiu vencer o russo Igor Andreev por 3 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-3, 6-0, 6-4, pela primeira rodada do Grand Slam norte-americano.

Com o resultado, Ferrer avança à segunda rodada do US Open e aguarda o vencedor do duelo entre o norte-americano James Blake e o holandês Jesse Huta Galong, que jogam ainda nesta terça-feira pela primeira rodada.

Ferrer chegou às oitavas de final do US Open no ano passado e teve como melhor resultado no torneio as semifinais em 2007.
Ferrer venceu Andreev em quatro sets
Ferrer venceu Andreev em quatro sets
Crédito da imagem: Reuters

Medo bate à porta no Corinthians. Vai sobrar pro Tite? por Antero Greco

A tensão começa a pegar, no Corinthians. A liderança permanece, mas a distância folgada em relação aos demais concorrentes virou pó, pois Flamengo, São Paulo, Vasco, Botafogo e também Palmeiras estão nos calcanhares alvinegros. O título parecia barbada; agora, é uma grande incerteza. Há tensão no Parque São Jorge, cenário conhecido por qualquer torcedor.
E o que acontece em momentos como este? Acertou quem disse que a cabeça do técnico está a prêmio. É a resposta mais óbvia. Tite perde apoio no clube na mesma proporção em que o time desperdiça pontos por aí. O retrospecto das últimas nove rodadas – nove pontos apenas – pesa muito na opinião daqueles que empurram para o treinador a responsabilidade pela queda acentuada de desempenho. A saída adivinha qual é? Isso, troca de comando.
Não sou dos que supervalorizam treinadores, tampouco estou no time dos que desprezam o trabalho deles. Os ‘professores’ são importantes na estrutura de um time de futebol, acertam, erram, têm lampejos decisivos, pisam na bola, chutam o balde. Faz parte do estereótipo da profissão certa dramaticidade, um pouco de encenação. Nem sempre administram bem um grupo (como acontece com qualquer chefe), cobram, são cobrados.
Tite se encaixa nesse quadro. Não é um gênio da raça, como fazia supor o aproveitamento superior a 90% nas dez rodadas iniciais, nem um enganador, como tentam mostrar os que esperam sua saída a qualquer momento. Está na média, como o próprio Corinthians e como muitos de seus companheiros de profissão.
Não me convence a história de que “perdeu o controle do grupo”. Perdeu em que sentido? Disciplinar? Não consta que haja casos graves no elenco. Tático? O Corinthians tem esquema simples, mas funcional. Moral? Não há registro de atitudes inconvenientes do treinador. A questão é a seguinte: o time não é tão espetacular como se supunha, tomou choque de realidade a partir da derrota para o Cruzeiro, viu crescer a sombra da concorrência. De qualquer forma, se trata do técnico do líder do campeonato e não do lanterna.
Mas o medo do fracasso bateu à porta alvinegra – e esse medo leva a medidas extremadas. Talvez não seja amanhã, contra o Grêmio. Mas, salvo reviravolta (ou gente disponível no mercado), o destino de Tite está traçado, no filme mais repetido do futebol.

Ser educado pode fazer mal à saude

Caro Ricardo Gomes: será que vale a pena continuar colocando a sua saúde em risco nesse mundo cada vez mais sujo e cheio de sacanagem do futebol?
Ricardo é uma das figuras mais limpas e corretas do meio. Como jogador, fez uma brilhante carreira aqui e na Europa. Tem muito prestígio em Portugal pelo que jogou no Benfica ao lado de Mozer e Valdo, e na França por sua passagem pelo Paris Saint-Germain junto com Leonardo e Valdo.
O problema é que ele é muito educado para ser treinador. Isso não dá certo, porque a pessoa não extravasa e vai engolindo sapos e se estressando. No futebol é preciso dar porrada para sobreviver, no sentido de que faz mal não dar um murro na mesa de vez em quando.
Ano passado ele levou um susto quando dirigia o São Paulo, mas mesmo assim manteve seu comportamento. E agora veio um susto mais grave.
Eu jamais aceitaria ser treinador. O estresse e a pressão minam a saúde de qualquer um, e é muito difícil ter paz para trabalhar. Tem dirigente que fica azucrinando, a imprensa faz pressão, a torcida pega no pé, é preciso administrar os problemas de relacionamento dentro do elenco… É muita preocupação para pouca estabilidade.
Se eu fosse o Ricardo Gomes, deixaria de ser técnico e passaria a ser um conselheiro especial do presidente do clube. É o que faz o francês Bernard Lacombe no Lyon. Ele foi jogador de Copa do Mundo, treinador, manager… Mas só agora, como braço direito do presidente Jean Michel Aulas, tem uma vida tranquila.
Torço muito pela recuperação do Ricardo. E espero que a família e os amigos o convençam a parar de se aborrecer com as muitas agruras da profissão de treinador.
Ontem encontrei no Rio dois grandes amigos que não via há um bom tempo: o cantor Fágner, que adora futebol, e o Carlos Roberto, que jogou comigo no Botafogo.
Aliás, o Carlos Roberto é um exemplo de como os treinadores não são respeitados nos clubes. Ele foi campeão carioca pelo Fogão em 2006, mas pouco depois foi demitido e substituído pelo Cuca – que tinha sido acertado contrato com o clube antes mesmo de a diretoria dizer ao Carlos Roberto que ele estava fora.
No papo sobre futebol, que contou com outros amigos durante o almoço, o que mais ouvi foi a repetição do que vivo escrevendo aqui na coluna: o nível do futebol brasileiro está ruim, falta imaginação, criatividade, talento…
É bom saber que tenho companhia nas críticas que faço.

Gary Neville expõe histórias do United e diz que atletas temem Ferguson

Um dos grande ídolos do Manchester United, Gary Neville resolveu expor histórias do clube. Em uma coluna em um jornal inglês, o aposentado lateral direito colocou o técnico Alex Ferguson como o grande ‘bicho papão’ dos jogadores do United. O ex-atleta conta casos de passado e chega a dizer que os companheiros tinham medo de Ferguson.

“Cristo, terei que enfrentá-lo no intervalo. É melhor começar a jogar bem ou ele pode tirar minha escápula”, diz Neville logo em seu primeiro parágrafo.

O ponto colocado por Neville é de que Ferguson tem o poder de colocar um jogador nas alturas, mas também pode acabar com sua carreira. O técnico é chamado de ‘cortador de cabeças’ por tirar do United vários jogadores que entraram em conflito com ele.

O primeiro caso é do goleiro Peter Schmeichel, que respondeu a uma crítica de Ferguson após jogo contra o Liverpool. Em seguida, Neville conta sobre os jogadores que perderam seu emprego apó goleada sofrida para o Barcelona em 1994. Paul Ince, um dos grande jogadores dio clube na época, acabou saindo após a derrota, assim como Andrei Kanchelskis e Mark Hughes.

Segundo Neville, todos os jogadores estavam contentes com a aposentadoria de Ferguson, que aconteceria em 2002. Logo no começo daquela temporada, porém, foi a vez do zagueiro Jaap Stam perder seu emprego. O holandês discutiu algumas vezes com jogadores, e Ferguson achou que havia perdido a paz.

No fim daquela temporada, Ferguson ainda disse que não se aposentadoria, estragando a festa dos jogadores. Pior para Dwight Yorke, que perdeu lugares aos poucos e também deixou o United.

Alex Ferguson não gostava nem mesmo que os jogadores trocavam camisas com rivais e, após Ruud van Nistelrooy aparecer com uma camisa do City no vestiário, chegou a dizer que os atletas que dessem sua camisa para rivais nunca mais jogariam sob seu comando.

Neville ainda passa pela história da saída de Beckham. O meia descordou que tivesse falhado em um gol sofrido pelo United e começou a discutir com Ferguson. Irritado, o técnico chutou um chuteira que estava no chão e acabou acertando, sem intenção, o rosto do comandado.

O ex-jogador termina seu relato dizendo que será triste o dia que Ferguson resolver se aposentar. “O próximo técnico do United terá que ter coragem, brio”, disse.

Dica para brecar o Barça: tire os zagueiros

O Barcelona me intriga. Menos pela técnica dos seus jogadores, menos pela escola, menos pela posse de bola. Mais pelo desenho tático. É um desafio para qualquer comentarista entender o Barça, que acaba de bater o Porto em mais uma final europeia e de estrear com vitória no Campeonato Espanhol, sobre o Villareal, no Camp Nou.

Nesta partida, o time de Guardiola atuou sem nenhum zagueiro de origem. Os três da defesa eram: Mascherano e Busquets (dois volantes) e Abidal (um lateral esquerdo).

Mas o que mais me impressiona neste Barça não é nem o desapego por defensores tradicionais. Também não é a sincronia mágica entre Xavi e Iniesta.

É o fator Messi.

Não o talento genial e indiscutível do baixinho argentino. E sim seu posicionamento. Guardiola reinventou a roda posicionando Messi como 'centroavante'. Assim, ele está sempre perto do gol - virou um um goleador implacável. Assim, ele não precisa voltar para recompor a marcação. Assim, ele tem liberdade total para se movimentar. Assim, ele tira os zagueiros da área adversária, abrindo um rombo na marcação. Assim, ele permite a penetração dos meias brilhantes da equipe.

Desta forma, Messi fica imarcável. Um zagueiro, normalmente grande e pesado, não consegue acompanha-lo. Todo mundo sabe disso, mas é quase impossível evitar.

Mourinho esteve relativamente perto da solução, colocando Pepe entre os zagueiros e os volantes. Dificultou o trabalho de Xavi, Iniesta e companhia, mas sobrou Messi...

Depois de matutar muito (ver a maior dupla de zaga do mundo, Ferdinand e Vidic, fracassar) e discutir ideias com quem entende do riscado, cheguei a uma conclusão meio maluca: a melhor forma de parar o Barcelona de Messi é enfrenta-los sem zagueiros. Sim. Isso mesmo. Nada de beques! O Barça não faz quase nada pelo alto mesmo...

O ideal seria pegar o Barça com quatro defensores atrás, mas todos leves, ágeis e bons marcadores. Três outros bons marcadores na linha do meio... Algo como sete volantes (hahahaha). Falo sério. Os outros três? Teriam de ser sensacionais, tipo Neymar, Ganso e, talvez, Borges.

Pensei no Santos e num possível duelo no Mundial de Clubes? Sim. Aí, a minha 'dica' de escalação ao Muricy (tomara que ele não leia...), sem Edu Dracena e Durval (tadinho dos dois com o Messi...). Rafael, Pará, Henrique, Adriano e Léo; Arouca, Denilo e Elano; Ganso; Neymar e Borges. Que tal, Muricy?

Fabiana Murer conquista ouro, faz história e unifica títulos mundiais

Fabiana Murer fez história nesta terça-feira em Daegu, na Coreia do Sul. A brasileira não só venceu a disputa do salto com vara como tornou-se a primeira atleta do país a conquistar a medalha de ouro em um Mundial de Atletismo e, de quebra, ainda unificou os títulos de pista descoberta e indoor, já que também foi a melhor no Mundial deste estilo em Doha, no Catar, em 2010.

É também a primeira vez que uma atleta brasileira mulher fica com uma medalha na história dos Mundiais de Atletismo. Junto com os outros homens que já alcançaram o feito, Murer passa a ser a nona medalhista do país.

Murer superou a atual bicampeã olímpica Ielena Isinbayeva e a alemã Martina Strutz no salto com vara ao vencer a marca de 4m85, recorde sul-americano. Já com o ouro garantido após as falhas de Strutz nas tentativas de 4m85 e 4m90, a brasileira ainda tentou superar as marcas de 4m90 e 4m92, mas acabou não conseguindo completá-los. 

O número quebrado de 4m92 explica-se: o objetivo era cravar a melhor marca do ano na modalidade. Strutz, com 4m80, ficou com a prata, enquanto a russa Svetlana Feofanova saltou 4m75 e garantiu o bronze.   

"Realmente, é uma conquista muito grande mesmo juntar esses dois títulos. A Fabiana é uma campeã realmente, se esforçou, realmentre, esteve sempre tranquila, sem muita firula foi lá e acabou ganhando e fazendo o trabalho dela", comemorou o técnico de Murer, Elson Miranda, em entrevista ao canal "SporTV".

A bicampeã olímpica e musa Ielena Isinbayeva não conseguiu um bom rendimento, só passou nos 4m65 e acabou ficando sem medalha. A russa, que voltou a competir este ano após uma pausa para reavaliar a carreira, não quis tentar os 4m70 após falhar na primeira tentativa e foi direto para os 4m80, mas também não obteve sucesso.  

Veja a lista de medalhistas brasileiros na história dos Mundiais de Atletismo:

Helsinque, 1983 - Joaquim Cruz, bronze, 800m
Roma, 1987 - Zequinha Barbosa, bronze, 800m
Tóquio, 1991 - Zequinha Barbosa, prata, 800m
Gotemburgo, 1995 - Luiz Antonio dos Santos, bronze, maratona
Atenas, 1997 - Claudinei Quirino, bronze, 200m
Sevilha, 1999 - Claudinei Quirino, prata, 200m; Sanderlei Parrela, prata, 400m, Raphael de Oliveira, Claudinei Quirino, Édson Luciano e André Domingos, bronze, revezamento 4x100m
Saint-Denis, 2003 - Vicente Lenilson, Édson Luciano, André Domingos e Cláudio Roberto Souza, prata, revezamento 4x100m
Osaka, 2007 - Jadel Gregório, prata, salto triplo


undefined
Campeã, Fabiana Murer acena para o público após um de seus saltos em Daegu
Crédito da imagem: Reuters

A maior porcaria do mundo

Quem gosta de futebol tem prazer em assistir a um jogo do Barcelona ou do Real Madrid. Quem não gosta de ver as jogadas de Messi, Xavi, Fàbregas, Cristiano Ronaldo, Özil e cia?

Por outro lado, vale a pena uma liga em que dois times são espetaculares e os demais não são capazes de fazer frente?

O Real Madrid goleou o Zaragoza por 6 a 0. Adversário fraco, resultado até certo ponto esperado. O que aconteceu nesta segunda, porém, chama a atenção.

O Barcelona tinha apenas dois defensores disponíveis para a partida (Abidal e Fontàs), escalou um 3-4-3 nunca testado em jogos oficiais, permitiu-se deixar Xavi e Villa no banco... e goleou por 5 a 0 o Villarreal, que, como os blaugranas, está na Champions League.

O abismo técnico e econômico entre os dois gigantes e o restante de La Liga contribui para minar rapidamente o interesse do torcedor - e, por que não dizer, dos outros 18 times envolvidos.

O colega Ubiratan Leal, neste texto publicado no Balípodo, expõe alguma das razões para o status quo: país em recessão, fuga de patrocinadores, queda brusca nas receitas.

Algo que só vale para os "mortais", já que Barcelona e Real Madrid desfrutam de suas históricas benesses na relação com o poder público, aumentando dívidas que são sempre equacionadas da forma mais favorável possível.

Além disso, a liga ainda decidiu cobrar das rádios direitos de transmissão das partidas, prejudicando um serviço básico. A cobrança dificilmente melhoraria de forma significativa a vida dos clubes - a dos pequenos, claro.

A repercussão dos jogos da primeira rodada incluiu declarações fortes de dois presidentes: José Maria Del Nido, do Sevilla, e Fernando Roig, do Villarreal. Vale ler e refletir.

Del Nido

"Por Deus, há algum torcedor que não diga que a liga está prostituída, adulterada, corrompida? As receitas com o rádio são uma migalha que faz com que os grandes fiquem maiores e os outros menores".

"Nossa liga não é a maior porcaria da Europa, mas do mundo. É uma liga terceiromundista, na qual dois clubes tiram o dinheiro da televisão dos demais competidores".

"Eu gostaria de saber o número de telespectadores que continuaram no Zaragoza x Real Madrid aos 30 minutos do segundo tempo. Os patrocinadores deveriam ver isso. A Coca Cola não deveria pagar por um jogo em que o resultado está definido".

"Estamos desprestigiando a liga espanhola. A realidade é que, para seguir engordando a diferença entre os grandes e o resto, tomaram uma medida ruim: cobrar das rádios".

"Para os clubes, a quantia que se pede das rádios é insignificante. Por isso, é vergonhoso. O rádio é parte do espetáculo. O adulto ou a criança que ouve o jogo no rádio também faz parte disso. O futebol tem de viver com o rádio".

(fonte: EFE)

Roig

"Essa é a liga que vocês querem. Eu vendo jogadores para equilibrar meu orçamento, mas outros pedem crédito e conseguem".

"Se vocês querem uma liga de dois jogos, então serão apenas dois jogos, mas isso não é bom para o futebol. Dou três ou quatro anos: ou isso muda ou matamos o futebol espanhol".

"Tivemos ofertas por Rossi e Nilmar, mas as saídas deles enfraqueceriam o time. As diferenças econômicas levam a isso".

(fonte: Goal.com)

Sharapova leva susto, mas escapa de vexame e vence estreia no US Open

Minutos depois de ver a atual campeã de Wimbledon, Petra Kivtova, ser surpreendida e cair logo na primeira rodada do US Open, Maria Sharapova, finalista na grama britânica, quase passou pelo mesmo. Porém, a russa escapou de um vexame e avançou à segunda rodada do Grand Slam norte-americano.

Sharapova sofreu, mas passou pela britânica Heather Watson, número 102 do ranking da WTA aos 19 anos, de virada por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 7-5, 6-3, em pouco mais de 2h30min de jogo.

A russa, que jamais havia perdido na sua estreia do US Open em sete participações, começou tendo seu saque quebrado pela britânica logo no começo do jogo. E, surpreendentemente, manteve o nível elevado de seu jogo, fechando a parcial em 6-3.

A situação ficou pior para a russa quando Watson abriu o segundo set com uma quebra de serviço em cima de Sharapova. Mas a musa se recuperou e venceu o set por 7-5.

No terceiro set, Sharapova começou a encaixar melhor seus golpes e logo quebrou o serviço da adversária. Watson sucumbiu ao jogo da adversária e não resistiu à Sharapova, que fechou a partida e se livrou do susto.

Sharapova não esteve no seu melhor nível nesta tarde. A russa cometeu 58 erros não forçados na partida e fez oito duplas faltas ao longo do duelo. Campeã do US Open de 2006, a russa enfrenta na segunda rodada a vencedora do confronto entre a tailandesa Noppawan Lertcheewakarn e a bielorrussa Anastasiya Yakimova.

Sharapova sofreu, mas avançou à segunda rodada
Sharapova sofreu, mas avançou à segunda rodada
Crédito da imagem: Reuters

Após levar goleada, Arsenal está perto de acerto com André Santos e busca mais reforços

A humilhante goleada sofrida para o Manchester United, por 8 a 2, no domingo, agitou a diretoria do Arsenal na busca para fortalecer a equipe. O primeiro reforço a ser anunciado deve ser o lateral-esquerdo brasileiro André Santos, do Fenerbahce. O acordo está próximo, e os valores giram em torno de 6 milhões de libras esterlinas.

A provável chegada de André Santos, de 28 anos, é esperada como uma solução para a posição no Arsenal, que está carente desde a ida de Gael Clichy para o Manchester City. O ex-lateral do Corinthians, que deixou de ser convocado por Mano Menezes para a seleção brasileira após uma falha no amistoso com a Alemanha, fez dez gols em 52 partidas pelo clube turco. A expectativa dos ingleses é que o brasileiro também demonstre força na parte defensiva.

Mas o técnico Arsene Wenger ainda busca mais jogadores antes do fechamento da janela de transferência na Inglaterra, que acontece nesta quarta-feira, dia 31 de agosto. Além de um lateral esquerdo, um zagueiro central, um meia armador e um atacante são as prioridades do clube.

Com as vendas de Cesc Fábregas e Samir Nasri, por valores superiores a 60 milhões de euros, o Arsenal está com dinheiro em caixa e disposto a investir. Ciente de que precisa de uma equipe com mais experiência, o clube está em busca de jogadores com idade próxima dos 30 anos, mundando um pouco a política de investir apenas em jovens.

Para o ataque, o israelense, Yossi Benayon, do Chelsea, e o sul-coreano Park Chu-Yong, do Mônaco, são as principais opções de Wenger. Outro brasileiro também está na mira do treinador francês: o zagueiro Alex, do Chelsea, que estaria interessado na transferência para ter mais oportunidades de atuar no time titular.

A grande contratação cobiçada pelo Arsenal é a do meia alemão Mario Goetze, de 19 anos, mas o Borussia Dortmund já rejeitou uma proposta de 35 milhões de euros pela sua maior promessa. Com isso, Marvin Martin, do Sochaux, e Yann M'Vila, do Rennes, são as outras opções para a posição.

Thiago Neves treina, mas Luxemburgo não sabe se escala contra o Avaí

O treinamento desta segunda-feira contou com a presença do meia Thiago Neves, que participou normalmente do trabalho feito pelos jogadores que não participaram do clássico contra o Vasco. No entanto, o técnico Vanderlei Luxemburgo não adiantou se o jogador vai voltar contra o Avaí, nesta quarta-feira, em Florianópolis.

A delegação do Flamengo viaja ainda nesta segunda-feira para a capital catarinense e vai buscar a vitória, objetivo não alcançado nas últimas quatro rodadas. Para o goleiro Felipe, os rubro-negros precisam mudar rapidamente este panorama para não perder posições na classificação.

"Se você quiser ser campeão não pode ficar sem pontuar. Estamos há quatro rodadas sem vencer e temos que reverter esta situação. Os clubes que estavam atrás da gente agora estão bem perto. Temos condição de chegar e conquistar a vitória contra o Avaí", declarou.

Para este confronto, Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com os zagueiros Wellinton, suspenso, e Alex Silva, lesionado. Além deles, o lateral-esquerdo Júnior César, tembém suspenso, não encara o Avaí. A tendência é a de que a zaga seja formada por David Bráz e Ronaldo Angelim, enquanto Rodrigo Alvim será escalado na lateral.

Neymar toma liderança de Ronaldinho Gaúcho no Prêmio Bola de Prata

Neymar não anotou gol e viu seu companheiro Paulo Henrique Ganso ser o protagonista do Santos no empate por 1 a 1 contra o São Paulo, no domingo. No entanto, o clássico serviu para o atacante atingir o número de jogos necessários, ultrapassar Ronaldinho Gaúcho e assumir a liderança geral do Prêmio Bola de Prata Placar ESPN. Hoje, ele seria o Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro.

Agora com oito partidas disputadas e após seu desempenho diante do rival paulista, o jogador atingiu a média de 6,75 pontos contra 6,62 do meia do Flamengo. Mais uma vez decisivo na vitória do Cruzeiro, o argentino Montillo soma 6,42 em 19 aparições e aparece na terceira posição, seguido pelo volante do São Paulo Casemiro (6,33), com nove partidas, e o atacante do Internacional Leandro Damião (6,32), que foi a campo em 17 oportunidades.

A parceria entre a revista Placar e os canais ESPN para a entrega do tradicional prêmio Bola de Prata do Campeonato Brasileiro segue na edição 2011. Durante a disputa, um corpo de jurados acompanha e atribui notas a todos os jogadores envolvidos nas partidas rodada a rodada.

Ao final do torneio nacional, os 11 atletas de maiores médias serão escolhidos como os campeões de sua posição e serão agraciados com um troféu Bola de Prata. Já o de melhor desempenho entre todos receberá a maior honraria, a Bola de Ouro.

Para a análise, o Prêmio Bola de Prata Placar ESPN parte do princípio do esquema tático clássico, o 4-4-2, avaliando sempre as posições de goleiro, dois zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois meias e dois atacantes.

Veja lista, por posição, dos melhores jogadores do Brasileiro na disputa pelo Prêmio Bola de Prata:
Bola de Ouro - Melhor jogador no geral
Neymar, atacante do Santos - Nota: 6,75 - Jogos: 8 
Ronaldinho Gaúcho, meia do Flamengo - Nota: 6,62 - Jogos: 17
Montillo, meia do Cruzeiro - Nota: 6,42 - Jogos: 19
Casemiro, volante do São Paulo - Nota: 6,33 - Jogos: 9
Leandro Damião, atacante do Internacional - Nota: 6,32 - Jogos: 17

Neymar atingiu finalmente o mínimo de jogos necessários para figurar na Bola de Prata. Com isso, tomou de Ronaldinho Gaúcho a liderança da Bola de Ouro. Mas a disputa deve ser acirrada.


Bola de Prata - Melhor de cada posição

Goleiro
Marcos - Palmeiras - 6,17 - 15
Marcelo Lomba - Bahia - 6,06 - 18
Fernando Prass - Vasco - 6,03 - 19
Júlio César - Corinthians - 5,96 - 14
Diego - Ceará - 5,90 - 10

Marcos ampliou a distância para Marcelo Lomba, do Bahia, depois da derrota dos baianos para o Ceará por 3 a 0. Diego, do Ceará, agora é o quinto, no lugar de Edson Bastos, do Coritiba.

Lateral-direito
Mário Fernandes - Grêmio - 5,89 - 14
Cicinho - Palmeiras - 5,79 - 14
Bruno - Figueirense - 5,77 - 15
Mariano - Fluminense - 5,72 - 18
Lucas - Botafogo - 5,72 - 9

Mário Fernandes aumentou a média e a distância para o palmeirense Cicinho, que não jogou o clássico contra o Corinthians. Lucas, do Botafogo, toma a quinta posição de Léo Moura, do Flamengo.

Zagueiro
Dedé - Vasco - 6,18 - 14
Rodholfo - São Paulo - 6,08 - 12
Ânderson Martins - Vasco - 6,07 - 14
Chicão - Corinthians - 5,93 - 15
Antônio Carlos - Botafogo - 5,78 - 18

O vascaíno Ânderson Martins, mesmo sem jogar, está a apenas a um centésimo do são-paulino Rodholfo. Dedé, colega de Ânderson na zaga do Vasco, ainda é o líder absoluto.

Lateral-esquerdo
Egídio - Ceará - 5,94 - 9
Cortês - Botafogo - 5,88 - 12
Juninho - Figueirense - 5,79 - 18
Fábio Santos - Corinthians - 5,73 - 13
Gabriel Silva - Palmeiras - 5,69 - 8

A posição ainda é do regular Egídio, do Ceará, outro que não jogou a 19ª rodada. Cortês, do Botafogo, mesmo com uma nota inferior à das últimas rodadas, se manteve na segunda colocação.

Volante

Casemiro - São Paulo - 6,33 - 9
Paulinho Corinthians - 6,28 - 18
Marcos Assunção - Palmeiras - 6,25 - 18
Ralf - Corinthians - 6,08 - 18
Willians - Flamengo - 6,06 - 17

Casemiro voltou a jogar e sua média caiu, mas não o suficiente para tirá-lo da lista dos melhores volantes do país. Paulinho, do Corinthians, agora é acompanhado de perto pelo palmeirense Marcos Assunção.

Meia
Ronaldinho Gaúcho - Flamengo - 6,62 - 17
Montillo - Cruzeiro - 6,42 - 19
Elkeson - Botafogo - 6,24 - 17
Oscar - Internacional - 6,17 - 9
Lucas - São Paulo - 6,12 - 13

Outro grande exibição do argentino Montillo no clássico Cruzeiro x Atlético assegurou-lhe a segunda vaga de meia no Bola de Prata. Ronaldinho Gaúcho é o líder, mas Elkeson, com constantes boas exibições, já assusta.

Atacante

Neymar - Santos - 6,75 - 8
Leandro Damião - Internacional - 6,32 - 17
Borges - Santos - 6,19 - 16
Liédson - Corinthians - 6,18 - 14
Dagoberto - São Paulo - 5,97 - 17

Nova dupla de ataque: Neymar, vencedor do ano passado, tem a melhor média da posição, seguido por Leandro Damião. Logo atrás, os antigos titulares Borges e Liedson.

Lesão afasta Antônio Carlos do Botafogo por 3 semanas

O técnico Caio Júnior sofreu uma importante baixa para as próximas partidas do Botafogo no Brasileirão e na Copa Sul-Americana. O zagueiro Antônio Carlos sofreu uma lesão no clássico com o Fluminense, no sábado, e ficará afastado por três semanas.

O defensor, que deixou o campo com dores, sofreu um estiramento de grau dois no músculo posterior da coxa esquerda. Antônio Carlos desfalcará o time nas partidas contra Palmeiras, Santos, Ceará, Coritiba e Flamengo.

Sem o titular, Caio Júnior deverá lançar mão de Gustavo. "Fico triste por perder um companheiro como o Antônio Carlos, torço pela rápida recuperação. Agora, tenho essa oportunidade por trabalhar sério no dia a dia, procurando meu espaço. É um momento muito bom do Botafogo, espero corresponder e ajudar a continuar nessa sequência", afirmou o reserva.

"Venho construindo devagarzinho minha história no Botafogo. O respeito se constrói no dia a dia. Estou em busca de alcançar coisas maiores, como títulos e o objetivo de chegar à Libertadores", comentou, empolgado pela oportunidade na equipe titular.

Ricardo Gomes evolui bem após cirurgia, mas continua sedado

O resultado dos exames feitos pelo técnico Ricardo Gomes na tarde desta segunda-feira trouxe boas notícias sobre o estado do treinador. A recuperação apresentou alterações esperadas para o quadro do paciente. Segundo informa boletim do Hospital Pasteur, ele encontra-se estável, porém sedado, respirando sob auxílio de aparelhos.

O comandante cruzmaltino foi submetido a um eletroencefalograma, exame realizado para verificar as condições neurológicas de Gomes, que também se encontra com todas as suas funções orgânicas dentro da normalidade.

Ainda segundo os médicos, o pós-cirúrgico do paciente está evoluindo bem, sem apresentar intercorrências. No momento, não há previsão de novas intervenções cirúrgicas. Ainda é muito precoce para avaliação da possibilidade de sequelas.

Confira o restante do boletim, explicando o caso: No dia 28 à noite, Ricardo Gomes foi submetido a uma neurocirurgia para drenagem de hematoma cerebral e controle da hipertensão intracraniana. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado com sucesso pela equipe do neurocirurgião José Antonio Guasti e com o suporte clínico do médico Fábio Miranda. A tomografia computadorizada no pós-operatório imediato foi bastante satisfatória, mostrando que o hematoma foi totalmente removido e a pressão intracraniana está mantida sob controle.

Sofrendo, Abel admite sair se má fase seguir: 'Não sou refém de ninguém'

Depois do treinamento desta segunda-feira, o técnico Abel Braga falou sobre o seu momento no Fluminense, que atualmente ocupa apenas a 11ª posição do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos, dez de distância do G-4 e sete da zona de rebaixamento.

O treinador foi enfático e até admitiu sua saída em caso de novos insucessos, se dizendo tranquilo e lembrando que muitos profissionais se recusaram a trabalhar no clube das Laranjeiras após a saída de Muricy Ramalho.

"Quando a diretoria me procurou na Arábia eu avisei que cumpriria meu contrato até o fim. Mas eles (diretoria do Fluminense) tinham todo o direito de romper a palavra, caso a pressão se tornasse muito grande por causa dos resultados. Mas o que me deixou surpreso foi que independentemente da palavra que eu dei, eles me disseram que tinham procurado por cinco treinadores e todos tinham dito não ao clube. O que me deixou abismado. Como cinco treinadores recusam um clube como o Fluminense?", questionou Abel.

Sofrendo, Abel admitiu sair se má fase seguir: 'Não sou refém de ninguém'
Sofrendo, Abel admitiu sair se má fase seguir: 'Não sou refém de ninguém'
Crédito da imagem: Agência Estado

Desde a quarta rodada como técnico do Tricolor, quando foi derrotado por 2 a 0 pelo Corinthians, Abel acumula mais oito derrotas, seis vitórias e um empate, resultando em um aproveitamento inferior a 40% no comando da equipe.

Abel sabe que se a má fase continuar sua situação pode ficar insustentável. "Perdi minhas férias e estou aqui sofrendo. Mas assim como o Fluminense aguarda por resultados até determinado ponto, eu também só vou sofrer até determinado ponto. Não sou refém de ninguém", disparou o técnico.

No último sábado a equipe, como mandante, foi derrotada por 2 a 1 pelo Botafogo, no Engenhão, e volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Morumbi, contra o São Paulo, para tentar se livrar da situação incômoda na tabela.

As impressões do UFC Rio

Passada a euforia pela grande noite do UFC Rio, e também pela quantidade de trabalhos que tivemos nas horas seguintes, vamos conversar um pouco mais sobre tudo que aconteceu na noite do dia 27 de agosto, na HSBC Arena.

(Vem post longo por ai...)

Minotauro


O ponto alto, na opinião deste blogueiro, foi a vitória de Rodrigo Minotauro diante de Brendan Schaub. Não que o americano fosse um bicho papão, mas é fato que Minotauro vinha de três cirurgias, um ano e meio sem lutar, e quatro ou cinco meses antes do combate ainda andava de muletas. Seu adversário vinha com uma boa sequencia de vitórias, e sabia que um triunfo diante do brasileiro era o que ele precisava para subir degraus na divisão de pesados. Todos que torciam por Minota estavam apreensivos, porém torcendo por mais uma grande apresentação do lutador baiano.

Ainda longe de sua forma ideal, Minotauro “contrariou” a campanha feita pelo twitter, #finalizaMinotauro, e acabou nocauteando Schaub. O ginásio veio abaixo. Foi mais um capítulo de superação deste grande ídolo brasileiro.

A luta de Anderson Silva foi até chamada de marmelada por quem não acompanha o esporte, tamanha a superioridade do campeão dos médios. Okami pode não ter o nível de caras como Vitor Belfort e Chael Sonnen, mas mereceu a condição de desafiante ao cinturão, pois faz uma bela campanha no evento. Anderson usa táticas que somente um gênio como ele tem condições de utilizar durante uma luta: abaixa a guarda, aplica knocdown com apenas um jab, acua seu adversário, deixando-o totalmente desesperado e sem saber o que fazer. A vitória, da maneira que foi, não surpreendeu ninguém. Ele é gênio, e ponto.

Anderson Silva

O retorno de Shogun também foi um grande show. Em forma, o ex-campeão dos meio-pesados fez seu jogo de sempre, o que o torna um adversário perigoso para qualquer um. Agressivo, versátil e inteligente, Shogun não chegou ao topo por acaso, e eu acredito que ele é um dos caras para baterem Jon Jones.

A luta de Paulo Thiago foi um show a parte. Definitivamente, os brasileiros adotaram os soldados do BOPE como uma espécie de heróis. Claro que algumas condutas demonstradas nos filmes “Tropa de Elite” são reprováveis, mas a figura do Capitão Nascimento e seus comandados ganharam a simpatia de uma população que há tempos chega até a temer a polícia em algumas regiões do país. Dito isso, Paulo entrou com a trilha sonora do filme e o que aconteceu naquele ginásio foi incrível. Torcedores pulando e cantando a música na hora da entrada de um atleta nunca aconteceu antes. O ginásio tremia. Durante a luta, bordões do filme e até o refrão da música eram gritados. Paulo não fez uma apresentação de gala. Ele vinha de duas derrotas e parece ter sentido o gás, mas valeu o show.

Paulo Thiago

As vitórias de Edson Jr, em excelente atuação; de Thiago Tavares, brilhante contra um atleta duríssimo; de Rousimar Toquinho, em uma luta excelente e atípica; além da estréia do promissor Erick Silva, foram combates dignos de nota.

No entanto, acho que faltou mais vontade de alguns lutadores, mais demonstrações de quererem agarrar uma chance de ficar no UFC. Isso pareceu claro para mim nas lutas de Raphael Assunção vs Johnny Eduardo e Yuri Marajó vs Felipe Sertanejo. Mas, se todos eles tiverem uma nova chance, acredito que possam render mais.

Coube a Luis Banha a única derrota brasileira na noite, mas ele é um atleta querido pelos organizadores e terá uma nova chance.

Dana White gostou do barulho da torcida, disse que foi a melhor que já viu em seus 10 anos de UFC. Disse ainda que gostou tanto que gostaria de vir aqui toda semana.

A torcida deve melhorar seu comportamento “apenas” na falta de educação, já que copos de cervejas e até revistas foram arremessadas em direção ao octagon. Não considero os gritos de “Uh, vai morrer!” como uma apologia ao crime, é apenas uma manifestação de torcedores mesmo.

A mistura de futebol com o MMA ainda deve ser amadurecida, pois chega a ser constrangedor um atleta brasileiro ser provocado por sua própria torcida, já que ela não torce pelo mesmo time de futebol. Acredito que o Brasil ainda não esteja pronto para esta mistura, será uma tarefa para os próprios atletas conscientizarem seus torcedores, como Anderson vem tentando fazer, de que o importante é a torcida pelo Brasil.

A transmissão do UFC Rio rendeu a liderança de audiência à tevê que o transmitiu em rede aberta durante a luta do Anderson, chegando a maior audiência de sua história.

Mauricio Shogun

Novos patrocinadores desembarcando no país e investindo no esporte mostram que o MMA é um nicho que deve ser bem explorado. E se brasileiro gosta apenas de esportes onde temos campeões, então vão torcer durante muito tempo para os nossos lutadores, já que somos uma verdadeira fábrica de talentos.

Aqueles que não gostam ou desdenham do MMA, que se sintam a vontade para continuar demonstrando isso, pois estamos em uma democracia, onde a liberdade de expressão é um de nossos direitos mais importantes. O que seria do verde se todos gostassem do amarelo? Uma pena é que muitos pecam na falta de educação para criticarem. Sejam inteligentes, demonstrem sua aversão ao MMA, mas com inteligência e com argumentos. Um jornalista conhecido, que eu já admirava, ganhou ainda mais admiração de minha parte quando, há alguns meses, disse que não gostava, mas de uma forma totalmente respeitosa.

Tive a oportunidade de cobrir centenas de eventos nestes 10 anos que trabalho com o esporte, e jamais alguma cobertura mexeu tanto comigo quanto o UFC Rio. Amigos treinadores, jornalistas e lutadores disseram o mesmo. Foi uma noite especial.

Para terminar, gostaria que os fãs de esportes que estiveram na HSBC Arena comentassem o que presenciaram, contando histórias próprias, e aqueles que assistiram em casa, que continuassem suas análises, como fizeram no post anterior.

Aqui no blog e no meu twitter (http://twitter.com/gvenga)

Até a próxima!

P.S: Vale destacar a excelente cobertura feita pelo ESPN.com.br, que mandou uma equipe aqui para o RJ para cobrir o show. Ficaram a semana inteira e deram um verdadeiro show. Vale acompanhar na nossa página aqui no site, no ESPN.com.br/lutas

VÍDEO: Com novo show, Barcelona goleia Villarreal em sua estreia no Espanhol

Em sua estreia no Campeonato Espanhol, em jogo válido pela segunda rodada, no Camp Nou, o Barcelona não deu chances ao Villarreal e goleou por 5 a 0, com grande atuação coletiva. Mesmo com Xavi e David Villa no banco e sem Piqué, Puyol, Daniel Alves e Adriano, o time de Josep Guardiola manteve o alto nível no ataque.

Para variar, Lionel Messi foi o nome com dois gols e passes preciosos. Além disso, Fábregas atuou pela primeira vez como titular no Camp Nou e também deixou sua marca. Thiago Alcântara foi quem abriu o placar em boa jogada individual, enquanto o chileno Alexis Sanchéz finalmente desencantou e balançou as redes de Diego López.

Assim, o Barça não fica atrás do Real Madrid, que no último domingo passeou sobre o Zaragoza por 6 a 0 fora de casa. Na próxima rodada, neste fim de semana, o clube catalão visita o Real Sociedad, enquanto o Villarreal tenta se recuperar diante do Sevilla em casa.


Clique no player para assistir aos gols da partida!
O jogo

Mesmo com muitos desfalques, o Barcelona começou o duelo pressionando o Villarreal, perdendo boas chances em chute de Pedro e uma cabeçada na trave de Busquets. O placar só foi aberto, porém, aos 24 minutos: em jogada individual, Thiago Alcântara carregou a bola e, sem ser marcado, chutou na entrada da área, de esquerda.

A equipe de Marcos Senna e Nilmar poderia ter empatado se a arbitragem tivesse dado vantagem ao invés de parar o lance após uma falta de Mascherano sobre Nilmar; e quem se aproveitou foi o Barça, que ampliou aos 44 depois de passe preciso de Messi para Fábregas, que driblou o goleiro Diego López e fez seu primeiro gol no estádio catalão.

E logo com 1 minuto da etapa final, o Barcelona chegou ao terceiro com o chileno Alexis Sanchéz, que recebeu assistência pelo alto de Thiago Alcântara e tocou na saída do arqueiro do Villarreal. Quatro minutos depois, Messi transformou a goleada em vitória depois de tabela entre Iniesta e Fábregas e passe do ex-jogador do Arsenal.

Aos 29, o argentino começou a jogada, tocou para Thiago na ponta direita e recebeu livre na pequena área para fazer 5 a 0 e decretar o resultado final no Camp Nou.

Casillas desmente problema com Mourinho: 'Tenho boas relações com ele, sempre o defendi'

O goleiro Iker Casillas veio a público para se defender das acusações da imprensa espanhola, que noticiou na última semana que ele estava em atrito com o técnico José Mourinho. Nesta segunda, o jogador merengue concedeu uma entrevista em Nevalacruz, terra de seus pais, e garantiu que se dá bem com o comandante, lembrando que sempre defendeu o português publicamente.

"Estão saindo notícias demais e não gosto de estar na boca de todos pelas opiniões que possa gerar minha relação com Mourinho. Tenho uma boa relação com ele e sempre lhe defendi publicamente. Entendo também que não tinha Liga, que tinha que ter notícias... mas nada mais", disse Casillas.

“Não tem nenhum problema com ele; discordo dele em algumas coisas, futebolísticas ou pessoais, mas sempre a partir de uma boa relação. Mas estas diferenças que não tiram nada do contexto, porque estamos em um momento em que estamos ficando loucos. Tive enfrentamentos com ele como qualquer outro jogador da equipe, em piada ou não, mas daí a ter uma má relação é totalmente falso", completou.

As notícias sobre um possível atrito entre os dois surgiram na última semana, quando Mourinho deixou Casillas no banco em torneio amistoso contra o Galatassaray em não o utilizou em nenhum momento da partida. O goleiro nega que tenha ficado cheteado por conta disso.
Casillas desmentiu ter problema com Mourinho: 'Tenho boas relações com ele, sempre o defendi'
Casillas desmentiu ter problema com Mourinho: Sempre o defendi'
Crédito da imagem: Reuters

"No futebol de hoje em dia, e mais ainda no Real Madrid, qualquer pessoa que se considere intocável acabará mal. Se um jogador deste elenco acreditar-se intocável, seu futuro pode ser bastante obscuro", disse.

Segundo a imprensa, Mourinho não teria gostado de Casillas ter ligado para os rivais Xavi e Puyol, mas o próprio português desmentiu a informação. O goleiro preferiu não comentar sobre a conversa, que, segundo ele, só tem a ver com os três jogadores.

"Quero deixar claro que eu não sou o líder de nada. O que tinha que falar com Xavi e Puyol, já falei. E na seleção falaremos mais, mas não sou o mentor de nenhuma cena e às vezes fico surpreso com algumas notícias", disse.

"Ninguém sabe muito bem o que falei com eles. Tudo são especulações e boatos. O que falei com Xavi e Puyol é algo que fica entre nós e que a ninguém deve importar, só a nós que somos os três capitães da seleção espanhola", completou.

VIDEOBLOG: Tenho razões para torcer pelo Arsenal, mas Wenger já deu o que tinha que dar!

Quando eu escolhi o Arsenal para torcer, tive alguns motivos. Primeiro, é que meu filho é torcedor do clube inglês, e a paixão de um filho por um clube te contagia. Segundo, porque o time possui as mesmas cores do América. E terceiro, era uma maneira de eu afugentar minhas mágoas em relação à minha equipe do Rio de Janeiro.

Então, vem a derrota de domingo para o Manchester United, por 8 a 2. Aconteceu tanta coisa nesse jogo que eu fico sem entender. Primeiro, o time estava de azul, sendo que suas cores são vermelho e branco. É uma vergonha.

Segundo, tomou de oito, e o que eu não entendo é o fato de o Arsenal ter jogado sem sete titulares, vários no departamento médico. Além disso, venderam o Nasri para um rival. Tem que botar para fora o Arsene Wenger. Chega, já deu o que tinha que dar!



Clique no player acima para assistir ao videoblog desta segunda-feira!
|

Como é bom sonhar! O que essas nove "zebras" precisam fazer para chegar ao título da NFL

A temporada está prestes a começar, e o torcedor está otimista. Ele acredita e sonha que esse pode ser o ano do título. Se fulano jogar bem, sicrano não se machucar e beltrano lançar para 4000 jardas, aí sim, temos uma chance!! É assim que o mais fanático pensa! Tá certo! É bom sonhar, ter fé. Precisamos acreditar e apoiar nosso time. Esse é o papel do fã.

Todo ano os experts fazem suas previsões. Torcedores adoram prestar atenção pra saber onde que seu time fica na conversa. Esse ano, eu coloquei Patriots, Jets, Colts, Chargers, Steelers e Ravens nos playoffs na AFC. Na NFC, minhas previsões são Eagles, Cowboys, Rams, Packers, Saints e Falcons. Mas, todo ano há zebras, e é claro que nem tudo está perdido para os outros times da liga. Acredito que existem 9 times, além dos que cotei para chegarem aos playoffs, que podem incomodar. Se as estrelas se alinharem, o sonho de levantar o troféu em fevereiro pode se tornar uma realidade!

Para Panthers, Bills, Jaguars, Titans, Bengals, Browns, Raiders, Redskins, 49ers, Broncos e Seahawks, eu diria que a única chance de Super Bowl seria com a presença de Jesus Cristo como Free Safety. Como a chance disso acontecer é pequena, eles estão descartados da conversa. Na primeira parte da nossa brincadeira, vamos dar uma olhada em 3 dos 9 times que podem "chocar o mundo" em 2011. O que aconteceria, num mundo perfeito, para esses times saírem vitoriosos do Lucas Oil Stadium em fevereiro?


9. Detroit Lions

Pela primeira vez em muito tempo, o torcedor começa a acreditar que esse pode ser o ano. O quarterback, Matthew Stafford, finalmente não se machuca e participa dos 16 jogos. A primeira escolha do draft de 2009, começa a lembrar Kurt Warner. Calvin Johnson (que agora deixa bem claro que é o melhor wide receiver da NFL), o tight end Brandon Pettigrew, Nate Burleson e o calouro, Titus Young, formam um quarteto sensacional. Quando não há ninguém livre nos passes mais profundos, o running back Jahvid Best é uma arma secreta nos lançamentos mais curtos. Best termina a temporada com 60 recepções, além de correr para 1000 jardas. Matthew Stafford é candidato à MVP e lança para 30 TDs e apenas 12 interceptações.

Defensivamente, ninguém corre contra a linha defensiva dos Lions, que agora tem um novo apelido: "Burger Kings". Ndamukong Suh, Nick Fairley e Corey Williams formam uma parede de carne e lembram os Bears de 1985. Esse trio combina para 17 sacks e vira o maior pesadelo dos oponentes. Num jogo contra os Bears, Jay Cutler, não aparece no estádio. Ele decidi passar o final de semana em Cancún ao invés de enfrentar a ira dos Lions. A secundária não é das melhores mas joga sobe menos pressão por causa do excepcional desempenho da linha defensiva. A caminhada ao Super Bowl começa com uma vitória em cima do Green Bay Packers por 31 a 13. Aaron Rodgers sai mancado enquanto Matthew Stafford dá entrevistas com seu novo boné que diz: Lions, NFC Conference Champions 2011!

Matthew Stafford
Matthew Stafford
Crédito da imagem: Reuters



8. New York Giants

A contusão de Terrell Thomas é a melhor coisa que poderia ter acontecido. Aaron Ross se torna um dos melhores cornerbacks da NFL e Prince Amukamara, a primeira escolha do time no último draft, retorna duas interceptações para touchdown em apenas 8 jogos. Irritadíssimo com sua situação contratual, Osi Umenyiora, decidi descontar sua ira nos quarterbacks adversários. O trio de Justin Tuck, Osi, e Jason Pierre-Paul é o equivalente a um monstro de três cabeças. Nova York volta no tempo e lembra a defesa de 2007. Sacks, sacks, sacks…são 55 no total, melhor marca da NFL. Os Giants colocam tanta pressão no quarterback, que o Ross é pego coçando a panturrilha durante uma jogada e mesmo assim o quarterback adversário não consegue lançar para seu receiver, que estava sozinho na end zone. Ross pede desculpas ao técnico, Tom Coughlin, que dá risadas e pede para seu CB ficar um pouco mais atento da próxima vez.

Eli Manning tem sua melhor temporada como profissional. Quem precisa de Steve Smith quando Hakeem Nicks e Mario Manningham combinam para 2.500 jardas e 16 touchdowns? As preocupações com as saídas de Shaun O'Hara e Rich Seubert, dois bons jogadores da linha ofensiva nos últimos anos, se dissipam rapidamente com o trabalho ótimo do novo center David Baas. Enquanto Eli Manning aproveita que sempre tem tempo pra lançar a bola, Ahmad Bradshaw e Brandon Jacobs não desperdiçam os buracos abertos pela grande linha ofensiva dos Giants. Bradshaw (sete fumbles no ano passado) corre para 1.350 jardas e sofre apenas 2 fumbles. O trenzinho, Brandon Jacobs, soma 800 jardas e 14 touchdowns. Um ano depois de liderar a NFL em interceptações, Manning lança apenas 9. Ele termina com 32 touchdowns.

Depois de uma vitória em cima dos Eagles nos playoffs, Michael Vick é pego no vestiário falando que "nunca tinha visto uma linha defensiva correr tanto". Parabéns, Giants!

Osi Umenyiora derrubando Michael Vick
Osi Umenyiora derrubando Michael Vick
Crédito da imagem: Reuters



7. Tampa Bay Bucs

Em tampa só se encontra pôsteres do Josh Freeman. Ele começa a virar ídolo em Tampa e nos Estados Unidos. Josh recebe um convite de David Letterman para participar de seu programa de entrevistas e está na capa de várias revistas. Freeman, LeGarrette Blount e Kellen Winslow são apelidados de "Tripod" e formam a base do forte ataque dos Bucs. É difícil contrariar a opinião popular que diz que Winslow é o tight end mais talentoso da NFL. Com 84 recepções e 12 touchdowns, ele se torna o alvo favorito de Freeman. Em seu segundo ano na liga, Mike Williams não desaponta e recebe 4 passes de pelo menos 40 jardas para touchdown. Blount, mostra que sua temporada de calouro não foi nenhuma obra do acaso. Ele fica ainda mais forte em 2011 e corre para 1.200 jardas com 10 touchdowns. Josh Freeman é interceptado 10 vezes (4 a mais que no ano passado) pois arrisca mais. O aumento nos turnovers não preocupa Raheem Morris, pois os touchdowns estão vindo com bem mais freqüência. Freeman finaliza a temporada com uma linda performance em cima dos Falcons (3 TDs, 0 Int) e soma 33 TDs, 10 int nos 16 jogos. Os Bucs vencem a divisão com uma campanha de 12 vitórias e 4 derrotas.

Defensivamente, Gerald Mccoy (terceira escolha do último draft) amadurece. A jovem linha defensiva do Tampa, que também conta com os calouros Adrian Clayborn e Da'quan Bowers, funciona. Bowers participa dos 16 jogos depois de sofrer com contusões durante sua carreira na Universidade de Clemson. O calouro Mason Foster faz todo mundo esquecer da saída de Barrett Ruud. O linebacker é um dos lideres da liga em tackles e lembra um pouco o Patrick Willis dos 49ers. Aqib Talib é o "fator x" da defesa dos Bucs e termina com 7 interceptações. Os especialistas já começam a compará-lo com Darrelle Revis dos Jets. Nenhum time recebeu tantas contribuições de seus calouros como os Bucs em 2010. Agora, o time está mais maduro e não teme ninguém. Go Bucs!!

Josh Freeman
Josh Freeman
Crédito da imagem: Reuters




E você, acredita nesses três times??