terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fabiana Murer conquista ouro, faz história e unifica títulos mundiais

Fabiana Murer fez história nesta terça-feira em Daegu, na Coreia do Sul. A brasileira não só venceu a disputa do salto com vara como tornou-se a primeira atleta do país a conquistar a medalha de ouro em um Mundial de Atletismo e, de quebra, ainda unificou os títulos de pista descoberta e indoor, já que também foi a melhor no Mundial deste estilo em Doha, no Catar, em 2010.

É também a primeira vez que uma atleta brasileira mulher fica com uma medalha na história dos Mundiais de Atletismo. Junto com os outros homens que já alcançaram o feito, Murer passa a ser a nona medalhista do país.

Murer superou a atual bicampeã olímpica Ielena Isinbayeva e a alemã Martina Strutz no salto com vara ao vencer a marca de 4m85, recorde sul-americano. Já com o ouro garantido após as falhas de Strutz nas tentativas de 4m85 e 4m90, a brasileira ainda tentou superar as marcas de 4m90 e 4m92, mas acabou não conseguindo completá-los. 

O número quebrado de 4m92 explica-se: o objetivo era cravar a melhor marca do ano na modalidade. Strutz, com 4m80, ficou com a prata, enquanto a russa Svetlana Feofanova saltou 4m75 e garantiu o bronze.   

"Realmente, é uma conquista muito grande mesmo juntar esses dois títulos. A Fabiana é uma campeã realmente, se esforçou, realmentre, esteve sempre tranquila, sem muita firula foi lá e acabou ganhando e fazendo o trabalho dela", comemorou o técnico de Murer, Elson Miranda, em entrevista ao canal "SporTV".

A bicampeã olímpica e musa Ielena Isinbayeva não conseguiu um bom rendimento, só passou nos 4m65 e acabou ficando sem medalha. A russa, que voltou a competir este ano após uma pausa para reavaliar a carreira, não quis tentar os 4m70 após falhar na primeira tentativa e foi direto para os 4m80, mas também não obteve sucesso.  

Veja a lista de medalhistas brasileiros na história dos Mundiais de Atletismo:

Helsinque, 1983 - Joaquim Cruz, bronze, 800m
Roma, 1987 - Zequinha Barbosa, bronze, 800m
Tóquio, 1991 - Zequinha Barbosa, prata, 800m
Gotemburgo, 1995 - Luiz Antonio dos Santos, bronze, maratona
Atenas, 1997 - Claudinei Quirino, bronze, 200m
Sevilha, 1999 - Claudinei Quirino, prata, 200m; Sanderlei Parrela, prata, 400m, Raphael de Oliveira, Claudinei Quirino, Édson Luciano e André Domingos, bronze, revezamento 4x100m
Saint-Denis, 2003 - Vicente Lenilson, Édson Luciano, André Domingos e Cláudio Roberto Souza, prata, revezamento 4x100m
Osaka, 2007 - Jadel Gregório, prata, salto triplo


undefined
Campeã, Fabiana Murer acena para o público após um de seus saltos em Daegu
Crédito da imagem: Reuters