sexta-feira, 17 de junho de 2011

Brasileiro Série B


19h30 Criciúma 0x0 Boa
21h00 Portuguesa 5x0 Bragantino
21h00 Grêmio Barueri 1x0 ASA
21h50 Icasa 0x0 São Caetano

Edmundo faz aparição surpresa e se emociona no programa Jogo Aberto

Liberado na última quinta-feira da prisão, o comentarista Edmundo fez uma aparição surpresa na edição nacional desta sexta-feira do Jogo Aberto, da Band. Após a apresentação de Renata Fan, o ex-jogador comentou os seus últimos dias em que passou a noite preso em uma delegacia da Zona Oeste de São Paulo.
Edmundo falou sobre o acidente acontecido há 16 anos, seu sofrimento ao longo deste período e o respeito que sente pela família da vítimas. Em seguida, se mostrou visivelmente emocionado ao comentar a maneira com que foi tratado pela emissora, em especial pelos colegas de programa. “Fiquei feliz pelas manifestações das pessoas, especialmente aqui na Band, onde eu trabalho há um ano e meio. Eu me senti respeitado e abraçado como se meus pais estivessem vivos agora”, disse.
Renata chegou a comentar a repercussão da prisão do colega, destacando algumas abordagens negativas na imprensa. Edmundo preferiu se esquivar das críticas, argumentando que a imprensa estava fazendo seu trabalho, mas lamentou a forma com que seus direitos foram ignorados pela Justiça. “O exagero foi no ser humano. Por que eu só tenho deveres? Eu não tenho nenhum direito? É direito constitucional do ser humano a prescrição do crime, da condenação. Isso deveria ser respeitado mas não foi e aí aconteceu o sensacionalismo”, comentou.
O tom emocionado foi quebrado por um momento de descontração do ex-jogador. Ao cumprimentar o atacante Zé Eduardo, presente no estúdio, Edmundo brincou, dizendo que gostou da atuação do Santos e que pode ver o jogo todo, uma vez que sua prisão aconteceu na madrugada após a primeira partida da final da Libertadores.
Outro que quebrou o gelo foi o comentarista Mauro Beting, que sugeriu um habeas corpus para Renata Fan não dançar no próximo dia 15 de julho. Minutos antes, a apresentadora havia acatado a campanha encabeçada pelo colega Denílson e prometeu dançar no programa.
LEIA MAIS NO UOL ESPORTE
Via advogado. Edmundo agradece decisão da Justiça.
Tags: , ,

STJD reduz pena da maioria dos jogadores de Avaí e Botafogo

Foram julgados na tarde desta quinta-feira os recursos para as punições sofridas por Botafogo e Avaí depois da briga ocorrida nas oitavas de final da Copa do Brasil. Em primeira instância, estavam suspensos Herrera, Loco Abreu, Bruno, Rafael Coelho e Marquinhos, atualmente no Grêmio. Todos tinham sido enquadrados no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física). As punições foram alteradas para o artigo 250 (ato desleal ou hostil). Com isso, as suspensões foram reduzidas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
No recurso, Herrera, Bruno e Marquinhos tiveram pena de dois jogos de suspensão, já cumpridos. O atacante argentino havia sido punido inicialmente com cinco jogos - vinha atuando com efeito suspensivo. Loco Abreu teve pena reduzida de quatro para três jogos, decisão que nada muda para o Botafogo, já que o uruguaio defende a seleção de seu país. Herrera será mantido no time para o jogo contra o Flamengo, domingo, às 16h, no Engenhão.
No Avaí, por ser reincidente, Marquinhos havia recebido cinco jogos de gancho, enquanto Bruno e Rafael Coelho tinham pego quatro. A pena a Rafael Coelho foi mantida. Com isso, está fora contra Palmeiras e Fluminense.
Caio Júnior e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro foram absolvidos, assim como Everton e Arevalo, que já deixou o Botafogo.

Elenco valorizado deve trazer 'despesas extras' para o Vasco

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Felipe no treino do Vasco (Foto: Maurício Val / Fotocom.net)Felipe pediu valorização para os mais jovens
(Foto: Maurício Val / Fotocom.net)
O tão aguardado título da Copa do Brasil, que encerrou um jejum de oito anos sem conquistas de primeira divisão, aconteceu e foi muito comemorado pelos vascaínos. Além da taça, a equipe garantiu uma vaga na Libertadores do próximo ano. O sucesso valorizou bastante o elenco cruz-maltino, o que vai trazer alguns 'problemas' para a diretoria.

Alguns atletas têm salário considerado baixo dentro da realidade do mercado e desejam aumento. Dedé, que interessa a clubes europeus, deve ser um dos favorecidos, assim como Eder Luis, que deve renovar contrato e ganhar um bom incremento em seu rendimento.

Após o treino de quinta-feira, o meia Felipe, um dos líderes do elenco, ficou no gramado conversando com o diretor de futebol Rodrigo Caetano. O camisa 6 disse que dois dos assuntos eram premiação pelo título e o pedido de aumento de salário para funcionários e alguns dos atletas mais jovens.

- Conversei sobre várias coisas com ele... queria saber das premiações, sobre o título... Acho que a valorização tem que existir. Não só dos jogadores. Tem que ser do roupeiro até o craque do time. Allan, Romulo, Fellipe Bastos... é importante reconhecer o trabalho destas pessoas. Conversei sobre isso com o Rodrigo Caetano. Antigamente, pessoas mais experientes já brigaram por mim.

O próximo compromisso do Vasco será neste domingo, às 16h (de Brasília), no Olímpico, contra o Grêmio. A equipe está em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro com sete pontos.

Luxa, sobre Ronaldinho: 'Se estão cobrando é porque falta alguma coisa'

Por Janir Júnior, Richard Souza e Thiago Correia Rio de Janeiro
A bola e a responsabilidade estão com Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10, que ainda está longe de mostrar futebol de alto nível que o consagrou na Europa e até aqui teve apenas lampejos de boas atuações, terá que dar uma resposta em campo. Vanderlei Luxemburgo disse que as cobranças são sinais de que ainda falta algo e que o próprio jogador terá de fazer sua parte para calar os críticos.
- O Ronaldo só depende dele. Se estão cobrando é porque falta alguma coisa. Nós damos treinamento, condicionamento, preparamos. Essa sintonia não vai partir de mim, vai partir do Ronaldo. Vai depender sempre dele, a ida para a Seleção, a performance de alto nível. Acho que ele está evoluindo – afirmou Luxa.
O Ronaldo só depende dele. Se estão cobrando é porque falta alguma coisa. Nós damos treinamento, condicionamento, preparamos. Essa sintonia não vai partir de mim, vai partir do Ronaldo."
Vanderlei Luxemburgo
Publicamente, Vanderlei sempre trata o assunto Ronaldinho Gaúcho com declarações que não causem polêmica com a principal contratação do clube para a atual temporada. O técnico, porém, sabe que o jogador pode render mais. Além disso, o treinador tem total conhecimento da vida agitada do jogador na noite carioca. Mas, como ele não faltou nem se atrasou a nenhum treinamento, Luxa não precisou repreender o camisa 10.
Segundo o técnico, a pressão e a exigência em cima de Ronaldinho sempre serão intensas.
- A exigência externa está muito grande, queriam que ele fosse convocado para a Copa América, que estivesse voando como na época de Barcelona. Mas isso é porque acham que ele pode render mais.
Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)Assim como a torcida, Luxemburgo ainda espera mais de seu maior astro (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)
Vice-artilheiro da equipe na temporada - tem sete gols, três a menos que Thiago Neves – Ronaldinho não balançou as redes em clássicos, apenas contra adversários pequenos e de outros estados. Desde que chegou ao clube, em janeiro, foram quatro: empatou e ganhou do Botafogo, e empatou com Fluminense e Vasco. Na semifinal da Taça Guanabara, o Fla venceu o Alvinegro nos pênaltis. Da mesma maneira, superou os cruz-maltinos na final da Taça Rio. Nem assim o meia-atacante marcou. Nas duas decisões, era o último da lista e não chegou a cobrar.
Neste domingo, Ronaldinho terá mais uma prova contra o Botafogo, às 16h, no Engenhão. As equipes se enfrentam pela quinta rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro tem seis pontos e está em 11º na tabela. Com sete, o Alvinegro é o quinto.   

1987: quem vai ficar com a taça?


VÍDEO: PVC revela que queda de Falcão, segundo fonte do Inter, é questão de tempo

Segundo Paulo Vinícius Coelho, uma derrota do Internacional para o Coritiba no duelo que acontecerá neste sábado, no Couto Pereira, não derrubará o técnico Falcão de seu cargo, mas, de acordo com uma fonte do clube, sua queda é uma questão de tempo.

“O treinador não teve característica para se impor à base da força, pois ele não é autoritário, mas também não conseguiu se impor pelo conhecimento”, afirmou PVC durante o Bate-Bola 1ª edição desta sexta-feira.

Para o comentarista, o principal problema do time é não conseguir gerenciar as vaidades do vestiário. “O Falcão não consegue fazer isso, e está muito claro que o elenco não responde. O time tem talento, mas não responde”, concluiu.



Veja a declaração de PVC!

VIDEOBLOG: Não vou esmorecer e ficarei, até o final, acompanhando os gastos da Copa

Não consigo entender como homens de bem tenham votado a favor da Medida Provisória que vai contra a transparência das obras da Copa do Mundo 2014 e Olimpíada 2016, ao impedir a divulgação de orçamentos. O mundo está, realmente, de ponta cabeça. Essa história é um absurdo.

Ontem, o Gil Castelo Branco, da ONG Contas Abertas, disse que podemos analisar e criar mecanismos para que as obras sejam agilizadas. Mas a falta de transparência, de acompanhamento, de divulgação dos números, isso é uma vergonha, uma safadeza.

Entretanto, nós não vamos esmorecer, e eu vou ficar até o fim dos meus dias acompanhando os gastos públicos e essa gente safada que se aproveita do esporte brasileiro. Vale deixar claro que ninguém aqui é contra o Mundial, mas somos contra a pouca vergonha em que isso está se transformando. Quanto a Olimpíada no Rio, também estamos de olho, ninguém a esqueceu.



Clique no player para assistir ao videoblog desta sexta-feira!

Namoradinha do Esporte: Barbara Berlusconi


Crédito: AP Photo/Antonio Calanni
Barbara Berlusconi era um nome desconhecido dos brasileiros até pouco tempo atrás. Em fevereiro deste ano, porém, surgiram boatos na imprensa italiana de que a herdeira “império” de Sílvio Berlusconi estaria namorando o brasileiro Alexandre Pato. Em abril deste ano, cerca de um ano depois de anunciar sua separação da atriz Sthefany Britto, o atacante confirmou à revista Vogue o relacionamento com Barbara, e a loira passou de “anônima” para namoradinha de um dos principais jogadores do futebol brasileiro.
Desde então, Barbara ganhou espaço nos jornais do país, especialmente nos últimos dias, quando o casal mais falado do futebol italiano veio passar as férias no Rio de Janeiro.
Barbara tem 26 anos de idade, cinco anos mais velha, portanto, que Alexandre Pato (21), e esta não é a única diferença no casal. A herdeira tem dois filhos, fruto de dez anos de relacionamento com o banqueiro Giorgio Valaguzza. Apesar de o pai ser dono de redes de televisão e de um dos principais clubes da Itália, sua formação foi em uma área bem distinta dos negócios da família: filososfia.
Apesar da paixão pelo boleiro, Barbara não faz parte daquele grupo de marias-chuteira interessadas em subir na vida com um namorado futebolista. Loira e com belos olhos claros, o novo amor de Pato é filha de Berlusconi com a atriz Verônica Lario, cresceu em um dos bairros mais nobres da Itália, Villa Belverde, e estudou nas melhores e mais caras escolas do país.

De alguns meses para cá, a presença de Barbara nas tribunas dos jogos do Milan tem sido casa vez mais assídua. E o motivo não é Alexandre Pato, mas sim gradativa presença da “filha do homem” na diretoria do clube italiano. Crédito: Getty Image
Nos últimos anos, a vida de Barbara mudou o foco dos filhos para os negócios. Ela está estudando administração e tem assumido os fundos de investimento do pai, onde o Milan, claro, exerce um papel de destaque. Na nova função, ela foi aos poucos se aproximando do clube e, consequentemente, do brasileiro Alexandre Pato.
A principio o namoro foi negado por ambas as partes e Barbara chegou a afirmar que uma famosa fotoque mostrava os  dois jantando era apenas uma reunião de amigos. Com o tempo, as evidências foram se tornando inegáveis, até que o namoro foi assumido, a contragosto de alguns diretores do clube, é verdade.

Clique na imagem acima para conhecer o roteiro turístico do casal Pato e Barbara no Rio de Janeiro
Nestas férias, a primeira como um casal, Pato trouxe a sucessora do império para viajar em terras brasileiras e apresentou o Rio de Janeiro à Barbara. Assim como na Itália, os papparazzis não deixaram os namorados em paz. O roteiro passou por Santa tereza, Morro da Urca, entre outros pontos tirísticos da cidade. Nada mal para um boleiro que quer impressionar a nova namorada.
LEIA MAIS NO BLOG DA REDAÇÃO
Mais gatas. Veja toda a série de namoradas do Esporte.
Guia turístico. Pato leva namorada para jogo do Vasco e passeio pelo Rio de Janeiro.
Alívio na conta. Atacante tenta reduzir pensão para Sthefany Brito.
Tags: , , ,

Romário, o Che e um Zé Ninguém

Romário é um dos santos de devoção do meu altar do futebol. Como jogador foi um gênio, uma luz que passou pelos campos. Como homem foi o que por aqui, nas rodas da malandragem, se chama de “sujeito-homem”. Controverso para muitos, marrento, mas um cara franco e de palavra. O que dizia estava dito e pronto. Convivi muito com Romário ao fazer o documentário “Uma História Brasileira”, sobre a vida dele (está no you tube por uma dessas coisas dos tempos modernos: alguém botou, agradeço!). Dessa convivência diária por algum tempo, posso dizer isso: “sujeito-homem”. Um terceiro Romário está em gestação. É o Romário deputado, que surpreendeu a todos sendo um deputado presente, contrariando todas as expectativas, e ao pedir a convocação de Ricardo Teixeira para esclarecimentos na câmara. E “quebrou”, para ficar na linguagem do próprio ao dizer sim para a MP que diz amém ao sigilo em licitações para Copa do Mundo. Cedo ainda para sabermos e batermos o martelo nesse terceiro Romário que nasce. Pelos dois anteriores, tenho esperança, mas da mesma forma que a tal esperança se foi com tantos em quem acreditei e votei para estarem em Brasília, as barbas ficam sempre de molho. O tempo dirá.

Mas a lembrança do Baixinho agora nem veio por isso. Lembrei do malandro do Jacarezinho e da Vila da Penha por uma faceta que me fazia morrer de rir. (Aliás, ser extremamente engraçado é mais uma das facetas de Romário). Se alguém quisesse provocar o Baixinho e ouvir algo engraçado, era só chegar perto e perguntar se ele tinha escutado a declaração que alguém, 99% das vezes menos importante do que ele, tinha dado sobre o Peixe. Invariavelmente a resposta era resolvida em quatro letras: “Quem”?, respondia perguntando sobre o autor da afirmação, encerrando o assunto e de vez em quando, quando estava com boa vontade, seguia e perguntava: “quem é esse cara? Não conheço como nada”! e partia.

Quantas vezes vi tal cena! Criado na malandragem, onde e quando o nome fresco do tal de "bullying" era "zoação" mesmo, e malandro não podia entrar na pilha nem voltar pra casa “gasto” pela bandidagem, Romário levou para a vida adulta suas soluções elaboradas na infância da favela e da rua. Sempre seguiu sendo do morro, dizia e diz isso com orgulho, sem jamais renegar. Pelo contrário. Pergunte para Romário se ele é de “comunidade” e vai ouvir que não, “sou favelado mesmo”. Forjado na lâmina das ruas, onde é preciso voltar de cara limpa no dia seguinte, com a honra intacta, nunca deu luz para cego, nunca deu moral e respondeu para quem não tinha estatura para estar na mesma roda que ele. O pele, o bucha, o vacilão, aquele que não é ninguém e tenta entrar na roda, muitas vezes buscando impressionar, tentando gastar o xerife para ver se impressiona. Com essa escola de vida, levou para o futebol as lições da rua e nunca gostou de dar luz pra cego. Túlio tentou algumas vezes pegar carona na cauda do cometa e ouviu o tal “quem”? algumas vezes. Até o dia que o Baixinho não resistiu, e morador do mesmo prédio do então alvinegro que insistia em provocar o Romário, saiu com essa: “manda ele me esquecer e cuidar da mulher dele. Parece que tá dando ladrão na casa dele”, encerrou.

 Certa vez, um jogador de vôlei, a pedido de uma tv, deu o conselho para o Baixo de que “atleta tinha que se cuidar, não fazer noitada, etc”. Resposta, interrompendo a pergunta e encerrando o assunto: “Quem”? Foram alguns os Zé Ninguéns tentando pegar carona na luz do malandro, que sempre encerrava o assunto sem dar essa luz e sem passar recibo.

Foi pensando no Baixinho que matuto desde a última terça se deveria escrever mesmo esse texto. Comecei meu dia diante de um Zé Ninguém desses. Poucas vezes vi tantas pobreza intelectual, tanta distorção e tanta necessidade de garoto bobo, desses vítimas de bullying, de tentar entrar na roda atirando pedra no xerife. Pensando e fiel a máxima do Baixinho de não dar luz para cego, conclui que o artigo da página 7, de opinião, intitulado “O Mito Che Guevara”, assinado por um tal Rodrigo Constantino, não deveria ser comentado. Afinal, indo ao google, esse admirável mundo novo que nos permite saber até quem são os Zé Ninguéns, constatei que era mesmo apenas um Zé Ninguém e que, portanto, como o Baixinho ensina, não merece resposta. Mas a questão era O Globo. Um jornal, uma instituição como O Globo, onde passei bons momentos da vida e da carreira, abre um espaço para um Zé Ninguém... Vale um minutinho de luz. Não por ele, mas pela instituição quase secular.

É preciso deixar bem claro aqui para os eventuais apressados comentários que virão. Aqui não está em questão a ideologia de cada um, o Che, Cuba ou o que valha. Apenas algumas das coisas distorcidas escritas pelo tal sujeito, o famoso quem, que se assina como economista. Portanto, nos poupemos das mensagens que irão por esse caminho.

O tal sujeito é digno representante de uma tribo de Zé Ninguéns que se multiplica, e em tempos digitais aumenta e cresce. Os tais que querem entrar na roda gastando o xerife. Para isso, para afastarem a dolorosa condição de Zé Ninguém, são veementes, atiram contra tudo e todos, pegam pesado, escolhem alvos reconhecidos para tentar um pouco de luz. Lá pelas tantas, o sujeito atira contra Walter Salles Jr, cineasta de talento reconhecido no mundo todo, autor de “Diários de Motocicleta”, e dispara: “Se ao menos os cineastas engajados tivesse lido o diário completo!”, sem citar Walter Salles. Quanta pretensão.
Bom, mas o despautério do Globo em dar espaço a um Zé Ninguém desses vai além. Como economista, o sujeito se revela indigente intelectualmente, ao escrever que “...Che foi um grande colaborador da revolução cubana, que instaurou a mais longa ditadura do continente, espalhando um rastro de morte, miséria e escravidão na ilha caribenha”.

Bom, já que vou cometendo o erro de dar luz a um Zé Ninguém, é preciso pelo menos estabelecer algumas fatos e números que estão acima de qualquer ideologia, ainda que saibamos, fatos e números estão aí para serem torcidos por ideologias, ibopes, etc. Pois se é demais imaginar que, se um rapaz desses não tem cinco minutos de esquina e jamais viu a realidade das coisas, o economista ao menos deveria ler, conhecer alguns fatos. Como pode alguém falar em escravidão na Cuba atual, vivendo no Brasil? Pois jamais se noticiou, nem o agente mais fanático da CIA, o caso de um escravo sequer na Cuba atual. Podemos falar de tudo, carências, pobreza, ineficiências, mas escravidão...

Ou muito me engano ou é aqui no Brasil que temos dezenas de freqüentes denúncias de escravidão no campo. A cada dia fazendas repletas de gente laborando em regime análogo à escravidão, no norte e nordeste nem se fala. Mas se não lê, falha grave para um economista, poderia fazer o que já fiz, andar por aí, como fiz no documentário “Escravos do Século XXI”: é de cair o queixo e de horrorizar. Em plena São Paulo e não num rincão remoto, centenas, milhares de homens e mulheres mantidos como escravos em confecções clandestinas. Imigrantes bolivianos vivendo como bichos, escravos mesmo. Assim como em Buenos Aires. Como um sujeito que distorce assim ou desconhece o básico pode virar colunista de um grande jornal assim? Que tempos...

O despautério prossegue. O sujeito fala que “Cuba tinha uma das maiores rendas per capta da região em 1958, e teve sua economia destroçada pelas medidas coletivistas do ministro Che”. Será que o nobre economista desconhece que a renda per capta, como medida, em nada mede a saúde de uma nação, já que a diferença brutal entre os mais ricos e os miseráveis pode estar embutida ali num abismo colossal e mascarada numa alta renda per capta onde ricos são muito ricos e pobres muito pobres? Como era a Cuba a que o “economista” se refere.

Existe um trecho bom em todo texto. Muito bom. Tão bom que deve ter sido escrito num momento diante do espelho: “A cegueira ideológica alimentada pela hipocrisia prejudica uma análise mais isenta dos fatos”. Verdade. Mas logo volta para a agressividade juvenil de menino vítima de zoação (ou bullying, como queiram. Prefiro em português, sempre), típica de quem quer luz desesperadamente. Agride quem pensa diferente, dizendo que “...isso basta para ser reverenciado por idiotas úteis da esquerda”. Nossa, que violento!!!!

Poderia ir além, trecho por trecho. Mas seria, além da luz que já está sendo dada, entrar no subjetivo. Pede-se ao menos que a parte onde falamos de coisas concretas e objetivas, como escravidão, miséria, seja acompanhada de um mínimo de embasamento. Como já disse, não porque importa um Zé Ninguém querendo entrar na roda disparar para tudo que é lado. Mas saiu numa página onde Veríssimo escreve, Zuenir e tantos outros.

Não voltarei ao assunto, réplicas, tréplicas, seja para onde o assunto caminhar, seja qual for o desdobramento. Como diz o filósofo da Vila da Penha, “já foi muita luz pra cego”.

Copa-2014: as cinzas do vulcão 'El Ratón' estão a caminho

O PAC (‘Plano de Aceleração da Copa-2014’) informa aos idiotas de plantão, mais conhecidos como contribuintes esfolados até a alma: a Câmara aprovou, na calada da noite, medida provisória que permitirá ao nobre e insuspeito governo da ‘ilha da fantasia’ esconder os gastos do Mundial.

Ninguém ficará sabendo, por exemplo, se houve superfaturamento nas obras, se o orçamento estourou, se o saco de cimento tinha um grama ou cinco quilos...

Ou melhor, apenas os coroinhas parlamentares e os tribunais de conta que habitam a ‘Suíça sul-americana’ tomarão conhecimento do estrago das cinzas do vulcão ‘El Raton’.

Assim mesmo só quando o governo considerar uma boa causa aos cofres públicos. Mas não poderão divulgar nada.

Felizmente, há o outro lado do dólar furado. A MP, que ainda poderá ser alterada e que engloba também a Olimpíada de 2016, permitirá aumentar o valor de um contrato por livre e sorrateira vontade na mesma licitação. Hoje, estão limitados a 25% para obras novas e 50% para reformas.

Esquindolelê: que venha a farra do boi! Faça o que eu mando, não faça o que eu faço. E bico calado.

A Copa é deles, a conta é nossa.
                                                      #####
Pica-Pau. Há um significativo fio de esperança. Ao comemorar os 61 anos do ‘fantasma’ do Maracanã (o verdadeiro templo já virou pó), a Secretaria de Esportes e Lazer do Rio anunciou aos quatro ventos, após o parabéns a você, com direito a bolo e velinhas: o orçamento das obras caiu. Uma queda fantástica, atingindo estratosféricos 2,6% - passou de R$ 956 milhões para R$ 931 milhões. Ah, bom! O governo federal respira mais aliviado, pois economizará importantes centavos em um ano nada profícuo: arrecadou de janeiro a maio, em impostos e contribuições, parcos R$ 382,8 bilhões.

Sugismundo Freud. O pensamento é o ensaio da ação.

Zapping. O primeiro tiroteio do mata-mata entre Santos e Peñarol rendeu 33 pontos ao ibope global, maior audiência do torneio continental na Grande São Paulo neste ano. Superou em dois pontos o duelo Corinthians x Tolima, em fevereiro, pela pré-Libertadores. Há uma semana, na despedida do fofo Ronaldo da amarelinha desbotada, a plim-plim alcançou a média de 37 pontos.

Noves fora. Rabisca daqui, apaga dali, e o site ‘Chance de Gol’ informa as probabilidades de vitória na quinta rodada do Brasileirão: Fluminense 72,2% x 9,4% Bahia; Galo 52,9% x 24,9% Atlético/GO; América/MG 14,9% x 67,4 % Cruzeiro; Coritiba 54,3% x 22,5% Internacional; Palmeiras 62,6% x 14,9% Avaí; Grêmio 54,4% x 23,6% Vasco; Figueirense 42,7% x 26,3% Furacão; Flamengo 35,9% x 27,7% Botafogo; Ceará 35,7% x 37,5% São Paulo. A conferir.

‘Twitface’. Os amigos de Falcão não têm dúvidas: ele estaria muito mais tranquilo no Internacional se a diretoria atendesse seu pedido de reforços: o zagueiro Breno (Bayern), o volante Christian (Fenerbahce), o meia-atacante Jorge Henrique (Corinthians) e o atacante Diego Tardelli (Anji da Rússia).

Tiro curto. O soberano São Paulo que abra os olhos. O Grêmio mexe os pauzinhos para passar a perna no coirmão paulista e contratar o zagueiro uruguaio Coates. Os gaúchos correm atrás de US$ 5 milhões.

Gilete press. Da coluna ‘Painel FC’, na ‘Folha’: “Dirigentes de um grande clube de Milão desembarcam na próxima semana em São Paulo e pretendem fazer uma proposta para levar Casemiro. A oferta para tirar o são-paulino do Morumbi deverá ser de 8 milhões de euros (R$ 18 milhões). No São Paulo, ele recebe aproximadamente R$ 15 mil mensais.” Te cuida, Juvenal!

Estica-puxa. O Duque de Caxias, lanterna sensação da segundona do Brasileiro, é um exemplo de versatilidade. A maioria dos jogadores pertence ao Boavista de Bacaxá. O time treina no Tigres, em Xerém, e manda os jogos no estádio do América, em Edson Passos, ou do Voltaço, em Volta Redonda. Às vezes, usa o campo do Vasco, em São Januário. Balanço final: há dois anos tem a menor média de público do campeonato. Que beleza!

Nocaute. Porrada dá dinheiro: os preços para a noitada de MMA no Rio, em 27 de agosto, variam de R$ 275 a R$ 1,6 mil. Um, dois, três...

Tititi d’Aline. O malabares Ronaldinho Gaúcho já mandou o recado para Chico Buarque: está pronto para encarar o Politeana. Anos atrás, Chico desafiou o craque para uma pelada. O astro não pôde aceitar.

Você sabia que... o ex-jogador Nando, irmão de Zico e ex-preso político, receberá pensão de R$ 2 mil, concecida pela Comissão Nacional de Anistia?

Bola de ouro. Flamengo. Encaçapou cinco garotos na pré-lista para o Mundial sub-20. É o clube com mais convocados. Menção honrosa: São Paulo e Santos, com quatro cada.

Bola de latão. Corinthians. O terrão já não é mais o mesmo: nenhum garoto entre os 26 da pré-lista para o Mundial sub-20. É o que dá entregar a molecada aos empresários.

Bola de lixo. Romário/Popó/Deley/Danrlei. O quarteto mostrou incrível independência ao votar a favor da MP que permitirá esconder os gastos da Copa-2014 e da Olimpíada-2016.

Bola sete. “O Wellington está triste. Tinha uma expectativa muito grande de fazer gols e ajudar o Palmeiras, mas infelizmente não estão confiando nele, e ele está descontente” (de Valter Pereira, pai do jogador, à rádio Estadão ESPN – muy amigo, Felipão prefere Luan, Adriano Michael Jackson e Dinei).

Dúvida pertinente. Libertadores, Pacaembu: Neymar voltará a ser craque ou continuará como ator?