terça-feira, 22 de outubro de 2013

Copa Sul-Americana

22h15 Deportivo Pasto 1x0 Ponte Preta

Argentino

21h15 Vélez Sarsfield 2x0 Argentinos Juniors

Brasileirão Série B

19h30 Paysandu-PA 1x0 ABC
19h30 Chapecoense 1x1 Figueirense
21h00 Paraná Clube 1x1 Atlético-GO

Liga dos Campeões



16h45 Milan 1x1 Barcelona
16h45 Porto 0x1 Zenit
16h45 Celtic 2x1 Ajax
16h45 Schalke 04 0x3 Chelsea
16h45 Áustria Viena 0x3 Atlético de Madri
16h45 Olympique 1x2 Napoli
16h45 Arsenal 1x2 Borussia Dortmund
16h45 Steaua Bucareste 1x1 Basel

Mundial Sub-17

11h00 México 3x1 Iraque
11h00 Canadá 1x1 Irã
14h00 Suécia 3x3 Nigéria
14h00 Argentina 3x2 Áustria

Azarenka: 'É o último torneio e darei tudo de mim'

2013/outros_assuntos/istambul_jogadoras_fotoconjunta_int.jpg
Torneio é jogado pela última vez na Turquia e mudará para Cingapura
Istambul (Turquia) - O WTA Championships começa nesta terça-feira com três jogos da fase de grupos. Cabeça de chave do Grupo Branco, Victoria Azarenka espera se recuperar da desastrosa temporada na Ásia com uma boa campanha na Turquia. Confira as principais frases das participantes do torneio:
Estava treinando na Suíça, depois fui para a Austrália e descansei. Estive treinando, então estou animada para jogar. É o último do ano e estou pronta para dar tudo de mim.Victoria Azarenka, que abre o torneio contra Sara Errani
Foi uma temporada asiática dura, mas tudo acontece por uma razão e me fez entender como organizar melhor as coisas. Não é culpa de ninguém, só uma oportunidade para eu aprender.Victoria Azarenka
Neste ano, acho que eu fiquei no mesmo nível do começo ao fim. Em 2011 eu ganhei um Slam, mas não tive bons resultados no resto daquele ano. Agora, não importa se era Slam ou torneio pequeno, eu sempre joguei bem. Acho que consegui me controlar melhor neste ano.Na Li, argumentando que 2013 foi seu melhor ano tecnicamente
Eu me divirto muito jogando duplas. Também ajuda meu jogo de simples. Claro que é duro fisicamente às vezes, mas eu gosto. É mais fácil quando você joga com sua melhor amiga.
Sara Errani, que está no torneio na chave de simples e duplas com Roberta Vinci
Não tenho a mesma potência das outras. Sempre tenho que achar um jeito para ganhar os jogos sem sacar muito forte. É meu jogo.
Agnieszka Radwanska, justificando seu jogo de defesa e variação
Tenho que acreditar nisso. É o motivo por que eu jogo tênis e quero melhorar, talvez os resultados apareçam. É questão de trabalhar duro. 2011 foi um ano incrível para mim e será difícil repeti-lo, mas tentarei o meu melhor.
Petra Kvitova, confiante de que voltará a jogar seu melhor tênis
No ano passado, eu não tinha nada a perder. Joguei muito bem. Agora eu tinha muitos pontos para defender. Muita pressão dos outros e de mim mesma. Mas é bom estar aqui pela segunda vez, estou orgulhosa do que fiz neste ano.
Angelique Kerber, sobre sua queda de rendimento em relação a 2012
Confira as entrevistas de Serena Williams Jelena Jankovic
Veja a programação desta terça-feira em Istambul (horários de Brasília):
12h - [2]Victoria Azarenka (BLR) vs. [6]Sara Errani (ITA) - Grupo Branco
14h - [1]Serena Williams (EUA) vs. [8]Angelique Kerber (ALE) - Grupo Vermelho
16h - [3]Agnieszka Radwanska (POL) vs. [5]Petra Kvitova (TCH) - Grupo Vermelho

Serena lidera e Radwanska vai em busca do nº 3

Miami (EUA) - A norte-americana Serena Williams não só segue absoluta na liderança do ranking, mas também já está garantida como número 1 até 2014. Ela não pode ser mais ultrapassada por ninguém, nem pela bielorrussa Victoria Azarenka, a segunda do mundo. Quem está a perigo é a russa Maria Sharapova, a terceira colocada na lista da WTA.
De fora do circuito por conta de uma lesão no ombro, a musa russa não vai poder defender o vice-campeonato no Masters de Istambul e por isso pode ser ultrapassada pela polonesa Agnieszka Radwanska, que precisa ir às semifinais no torneio que fecha a temporada da WTA. Ela está no grupo mais difícil, que tem também Serena, a tcheca Petra Kvitova e a alemã Angelique Kerber
Quem se deu bem nesta semana foi a tcheca Petra Kvitova, que mesmo sem atuar ultrapassou a italiana Sara Errani e assumiu a sexta colocação. Outra mudança no top 10 foi a subida da alemã Angelique Kerber, que deixou a dinamarquesa para trás, assumindo o posto de número 9 na lista da WTA.
Um pouco mais embaixo, a romena Simona Halep entrou pela primeira vez entre as 15 melhores do mundo. Campeã do Premier de Moscou, seu quinto título no ano, ela ganhou quatro lugares e pulou para o 14º posto. Vice no torneio russo, a australiana Samantha Stosur não conseguiu computar a boa campanha no ranking e se manteve como a 19 do mundo.
Melhor brasileira na WTA, a pernambucana Teliana Pereira perdeu uma colocação e aparece no 88º posto. No ranking da temporada, ela é a 89ª, mas por ter encerrado já sua temporada, a número 1 do Brasil agora tem apenas que secar as rivais para permanecer no top 100 e assim galgar um lugar no Australian Open, que seria seu primeiro Grand Slam.

Treinador de Serena aponta Vika como única rival

Istambul (Turquia) - Patrick Mouratoglou é um dos responsáveis pela excelente fase que Serena Williams vive no circuito. O francês, que é treinador e namorado da norte-americana, disse em entrevista ao The New York Times que a única rival à altura de Serena no momento é Victoria Azarenka, deixando Maria Sharapova de fora da conversa.
"Ela (Azarenka) mostrou isso na final do US Open. Tem a habilidade de continuar lutando. Estava um set e 4/1 abaixo e mais ninguém poderia voltar daquele jeito e ganhar o segundo set. Do mesmo jeito, 99% das jogadoras perderiam a cabeça no terceiro após levar aquela virada no segundo. Serena conseguiu reacelerar. As duas foram excepcionais. Vika é realmente uma campeã", comentou Mouratoglou.
O francês rejeita a ideia de que Serena domina a WTA pela incompetência das outras jogadoras. "Houve números 1 há pouco tempo que estavam muito abaixo do nível de hoje. Agora temos duas campeãs, Serena e Victoria Azarenka. Elas estão acima do resto, mas Federer e Nadal também estiveram por cinco anos. Não porque os outros eram ruins, mas porque não conseguiram produzir esse nível superior".
Para Mouratoglou, a maior chance de vencer Serena é quando ela vem de uma sequência de jogos muito grande. "Se ela está cansada mentalmente, fica vulnerável, como aconteceu em Wimbledon ao perder para Sabine Lisicki depois de uma longa série de vitórias".
Algo que o francês garante é que Serena não continuará jogando de cair bruscamente de rendimento. "Serena nunca vai baixar a guarda. Ela vai parar de jogar um dia, mas não será 50 do mundo, com certeza. Ela não aceitaria isso", disse o treinador. Por enquanto, eles trabalham em aspectos de seu jogo, como subidas mais efetivas à rede. "Ela ainda tem margem para evoluir. Isso que é o mais incrível".
Mouratoglou, de 43 anos, trabalhou com diversos jogadores como Grigor Dimitrov, Anastasia Pavlyuchenkova, Jeremy Chardy e Aravane Rezai, mas confessa que estar com Serena é bem mais fácil. "Sou muito ambicioso e quero o melhor. É como no futebol: é melhor estar no Barça, no Real Madrid, no Manchester United e no Paris Saint-Germain do que em um clube da terceira divisão do Uzbequistão", brincou.
Serena estreia nesta terça-feira no Masters de Istambul contra a alemã Angelique Kerber, às 14h (horário de Brasília).

Jankovic diz ter aprendido com os próprios erros

Istambul (Turquia) - Jelena Jankovic disputará o WTA Championships pela quinta vez, primeira desde 2010. A sérvia teve uma queda considerável no ranking, mas fez uma temporada consistente em 2013. Com a confiança recuperada, a ex-número 1 do mundo acredita que pode surpreender ainda mais.
"Quando você já esteve no topo e ganhando muitos jogos e isso muda, não é muito legal. Ninguém gosta de perder, mas não depende só da gente. É preciso fazer algumas mudanças. Há uma razão para não ganhar como antes. Eu aprendi muito durante os anos. Cometi muitos erros e entendi o que funciona para mim", disse Jankovic.
Campeã em Bogotá neste ano, Jankovic ficou quase três anos sem conquistar um título. "Houve vezes no passado que eu pensava 'nossa, tudo dói'. Você se sente mais velha, acha que não pode mais voltar para onde estava. Tive muitas dúvidas. Mas agora eu penso que posso atingir muitas coisas, estou confiante. Posso trazer muito mais ao circuito".
Em Istambul, Jankovic está no Grupo Branco, disputando uma das duas vagas para a semifinal contra Victoria Azarenka, Na Li e Sara Errani. "Ter 28 anos é algo que eu posso usar a meu favor. Tenho mais conhecimento e experiência. Acho que posso fazer e mostrar muitas coisas ainda na minha carreira. Adoro competir e a satisfação de vencer. Enfrentar as melhores do mundo é o que gosto de fazer".
Veja a programação desta terça-feira em Istambul (horários de Brasília):
12h - [2]Victoria Azarenka (BLR) vs. [6]Sara Errani (ITA) - Grupo Branco
14h - [1]Serena Williams (EUA) vs. [8]Angelique Kerber (ALE) - Grupo Vermelho
16h - [3]Agnieszka Radwanska (POL) vs. [5]Petra Kvitova (TCH) - Grupo Vermelho

Serena afirma que internação a deixou mais forte

Istambul (Turquia) - Serena Williams joga em alto nível há mais de uma década, mas passou por diversos problemas em sua carreira e vida pessoal. O mais grave de todos foi a embolia pulmonar que sofreu no começo de 2011 e a deixou internada por diversos dias. Para a norte-americana, estar em quadra depois disso é surpreendente.
"Não achava que jogaria tênis depois daquilo. Só pensava em sobreviver e seguir em frente. Então eu acabei voltando. Acho que aquilo mexeu muito com a minha pessoa, fiquei mentalmente ainda mais forte. Percebi que era capaz de superar muitas coisas e tive muita ajuda, com certeza", afirmou Serena.
A número 1 do mundo está em Istambul para tentar o tetracampeonato no WTA Championships e o 11º titulo no ano. "Com certeza foi um dos melhores anos que eu tive. Ainda estou tentando melhorar porque tenho muitas coisas para trabalhar", acrescentou a jogadora de 32 anos.
"É uma grande oportunidade continuar jogando. Nunca imaginei que teria um dos meus melhores anos agora, mas sempre quero me superar", comentou Serena, que divide o Grupo Vermelho com Agnieszka Radwanska, Petra Kvitova e Angelique Kerber. "Estou animada para, ano que vem, levar meu jogo a outro nível".
Veja a programação desta terça-feira em Istambul (horários de Brasília):
12h - [2]Victoria Azarenka (BLR) vs. [6]Sara Errani (ITA) - Grupo Branco
14h - [1]Serena Williams (EUA) vs. [8]Angelique Kerber (ALE) - Grupo Vermelho
16h - [3]Agnieszka Radwanska (POL) vs. [5]Petra Kvitova (TCH) - Grupo Vermelho

Buffon falha como nunca. Pode comprometer Juve e Itália?



O chute de Giuseppe Rossi foi forte, cruzado, mas seria uma defesa protocolar nos melhores tempos de Gianluigi Buffon. O problema é que o goleiro da Juventus e da seleção italiana atravessa seu momento mais difícil desde que se tornou uma das referências mundiais na posição. A bola entrou, assim como outras três na virada da Fiorentina sobre a Juve, no domingo.
Aos 35 anos, Buffon tem falhado com alguma frequência, e há o temor de que esta queda de rendimento afete as pretensões da Juve e da Azzurra. Nesta temporada, ele já tinha vacilado ao dar rebotes que resultaram em gols nos jogos contra Lazio e Chievo, pelo Campeonato Italiano. Nos chutes de longe, já havia mostrado incertezas nos jogos com o Bayern, pela última Champions League. As saídas de gol também não parecem mais tão seguras.
Rebotes, erros de posicionamento e saídas do gol; Em decadência, Buffon, aos 35 anos, vem acumulando falhas 
Em resumo, Buffon parece não ser mais o goleiro capaz de dar garantias absolutas ao seu sistema defensivo. Analisando a porcentagem de defesas dos goleiros titulares da Serie A relativa ao número de finalizações certas, ele ocupa apenas a oitava posição.
1 De Sanctis (Roma) 94,1% (16/17)
2 Reina (Napoli) 90% (27/30)
3 Rafael (Verona) 82% (50/61)
4 Handanovic (Inter) 74,1% (20/27)
5 Consigli (Atalanta) 73,2% (30/41)
6 Neto (Fiorentina) 72,2% (26/36)
7 Andújar (Catania) 71,4% (25/35)
8 Buffon (Juventus) 71% (22/31)
9 Kelava (Udinese) 68% (17/25)
10 Perin (Genoa) 67,6% (25/37)
(fonte: Trumedia)
Ainda não é o caso de questionar a titularidade de Buffon no clube ou na seleção, mas é importante que ambos olhem para o futuro. Na Juve, certamente não será com os veteranos Storari e Rubinho. A Itália tem Marchetti e Sirigu, mas nenhum dos dois parece ter potencial para alcançar o nível que Buffon alcançou um dia.
Trumedia
Buffon levou 9 gols em 31 finalizações certas dos adversários: apenas o oitavo aproveitamento da Serie A
Buffon levou 9 gols em 31 finalizações certas dos adversários: apenas o oitavo aproveitamento da Serie A

O carrinho do New Maracanan, os garotos do alambrado e o choro do artilheiro



No Bate-Bola dominical da ESPN Brasil, o repórter Rubens Pozzi mostrou uma cena curiosa e que dependendo dos personagens envolvidos, pode chegar ao bizarro. Um carrinho daqueles de campo de golfe subindo lentamente a histórica (não, essa eles não demoliram) rampa de acesso ao último andar das arquibancadas do (New) Maracanã. Quem, como eu, tantas vezes escalou aquela pista com orgulho e peito estufado a caminho de mais um cotejo no que era a nossa velha casa, sabe bem que por mais que possa parecer cansativa, ela nunca nos exauria.

Era uma honra subir a rampa do velho "Maraca" para instantes depois reencontrar a fantástica visão daquele estádio monumental, imponente, intimidador e seu gramado verdíssimo iluminado pelo sol. Pozzi relatou que o veículo é disponibilizado para atender aos que, por diferentes razões, têm dificuldades para chegar lá em cima, ou mesmo não conseguem devido a alguma deficiência. Se for sempre assim, bacana, muito bom. Mas há sempre o risco de algum coxinha cansadinho, com preguiça, pegando carona no carrinho. Olho neles!

O contraponto a essa possível bizarrice? Os meninos colorados escalando o alambrado do Estádio Centenário de Caxias do Sul para comemorar o gol de D'Alessandro no sempre feroz duelo entre Grêmio e Internacional. E celebraram o tento em sintonia com o ídolo argentino, colocando pra fora toda a raiva. Sim, senhoras e senhores, enquando a bola rola num clássico GreNal muitos se alimentam do amor pelas cores do próprio clube mesclado ao ódio despertado pelo rival. E esses moleques certamente não vão pedir carrinho algum na subida das arquibancadas do Beira-Rio quando o estádio voltar a funcionar. A empolgante vibração dos jovens (e autênticos) torcedores renovam minhas esperanças na sobrevivência do verdadeiro futebol.

Esperanças renovadas também no Alto da Glória, onde Keirrison voltou a marcar após dois anos de jejum, lesões e cirurgias. E não foi um golzinho qualquer. O centroavante que um dia o Barcelona veio buscar derrubou o líder e virtual campeão, Cruzeiro, onde fracassou. Uma cabeçada certeira que fez o Coritiba se afastar da zona do rebaixamento. E chorou. Cena bonita de quem certamente passou por coisas que nenhum de nós conseguirá imaginar.

O medo de não jogar mais, o temor de não voltar a ser o mesmo. Não se sabe se Keirrison será o que foi no começo ou tão bom quando esperávamos vê-lo em algum tempo. Mas isso nem é tão importante quando o artilheiro volta a empurrar a bola para o barbante, comemora com seu povo e chora como que diz: "Eu estou vivo!" Ah, o futebol...
Gazeta Press
Após dois anos, Keirrison voltou a fazer um gol, e decisivo:n Coritiba vence o líder Cruzeiro
Após dois anos, Keirrison voltou a fazer um gol, e decisivo:n Coritiba vence o líder Cruzeiro
Veja os lances da partida entre Grêmio e Internacional
Emocionado na saída do gramado, Keirrison fala sobre o gol da vitória do Coritiba

Buffon é o Júlio César italiano



Peralá.
Não é o que você está pensando.
Buffon está para a Squadra Azzurra assim como Júlio César está para a seleção brasileira.
Explico: ambos já receberam dos respectivos técnicos a garantia de que estarão na Copa do Mundo de 2014.
Primeiro foi Felipão a confirmar a presença de Julio Cesar. Deu moral ao goleiro e garantiu, desde já, que Júlio César também jogue por ele, Felipão, durante o Mundial.
Agora, foi a vez de Cesare Prandelli.
Mesmo depois dos quatro gols tomados diante da Fiorentina e da enxurrada de críticas sobre a fase do ‘portieri', Prandelli tratou de ratificar seu voto de confiança em Gigi.
"Buffon será titular no Brasil. É o melhor goleiro da Itália. O número 1".
A declaração foi dada nesta segunda-feira, na véspera de receber o prêmio Silvio Piola de melhor técnico.
Para Prandelli não soou um ‘alarme Buffon', pois Gigi ainda desfruta de toda sua confiança.
Como se vê, lá como cá, Buffon e Júlio César parecem não agradar totalmente a gregos e troianos, ou melhor, a italianos e brasileiros.
Soem os alarmes.
Gazzetta
Goleiros estão garantidos na Copa do Mundo
Goleiros estão garantidos na Copa do Mundo

Soberano São Paulo, um foguete quando a bola rola no segundo turno do Brasileirão

Que ‘Muriçoca' Ramalho merece um oceano de elogios no soberano São Paulo, não se discute.
Com o seu ‘aqui é trabalho', desprezado pelos engomadinhos do Tricolor ao longo dos últimos anos por não ter conquistado uma Libertadores, o ‘professor' salvou a equipe do caldeirão do diabo.
Colocou o time entre os ‘top ten' do Brasileirão. Uma reviravolta inacreditável até para alguns fanáticos são-paulinos.
O Tricolor se encontrava no bico do corvo, numa confortável 18ª posição, quando ele assumiu o cargo na 20ª rodada, em substituição a Paulo Autuori, com a missão (quase) impossível de provar que ‘time grande não cai'. Conseguiu.
Mas uma voadora à la Boi Bandido no passado tricolor mostra que o time jamais jogou bolinha de gude na disputa de um returno do Brasileirão, exceção ao campeonato de 2011.
A equipe sempre sobrou na competição, tirou de letra qualquer projeção mais pessimista dos matemáticos de plantão.
A prova dos nove do Tricolor na história do segundo turno do Brasileirão, a partir de 2003, pontapé inicial da era dos pontos corridos:
2003 - 36 pontos (24 clubes)
2004 - 41 pontos (24 clubes)
2005 - 37 pontos (22 clubes)
2006 - 40 pontos (início da disputa com 20 equipes)
2007 - 38 pontos
2008 - 42 pontos
2009 - 32 pontos
2010 - 30 pontos
2011 - 24 pontos
2012 - 35 pontos
2013 - 22 pontos (11 jogos, sete vitórias, um empate e três derrotas).
Isto posto, segue o baile e a compra de sal grosso para espantar o mau-olhado dos coirmãos corintianos, santistas, palmeirenses...
                                                       ###########
Protestos, 10 a 0. O eco das manifestações na Cidade Maravilhosa das balas perdidas chegou às chuteiras furadas. Preocupado com a reação da população, o prefeito Eduardo Paes rompeu o cabresto e comunicou à mamãe Fifa que não dará um centavo para ajudar a montar a Fan Fest, local para shows e transmissão dos jogos do Mundial de 2014. As outras 11 cidades-sede continuam engajadas no projeto, com o seu, o meu, o nosso rico dinheirinho. A Copa é deles, a conta é nossa.
Sugismundo Freud. Uma lição aprendida na dor nunca se esquece.
Boca de urna. 'André Negão', 'Mané da Carne', 'turma dos letrados', 'baixo clero', 'núcleo dos tubarões' e 'mureteiros': é o mundo encantado que cerca a política do Corinthians, já de olho nas eleições de dezembro de 2014.
Dona Fifi. O Palmeiras deve pagar prêmio especial aos jogadores por voltar à elite do Brasileirão ou comemorar com um churrasco no fundo do quintal?
Talismã. O atacante Serginho é considerado um ‘pé-de-coelho‘ no ninho dos periquitos. Explica-se a fama: subirá pela terceira vez consecutiva de divisão. Primeiro, pulou da D para a C com o Oeste. Na sequência, subiu para a B também com o time do interior paulista. Agora, deve chegar à elite do Brasileirão no próximo fim de semana.
De chaleira. "Ei juiz, vai tomar caju" - ensurdecedor grito de apoio à arbitragem nas arquibancadas do Brasileirão.
Zapping. A heroica vitória do soberano São Paulo na Boa Terra derrapou no ibope da plim-plim. O jogo com o Bahêa rendeu 13 pontos na grande Pauliceia entregue ao salve-se quem puder, uma das audiências mais baixas da temporada. Na Cidade Maravilhosa das balas perdidas, Galo x Urubu cravou 18. Cada ponto em SP significa 62 mil domicílios ligados; no RJ, 38 mil.
Pé no freio. Apesar de ter conquistado pela terceira vez o vice na Fórmula Indy, o brasileiro Helio Castroneves não torce pelo Vasco. É são-paulino.
Gilete press. De Otávio Cabral, em ‘Veja': "A Alemanha escolheu o Centro de Treinamento Joaquim Grava, do Corinthians, como sede na Copa do Mundo. O anúncio oficial depende apenas da definição da tabela do torneio, que ocorrerá em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe. Esse evento será a última oportunidade para que os demais 69 centros credenciados pela Fifa conquistem as outras 30 seleções estrangeiras - o Brasil ficará na Granja Comary." Minha casa minha vida.
Tititi d'Aline. Xodó dos rubro-negros, o artilheiro Hernane Brocador perde o caminho do gol quando se apresenta como visitante no Brasileirão. Ele marcou apenas um gol, contra 11 no ‘New Maraca'. O jejum continuou diante do Galo.
Você sabia que... os Correios molharam com R$ 160 milhões os últimos 20 anos do pé de pato da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos?
Bola de latão. Maracanã S/A. O complexo que administra a joia da rainha da mamãe Fifa na Copa/14 acumula três meses de contas de água em atraso. Também mandou para escanteio a manutenção do ar-condicionado do Maracanãzinho.
Bola de ouro. Mineiros. Galo bico de ouro: campeão da Libertadores. Raposa devassa: volta olímpica no Brasileirão é só uma questão de tempo. Sada/Cruzeiro: dono do melhor vôlei de clubes do planeta. Só dá pão de queijo.
Bola de lixo. ‘Corintianos'. Os anjinhos organizados pelo diabo não tomam jeito mesmo. Voltaram a atacar no CT do clube com palavras de ordem: ‘Vontade, coragem, amor à camisa e respeito'. Um bando de desocupados que já prejudicou, e muito, o Corinthians, com a perda de mandos de jogo.
Bola sete. "Facções criminosas não vão ameaçar a Copa do Mundo" (do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso - a conferir).
Dúvida pertinente. Rechonchudo Walter, o namoradinho do Brasil: destaque pela técnica ou por causa de um campeonato nivelado por baixo?