terça-feira, 22 de outubro de 2013

Treinador de Serena aponta Vika como única rival

Istambul (Turquia) - Patrick Mouratoglou é um dos responsáveis pela excelente fase que Serena Williams vive no circuito. O francês, que é treinador e namorado da norte-americana, disse em entrevista ao The New York Times que a única rival à altura de Serena no momento é Victoria Azarenka, deixando Maria Sharapova de fora da conversa.
"Ela (Azarenka) mostrou isso na final do US Open. Tem a habilidade de continuar lutando. Estava um set e 4/1 abaixo e mais ninguém poderia voltar daquele jeito e ganhar o segundo set. Do mesmo jeito, 99% das jogadoras perderiam a cabeça no terceiro após levar aquela virada no segundo. Serena conseguiu reacelerar. As duas foram excepcionais. Vika é realmente uma campeã", comentou Mouratoglou.
O francês rejeita a ideia de que Serena domina a WTA pela incompetência das outras jogadoras. "Houve números 1 há pouco tempo que estavam muito abaixo do nível de hoje. Agora temos duas campeãs, Serena e Victoria Azarenka. Elas estão acima do resto, mas Federer e Nadal também estiveram por cinco anos. Não porque os outros eram ruins, mas porque não conseguiram produzir esse nível superior".
Para Mouratoglou, a maior chance de vencer Serena é quando ela vem de uma sequência de jogos muito grande. "Se ela está cansada mentalmente, fica vulnerável, como aconteceu em Wimbledon ao perder para Sabine Lisicki depois de uma longa série de vitórias".
Algo que o francês garante é que Serena não continuará jogando de cair bruscamente de rendimento. "Serena nunca vai baixar a guarda. Ela vai parar de jogar um dia, mas não será 50 do mundo, com certeza. Ela não aceitaria isso", disse o treinador. Por enquanto, eles trabalham em aspectos de seu jogo, como subidas mais efetivas à rede. "Ela ainda tem margem para evoluir. Isso que é o mais incrível".
Mouratoglou, de 43 anos, trabalhou com diversos jogadores como Grigor Dimitrov, Anastasia Pavlyuchenkova, Jeremy Chardy e Aravane Rezai, mas confessa que estar com Serena é bem mais fácil. "Sou muito ambicioso e quero o melhor. É como no futebol: é melhor estar no Barça, no Real Madrid, no Manchester United e no Paris Saint-Germain do que em um clube da terceira divisão do Uzbequistão", brincou.
Serena estreia nesta terça-feira no Masters de Istambul contra a alemã Angelique Kerber, às 14h (horário de Brasília).