terça-feira, 22 de outubro de 2013

Soberano São Paulo, um foguete quando a bola rola no segundo turno do Brasileirão

Que ‘Muriçoca' Ramalho merece um oceano de elogios no soberano São Paulo, não se discute.
Com o seu ‘aqui é trabalho', desprezado pelos engomadinhos do Tricolor ao longo dos últimos anos por não ter conquistado uma Libertadores, o ‘professor' salvou a equipe do caldeirão do diabo.
Colocou o time entre os ‘top ten' do Brasileirão. Uma reviravolta inacreditável até para alguns fanáticos são-paulinos.
O Tricolor se encontrava no bico do corvo, numa confortável 18ª posição, quando ele assumiu o cargo na 20ª rodada, em substituição a Paulo Autuori, com a missão (quase) impossível de provar que ‘time grande não cai'. Conseguiu.
Mas uma voadora à la Boi Bandido no passado tricolor mostra que o time jamais jogou bolinha de gude na disputa de um returno do Brasileirão, exceção ao campeonato de 2011.
A equipe sempre sobrou na competição, tirou de letra qualquer projeção mais pessimista dos matemáticos de plantão.
A prova dos nove do Tricolor na história do segundo turno do Brasileirão, a partir de 2003, pontapé inicial da era dos pontos corridos:
2003 - 36 pontos (24 clubes)
2004 - 41 pontos (24 clubes)
2005 - 37 pontos (22 clubes)
2006 - 40 pontos (início da disputa com 20 equipes)
2007 - 38 pontos
2008 - 42 pontos
2009 - 32 pontos
2010 - 30 pontos
2011 - 24 pontos
2012 - 35 pontos
2013 - 22 pontos (11 jogos, sete vitórias, um empate e três derrotas).
Isto posto, segue o baile e a compra de sal grosso para espantar o mau-olhado dos coirmãos corintianos, santistas, palmeirenses...
                                                       ###########
Protestos, 10 a 0. O eco das manifestações na Cidade Maravilhosa das balas perdidas chegou às chuteiras furadas. Preocupado com a reação da população, o prefeito Eduardo Paes rompeu o cabresto e comunicou à mamãe Fifa que não dará um centavo para ajudar a montar a Fan Fest, local para shows e transmissão dos jogos do Mundial de 2014. As outras 11 cidades-sede continuam engajadas no projeto, com o seu, o meu, o nosso rico dinheirinho. A Copa é deles, a conta é nossa.
Sugismundo Freud. Uma lição aprendida na dor nunca se esquece.
Boca de urna. 'André Negão', 'Mané da Carne', 'turma dos letrados', 'baixo clero', 'núcleo dos tubarões' e 'mureteiros': é o mundo encantado que cerca a política do Corinthians, já de olho nas eleições de dezembro de 2014.
Dona Fifi. O Palmeiras deve pagar prêmio especial aos jogadores por voltar à elite do Brasileirão ou comemorar com um churrasco no fundo do quintal?
Talismã. O atacante Serginho é considerado um ‘pé-de-coelho‘ no ninho dos periquitos. Explica-se a fama: subirá pela terceira vez consecutiva de divisão. Primeiro, pulou da D para a C com o Oeste. Na sequência, subiu para a B também com o time do interior paulista. Agora, deve chegar à elite do Brasileirão no próximo fim de semana.
De chaleira. "Ei juiz, vai tomar caju" - ensurdecedor grito de apoio à arbitragem nas arquibancadas do Brasileirão.
Zapping. A heroica vitória do soberano São Paulo na Boa Terra derrapou no ibope da plim-plim. O jogo com o Bahêa rendeu 13 pontos na grande Pauliceia entregue ao salve-se quem puder, uma das audiências mais baixas da temporada. Na Cidade Maravilhosa das balas perdidas, Galo x Urubu cravou 18. Cada ponto em SP significa 62 mil domicílios ligados; no RJ, 38 mil.
Pé no freio. Apesar de ter conquistado pela terceira vez o vice na Fórmula Indy, o brasileiro Helio Castroneves não torce pelo Vasco. É são-paulino.
Gilete press. De Otávio Cabral, em ‘Veja': "A Alemanha escolheu o Centro de Treinamento Joaquim Grava, do Corinthians, como sede na Copa do Mundo. O anúncio oficial depende apenas da definição da tabela do torneio, que ocorrerá em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe. Esse evento será a última oportunidade para que os demais 69 centros credenciados pela Fifa conquistem as outras 30 seleções estrangeiras - o Brasil ficará na Granja Comary." Minha casa minha vida.
Tititi d'Aline. Xodó dos rubro-negros, o artilheiro Hernane Brocador perde o caminho do gol quando se apresenta como visitante no Brasileirão. Ele marcou apenas um gol, contra 11 no ‘New Maraca'. O jejum continuou diante do Galo.
Você sabia que... os Correios molharam com R$ 160 milhões os últimos 20 anos do pé de pato da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos?
Bola de latão. Maracanã S/A. O complexo que administra a joia da rainha da mamãe Fifa na Copa/14 acumula três meses de contas de água em atraso. Também mandou para escanteio a manutenção do ar-condicionado do Maracanãzinho.
Bola de ouro. Mineiros. Galo bico de ouro: campeão da Libertadores. Raposa devassa: volta olímpica no Brasileirão é só uma questão de tempo. Sada/Cruzeiro: dono do melhor vôlei de clubes do planeta. Só dá pão de queijo.
Bola de lixo. ‘Corintianos'. Os anjinhos organizados pelo diabo não tomam jeito mesmo. Voltaram a atacar no CT do clube com palavras de ordem: ‘Vontade, coragem, amor à camisa e respeito'. Um bando de desocupados que já prejudicou, e muito, o Corinthians, com a perda de mandos de jogo.
Bola sete. "Facções criminosas não vão ameaçar a Copa do Mundo" (do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso - a conferir).
Dúvida pertinente. Rechonchudo Walter, o namoradinho do Brasil: destaque pela técnica ou por causa de um campeonato nivelado por baixo?