quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Joel completa um ano de Botafogo em partida contra o Madureira

Joel Santana BotafogoJoel Santana completa um ano à frente do
Botafogo nesta quarta (Foto: Ag. Estado)
O Botafogo terminou 2010 como campeão carioca e manteve essa condição nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara de 2011. Dono da melhor campanha do primeiro turno do estadual - à frente de Fluminense e Flamengo no saldo de gols -, o Alvinegro volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Madureira, no Engenhão, às 22h (de Brasília), em jogo válido pela terceira rodada do Grupo B.
Depois de uma suada vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias, o Botafogo goleou por 5 a 0 o Cabofriense, fora de casa. O resultado garantiu ao time de Joel Santana a primeira colocação do Grupo B da Taça Guanabara, superando o Fluminense no saldo de gols. Já o Madureira precisa se recuperar, pois vem de duas derrotas na competição e ocupa a lanterna da chave, ao lado do Cabofriense.
A partida também tem como atrativo o aniversário de um ano de Joel Santana à frente do Botafogo. Em sua terceira passagem pelo clube, o treinador conquistou o título estadual do ano passado e tem como retrospecto 63 jogos, 33 vitórias, 20 empates e dez derrotas.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite ao vivo para os estados de RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR e AP, além do Distrito Federal e da cidade de Blumenau-SC. O PFC transmite ao vivo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view. Péricles Bassols apita a partida, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos.

header o que esta em jogo
Botafogo: depois de duas vitórias consecutivas, o Botafogo busca manter os 100% de aproveitamento para seguir na liderança do Grupo B. O objetivo é seguir com um bom saldo de gols para levar a melhor sobre o Fluminense nos critérios de desempate.
Madureira: a equipe vem de derrotas nas duas partidas na Taça Guanabara. Ainda sem pontuar, precisa vencer o Botafogo para seguir sonhando com uma vaga na semifinal do primeiro turno do Carioca.

header as escalações 2
Botafogo: o técnico Joel Santana ainda não poderá contar com o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que teve sua situação regularizada. Lucas e Somália não treinaram na última terça-feira por causa de dores musculares, mas jogam. Assim, a escalação deve ser a mesma que iniciou a partida contra o Cabofriense: Jefferson, João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Marcelo Mattos, Bruno, Renato Cajá e Somália; Herrera e Loco Abreu.
Madureira: Antônio Carlos Roy não poderá contar com o experiente Marcelo Ramos, com dores na panturrilha direita. Na lateral esquerda, Da Costa ganhou a vaga de Nil, e Abedi dá lugar ao jovem Michel no meio-campo. O Madureira deve começar jogando com Cleber, Douglas Assis, Victor Silva e Edmílson; Valdir, Vinícius, Michel, Rodrigo e Da Costa;  Maciel e Adriano Magrão.

header fique de olho 2
Botafogo: normalmente um dos destaques do time, Loco Abreu ficou ainda mais em evidência após a polêmica com Joel Santana e o interesse de outros clubes, supostamente Cruzeiro e Grêmio.
Madureira: um dos jogadores mais experientes do grupo, Maciel é uma aposta do Madureira para desarticular a defesa do Botafogo. O atacante, que foi campeão mundial pelo Porto, de Portugal, vai liderar o time em campo.

header o que eles disseram
Joel Santana, técnico do Botafogo: "O Madureira tem o hábito de formar boas equipes no Carioca. Não começou bem, mas é uma competição de tiro curto, e pode não haver tempo de recuperação no caso de uma derrota. Espero que nossa equipe faça uma boa partida e siga na primeira colocação."
Antônio Carlos Roy, técnico do Madureira: "Não mudei na parte tática. Preferi mudar somente as peças para dar mais velocidade ao time. O Da Costa tem por característica ser muito veloz na lateral, e o Michel é um jovem de talento da base do Madureira. Se fizer no jogo o que apresentou nos treinos, o time terá muito a ganhar."

header números e curiosidades
* O Botafogo tem ampla vantagem nos confrontos com o Madureira. Foram 117 jogos disputados, com 88 vitórias do Alvinegro, 20 empates e nove derrotas. O Botafogo marcou 310 gols e sofreu 110.
* Herrera volta a disputar uma partida oficial no Engenhão após quatro meses. A última vez foi no dia 22 de setembro do ano passado, quando marcou um dos gols do Botafogo no empate em 2 a 2 com o Vasco. O argentino é o segundo maior artilheiro do Alvinegro no estádio com 15 gols, nove a menos do que Lucio Flavio.
* A última vitória do Madureira sobre um dos quatro grandes do Rio foi exatamente sobre o Botafogo, quando fez 2 a 1 no Engenhão, pelo Carioca de 2008. Desde então, foram dez partidas disputadas contra Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense, com sete derrotas e três empates.

header último confronto v2
O último confronto entre Botafogo e Madureira foi no dia 4 de fevereiro de 2010, pela sexta rodada da Taça Guanabara. Jogando no Maracanã, o Alvinegro venceu por 4 a 1, mas abriu o placar somente aos 39 minutos do primeiro tempo, com Fábio Ferreira. Caio ampliou aos 31 da segunda etapa, e Valdir descontou para o Madureira aos 36. No entanto, Fahel, aos 38, e Loco Abreu, aos 42, deram os números finais à partida.

Muricy confirma mudanças e aposta em Flu 'melhor a cada partida'

muricy ramalho treino do fluminenseMuricy Ramalho durante treinamento do Flu
(Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)
Está confirmado: Diego Cavalieri e Edinho vão jogar pela primeira vez com a camisa do Fluminense nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, contra o Macaé, pela terceira rodada da Taça Guanabara. Após testar a dupla em treinamento tático na manhã desta quarta-feira, nas Laranjeiras, Muricy Ramalho confirmou que mandará para campo a mesma escalação da atividade, com os reforços nas vagas de Ricardo Berna e Valencia.
- Temos que colocá-los para ganhar ritmo de jogo, ver como se sentem com a equipe, e vão estrear. Jogar é importante. Se o Araújo estivesse regularizado, também ia para a partida. É preciso conhecer os companheiros, entrosar, para que estejam prontos para as decisões.
Edinho, porém, ainda não está regularizado, o que a diretoria acredita que vai acontecer ainda nesta quarta. A única pendência é o envio da documentação pela Federação Paulista de Futebol. Outra novidade na equipe é a entrada de Rodriguinho no lugar de Deco, que está com uma lesão grave na coxa esquerda.
Com isso, Muricy deixa o Fluminense mais ofensivo e Tartá, que foi companheiro de Fred no ataque nas duas primeiras rodadas, volta para atuar no meio-campo.
- Os dois de frente são o Fred e o Rodriguinho. O Tartá faz o homem por trás, que funciona como atacante pelo lado esquerdo quando temos a bola e ajuda o Souza na marcação sem a bola.
Ele vai jogar no dia que estiver em condições. Não vai iniciar nenhum jogo. Vai jogar 20, 25 minutos para pegar ritmo"
Muricy, sobre retorno de Conca
Quem ainda não teve a volta confirmada pelo treinador foi Darío Conca. Já recuperado da cirurgia no joelho esquerdo, o argentino tem trabalhado com o restante do grupo e deve voltar a ser relacionado contra o Duque de Caxias, dia 3. Muricy fez mistério, mas deixou claro que não pensa em escalar o jogador como titular no retorno.
- Quem disse que vai ser dia 3? Ele vai jogar no dia que estiver em condições. Não vai iniciar nenhum jogo. Vai jogar 20 minutos, 25 minutos para pegar ritmo.
No momento, a maior preocupação do comandante é deixar todo o grupo tricolor em igualdade de condições para a estreia na Libertadores, dia 9, contra o Argentinos Juniors, no Engenhão. Ciente de que a base mantida de 2010 facilitou as ações nas vitórias diante de Bangu e Olaria, ele promete dar mais atenção ao crescimento individual dos atletas.
- Por enquanto, o que fez a diferença foi o conjunto. Nosso time mudou muito pouco do ano passado. Mas preciso colocar os jogadores que estão chegando para jogar. É preciso pegar ritmo. Agora, vamos começar a olhar o lado individual.
Muricy apontou evoluções no Flu do 1 a 0 sobre o Bangu para o 6 a 2 diante do Olaria, e acredita em um time ainda melhor na partida contra o Macaé.
edinho treino fluminenseEstreia de Edinho ainda depende de inscrição na Federação do Rio (Wallace Teixeira/ Photocamera)
- Alguns erros são naturais em início de temporada e temos que corrigir nos treinamentos. Foi assim na saída de bola contra o Bangu. Já melhoramos e esperamos nos posicionar melhor ainda agora. A Libertadores não permite esse tipo de erro. Mas o jogador tem que jogar em começo de ano sem ainda estar preparado para isso. Vamos evoluir jogo a jogo.
Com seis pontos, o Fluminense é o segundo colocado do Grupo B da Taça Guanabara, atrás do Botafogo, que tem a mesma pontuação e melhor saldo de gols: 6 a 5

Vasco mira em Kleberson, mas volante tem propostas do exterior

Rio de Janeiro
kleberson no treino do flamengoKleberson tem treinado à parte do grupo
rubro-negro (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Um dos jogadores que não será aproveitado por Vanderlei Luxemburgo, Kleberson está na mira do Vasco. O Gigante da Colina apenas aguarda a rescisão do atleta com o time da Gávea para fazer uma proposta. Porém, o clube cruzmaltino terá dificuldades para conseguir a contratação do volante. Com outras equipes na briga, é pouco provável que a rescisão com o Flamengo saia para que o jogador fique livre. A diretoria rubro-negra deve negociar diretamente com o futuro clube de Kleberson.
Segundo o diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, o clube tem recebido propostas de vários clubes pelo atleta. Algumas, inclusive, do exterior.
- Temos algumas alternativas para escolher. Tem clubes interessados tanto fora do país quanto aqui dentro. Quem fez proposta concreta foi o Grêmio, mas a coisa não andou. Sempre teve interesse do Atlético-PR, mas também não evoluiu. E tem interesse dos clubes de fora, principalmente da Ásia. É um jogador muito querido. Uma ótima pessoa. Queremos que seja bom para ele e para nós. Ele é um jogador que tem no currículo uma Copa do Mundo. Não falta mercado – disse Veloso, afirmando que não sabia do interesse cruzmaltino no volante.
O destino do atleta deve ser decidido nos próximos dias. Kleberson não quer ficar muito tempo sem jogar e tem conversado com a diretoria rubro-negra para resolver o assunto. O que pode pesar a favor do Vasco é a vontade do jogador em permanecer no Rio de Janeiro.
 

Thiago Neves está liberado para enfrentar o Americano

Thiago Neves no treino do FlamengoThiago Neves no treinamento do
Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
A inscrição de Thiago Neves no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF foi normalizada nesta quarta-feira, como consta no site da confederação. E segundo o diretor jurídico de futebol do Flamengo, Michel Asseff Filho, a Ferj atendeu a solicitação do clube para que o meia tenha condições legais de enfrentar o Americano às 19h30m (de Brasília) desta quarta-feira, pelo Campeonato Carioca.
O meia viajou com a delegação rubro-negra para Macaé, local da partida, e deve ser titular no meio de campo, entrando no lugar que seria de Marquinhos.
Assim, o Flamengo vai a campo com Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Fernando, Willians, Thiago Neves, Vander e Renato; Deivid.

Clijsters não joga bem, mas vence Radwanska e vai à semifinal em Melbourne

A belga Kim Clijsters errou bastante, mas garantiu na madrugada desta quarta-feira a classificação para a sua sexta semifinal do Aberto da Austrália ao bater com dificuldades a polonesa Agnieszka Radwanska por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-6(7-4), após 1h33min de partida na Rod Laver Arena, em Melbourne.

Quartas de final do Aberto da Austrália

Foto 12 de 38 - Kim Clijsters comete muitos erros e mesmo sem jogar bem consegue vitória sobre a polonesa Agnieszka Radwanska para ir à semifinal do Aberto da Austrália William West/AFP
Clijsters vai enfrentar na semifinal a russa Vera Zvonareva, número 2 do mundo, que se classificou ao derrotar a tcheca Petra Kvitova na partida preliminar disputada na mesma quadra pela rodada diurna do Grand Slam no horário local.
Favorita diante de Radwanska, a belga Kim Clijsters começou a partida de forma mais ofensiva e sua tática no começo da partida funcionou, compensando o saque que não estava entrando bem no primeiro set. Com quatro quebras de serviço contra duas da rival, Clijsters garantiu a vitória no primeiro set após 29min de disputa.
Oscilando bastante no confronto, Clijsters acabou tendo um duelo mais equilibrado com Agnieszka Radwanska no segundo set. Após ter conseguido uma quebra de serviço em momento importante da partida, quando sacaria para abrir 5 a 2, a belga falhou e teve a quebra devolvida.
Radwanska confirmou seu saque de zero e igualou a parcial em quatro games. Demonstrando abatimento, Clijsters cometeu erros não-forçados e teve seu serviço quebrado novamente, deixando a rival a um game de vencer o set. Mas a belga se recuperou e evitou perder a parcial devolvendo a quebra.
A belga teve novamente que sair de uma situação adversa no game seguinte, quando sacava com 0-30, mas foi eficiente nas trocas de bolas e garantiu a confirmação de seu serviço, jogando a pressão para Radwanska, que sacou para tentar evitar o encerramento da partida. E a polonesa conseguiu jogar firme para ganhar o game e forçar o tie-break. Depois de sair perdendo no game de desempate, Kim Clijsters chegou a dois match points e venceu após erro de Agnieszka Radwanska

Campeonato Estadual do Rio 2011

26/01/2011
17h00Volta Redonda 1x1 Nova Iguaçu Raulino de OliveiraVolta Redonda
17h00América-RJ 1x4 Resende Edson PassosMesquita
19h30Flamengo 2x0 Americano-RJ Cláudio Moacir AzevedoMacaé
26/01/2011
17h00Bangu 1x0 Duque de Caxias Moça BonitaRio de Janeiro
17h00Olaria 2x0 Cabofriense Rua BaririRio de Janeiro
22h00Botafogo 4x1 Madureira EngenhãoRio de Janeiro

Campeonato Paulista 2011

4ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
17h00Noroeste 2x2 Bragantino Alfredo CastilhoBauru
17h00Ituano 3x3 Linense Jaime CintraJundia
17h00São Bernardo 0x2 Oeste PrimeirãoSão Bernardo do Campo
19h30Santos 3x3 São Caetano Arena BarueriBarueri
19h30Mirassol 1x1 Santo André José Maria de Campos MaiaMirassol
19h30Portuguesa 1x3 Ponte Preta CanindéSão Paulo
22h00Americana 3x4 São Paulo Décio VittaAmericana

Campeonato Inglês 2011

18ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
18h00Liverpool 1x0 Fulham AnfieldLiverpool

Campeonato Alagoano 2011

4ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
16h00Santa Rita 1x2 CSA Olival de MoraisBoca da Mata
16h15Murici 2x0 Sport Santo Antônio José Gomes da CostaMurici
21h30CRB 1x2 Corinthians-AL Rei PeléMaceió
21h30CSE 3x0 Coruripe-AL Juca SampaioPalmeira dos Índios

Campeonato Goiano 2011

4ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
20h30Anapolina 2x 0CRAC-GO Jonas DuarteAnápolis
20h30Goiás 1x0 Morrinhos SerrinhaGoiânia
20h30Santa Helena 1x4 Vila Nova-GO Pedro Romualdo CabralSanta Helena De Goiás
22h00Atlético-GO 3x0 Trindade Antônio AcciolyGoiânia

Campeonato Pernambucano 2011

6ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
22h00Salgueiro 0x0 Sport SalgueirãoSalgueiro

Campeonato Cearense 2011

5ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
21h15Quixadá 2x2 Horizonte-CE AbilhãoQuixadá
21h15Icasa 1x0 Limoeiro RomeirãoJuazeiro Do Norte
21h15Fortaleza 2x2 Guarani-CE Alcides SantosFortaleza
22h10Itapipoca 3x2 Ferroviário-CE PerilãoItapipoca

Campeonato Baiano 2011

3ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
21h30Vitória 2x0 Vitória da Conquista BarradãoBarradão
21h30Fluminense-BA 1x2 Atlético-BA Jóia da PrincesaFeira De Santana
21h30Camaçari 1x1 Colo-Colo-BA Armando OliveiraCamaçari
21h30Serrano 0x2 Bahia de Feira Lomanto JúniorVitória Da Conquista
22h00Ipitanga 3x3 Bahia Pedro AmorimSenhor Do Bonfim

Campeonato Catarinense 2011

4ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
19h30Brusque 2x2 Criciúma Augusto BauerBrusque
20h30Chapecoense 1x0 Metropolitano-SC Indio CondáChapecó
20h30Concórdia 3x6 Joinville Domingos Machado de LimaConcórdia
22h00Marcílio Dias-SC 1x1 Figueirense Hercílio LuzItajaí

Campeonato Paranaense 2011

4ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
16h30Corinthians-PR 1x0 Rio Branco-PR Janguito MalucelliCuritiba
16h30Iraty 1x0 Arapongas Emílio GomesIrati
19h30Roma-PR 3x1 Paraná Clube Bom Jesus da LapaApucarana
20h30Cianorte 1x0 Paranavaí Albino TurbayCianorte
22h00Operário 1x 0Atlético-PR Germano KrüggerPonta Grossa

Campeonato Gaúcho 2011

4ª RODADA - 21/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
20h30Grêmio 2 x 1 São José-RS Olímpico MonumentalPorto AlegreLer o relato do jogo Grêmio 2 x 1 São José-RS
4ª RODADA - 26/01/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
17h00Cruzeiro-RS 0x0 Novo Hamburgo Estrelão Porto Alegre
17h00Porto Alegre 1x1 Universidade João da Silva MoreiraPorto Alegre
20h00Inter de Santa Maria 1x4 Internacional Baixada MelancólicaSanta Maria
20h00Santa Cruz-RS 0x0 Ypiranga-RS PlátanosSanta Cruz Do Sul
20h30Veranópolis 3x3 São Luiz Antonio David FarinaVeranópolis
20h30Pelotas 1x0 Lajeadense Boca do LoboPelotas

Libertadores 2011

26/01/2011
22h00Liverpool -URU 2x2 Grêmio Centenário (URU)Montevidéu
22h00Corinthians 0x0 Deportes Tolima PacaembuSão Paulo

Sul-Americano Sub-20 2011

26/01/2011
00h10Equador 0 x 1 Brasil Jorge BasadreTacnaLer o relato do jogo Equador 0 x 1 Brasil