quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Brasileirão

22h00



CoritibaCTB
FluminenseFLU

Brasileirão

22h00


CorinthiansCOR
GrêmioGRE

Brasileirão

22h00


SantosSAN
São PauloSPA

Brasileirão

21h00



FigueirenseFIG
Atlético-PRCAP

Brasileirão

19h30
Ponte PretaPON
VascoVAS

Brasileirão

19h30




InternacionalINT
Palmeiras PAL

Brasileirão

19h30



Atlético-MGCAM
AvaíAVA

Pelo fim do tribunal no futebol brasileiro

Imagine o futebol brasileiro sem o tribunal. Jogos decididos no campo, sem recursos, indiciações, efeitos suspensivos. Sem julgamentos! Campeonatos com punições pré-definidas. Três cartões amarelos, um jogo fora. Expulsão após dois cartões amarelos, um cotejo de gancho. Vermelho direto: três partidas de suspensão. O próximo compromisso, sempre, sem esperar julgamentos. No lugar de um tribunal, um sistema via internet por meio do qual todos poderiam checar a situação dos atletas suspensos, ou não.
Não consultaríamos mais os "resultados dos julgamentos", mas a lista de atletas punidos. Hoje na página da CBF encontramos informações como esta: "Por unanimidade de votos, se conheceu do recurso, para no mérito, negar-lhe provimento, mantendo a decisão da Quarta Comissão Disciplinar que suspendeu o atleta Carlos Wanderson Aguiar Silva por 1 (uma) partida, por infração ao art. 250 do CBJD." Teríamos apenas o nome do jogador, quantos jogos ele cumprirá de suspensão, o motivo, a partir de quando e até qual dia.
Caberia ao delegado do jogo checar se na súmula há suspensos. Sim, uma medida preventiva, justa, honesta, transparente, que protegeria o campeonato. Um equívoco com a presença de alguém punido entre os relacionados para uma peleja seria detectado antecipadamente. E não ocorreriam situações que podem ser evitadas. Estaríamos livres do caos que se instalou em 2013. Seria muito, mas muito melhor para o futebol brasileiro, torcedores, patrocinadores, atletas e clubes.
No lugar do tribunal, um comitê poderia analisar apenas os casos excepcionais, como um erro de lançamento na súmula. Exemplo: árbitro dá cartão a João (a TV deixa isso claro) mas ele se engana no preenchimento e o lança para Pedro. Essa comissão poderia corrigir o equívoco sem polêmica. Se um torcedor joga algo em campo, ele deve ser detido e punido. Se o regulamento determinar pena ao clube, ela será aplicada, sem a necessidade de julgamento. Simples e objetivo.
Expulso na derrota do Tottenham para o Liverpoool por chutar Suárez, Paulinho terá que cumprir três jogos de suspensão na Inglaterra, pois levou o cartão vermelho direto. Na página da FA, a "CBF" de lá, qualquer pessoa pode consultar a situação dos atletas de todas as divisões. No caso do meio-campista brasileiro dos Spurs, podemos observar quando começa e termina sua suspensão. E de quantos jogos é a punição. Não fica margem de dúvida, está tudo muito claro.
Nesse futebol sem tribunal, Héverton não teria sido relacionado pela Portuguesa para o jogo diante do Grêmio. André Santos também não enfrentaria o Cruzeiro com a camisa do Flamengo. O goleiro Elisson não sentaria no banco cruzeirense na partida contra o Vasco. Não haveria polêmica alguma quanto à participação de Tartá em jogos pelo Fluminense em 2010. Bastaria acessar o site da CBF e verificar a lista de suspensos. Basta de tribunal no futebol.
REPRODUÇÃO
Na página da federação inglesa, os suspensos, entre eles Paulinho: quando começa e quando termina a punição
Na página da federação inglesa, os suspensos, entre eles Paulinho: quando começa e quando termina a punição
Se você gosta de vídeos de torcidas, acesse o canal no Youtube clicando aqui.
Caso tenha vídeos do gênero que possam ser publicados no canal e queira enviá-los, entre em contato pelo twitter (acima).
escrito em 2o13 
por 

Mauro Cezar Pereira


Sheik e o árbitro: o que o tribunal tem com isso?

Antes é preciso deixar claro ante o analfabetismo funcional que impera por aí: este não é um texto em defesa de personagem ou clube algum, mas sim um questionamento quanto à necessidade de um tribunal se envolvendo em tudo no futebol. Se você é clubista, incapaz de pensar, fanático, valentão da internet ou coisa parecida, faça uma gentileza: não leia.
***********************
Emerson Sheik não fez uma boa avaliação do trabalho desenvolvido pelo árbitro do clássico Vasco x Flamengo, pela Copa do Brasil. Após o primeiro tempo, a caminho do vestiário, desferiu palavras nada elogiosas ao apitador. E no microfone da TV Globo!
Óbvio que repercutiu. Evidentemente Sheik errou, como ressaltamos no blog na ocasião — clique aqui para ler. Ele sabia que sua declaração o levaria ao tribunal e que dificilmente escaparia de punição. Como no ano passado, quando no Botafogo.
Se as regras são essas, deveria o jogador pensar primeiro no clube que lhe paga e na torcida, que o adora. Ao desabafar daquela forma, falhou com ambos. Por isso cabe à diretoria do Flamengo fazer algo a respeito. É preciso responsabilidade profissional.
 
622 27cd4884 b637 3653 9f8f e4cd99a1fac5
Emerson Sheik é punido com apenas uma partida no tribunal
Emerson pegou um jogo de suspensão. Mas afinal, por que o tribunal o convocou? Sim, o atleta foi agressivo, avaliou o trabalho do árbitro de maneira muito ruim, escolheu mal as palavras, mas aquilo não interferiu no andamento da partida.
Não seria um problema entre os dois? Se a ofensa não está na súmula, não atrapalhou o prosseguimento da peleja, que resolvessem entre eles. Seja lá onde for, até mesmo num outro tribunal se fosse o caso. A interferência do STJD é demasiada e cansativa.
Estranho país onde pessoas saem as ruas e ofendem com palavras ainda mais pesadas até a presidente da República (sobre esse tema minha opinião você pode ler clicandoaqui), mas um jogador vai a um tribunal por atacar o trabalho de um árbitro de futebol.
 
622 1c3dee6b 6a7e 3081 bde6 89f3e8622215
Após julgamento de Sheik, Mauro diz: 'Não precisamos do tribunal'
Também foi ofensivo, mas nem de longe como se ouve por aí. Sheik esculachou o desempenho do apitador. Ele errou. Poderia tê-lo criticado de outra maneira. Faltou respeito, categoria, educação, responsabilidade para com o clube e seus torcedores.
Mas o que o tribunal tem com isso?
PS: em 2013 escrevi "Pelo fim do tribunal no futebol brasileiro", clique aqui e leia.

A SELEÇÃO BRASILEIRA BATEU EM BEBADO

A SELEÇÃO  BATEU EM BEBADO TIME FRACO COMO USA QUE NÃO TEM MUIYA ESPERIENCIA  EM FUTEBOL COM OS PÉS E A SELEÇÃO BATEU NO TIME SEM ESPERIENCIA NO FUTEBOL  MUNDIA   ERA PRA SELEÇÃO PECO UM TIME CO ESPERIENCIA NÃO UM TIME SÓ PRA DA DIERO A  CBF QUE ERA PRA ENVESTI NOS CLUBES BRASILEIRO NÃO SÓ NA SELEÇÃO BRASILEIRA ,
QUE O DIERO QUE A SELEÇÃO RECEBE ERA ENVESTI NOS CLUBES BRASILEIROS
ERA PRA SER CONVOCADOS SÓ  JOGADORES DO BRASIL E NÃO DA EUROPA
ERA CONVOCADO DURANTE UM TEMPO SÓ JOGADORES DO BRASIL
E CAMPIONATO BRASILEIRO ERA PARA COMO NA EUROPA  NOS DIA QUE AS SELEÇÕES DO MUNDO JOGA DE TODOS CONTINES JOGATRA M SEUS CAMPIONATOS PARAM E NO BRASIL NÃO
E OUTRA COISA   ERA  SER COMO NA EUROPA CAMPIONATO BRASOLERO COMESARIA EM GOSTO  E   TERMINA MEIO DO ANO NA EUROPA
NO DIA FOR   COMO À EUROPA  FUTEBOL  BRASILEIRO  TENHA JEITO NO DIA QUE MUDA
A REGRA DO FUTEBOL BRASILEIRO NO DIA QUE MUDA FUTEBOL DA QUI DO BRASIL  MUDARA O DIA COMO NA EUROPA  COMESA NO MEIO DO ANO  E TERMINA  NO OUTRO

FRANCISCO SILMAR SILVEIRA BORGES JUNIOR