quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cearense

22h00 Guarany de Sobral 1x3 Horizonte-CE

Copa do Brasil

20h30 Santa Cruz-PE 2x0 Guarani de Juazeiro
20h30 Águia de Marabá 1x2 Nacional-AM
20h30 Luziânia 0x0 Fortaleza
20h30 Confiança-SE 1x0 Guarani
20h30 Tupi 1x0 Luverdense
20h30 Aracruz 1x1 Joinville
20h30 Cametá 0x7 Atlético-GO
20h30 Arapongas 1x0 São Caetano
20h30 Desportiva-ES 1x4 Figueirense
20h30 Salgueiro 2x0 Boa Esporte Clube
20h30 Oratório 1x3 Goiás
20h30 Gurupi 2x3 América-MG
20h30 Santa Cruz-RN 0x0 ASA
20h30 Campinense-PB 0x1 Sampaio Correa-MA
20h30 Volta Redonda 1x0 Avaí
21h00 São Raimundo-RR 0x2 Paysandu-PA
21h00 Ji-Paraná 0x1 América-RN
21h30 Fast 1x1 CRB
22h00 Ceará 4x3 Ceilândia
22h00 CRAC-GO 3x1 Náutico
22h00 Flamengo-PI 2x2 Santos
22h00 CSA 0x3 Cruzeiro
22h00 Águia Negra-MS 0x1 Bragantino
22h00 Mixto 2x1 Vitória

Libertadores

19h45 Real Atlético 5x1 Cerro Porteño
22h00 Corinthians 3x0 San José
22h00 Tijuana 1x0 Millonarios
22h00 Grêmio 0x0 Fluminense

Paulista

19h30 União Barbarense 1x2 São Paulo

Capixaba

Vitória-ES  2x0  Linhares 

Carioca

16h00 Botafogo 3x1 Friburguense

Liga dos Campeões

15h45 Barcelona 1x1 PSG
15h45 Juventus 0x2 Bayern de Munique

Para Marin, quem o ataca tem 'mente doentia' e 'não pode impunemente me caluniar ou difamar'



José Maria Marin em coletiva do COL, no Rio de Janeiro
José Maria Marin voltou a se pronunciar sobre os discursos feitos à época da ditadura militar
Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo desta quarta-feira, o presidente da CBF e do COL-2014, José Maria Marin, atacou as “mentes doentias e perversas” que o criticam por causa de seus discursos à época como deputado estadual, nos anos 1970, que insinuam uma suposta ligação com a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 25 de outubro de 1975, durante a ditadura militar.

Em 9 de outubro de 1975, o dirigente fez um adendo a um discurso de Wadih Welu no qual pede uma “atenção especial não só desta Casa, mas principalmente, por parte do sr. secretário de Estado da Cultura (José Mindlin) e por parte do sr. governador do Estado (Paulo Egydio)” à TV Cultura, que tinha como diretor de jornalismo no período Vladimir Herzog. Em 24 do mesmo mês, o jornalista foi detido pelo DOI-CODI por sua ligação com o PCB; no dia seguinte, foi assassinado.

“Pedi providências (...) para esclarecer o sucateamento que ocorria em uma das poucas emissoras em que, à época, havia programas voltados à boa informação educacional e cultural para o povo paulista. Nada mais. Nesse aparte não pronunciei o nome de ninguém e me limitei apenas ao que a mídia comentava”, afirmou Marin no artigo desta quarta.

“Os lamentáveis fatos que aconteceram depois nada têm a ver comigo, como insistem alguns. Só mentes doentias e perversas, ou cegas pela paixão, podem ver nessa simples recomendação qualquer acusação nesse ou naquele sentido”, completou.

José Maria Marin cita seu passado como governador e presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), admite ter sido filiado à ARENA (partido de situação na época da ditadura militar) “tanto quanto muitos outros políticos que hoje apoiam o governo federal” e ameaçou: “Quem faz de conta ignorar a história do Brasil não pode impunemente me caluniar ou difamar.”

Abaixo ao artigo do presidente da CBF no jornal, o filho de Vladimir Hergoz, Ivo, citou o elogio de Marin ao ex-delegado Sergio Paranhos Fleury, considerado o principal executor das prisões na ditadura, em discurso do dia 7 de outubro de 1976, quase um ano depois da morte de seu pai.

“É aceitável uma entidade privada ter na sua liderança uma pessoa de princípios que, suas próprias palavras o confessam, seguem na direção oposta à democracia e à defesa dos direitos humanos? Eu acho que não”, afirmou Ivo Herzog, que na semana retrasada protocolou na CBF uma petição com mais de 53 mil assinaturas pedindo a saída de Marin do comando da entidade.

Ele entregou os discursos e a petição também às 27 federações estaduais e aos 20 clube da Série A do Campeonato Brasileiro – esses têm o poder de voto na eleição da CBF.

Em Dortmund, o lado mais bonito e o mais cruel do futebol ao mesmo tempo

Houve um momento de Borussia Dortmund x Málaga em que ficou claro que a desclassificação seria cruel para qualquer um dos times. A superação do Málaga contra um time tecnicamente superior, o duelo particular entre o paredão Caballero e os jogadores do Dortmund, tudo era ingrediente para um confronto épico da Champions League.

Histórias assim normalmente têm heróis improváveis como o zagueiro Felipe Santana, que se transformou em centroavante nos minutos finais. O Dortmund, tão justamente elogiado pelo futebol bonito e pela capacidade de alternar entre o jogo de posse de bola e o de contragolpes, apelou ao chuveirinho quando tudo parecia perdido.

Reserva de Hummels, que só não começou a partida por ainda estar voltando de contusão, Santana participou do gol de empate e marcou o gol da vitória - este em posição de impedimento. Como impedido também estava Eliseu no segundo gol do Málaga, em erro que se tornou lamentavelmente rotineiro nesta fase da competição. Só Platini parece achar que aumentar o número de árbitros nos jogos é melhor que adotar o recurso tecnológico.

Foi importante para o Borussia Dortmund mostrar que este time, no dia em que está difícil ganhar na bola, é capaz de achar brios para vencer de qualquer maneira. À força. Porque o Málaga valorizou demais a classificação alemã. No primeiro tempo transformou sua área em zona praticamente impenetrável, e foi necessário o talento de Reus para encontrar o espaço num toque de letra para Lewandowski.

Não adianta imaginar o que teria sido se o gol de Eliseu fosse, como deveria ser, anulado. Talvez o Borussia conseguisse tranquilamente o segundo gol e a classificação. Talvez o 1 a 1 permanecesse até o final e o Málaga estaria celebrando até agora. O fato é que, na vida e no futebol, pensar o que poderia ter sido não resolve muita coisa.

A frustração do Málaga é compreensível, e no calor do momento era normal que saíssem declarações ligando a arbitragem à punição imposta pela Uefa, que suspendeu o clube de competições europeias na próxima temporada por causa das finanças. Mas quando a poeira baixar, verão que só há motivos para se orgulharem da caminhada que fizeram.

No fim das contas, os homens de Jürgen Klopp estão nas semifinais pela primeira vez em 15 anos e não deixarão ninguém feliz por enfrentá-los. Até porque ir a Dortmund significa enfrentar onze em campo e mais esta multidão nas arquibancadas.

Borussia Dortmund

Real passa susto na Turquia, mas evita 'milagre' e avança na Champions


Veja os gols da partida
Entrando em campo já praticamente classificado, o Real Madrid foi até a Turquia, sofreu no fim do jogo, mas não deu espaço para “zebra” na tarde desta terça-feira. Após vencer por 3 a 0 no Santiago Bernabéu, o Real cedeu a virada ao Galatasaray por 3 a 2 no duelo de volta das quartas de final da Uefa Champions League. 

Mesmo assim, o placar agregado ficou em 5 a 3 a favor do time espanhol, que avançou na principal competição de clubes do mundo.
LEIA MAIS

O gol do Real Madrid foi marcado logo aos 7 minutos de jogo. Cristiano Ronaldo completou um cruzamento de Khedira e já parecia ter praticamente eliminado o confronto ao balançar as redes. Este foi o décimo gol do português nesta edição da Champions, artilheiro absoluto da competição.
Reuters
Drogba cumprimenta Eboue, autor do primeiro gol do Galatasaray contra o Real Madrid
Drogba cumprimenta Eboue, autor do 1º gol do Galatasaray 

Aos 12 minutos da etapa final, o Galatasaray chegou ao empate. O marfinense Emmanuel Eboue acertou um lindo chute de fora da área no ângulo de Diego López. A equipe turca marcou dois gols em sequência, aos 26 e 27 minutos da etapa final, com Sneijder e Drogba – este último de “letra” -, respectivamente.
O gol de Drogba colocou fogo na partida, já que restavam mais de 20 minutos para o fim e bastava ao Galatasaray mais dois gols. No entanto, os turcos não conseguiram o “milagre”.

Já nos acréscimos, Cristiano Ronaldo ainda balançou as redes novamente e fechou o placar para o Real Madrid.
Na história da Champions League, apenas uma vez um time perdeu o jogo de ida no mata-mata por pelo menos 3 gols conseguiu se classificar. Em 2004, o Deportivo La Coruña perdeu por 4 a 1 para o Milan na Itália e goleou por 4 a 0 na Espanha, passando à semifinal da Champions.
Com este resultado, o Real Madrid está na semifinal da Uefa Champions League pelo terceiro ano consecutivo. O adversário do time merengue será definido no sorteio desta sexta-feira, às 7h (Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN Brasil.
Além do Real, o Borussia Dortmund é o outro time garantido na semifinal da Champions. Barcelona x Paris Saint-Germain e Juventus x Bayern de Munique acontecem nesta quarta-feira e definem os último classificados à próxima fase.

Getty
Cristiano Ronaldo lamenta gol perdido do Real Madrid
Cristiano Ronaldo lamenta gol perdido do Real Madrid
O jogo: Apesar de atuar fora de casa e com importantes desfalques, como Sergio Ramos e Xabi Alonso, o Real Madrid fez prevalecer seu domínio no início da partida em Istambul. 
Escalado pelo técnico José Mourinho em seu habitual esquema 4-2-3-1, o time espanhol pressionou os adversários na marcação nos primeiros minutos e dificultou a saída de bola dos zagueiros da equipe turca.
Melhor no jogo, o clube branco quase abriu o placar aos três minutos, quando Cristiano Ronaldo desceu em velocidade no contra-ataque e lançou Higuaín. Muslera saiu do gol e faz o corte parcial. Na sequência da jogada, Di María chutou e a zaga do Galatasaray, quase em cima da linha, tocou para escanteio.
A pressão do time visitante continuou e deu resultado aos oito minutos. O volante Khedira apareceu em progressão pelo lado direito da área e cruzou rasteiro para Cristiano Ronaldo. Bem posicionado, o atacante português se antecipou na jogada e desviou para o fundo das redes do gol defendido pelo uruguaio. Este foi o décimo gol do camisa 7 nesta edição da Liga dos Campeões, aumentando ainda mais seu domínio na lista de artilheiros.
A partir daquele instante, o Real Madrid recuou seus jogadores para o campo defensivo e passou a explorar uma de suas principais características: o contra-ataque. O Galatasaray mantinha a bola em seus pés, mas em momento pouco criativo de atletas como Felipe Melo, Altintop, Sneijder e Drogba, não conseguia ter grandes oportunidades de igualar o marcador.
A equipe comandada por Mourinho passou perto de aumentar sua vantagem em novo arremate de Di María, aos 24 minutos, mas Muslera apareceu bem e tocou a bola para escanteio. Aliás, foi depois de cobrança de um tiro de canto que Sneijder, aos 38 minutos, desperdiçou a melhor chance para seu clube, esbarrando no goleiro Diego López.
O time da casa seguiu com seu estilo de toque até o término da primeira etapa, sem arriscar lances individuais e mais agudos. O Real Madrid, por sua vez, permaneceu adotando estratégia de sair em velocidade para o ataque e viu o adversário ir para os vestiários com 53% de posse de bola.
Na volta para a etapa complementar, o treinador Faith Terim promoveu a entrada de Amrabat na vaga de Altintop, mas a tentativa de aumentar a capacidade criação no meio-campo não surtiu efeito imediato. A equipe turca continuou trocando passes laterais e foi dominada pelo sistema defensivo do time visitante. O lateral-esquerdo Riera, meio-campista de origem, era mal aproveitado por seus companheiros.
Entretanto, a mudança tática mostrou ser acertada a partir dos dez minutos. Após Cristiano Ronaldo, quase na pequena área, desperdiçar chance de marcar o segundo gol, o Galatasaray foi para cima do adversário e chegou ao empate com Eboué, em belo arremate de fora da área que parou no ângulo do gol adversário.
O time turco passou a dominar a região do meio-campo no Ali Sami Yen e não permitiu que os visitantes saíssem com tranquilidade do setor defensivo. Sneijder, aos 25 minutos, invadiu a área pelo lado esquerdo e virou o placar para o Galatasaray. A esperança da torcida turca em obter uma vaga na semifinal ficou ainda maior dois minutos mais tarde, quando Didier Drogba aumentou a vantagem com belo gol de calcanhar.
Insatisfeito com o desempenho de seu time, José Mourinho realizou mudança no setor ofensivo e optou por Benzema no lugar de Higuaín, aos 29 minutos. Temendo sofrer mais gols e acabar desclassificado, o português colocou o zagueiro Albiol na vaga do principal armador da equipe, Ozil. Drogba ainda anotou gol aos 35 minutos, mas foi assinalado impedimento.

Pressionado até os momentos finais da partida, o Real Madrid conseguiu suportar as investidas do adversário e, mesmo com Arbeloa expulso aos 44 minutos, ainda voltou a balançar as redes com Cristiano Ronaldo, aos 48 minutos, encerrando a contagem. Esta é a terceira vez consecutiva que o time espanhol garante vaga entre os quatro melhores clubes da Liga dos Campeões.

FICHA TÉCNICA
GALATASARAY 3x2 REAL MADRID 


Local: estádio Ali Sami Yen, em Istambul, Turquia
Data: 9 de março de 2013, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Stéphane Lannoy (França)
Assistentes: Frédéric Cano e Michael Annonier (ambos da França)
Gols: Cristiano Ronaldo, aos oito minutos do primeiro e 46 minutos do segundo tempo (Real Madrid); Eboué, aos 11 minutos do segundo tempo, Sneijder, aos 25 minutos do segundo tempo, e Drogba, aos 27 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Arbeloa (Real Madrid); Eboué, Sneijder e Amrabat (Galatasaray).
Cartões vermelhos: Arbeloa (Real Madrid)
GALATASARAY: Muslera; Eboué (Elmander), Zan, Semih e Riera; Altintop (Amrabat), Felipe Melo, Selçuk Inan e Sneijder; Drogba e Bulut (Sarioglu)
Técnico: Fatih Terin
REAL MADRID: Diego Lopez; Essien (Arbeloa), Varane, Pepe e Fabio Coentrão; Khedira, Modric, Di Maria, Ozil (Albiol) e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema)
Técnico: José Mourinho
Veja os lances da partida

Dortmund faz dois gols nos acréscimos, elimina Málaga e se classifica às semis de forma épica


Veja os gols da partida
Parecia cinema, mas foi real. Da forma mais emocionante possível o Borussia Dortmund se classificou para a semifinal da Champions League. Perdendo por 2 a 1 até os 46 minutos do segundo tempo, o time alemão precisava de dois gols para conseguir a vaga, e conseguiu. O brasileiro Felipe Santana ainda foi o responsável por fazer o gol da vitória épica.

A partida contou com grande atuação do brasileiro Júlio Baptista, que atuou os 90 minutos do confronto pela primeira vez em um ano e meio. O meia-atacante participou dos dois gols da partida e teve atuação decisiva. Porém, seria Felipe Santana quem se sobressairia com um gol aos 48 minutos do segundo tempo.

Joaquín abriu o placar no primeiro tempo, e Lewandowski empatou ainda antes do intervalo. Aos 37 da etapa final, Eliseu, em impedimento, marcou o gol que parecia dar a classificação ao estreante time na competição continental. Porém, aos 46, Reus deixou tudo igual, e Felipe Santana, dois minutos depois, definiu o triunfo, também em posição irregular.

O Málaga, que atuava com a vantagem de um empate com gols após o 0 a 0 em sua casa, deixa a competição de cabeça erguida, apesar da eliminação que se desenhava como algo improvável. Afinal, em sua primeira participação na competição, havia passado em primeiro no grupo e eliminado o Porto nas oitavas.
Getty
Jogadores se abraçam após classificação no último minuto
Jogadores se abraçam após classificação no último minuto
O resultado ainda mantém o Dortmund como o único time invicto desta edição da Champions League. Com uma campanha de seis vitórias e quatro empates, somente o clube alemão ainda não perdeu na competição. Os comandados de Jürgen Klopp ainda seguem com uma campanha perfeita em casa, com cinco vitórias em cinco jogos.

Os alemães entraram em campo apenas com um desfalque. Hummels, com uma lesão no tornozelo e que já não havia atuado no duelo de ida, ficou no banco e entrou apenas nos minutos finais. Assim, o brasileiro Felipe Santana foi titular mais uma vez. Já o Málaga não contou com os suspensos Weligton e Iturra.

O sorteio das semifinais da Champions League – e também da Europa League – ocorrerá às 7h (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil e ESPN Brasil HD.

1º tempo: Marcação eficiente do Málaga e gols na base do talento individual 

Cautelosos, os dois times procuraram evitar vacilos defensivos e começaram o duelo marcando forte no campo de defensivo. O Málaga ainda conseguia trocar mais passes no ataque, mas não assustava. Após os primeiros dez minutos, os mandantes se organizaram em campo e impuseram seu estilo de jogo veloz. Porém, quando passava da primeira linha de marcação, errava nos passes.

Com o tempo, o Dortmund encontrou mais espaço e criou a primeira chance aos 15 minutos, quando Lewandowski chutou por cobertura e mandou por cima do alvo. Apesar da oportunidade, a equipe da casa tinha dificuldade em entrar na área por conta da eficiente defesa adversária.

Assim, o Málaga, em sua primeira chegada com o perigo, abriu o placar devido a uma grande jogada de Joaquín. Aos 25, o meia, que atuou como espécie de segundo atacante, foi acionado após passe de cabeça de Júlio Baptista e tabela com Isco, escapou da marcação, deixou Schmelzer no chão e concluiu rasteiro no canto esquerdo de Weidenfeller para abrir o placar.

O Dortmund passou a ficar mais bom a bola, mas mostrou ter sentido o gol e trocava passes sem perigo. Quando ia ao ataque, errava. Muito marcados, os talentosos meias Götze e Reus e o volante Gündogan, responsável por começar as jogadas de ataque, não conseguiam criar.

Assim, os mandantes se arriscavam e se movimentavam mais, enquanto os visitantes insistiam na forte marcação e assustavam nos contra-ataques. Mesmo neste cenário, o confronto tinha poucas chances de gol.

Porém, os alemães conseguiriam o empate sairia em um lance de genialidade de Reus. Aos 40, Bender roubou a bola no meio de campo, e acionou Götze. O meia logo buscou Reus, que, de primeira, deu ótimo passe de calcanhar para Lewandowski O atacante driblou o goleiro Caballero e concluiu para o gol vazio.

A bola na rede animou a equipe aurinegra, que trouxe o seu torcedor de volta para o jogo e ainda esboçou uma pressão nos minutos finais da primeira etapa, mas o seria o Málaga quem assustaria em um cabeceio de Joaquín após cobrança de falta na área que Weidenfeller defendeu. No entanto, o placar não seria mais alterado.

2º tempo: Málaga encaminha vaga, mas Dortmund consegue o inacreditável

Na volta do intervalo, o duelo ficou mais agitado e aberto. O Málaga esperava o Dortmund e epostava na marcação forte. Em três minutos, cada uma das equipes já havia criado uma boa ocasião de gol. Lewandowski chutou da entrada da área, e Caballero segurou. Logo depois, Joaquín cabeceou no contrapé e obrigou Weidenfeller fazer uma grande defesa.

Porém, logo os mandantes passaram a pressionar em busca da virada. Afinal. O empate com gols classificava o Málaga. Os espanhóis, por sua vez, tinham mais dificuldade em ficar com a bola.Assim, os mandantes tinham a bola por mais tempo e tentavam atacar, mas paravam na grande atuação da defesa dos espanhóis. Lewandowski ainda marcou aos 23, mas o atacante estava impedido, e o lance foi anulado.

Se o Dortmund tinha mais volume de jogo, os comandados de Manuel Pellegrini criavam as oportunidades mais perigosas. Aos 24, Toulalan arrematou forte de fora da área, e Weindefeller fez nova boa intervenção.

Precisando da vitória, o treinador Jürgen Klopp deixou o time mais ofensivo aos 27, colocando Schieber e Sahin nas vagas de Blaszczykowski e Bender.

Reuters
Eliseu comemora ao fazer o segundo gol do Málaga na classificação heróica sobre o Dortmund na Alemanha
Eliseu parecia ter deixado o Málaga classificado, mas...
Aos 30, o clube aurinegro criou sua melhor ocasião de gol até então. Piszczek cruzou da direita, Reus chutou forte, e Caballero fez ótima defesa no reflexo.

Porém, no momento em que os mandantes se lançavam em busca do gol da vitória, o Málaga se aproveitou de um contra-ataque para definir a classificação. Júlio Baptista foi acionado por Isco, chutou cruzado para vencer Weidenfeller, e Eliseu, em posição de impedimento, mandou à rede para colocar os visitantes novamente em vantagem.

Tudo indicava para um cenário trágico para o Dortmund, que era eliminado em casa e ainda perdendo a invencibilidade. Porém, o improvável sonho começou a se tornar realidade aos 46 minutos. Subotic rolou na área para Felipe Santana concluir travado. No rebote, Reus mandou para a rede.

Dois minutos mais tarde, o Signal Iduna Park foi ao delírio. Após levantamento da Lewandowski, Reus desviou, e o impedido Felipe Santana concluiu prensado. Na sequência, Schieber desviou na pequena área, e Felipe Santana, ainda em posição irregular, completou para o fundo do alvo, encerrando uma noite surreal em Dortmund. 
Veja os lances da partida

Na "roda viva" dos gastos da Copa e do Rio 2016, tudo lindo para o ministro. Veja os vídeos!

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve nas segunda-feira no programa Roda Viva, da TV Cultura. Participei da bancada de entrevistadores. Na maioria das vezes suas respostas foram superficiais. Ficou ainda mais claro que não existe no Ministério o objetivo de arrumar a casa, combater a cartolagem, os gastos públicos elevadíssimos nos estádios para a Copa de 2014 e Rio 2016. Abaixo, o programa Roda Viva, da TV Cultura, dividido em seus quatro blocos e trecho do Bate-Bola da ESPN Brasil no qual abordamos o assunto.




Abaixo, os quatro blocos do Roda Viva:














Mauro Cezar Pereira: 'Ainda não existe no Ministério do Esporte alguém disposto a arrumar a casa'