terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Alagoano

21h30 ASA 2x1 Murici

Libertadores


19h45 Defensor Sporting 0x3 Vélez Sarsfield Grupo 7
22h00 Fluminense 1x0 Arsenal Sarandí Grupo 4

VIDEOBLOG: Por que o futebol americano faz tanto sucesso? Qual o segredo?

De volta ao site ESPN.com.br, meu videoblog estreia com força total em 2012. Sempre às segundas e sextas, o fã de esporte poderá acompanhar um novo vídeo, sobre os mais diversos temas, para refletir.

Após o sensacional Super Bowl XLVI no domingo, no qual mais uma vez o New York Giants venceu o New England Patriots na decisão da NFL - a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos -, eu me pergunto o que torna esse esporte cada vez mais popular.

Ninguém imaginaria que futebol americano seria tão falado e discutido como foi na última semana e, certamente, hoje é motivo de conversa nos locais de trabalho. Mas qual será a razão disso tudo? Desse sucesso aqui no país?

Eu não tenho uma explicação para isso. Será que a má qualidade dos jogos de futebol que temos visto no Brasil tem influência nisso? É uma dúvida. Então, quero que você, fã de esporte, responda: qual será o segredo que faz com que o futebol americano cresça tanto? Qual a virtude desse esporte?


Assista ao videoblog desta segunda-feira!

O começo é assim mesmo!

Nesta segunda-feira a maioria dos clubes brasileiros completou um mês de atividade desde a volta das férias.

É bom lembrar que durante esse período alguns times jogaram cinco vezes e ainda, de quebra, fizeram a pré-temporada.

Não é difícil entender porque o começo é devagar e chato. É normal encontrar os times de maior poder técnico derrapando feio, deixando a impressão de que alguma coisa está fora do lugar.

Quem vai a campo nas primeiras rodadas da temporada está sendo lesado, pois paga pelo o que não vai receber. No clássico paulista, deu pena do Santos. Foram apenas 15 dias dedicados aos treinos e o sol de Presidente Prudente como prêmio.

Só para lembrar: quando a temporada começa, com dois jogos por semana, é necessário dosar o volume e a intensidade dos treinamentos. Traduzindo: vai demorar mais tempo para os times atingirem um bom nível de rendimento.

Brasileiros na Libertadores: quem chega mais longe?

Vai começar para valer o torneio mais querido dos clubes brasileiros: a Copa Libertadores. Mais uma vez o país conta com representantes de peso, todos eles (ou quase todos) candidatos à conquista do título. Bom momento para avaliar o momento e o potencial de cada um deles...

. Santos: atual campeão. Está no Grupo 1, ao lado de outro brasileiro, o Internacional. Os demais adversários? Dois times fracos: The Strongest e sua altitude boliviana, e Juan Aurich, do Peru. Não deve ter dificuldade em passar de fase, mas preocupa o início titubeante de um time que já mostrou fragilidade na decisão do Mundial de Clubes, contra o Barcelona. Perdeu Danilo. Praticamente não contratou. E continua excessivamente dependente de Neymar. Detalhe: Neymar vai estar a serviço das seleções (olímpica e principal) durante boa parte do ano, o que pode prejudicar seu desempenho no clube.

. Internacional: deve disputar com o Santos o primeiro lugar do Grupo 1. Passou bem pela Pré-Libertadores, diante de um adversário difícil: o Once Caldas. Manteve a boa base do ano passado e ainda conseguiu reforços importantes, como Datolo, Dagoberto, Marcos Aurélio... Tem tradição recente na competição, não teve pudor nenhum ao deixar o Gauchão de lado e se preparou para brigar pelo título sul-americano.

. Flamengo: passou com dificuldade pela Pré-Libertadores e vive a beira do caos. Já trocou a comissão técnica, a diretoria de futebol, tem problemas financeiros. Mas tem um bom time, com jogadores experientes, graúdos. Ganhou mais um deles, Vágner Love. O Grupo 2, em que está inserido, não é nenhuma moleza. Tem Lanús (Argentina), Emelec (Equador) e Olimpia (Paraguai). Não tem tradição de ir bem na Libertadores, mas o que assusta mesmo é a bagunça interna.

. Fluminense: já tinha um ótimo elenco, um técnico campeão da Libertadores e investiu pesado, trazendo alguns jogadores de ponta, como Thiago Neves. Mas o começo ruim no Estadual assustou. O Grupo 4 da Libertadores também é 'hostil'. Tem dois argentinos (Boca Juniors e Arsenal) e um venezuelano candidato a saco de pancadas (Zamora). Abel tem pouco tempo para achar o time titular e fazer o time render. Se embalar, pode até chegar. Mas o início preocupa.

. Vasco: caiu num grupo enjoado, o Grupo 5, como Nacional (URU), Alianza Lima (PER) e Libertad (PAR). Vive problemas financeiros, o que é sempre uma ameaça. Mas largou bem no Estadual, tem jogadores maduros e responsáveis. O time titular é muito bom, mas o banco não acompanha. Se conseguir dar a atenção necessária à Libertadores, pode chegar.

. Corinthians: Libertadores para o corintiano é o assunto mais sério que pode existir. O time não perdeu nenhum titular campeão brasileiro, e ainda conseguiu reforços importantes, como Douglas. É um dos favoritos, se conseguir manter o foco e a cabeça fria. Caiu numa chave tranquila, o Grupo 6, com Cruz Azul (MEX), Deportivo Tachira (VEN) e Nacional (PAR). O único problema são as viagens longas. O potencial do time será medido de fato no mata-mata.

Para você, qual o brasileiro que chegará mais longe na Libertadores. E por quê?

 

Felipão & Cia. agradecem o ótimo peixe frito da federação

Bahia terá Falcão como técnico e Julinho Camargo, ex-Grêmio, como auxiliar

xxx

O Bahia vai recuperar a comissão técnica do Internacional, ´campeã gaúcha de 2011. Junto com a contratação de Paulo Roberto Falcão, o clube levará o assistente Julinho Camargo. Nos tempos de Internacional, Julinho era responsável pelos treinos de campo.

Depois do título gaúcho, Julinho Camargo foi contratado para ser técnico do Grêmio, mas só resistiu a seis rodadas do Campeonato Brasileiro, com uma vitória, três empates e duas derrotas. Deixou o Grêmio em 15o lugar.

Apontado no Rio Grande do Sul como um dos grandes estudiosos do futebol e promessa de grande treinador, Julinho deve fazer no Bahia a mesma função do Inter. Falcão é o treinador, mas dentro de campo grande parte das funções táticas ficará a cargo do ex-treinador do Grêmio.