segunda-feira, 14 de julho de 2014

GETTY IMAGES
Raymond Whelan, diretor executivo da Match, está preso no Rio
Raymond Whelan, diretor executivo da Match, está preso no Rio
Depois de Raymond Whelan se entregar à Justiça do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, a Match Services divulgou uma nota oficial garantindo a inocência da empresa e do seu diretor-executivo preso. O inglês é acusado de comandar um esquema ilegal de venda de ingressos para a Copa do Mundo-2014.
"Estamos confiantes de que as investigações realizadas pelas autoridades brasileiras darão transparência aos fatos e deixarão claro a lisura do trabalho da MATCH e de sua equipe; a MATCH tem certeza de que os órgãos de investigação e as autoridades judiciárias envidarão todos os esforços para exonerar o sr. Whelan de qualquer responsabilidade na movimentação irregular de ingressos. Nós afirmamos que o sr. Whelan jamais facilitou ou participou de qualquer ato ilegal que eventualmente tenha sido cometido por pessoas ou grupos investigados", diz a nota.
Preso pela Polícia Civil do Rio na semana passada e liberado após a obtenção de um habeas corpus, Whelan estava foragido havia três dias e agora ficará preso na Cadeia Pública José Frederico Marques, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio.
A Polícia chegou ao nome de Whelan o graças à gravação de 900 registros telefônicos autorizada pela Justiça na 'Operação Jules Rimet'. A operação é resultado de pelo menos um mês de investigações da polícia e do Ministério Público e apreendeu mais de cem ingressos, além de dinheiro e máquinas para pagamento com cartão de créditos.
Leia a nota da Match na íntegra:
Em relação aos acontecimentos de hoje, que envolveram a apresentação do sr. Raymond Whelan às autoridades brasileiras, a MATCH vem a público reiterar os seguintes pontos:

1. Todas as vendas de ingresso efetuadas pela MATCH seguiram os rígidos procedimentos de segurança determinados pela FIFA;
2. Não houve irregularidade ou ilegalidade em nenhuma venda de ingressos efetuada diretamente pela MATCH HOSPITALITY. A empresa não revende ingressos e seus contratos expressamente vetam a revenda não autorizada dos mesmos;
3. Podemos assegurar que o sr. Raymond Whelan não cometeu nenhum ato ilegal ou irregular e temos certeza de que isso será comprovado em breve pelas autoridades brasileiras;


4. A MATCH ou seus dirigentes têm um histórico de 30 anos de relacionamento com a FIFA assim como longa experiência na organização de grandes eventos esportivos. Além do gerenciamento dos serviços de venda de ingresso, acomodação e gestão de TI em Copas do Mundo desde 1994, a empresa também é ou foi responsável por diversos eventos, como o French Open, Ryder Cup, e os Jogos Pan-americanos do Rio, entre outros;

5. Estamos confiantes de que as investigações realizadas pelas autoridades brasileiras darão transparência aos fatos e deixarão claro a lisura do trabalho da MATCH e de sua equipe; a MATCH tem certeza de que os órgãos de investigação e as autoridades judiciárias envidarão todos os esforços para exonerar o sr. Whelan de qualquer responsabilidade na movimentação irregular de ingressos. Nós afirmamos que o sr. Whelan jamais facilitou ou participou de qualquer ato ilegal que eventualmente tenha sido cometido por pessoas ou grupos investigados;

6. A MATCH também se coloca à disposição para ajudar na investigação. Contamos com rigorosos procedimentos e ferramentas que permitem a lisura e o rastreamento de todos os ingressos vendidos diretamente pela empresa em operações gigantes. Na Copa do Mundo do Brasil, foram vendidos 3,2 milhões de ingressos, incluindo 300 mil ingressos de pacotes hospitality vendidos para cerca de 11 mil clientes corporativos e individuais.

7. A Área de Conformidade (MATCH Enforcement Team), que é uma divisão da MATCH Services, atuou sempre em conjunto com governos e órgãos de defesa do consumidor no Brasil e em vários outros países durante muitos anos. Sempre com o objetivo de aumentar o nível de informação sobre o problema de venda ilegal de ingressos, a empresa atua ajudando a identificar terceiros que estão envolvidos nessas atividades ilegais e apoiando a polícia e outras autoridades nesse trabalho.

Felipão duplamente magoado

20140714-210557-75957921.jpg
Felipão esteve no apartamento de José Maria Marin por uma hora no fim da tarde de hoje e teve algumas surpresas.
Primeiramente ao saber que havia uma equipe da TV Globo na porta do prédio.
Depois a mudança de posição da dupla Marin/Nero sobre o que havia sido conversado antes do jogo contra a Holanda.
O técnico, ingenuamente ou não, achou que continuaria à frente da Seleção, principalmente depois que uma sondagem de opinião pública feita pelo Esporte Espetacular, já no domingo, mostrou que 25% das respostas foram pela sua manutenção, à frente de Tite.
Ele não se demitiu ao contrário do que diz a nota da CBF e nem sequer entregou o prometido relatório, porque sua reunião com a cúpula da CBF não estava marcada para hoje.
Ao seu modo, Felipão se sente duplamente magoado: pelos dois cartolas, embora entenda que não suportem as pressões, e pela Globo.
Considera que o venenoso editorial feito por Galvão Bueno no sábado, no Jornal Nacional, foi uma vingança pelo desentendimento entre ambos 12 anos atrás, quando se recusava a atender o narrador.
Felipão ainda se surpreende com o poder da Globo.

Senador propõe fiscalização das contas da CBF pelo TCU

GETTY
Senador Álvaro Dias apresentou o projeto nesta segunda: CBF, de Marin, seria mais fiscalizada
Álvaro Dias apresentou o projeto nesta segunda: CBF, de Marin, seria mais fiscalizada
Um projeto de lei apresentado nesta segunda-feira pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pretende aumentar o controle público sobre as contas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O projeto propõe que a CBF, apesar de ser uma entidade privada, envie relatório ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) do Ministério da Fazenda sobre qualquer movimentação financeira que ultrapasse os R$ 5 mil. Além disso, o texto sugere que a entidade tenha uma única conta bancária para facilitar o controle sobre as suas movimentações financeiras.
Outra obrigação da entidade seria apresentar os balanços financeiros anuais ao Tribunal de Contas da União (TCU) e informar trimestralmente às autoridades monetárias todas as operações financeiras realizadas no exterior.
Além disso, se o projeto for aprovado, os contratos da CBF, incluindo os com os patrocinadores, terão que ser públicos e divulgados na internet.
Em discurso no plenário do Senado, um dia depois da final da Copa do Mundo, o senador disse que o projeto de lei evitaria que o dinheiro da CBF seja usado para receber vantagens fiscais, e utilizado para o "enriquecimento de alguns".


O projeto de lei também define punição de até cinco anos de prisão para cambistas. Nesta Copa, várias pessoas foram presas nos arredores dos estádios pela venda ilegal de ingressos.

A história não acabou: Alemanha campeã tem idade para repetir feito em 2018


GETTY
Alemães erguem a taça da Copa do Mundo, após vitória no Maracanã
Alemães erguem a taça da Copa do Mundo, após vitória no Maracanã
A história da seleção campeã do mundo de 2014 não acabou. Com média de idade relativamente baixa, de 26,3 anos, a Alemanha tem quase todos os jogadores do elenco atual em condições de disputar a Copa de 2018. Resta saber, como será o restante desta história. Com uma mistura de atletas experientes e muitos jovens, a missão dos alemães é tentar manter o fôlego e a força desta equipe para tentar repetir o feito no torneio daqui a quatro anos na Rússia.
Dos 23 jogadores que disputaram a Copa no Brasil, apenas o atacante Klose, de 36 anos, e o goleiro reserva Weidenfeller, de 33 anos, estão descartados para o próximo Mundial. Peças importantes como o capitão Lahm e o meio-campista Schweinsteiger terão 34 e 33 anos, respectivamente, na Rússia, e, mesmo envelhecidos, ainda podem disputar mais uma Copa.
Entre os principais titulares da camapnha, que incluiu goleada sobre o Brasil por 7 a 1 e depois vitória na prorrogação sobre a Argentina, Neuer (hoje com 28 anos), Hummels (25), Höwedes (26), Khedira (27), Kroos (24), Özil (25) e Müller (24) terão idade para estarem bem fisicamente e manterem a ótima base atual.
"Esse título dará um empurrão em todo o nosso país. São muitos jogadores jovens, o Toni Kroos, por exemplo, tem 23 anos. Eles podem fazer muito ao longo das carreiras. O Klose tem mais de 30, mas talvez jogue daqui a quatro anos. Com ele, tudo é possível", disse o técnico Joachim Löw, após a final no Maracanã.
Depois de um período de domínio da Espanha, os próximos anos agora terão a Alemanha no comando do futebol mundial. "Acho que estamos desenvolvendo nosso próprio estilo de jogo. Temos Klopp, Ancelotti, Guardiola, técnicos que melhoraram esses jogadores. O Bayern, com Heynckes, ganhou muitos títulos e ajudou os jogadores com autoconfiança. Eles acreditam que conseguem chegar lá. A Espanha ainda joga um excelente futebol e poderia ter ficado mais na Copa do Mundo", disse Löw.
Confira a idade dos 23 jogadores da Alemanha na Copa-2014:
Manuel Neuer - 28 anos
Ron-Robert Zieler - 25 anos
Roman Weidenfeller - 33 anos
Jérôme Boateng - 25 anos
Erik Durm - 22 anos
Kevin Großkreutz - 25 anos
Benedikt Höwedes - 26 anos
Mats Hummels - 25 anos
Philipp Lahm - 30 anos
Per Mertesacker - 29 anos
Julian Draxler - 20 anos
Matthias Ginter - 20 anos
Mario Götze - 22 anos
Sami Khedira - 27 anos
Toni Kroos - 24 anos
Thomas Müller - 24 anos
Mesut Özil - 25 anos
Shkodran Mustafi - 22 anos
Bastian Schweinsteiger - 29 anos
Christoph Kramer - 23 anos
André Schürrle - 23 anos
Lukas Podolski - 29 anos
Miroslav Klose - 36 anos

CBF diz que aceitou demissão, mas Felipão e companhia não se demitiram

GETTY
parreira felipão seleção brasileira
Felipão e Parreira não fazem mais parte da seleção brasilera
A CBF comunicou no final da tarde desta segunda-feira que Luiz Felipe Scolari e sua comissão técnica não fazem mais parte da seleção brasileira. A maneira como a decisão foi anunciada, no entanto, gerou certo desconforto para o grupo. Segundo o texto no site oficial da entidade, José Maria Marin "aceitou o pedido de demissão" da equipe comandada por Felipão.
O treinador, no entanto, assim como Carlos Alberto Parreira e companhia, não se demitiram. 
Felipão conversou com Marin e Marco Polo Del Nero, vice da CBF, durante uma hora pelo telefone, momento em que decidiram não começar um novo projeto, finalizando o trabalho iniciado no final de 2012.
As últimas entrevistas do treinador, depois do massacre de 7 a 1 sofrido contra a Alemanha, geraram o mal-entendido. No último sábado, após a derrota para a Holanda, Felipão afirmou que entregaria seu cargo para a entidade, como havia combinado desde o início.
Entregar o cargo, porém, não é a mesma coisa que pedir demissão, segundo o assessor de imprensa de Felipão. As palavras significavam apenas que o técnico cumpriria o acordo antes mesmo da Copa do Mundo. Carlos Alberto Parreira, agora ex-coordenador técnico da seleção, também se disse surpreso com o comunicado da CBF.
"A gente não pediu demissão em momento nenhum. Deixamos o cargo à disposição, como tinha sido combinado antes", afirmou, em contato com a reportagem.
A maioria da comissão técnica só ficou sabendo do fim do ciclo pelo site da entidade.
Comunicado oficial da CBF
"O técnico Luiz Felipe Scolari, como havia antecipado na coletiva de sábado, e seus companheiros de comissão técnica entregaram seus cargos à diretoria da Confederação Brasileira de Futebol.
O pedido de demissão foi aceito pelo presidente Marin, que fez questão de agradecer a todos os integrantes da comissão e aos jogadores e também, por extensão, aos torcedores brasileiros pelo resgate da autoestima e pela demonstração de amor à Seleção Brasileira durante toda a campanha da Copa do Mundo.
- O Scolari e toda a sua comissão técnica merecem o nosso respeito e agradecimento. Eles foram responsáveis por devolver ao povo brasileiro o seu amor pela Seleção, mesmo não tendo conseguido o nosso objetivo maior.
O presidente José Maria Marin e o vice-presidente Marco Polo Del Nero, que acompanharam todos os jogos da Seleção Brasileira, puderam testemunhar nas ruas das cidades o quanto o brasileiro voltou a ter orgulho das suas cores e da sua Bandeira.
- Vimos nas ruas o povo vestido de verde-amarelo, exibindo a Bandeira Nacional com orgulho e mostrando sua paixão pela Seleção Brasileira como há muito tempo não acontecia. Claro que essa comissão técnica e esses jogadores contribuíram decisivamente para que esse sentimento voltasse. A todos eles, portanto, o nosso renovado agradecimento.


Na próxima quinta-feira, às 11 horas, o presidente José Maria Marin dará uma entrevista coletiva na sede da CBF - localizada à Rua Luís Carlos Prestes, 130, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro".

CBF confirma Felipão fora da seleção, e Marin agradece comissão técnica

VIPCOMM
Marin e Felipão conversaram durante cinco minutos antes do treino da seleção
Marin aceitou o pedido de Felipão
A Confederação Brasileira de Futebol confirmou há instantes que Luiz Felipe Scolari não é mais técnico da seleção. Segundo comunicado no site oficial da entidade, José Maria Marin, atual presidente, aceitou o pedido de demissão do treinador. 
Dessa forma, a cúpula brasileira começa a buscar um novo nome para ocupar o cargo de Felipão. Uma coletiva de imprensa está marcada com o dirigente para a próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro.
Marin ainda agradece pelo trabalho realizado pela comissão técnica, aos jogadores e também aos torcedores pela demonstração de amor com a equipe durante toda a Copa do Mundo. 
Veja o texto na íntegra
"O técnico Luiz Felipe Scolari, como havia antecipado na coletiva de sábado, e seus companheiros de comissão técnica entregaram seus cargos à diretoria da Confederação Brasileira de Futebol.
O pedido de demissão foi aceito pelo presidente Marin, que fez questão de agradecer a todos os integrantes da comissão e aos jogadores e também, por extensão, aos torcedores brasileiros pelo resgate da autoestima e pela demonstração de amor à Seleção Brasileira durante toda a campanha da Copa do Mundo.
- O Scolari e toda a sua comissão técnica merecem o nosso respeito e agradecimento. Eles foram responsáveis por devolver ao povo brasileiro o seu amor pela Seleção, mesmo não tendo conseguido o nosso objetivo maior.
O presidente José Maria Marin e o vice-presidente Marco Polo Del Nero, que acompanharam todos os jogos da Seleção Brasileira, puderam testemunhar nas ruas das cidades o quanto o brasileiro voltou a ter orgulho das suas cores e da sua Bandeira.
- Vimos nas ruas o povo vestido de verde-amarelo, exibindo a Bandeira Nacional com orgulho e mostrando sua paixão pela Seleção Brasileira como há muito tempo não acontecia. Claro que essa comissão técnica e esses jogadores contribuíram decisivamente para que esse sentimento voltasse. A todos eles, portanto, o nosso renovado agradecimento.


Na próxima quinta-feira, às 11 horas, o presidente José Maria Marin dará uma entrevista coletiva na sede da CBF".

“Voo da Vitória Fanhansa” parte rumo a Berlim

foto fanhansaNesta segunda-feira à tarde, um Boeing Jumbo 747-B da Lufthansa vai levantar voo do Aeroporto Internacional Tom Jobim do Rio de Janeiro, rumo a Berlim, capital da Alemanha, onde vai aterrissar pela manhã de terça-feira. A aeronave foi batizada de “Voo da Vitória Fanhansa”, letreiro que foi colocado na fuselagem do avião juntamente com o design de uma bandeira alemã estilizada.
Após sua chegada no Aeroporto de Berlim-Tegel, a delegação seguirá em carreata para o Portal de Brandenburgo onde está sendo preparada uma gigantesca recepção. Calcula-se que 500.000 torcedores vindos de todos os recantos da Alemanha irão festejar a conquista do “tetra” neste local emblemático da capital alemã. O monumento, representou como nenhum outro local, a divisão da Alemanha: foi por ali que passava o “muro da vergonha” que separou as duas partes da cidade durante 28 anos, de 1961 a 1989.

Sem dinheiro, Corinthians fica longe de Marcelo e negócio pode melar

ETA PRESS
Marcelo Atlético-PR
Marcelo está apalavrado com o Corinthians, mas negócio não deve sair
O Corinthians ainda sonha em ter Marcelo Cirino, mas o jogador está cada dia mais longe. A diretoria do Parque São Jorge entra nesta segunda-feira em uma semana decisiva para a contratação daquele que pode ser o último reforço para 2014. Sem dinheiro, no entanto, o clube deve encerrar as negociações.
A única coisa que pode salvar o time paulista é a chegada de um investidor, o que não aconteceu nesse quase um mês, antes mesmo de a Copa do Mundo começar. O alvinegro precisa de 2 milhões de euros para dar de entrada ao Atlético-PR. Os outros 3 milhões de euros seriam pagos em três parcelas, uma em dezembro deste ano e as outras em julho e dezembro de 2015 - o valor é para a aquisição de 50% dos direitos econômicos do atleta.
Além disso, a demora para terminar a transferência de Guilherme é outro fator que atrapalha. O volante ainda não acertou todos os detalhes com a Udinese e sua saída ainda depende disso - o alvinegro espera receber 1,2 milhão de euros (R$ 3,6 milhões). Já cansado da longa espera, o clube paranaense quer uma definição o mais rápido possível, dando quarta como prazo final.
Se a falta de dinheiro emperrou a negociação, por outro lado, com o jogador os salários de R$ 200 mil mensais já estão acertados. Luvas e outros detalhes, como vencimentos a partir do segundo ano de contrato, também estão combinados.
Mesmo que a negociação venha a naufragar, contudo, a diretoria corintiana está tranquila, pois considera o elenco bastante fortalecido para a disputa do Campeonato Brasileiro. O Corinthians volta a campo na quarta-feira, contra o Internacional, na sua casa própria.
Nos bastidores, comenta-se que o Cruzeiro pode iniciar uma conversa com o Atlético-PR, caso o negócio com o time paulista se encerre. Marcelo seria um "plano B" para uma eventual saída de Willian. O clube enfrenta problemas na negociação com o Metalist, que ainda não respondeu uma proposta de 4 milhões de euros feita pela cúpula celeste. O empréstimo vale até esta segunda-feira, e a diretoria mineira espera ter um desfecho positivo.

Balcão de negócios: federação argentina revende ingressos e vira alvo de investigação


Delegação argentina vende ingressos de dentro do hotel em Brasília; confira
De um lado, Romero, Mascherano e Messi caminham pelo hotel Radisson Barra, no Rio de Janeiro, na véspera da final do Mundial. Do outro, membros da federação argentina (AFA) vendem ingressos para torcedores que ainda não tinham vaga garantida para assistir ao duelo deste domingo, contra a Alemanha, no Maracanã. Foi dessa forma que dezenas de pessoas conseguiram marcar presença no último jogo da competição. 
A cena se repetiu em todas as sedes por onde a seleção de Alejandro Sabella passou, sempre um dia antes da partida, conforme apurou a reportagem. O balcão de negócios começou a chamar a atenção e virou alvo de uma operação da subsecretaria de Inteligência do Rio e da Delegacia de Repressão a Crimes Organizados (Draco), que durou toda a tarde deste sábado. A suspeita principal é de que as entradas foram revendidas durante toda a Copa do Mundo por preços acima do mercado. 
Todos os ingressos estão em nome da própria AFA, da qual o presidente é também vice-presidente da Fifa, Julio Humberto Grondona. Na cena do vídeo obtido pela reportagem, com imagens feitas pela Inteligência do Rio, o gerente de seleções da Argentina, Omar Souto, recebe um dinheiro (sempre dólares) por ingressos que acabam de ser vendidos. O episódio gravado aconteceu em Brasília, onde a seleção enfrentou a Bélgica.
REPRODUÇÃO
Quatro torcedores foram levados para a delegacia
Hotéis da Argentina viraram balcão de negócios
Na capital federal, o órgão de segurança ainda flagrou Julio Ricardo Grondona, filho mais novo do chefão da AFA e da Fifa, participando das negociações. No Rio, era Alberto Capuchetti, ex-militar e chefe de segurança da seleção quem organizava a revenda.
Apesar da filmagem ter registrado a venda no meio do hall, a comercialização acontecia da seguinte forma na maior parte das vezes: no lobby dos hotéis das sedes por onde passou a federação montava uma espécie de bilheteria, com pelo menos seis pessoas atendendo aos "clientes" que apareciam.
A revenda não era para qualquer um, no entanto. Quem chegava, e só argentinos eram recebidos, havia que dizer o nome de algum contato importante que tinha lá dentro e só assim era liberado. De todo esse processo, uma coisa chamou mais a atenção dos investigadores: o momento de entega do ticket e pagamento acontecia dentro de uma sala de portas fechadas. 
Apesar das suspeitas, a inteligência do Rio e a Draco não conseguiram fazer o flagrante. Quatro pessoas foram encaminhadas para a delegacia depois de receberem as entradas, mas os fiéis compradores negaram que tenham adquirido os bilhetes por preços acima do que aqueles que constavam no papel, os oficiais. O destino dos tickets é desconhecido.
GETTY
Julio Humberto Grondona ao lado de Ricardo Teixeira
Julio Humberto Grondona ao lado de Ricardo Teixeira
Nos depoimentos, as testemunhas afirmaram que foram ao hotel da Barra depois de terem combinado previamente com Luis Segura, o presidente do clube Argentino Juniors, a compra desses ingressos - cada um adquiriu quatro deles (veja as declarações abaixo, ao final da matéria, documentos obtidos pela reportagem).
Outro nome importante envolvido nas bilheterias é o de Emilio Vázquez, contador da AFA. Ele era uma das pessoas que os torcedores procuravam especialmente na capital federal. Curiosamente, logo depois de ser deportado do Brasil, o mais perigoso barra brava argentino deu uma coletiva de imprensa e afirmou que conseguiu seus ingressos justamente com esse dirigente - o torcedor estava na lista dos 2100 que não poderiam entrar no país durante a Copa do Mundo, já que estão proibidos de entrarem em estádios.
"As entradas são para atender os patrocinadores e relações públicas. Não tem nada de estranho, diz, Vázquez, para o La Nacion.
"Não me consta o que fazem com as entradas, se revendem ou não. Temos os dados pessoais de quem leva os ingressos", afirmou.
REPRODUÇÃO
Humbertito Grondona é o centro do vexame argentino na base
Humbertito Grondona é o centro do vexame argentino na base
Palavra da Fifa
Perguntada pela reportagem sobre a movimentação da delegação argentina, a Fifa respondeu que todas as federações recebem uma carga de ingressos e que permite a prática, desde que a venda aconteça pelo preço oficial, afim de permitir que mais torcedores dos países que não são sede possam assistir ao evento.
Outros casos 
A AFA havia sido citada anteriormente em uma outra investigação da Polícia e do Ministério Público do Rio de Janeiro. A suspeita era de que estivesse envolvida em um escândalo internacional, ao descobrirem a existência de uma rede ilegal de venda de entradas para o Mundial, que faturava cerca de 450 mil dólares por partida, comandada pelo argelino Mohamadou Lamine Fofana. 
Pelo menos quatro tickets foram achados no mercado paralelo com o nome de Humberto Grondona, um dos filhos do presidente da AFA, e também técnico do sub-20. A explicação da entidade, logo depois, foi de que o treinador deu para amigos e não sabe o que fizeram com as entradas. 
REPRODUÇÃO
Depoimento Argentino
Testemunhas disseram que compraram os ingressos pelos preços oficiais
REPRODUÇÃO
Depoimento Argentino
A suspeita da polícia é de que entradas foram revendidas por preços acima do mercado