quarta-feira, 2 de maio de 2012

Copa do Brasil


19h30 Fortaleza 0x2 Grêmio
21h50 Ponte Preta 1x0 São Paulo
21h50 Atlético-PR 1x0 Cruzeiro
21h50 Vitória 1x1 Botafogo

Libertadores


19h30 Boca Juniors 2x1 Unión Española
21h50 Emelec 0x0 Corinthians
21h50 Vasco 2x1 Lanús

Italiano


15h45 Catania 0x1 Bologna
15h45 Cesena 0x1 Udinese
15h45 Fiorentina 2x2 Novara
15h45 Genoa 2x1 Cagliari
15h45 Juventus 1x1 Lecce
15h45 Lazio 1x1 Siena
15h45 Milan 2x0 Atalanta
15h45 Parma 3x1 Internazionale

Inglês


15h45 Chelsea 0x2 Newcastle United
16h00 Bolton 1x4 Tottenham

Francês


14h00 Nice 0x1 Lille
14h00 Bordeaux 2x0 Rennes
14h00 PSG 1x0 Saint-Etienne
14h00 Ajaccio 2x1 Sochaux
14h00 Olympique 1x0 Nancy
14h00 Lyon 4x1 Valenciennes
14h00 Caen 1x0 Lorient
14h00 Brest 0x0 Toulouse

Espanhol


13h00 Atlético de Madri 1x1 Real Sociedad
15h00 Zaragoza 1x0 Levante
15h00 Mallorca 1x0 Rayo Vallecano
15h00 Barcelona 4x1 Málaga
15h00 Sevilla 1x2 Betis
17h00 Valencia 3x0 Osasuna
17h00 Athletic Bilbao 0x3 Real Madrid

Real Madrid, Juventus e Ajax podem ser campeões nesta quarta; veja a situação nos europeus

Os principais campeonatos europeus estão chegando ao final, e brigas boas movimentam os times nas partes de cima e de baixo da tabela. Nesta quarta-feira, podem ser conhecidos mais três campeões no continente: Real Madrid, Juventus e Ajax.

No Campeonato Espanhol, o líder Real Madrid tem sete pontos de vantagem sobre o rival Barcelona e pode garantir a taça com duas rodadas de antecedência. Para ser campeão nesta quarta, basta ao time do técnico José Mourinho vencer o Athletic Bilbao, fora de casa. O duelo será ás 16h55 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da ESPN.
Na Itália, a missão da Juventus é mais difícil para comemorar a conquista já nesta quarta. Para isso, a Velha Senhora, que está apenas três pontos à frente do Milan, precisa vencer o Lecce e torcer para o concorrente perder da Atalanta. A ESPN Brasil trasmite ao vivo às 15h40 (de Brasília) a partida do Milan.
Na Holanda, o Ajax já é praticamente o campeão. A equipe de Amsterdã assegura o título com um emapte nesta quarta diante do VVV Venlo, que luta contra o rebaixamento.

O Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, e a Juventus, de Pirlo, podem ser campeões nesta quarta
O Real Madrid, de Ronaldo, e a Juventus, de Pirlo, podem ser campeões nesta quarta
Crédito da imagem: Reuters
Na Alemanha e em Portugal os campeões da temporada 2011/2012 já estão definidos: Borussia Dortmund e Porto respectivamente. Na Inglaterra, a briga é boa entre os rivais Manchester City e Manchester United, enquanto na França o duelo pela taça está entre Montpellier e Paris Saint-Germain.

Mas, além disso, em todos esses os países da Europa existem boas disputas por vagas na Champions League, Europa League ou contra o rebaixamento.

Confira abaixo a situação nos principais campeonatos da Europa:
ESPANHOL
Campeão:
Líder com 91 pontos, o Real Madrid garante o título se vencer o Athletic Bilbao nesta quarta, com duas rodadas de antecedência. O time merengue pode até assegurar a taça horas antes, caso o Barcelona, que tem 84 pontos, perca para o Málaga.
Champions League e Europa League: Real Madrid e Barcelona já estão garantidos na Champions, e duas vagas estão abertas. Valencia, com 55 pontos, pode carimbar a vaga se vencer o Osasuna nesta quarta e o Levante perder para o Zaragoza. Málaga (55), Levante (52), Atlético de Madri (49), Athletic Bilbao (48) e Osasuna (48) também brigam pela Champions e pela Europa League.
Rebaixamento: O Racing Santander, com 27 pontos, já está rebaixado, enquanto o Sporting Gijón, com 34 pontos, pode cair nesta quarta se o Rayo Vallecano pelo menos empatar com o Mallorca. O Zaragoza, que soma 34 pontos, também pode ser o terceiro time a cair se perder para o Levante e o Rayo pelo menos empatar.

ITALIANO:
Campeão:
Faltando três rodadas para o final, a Juventus, que soma 77 pontos, pode ser campeã nesta quarta se ganhar do Lecce e o Milan, que tem 74 pontos, perder para a Atalanta. No confronto direto, primeiro critério de desempate no Italiano. a Juventus leva vantagem sobre o Milan.
Champions League e Europa League: Juventus e Milan já se garantiram na Champions, e resta uma vaga. Napoli, com 58 pontos, Udinese Inter de Milão e Lazio, os três com 55 pontos, estão na briga direta por esta última vaga. Estes quatro times, além da Roma (52), também disputam dois lugares na Europa League.
Rebaixamento: Cesena, com 22 pontos, já caiu para a segunda divisão. O Novara, que tem 28 pontos, pode ser rebaixado nesta quarta se perder para a Fiorentina. Mesmo que ganhe, o Novara pode cair se Lecce (35) e Genoa ganharem. Estas duas equipes brigam para não serem a terceira equipe rebaixada.

INGLÊS
Campeão:
Manchester City e Manchester United somam 83 pontos cada e ainda têm dois jogos pela frente. O City é o atual líder por ter vantagem no saldo de gols e ainda enfrenta Newcastle (fora) e Queens Park Rangers (casa). Já o United pega Swansea City (casa) e Sunderland (fora).
Champions League e Europa League: City e United já garantiram vagas na Champions. Arsenal (66 pontos), Tottenham (62), Newcastle (62) e Chelsea (61) lutam pelas duas vagas restantes. Os Gunners já fizeram um jogo a mais do que os concorrentes. O quinto colocado vai para a Europa League.
Rebaixamento: Wolverhampton, com 24 pontos, já está rebaixado, e o Blackburn, com 31 pontos, está bastante ameaçado. O terceiro rebaixado fica entre Bolton (34), Queens Park Rangers (34), Wigan (37) e Aston Villa (37).

ALEMÃO
Campeão:
O Borussia Dortmund sagrou-se campeão da Bundesliga com duas rodadas de antecedência.
Champions League e Europa League: Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Schalke 04 já asseguraram as três vagas diretas na Champions, enquanto o Borussia Monchengladbach vai à fase preliminar da principal competição europeia. Bayer Leverkusen e Stuttgart já estão classificados para a Europa league, enquanto Hannover (45 pontos) e Wolfsburg (44) lutam pela outra vaga na última rodada.
Rebaixamento: O Kaiserslautern, com 23 pontos, já está rebaixado diretamente. O Hertha Berlin, que tem 28 pontos, e o Colônia, que soma 30, brigam na última rodada para ver quem também cairá diretamente e quem disputará o playoff contra o rebaixamento, O Hertha Berlin enfrenta o Hoffenheim, e o Colônia pega o Bayern de Munique no sábado.

PORTUGUÊS
Campeão:
O Porto conquistou o título português com duas rodadas de antecedência.
Champions League e Europa League: Porto e Benfica estão garantidos na Champions. Faltando duas rodads para o final, Braga, com 59 pontos, e Sporting, com 56, lutam pela terceira vaga. Na última rodada, as duas equipes se enfrentam em Lisboa. Quem não for à Champions destes dois junta-se ao Marítimo na Europa League.
Rebaixamento: União Leiria, que soma 19 pontos, pode cair no sábado se não vencer o Benfica, ou se Académica ou Feirense ganharem. Académica, que soma 23 pontos, e Feirense, com 24 pontos, disputam para ver quem escapa da segunda vaga na zona de rebaixamento. Rio Ave, que tem 27 pontos, também está ameaçado.

FRANCÊS
Campeão:
O líder Montpellier, com 73 pontos, disputa o título com o Paris Saint-Germain, que pode chegar a 70 pontos se vencer o Saint-Etienne nesta quarta. Depois disso, vão ficar faltando três rodadas para o término do campeonato.
Champions League e Europa League: O Montpellier já está garantido na Champions, e o PSG está quase lá. O Lille, que soma 65 pontos, também está perto de garantir a terceira vaga, que dá lugar na fase preliminar da Champions. Rennes (57), Lyon (56) e Saint-Etienne (56) lutam por um lugar na Europa League.
Rebaixamento: Auxerre (31 pontos), Sochaux (33) e Brest (33) estão na zona de rebaixamento faltando quatro rodadas para o final. Mas Ajaccio (34), Caen (35) e Nice (35) também estão bastante ameaçados de queda.

HOLANDÊS
Campeão:
O Ajax precisa apenas de um empate nesta quarta-feira contra o VVV Venlo para ser campeão com uma rodada de antecedência.
Champions League e Europa League: Se empatar nesta quarta, além de ser campeão holandês, o Ajax garante vaga direta na Champions. Já o Feynoord, se ganhar do Heracles Almelo, assegura passagem à fase preliminar da Champions. PSV (63 pontos), AZ Alkmaar (61), Heerenveen (61) e Twente (60) brigam por duas vagas na Europa League.
Rebaixamento: O Excelsior, que soma 18 pontos, será rebaixado diretamente se perder nesta quarta para o De Graafschap, fora de casa. O próprio De Graafschap, com 20 pontos, se não cair direto terá que disputar o playoff contra o rebaixamento. VVV Venlo (28 pontos) e ADO Den Haag (32) disputam para ver quem escapa da antepenúltima posição e segunda vaga no playoff.

VÍDEO/LIMITE: Morte de Senna abriu período mais seguro na história da F1

Neste primeiro dia de maio a morte de Ayrton Senna completou 18 anos. Desde o acidente com o tricampeão em Ímola, nenhum outro piloto perdeu a vida num Fórmula 1. Aquele final de semana foi ainda mais dramático, pois um dia antes, durante os treinos para o grande prêmio de San Marino, morreria o austríaco Roland Ratzenberger.

Este é o período mais longo sem acidentes fatais na categoria, indiscutivelmente menos perigosa do que nunca em seus 62 anos de existência. A maior segurança da Fórmula 1 nas três últimas décadas é nítida, apesar das mortes do austríaco e do brasileiro em 1994. Naquele fim de semana em que os dois pilotos não resistiram aos ferimentos no asfalto italiano, foi interrompida a, até então, mais longa série sem acidentes fatais na fórmula 1.

Quase oito anos separaram o a morte do italiano Elio de Angelis, durante testes na pista francesa de Paul Ricard em 1986, e as perdas de Ratzemberger e Senna. Ao todo, 45 pilotos morreram a bordo de carros da Fórmula 1 desde que o inglês Cameron Earl perdeu a vida num treino em 1952. Apesar da indiscutível segurança alcançada pela principal categoria, após o adeus de Senna o automobilismo continuou acumular mortes, como a do Inglês Dan Wheldon, na Fórmula Indy, e de Gustavo Sondermann, na Stock Car, ambas no ano passado.



Clique no player para assistir!

A seleção reúne os clubes para discutir formação de jogadores. Acredite!

 técnico da Seleção Brasileira falava, desde o final do ano passado, que um seminário para discutir o futebol brasileiro estava sendo organizado e aconteceria nos primeiros meses de 2012. Discretamente, e por incrível que pareça, sem destaque nos jornais, o primeiro passo aconteceu semana passada na Granja Comary, em Teresópolis.

A comissão técnica da seleção brasileira, com Mano Menezes na abertura e o técnico da seleção sub-20, Ney Franco, durante três dias, reuniu-se com os 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro para discutir a formação do jogador de futebol no Brasil.

Dos 40 clubes, só Atlético Goianiense, Ipatinga e ABC não compareceram.
Abaixo, o técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Ney Franco, fala sobre o que aconteceu semana passada:

PVC - O que houve na Granja Comary é o Congresso que vocês pretendiam organizar?
NEY FRANCO -
Exatamente e digamos que tenha sido um primeiro passo. Mas foi muito bom. Convidamos todos os clubes das Séries A e B e apenas três não vieram. Houve conversas sobre a formação do jogador brasileiro dentro da nossa escola e também ouvimos reinvindicações dos clubes, como resolver questões ligadas a falsificações de documentos e sobre um calendário anual para as divisões de base.

PVC - Discutiu-se, por exemplo, as razões pelas quais jogadores mais velhos serem utilizados em times de base em detrimento de outros mais jovens e mais frágeis fisicamente? Os nascidos em dezembro.
NEY FRANCO -
Isso também. Discutimos metodologia e a ideia é criar um material teórico para novas discussões. Material teórico sobre a escola brasileira de jogar futebol.

PVC - Quando se fala em escola brasileira, sabe-se que o estilo do Rio Grande do Sul é diferente de São Paulo, que é diferente do Rio, de Minas, da Bahia. A ideia é uniformizar isso?
NEY FRANCO -
Não é criar amarras. Veja, quando falamos sobre formação de jogadores brasieliros, uma de nossas primeiras conclusões é que é preciso definitivamente tirar o terceiro zagueiro. No Brasil, jogamos com linha de quatro atrás e é preciso criar o jogador de maneira a saber atuar nesse sistema.
Do meio-de-campo para a frente, tem de haver liberdade para todos os times formarem seus jogadores. Não importa tanto se um time brasileiro pode ter dois meias, com um quadrado, um losango no meio-de-campo ou três meias atrás de um atacante. Ou ainda jogar no 4-3-3. Mas abolir os três zagueiros na formação é muito importante.

PVC - Quando você fala acabar com o terceiro zagueiro, você diz na formação. Não quer dizer que um time não possa jogar no Brasil com três beques, certo?
NEY FRANCO -
Na formação é importante. Porque com três zagueiros, você não forma o lateral que saiba compor a linha de quatro homens atrás, nem o meia. Então, nas divisões de base, é preciso uniformizar de maneira a que os times saibam formar dentro da nossa escola.
Veja, o Brasil sempre jogou assim. Pego como exemplo duas seleções que jogaram dentro do que é o estilo brasileiro. Seleções diferentes, como a de 1970 e a de 1994, que tinham toque de bola.
Ou também a seleção de 1982, caso que conheço ainda mais de perto.

PVC - O Congresso da semana passada vai produzir o quê? Há novas reuniões agendadas?
NEY FRANCO -
Nós já marcamos um novo encontro para o dia 8 de maio. Nesse, não haverá os 40 clubes, mas quatro representantes que escolhemos dentro do seminário da semana passada. A ideia é atender às primeiras reivindicações que apareceram no seminário. O Peru está promovendo uma Libertadores sub-20 e quer um representante brasileiro. Não temos como escolher hoje um representante do Brasil, porque não há um Campeonato Brasileiro Sub-20, sub-15, sub-17...
Discutimos muito os limites de idade em competições como Copa BH ou Copa São Paulo, competições que provocam cobrança por promover jogadores para o time de cima. Só que esses jogadores hoje têm 18 anos, não é como cinco, dez anos atrás quando disputavam os sub-20 que, fisicamente, estavam mais prontos para subir. Com 18 anos, só mesmo o fora de série.
Dia 8 de maio haverá esse novo encontro. Semana passada foi o primeiro passo.

xxx

Campeonato Tocantinense

Primeira fase
Segundo turno - Sexta rodada
Tocantins 0 x 1 Colinas
Tocantinópolis 10 x 0 Palmas
Paraíso 2 x 6 Gurupí
Guaraí 0 x 4 Interporto

Campeonato Piauiense

Primeiro turno
Quarta rodada
Flamengo 1 x 1 River
Parnahyba 5 x 0 Piauí
Comercial 1 x 1 Caiçara

Campeonato Amapaense

Primeiro turno
Primeira rodada
São José 1 x 1 Oratório

Campeonato Rondoniense

Primeira fase
Nona rodada
Genus 0 x 0 Ji-Paraná
Ariquemes 4 x 2 Moto Clube
Rolim de Moura 0 x 2 Vec
Espigão 3 x 0 União Cacoalense

Guardiola lembra 6 a 2 no Bernabéu e exime Mourinho de culpa por desgaste no Barça

Pep Guardiola concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira, véspera do jogo contra o Málaga no Camp Nou. Com o campeonato praticamente ganho pelo Real Madrid, a partida ficou em segundo plano e o principal assunto no Barcelona segue sendo a saída do técnico ao término da temporada.

Quatro dias após comunicar que deixará o Barça depois de quatro anos, foi a vez de Guardiola responder sobre a influência de José Mourinho, técnico do principal rival do clube, no desgaste do técnico campeão de tudo pelo time catalão.

"Nada", cravou Pep, encerrando o assunto e dizendo que o treinador português não interferiu na vida de Guardiola no Barça. "O 6 a 2 no Bernabéu [maio de 2009] foi uma das melhores vitórias. Foi um jogo extraordinário e eu recordo como um dos melhores", continuou depois, ao ser questionado sobre os grandes momentos no comando do clube.

Agora, com o Real podendo confirmar o título nesta quarta-feira, Guardiola disse que os jogos no Espanhol servem para preparar o time para a final da Copa do Rei, dia 25 de maio, contra o Athletic Bilbao, e também para dar alegrias à torcida que tanto apoiou o time nesses quatro anos da Era Pep. Adiantou também que Pinto segue como titular no gol até a decisão, e voltou a negar que tenha algum acerto com outro clube.

Guardiola voltou a dizer que não tem acerto com novo clube para a próxima temporada
Guardiola voltou a dizer que não tem acerto com novo clube para a próxima temporada
Crédito da imagem: EFE
"Estou melhor depois de tomar a decisão. Já expliquei os meus motivos e não há porque dar mais voltas. Não tenho ideia se voltarei um dia ao Barcelona, não posso responder porque não sei", acrescentou.

Por fim, elogiou a temporada de Messi, mas disse que chegará um ano que o argentino não receberá a Bola de Ouro da Fifa. Depois, sobre a busca do camisa 10 pela artilharia, afirmou que o time tem de seguir atacando e jogando o melhor futebol possível, mas que não pode atuar em torno da marca pessoal do maior craque.

Fellype Gabriel volante não é revolução do futebol brasileiro

Com todo o respeito à repercusão pela inteligente atitude de Oswaldo de Oliveira, que usou Fellype Gabriel como segundo volante e transformou-o no destaque do clássico de domingo, a repercussão dá a Oswaldo um tom de revolucionário que ele não tem.

O tom de "fez um bem ao futebol braileiro" esquece de citar casos semelhantes e recentes.
Pense nos últimos campeões brasileiros ou da Copa do Brasil e nos jogadores que fizeram o papel de segundo volante.

O Corinthians de Tite tem Paulinho com a camisa 8, exemplo de marcador e criador ao mesmo tempo, meia-direita nos tempos do Bragantino, recuado para segundo volante no Corinthians.
No mesmo Corinthians, mas em 2009, o segundo volante era Elias, meia ofensivo na Ponte Preta vice-campeã paulista de 2008 e recuado por Mano Menezes.

O Santos dos 174 gols em 2010, dirigido por Dorival Júnior e guiado por Neymar, tinha Wesley com a camisa 8, num 4-3-3 ousadíssimo. Jogavam Arouca como primeiro volante, Wesley como segundo homem saindo para o jogo, Ganso meia-armador e um trio ofensivo com Neymar, André e Robinho.

O Fluminense campeão brasileiro de 2010 tinha Diguinho. Vá lá que este seja mais volante, mas não tem história de primeiro volante.
Se voltarmos quatro anos no tempo, aí sim vai se bater nos times de três zagueiros, como o São Paulo tricampeão brasileiro, dirigido por Muricy Ramalho, bem protegido. Mas, mesmo naquele time, os volantes eram elogiados: Hernanes e Richarlyson.

O problema não está no recuo dos volantes, mas na montagem e continuidade dos times.
Em 1994, Vanderlei Luxemburgo escalava o Palmeiras com César Sampaio e Mazinho e dizia: "Volante não pode por a bunda no chão!" Completava que o futebol tinha cada dia menos espaços na frente e, por isso, os volantes seriam cada vez mais armadores.

Como faz Paulinho no Corinthians ou Renato no Botafogo. Sim, o segundo volante do Botafogo, desde Caio Júnior, é alguém que sabe sair para o jogo.
Diga-se, Oswaldo de Oliveira é um técnico inquieto e faz parte disso tudo descrito acima. Em 1999, foi campeão brasileiro com um meio-de-campo formado por Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho.

Tudo o que ele queria -- e conseguia -- era um time que soubesse jogar.
Oswaldo foi bem no domingo, com a percepção de que Fellype Gabriel seria o substituto ideal para Renato, machucado.
Mas não inventou a pólvora.

xxx