quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Liga Europa


16h00 PAOK 1x1 Rubin Kazan Grupo A
16h00 Shamrock Rovers 0x4 Tottenham Grupo A
16h00 Hannover 3x1 Vorskla Grupo B
16h00 Copenhague 0x1 Standard Grupo B
16h00 Hapoel Tel Aviv 2x0 Legia Grupo C
16h00 PSV 3x1 Rapid Bucureste Grupo C
18h05 Áustria Viena 2x0 Malmo Grupo G
18h05 AZ 1x 1Metalist Grupo G
18h05 Club Brugge 1x1 Braga Grupo H
18h05 Birmingham 1x0 Maribor Grupo H
18h05 Udinese 1x1 Celtic Grupo I
18h05 Atlético de Madri 3x1 Rennes Grupo I

Mundial de Clubes da Fifa

08h30 Al-Sadd 0x4 Barcelona

Agora 'Paz Mundial', Ron Artest dá resposta bizarra durante entrevista

Depois de anos famoso por encrencas dentro e fora das quadras de basquete, Ron Artest, agora oficialmente batizado "Metta World Peace" não fala mais aobre assuntos ou frases polêmicas. Ao invés disso, o ala do Los Angeles Lakers agora está inovando na arte de dar entrevistas, citando até Jesus Cristo em suas respostas.

Uma repórter do jornal "Los Angeles Times" perguntou ao jogador sobre como está sendo ser chamado de "Metta" pelo calouros dos Lakers e "Ron" pelo companheiros mais antigos. E a resposta do ala não teve nem um pouco a ver com a pergunta.

"Eu só estou feliz que Jesus Cristo não deixou eu perder meus dentes com 20 anos de idade. Porque eu estou pensando aqui 'E se nós ficássemos com dentes de leite até os 18, 20 anos, e depois perdessemos eles?", disse World Peace.

"Isso seria muito ruim. Por isso eu acho ele (Jesus Cristo) brilhante. Porque ele faz você perder seus dentes quando você é bebê, não quando tem 30 ou 20 anos. Isso não tem nada a ver com a sua pergunta, mas isso com certeza estava no meu pensamento agora", completou.

Metta World Peace, quando ainda chamava Ron Artest, foi o principal envolvido em uma das maiores brigas da história da NBA, no ano de 2004. Quando atuava pelo Indiana Pacers, em um jogo contra os Pistons, em Detroit, World Peace fez parte da confusão e até agrediu um torcedor na ocasião. Ele levou 86 jogos de suspensão, um recorde por um incidente em quadra na história da Liga.

Em jogo dramático, Brasil perde da Espanha com gol a 15 segundos do fim e está eliminado do Mundial

A seleção brasileira sofreu um gol faltando 15 segundos para o final e foi eliminada do Mundial Feminino de Handebol. De forma dramática, o Brasil perdeu para a Espanha, por 27 a 26, nesta quarta-feira à noite, pelas quartas de final, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Em um duelo equilibrado, a vitória da Espanha aconteceu apenas nos instantes finais. Quando o placar marcava 26 a 26, o Brasil vacilou em um ataque, perdeu a bola e, no contragolpe, sofreu o gol marcado por Pinedo.

O desempenho do Brasil, porém, foi o melhor dele na história dos Mundiais de Handebol. Antes, um sétimo lugar, em 2005, quando a competição ainda era jogada em fase de grupos até as quartas de final, havia sido o melhor que o Brasil fizera num Mundial. A seleção brasileira, porém, ainda briga pelo quinto lugar. Na sexta-feira, pega a Croácia.

Na semifinal, também sexta-feira, às 20h, novamente no Ibirapuera, a Espanha vai enfrentar a fortíssima Noruega, atual tetracampeã europeia e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. As norueguesas jogaram nesta quarta-feira contra a Croácia, também pelas oitavas, e venceram por 30 a 25.

Na outra chave estão Dinamarca e França. As francesas surpreenderam a Rússia, atual tricampeã mundial, vencendo por 25 a 23, na reedição da final do Mundial de 2009, na China. Já as dinamarquesas não tiveram dificuldade em vencer Angola por 28 a 23.

undefined
Brasil perdeu da Espanha nas quartas do Mundial
Crédito da imagem: Divulgação/Photo&Camera
O JOGO - A partida começou com amplo domínio da Espanha, que abriu 3 a 0 com um minuto e meio de partida. Graças à excelente atuação da goleira Navarro, a segunda melhor do Mundial, o Brasil demorou para deslanchar. Tanto que as espanholas não demoraram a fazer 6 a 1.

Quando o Brasil encontrou seu jogo, empatou a partida em 7 a 7. Depois, manteve uma distância pequena atrás do placar, de um a dois gols, indo assim para o intervalo (19 a 17). No início do segundo tempo, com Babi no gol e Duda inspirada, as brasileiras finalmente assumiram a liderança do placar, sem, contudo, abrir folga.

Depois de chegar no placar de 23 a 23, o Brasil simplesmente parou de jogar. Deonize, Duda, Sílvia e Ana Paula, responsáveis pelas infiltrações e pelos tiros de longe, deixaram de levar perigo ao gol de Navarro.

A Espanha chegou a abrir dois gols, mas o Brasil foi buscar o resultado, graças principalmente a Deonize e ao apoio da torcida já de pé.

Mesmo com uma jogadora a menos, a seleção brasileira manteve a igualdade em 26 a 26, com a posse de bola. Deonize, porém, tentou a infiltração, perdeu a bola, e deu o contra-ataque à Espanha, que marcou faltando 15 segundos. No último lance, o Brasil já tinha apenas quatro atletas na linha e acabou atrapalhado pelas faltas que a Espanha fez para correr o tempo.

Mercado da NBA: veja o vaivém das equipes nesta pré-temporada

Depois de quase cinco meses de locaute, a NBA, enfim, voltou. Mesmo com um calendário mais curto e começando no dia de Natal, a Liga retorna, e o ESPN.com.br traz uma novidade para o fã de esportes.

Até a abertura da temporada, cerca de 100 jogadores estão disponíveis, sem contrato, e à procura de times. Por isso, o ESPN.com.br traz para você o "Mercado da NBA". Diariamente, atualize esta página para saber as contratações de todas as 30 equipes nesta temporada.

A grande notícia desta quarta-feira, porém, não tem a ver com nenhuma transferência. Isso porque o brasileiro Nenê Hilário, principal atleta sem contrato neste mercado de transferências, optou por renovar se contrato com o Denver Nuggets por mais cinco anos.

Também nesta quarta-feira, o Orlando Magic frustrou as expectativas de equipes interessadas no pivô Dwight Howard ao garantir que não planeja negociar o atleta. E quem pensa que a briga pelo armador Chris Paul se encerrou está errado. De acordo com a ESPN dos Estados Unidos, o Los Angeles Lakers, recentemente proibido pela NBA de ter Paul, ainda está na briga pelo armador. Os Lakers estariam procurando outro time para fazer parte do negócio e dar jovens talentos ao New Orleans Hornets, uma das exigências da Liga.

Legenda de posições: PG = armador; SG = ala-armador; SF = ala; PF = ala-pivô; C = pivô.


Conferência Leste

Atlântico

Boston


Quem chega: Chris Wilcox (C, Boston Celtics); Brandon Bass (PF, Orlando Magic); JaJuan Johnson (C, calouro); E'Twaun Moore (PG, calouro).

Quem sai: Glen Davis (SF, Orlando Magic); Von Wafer (G, Orlando Magic).


new jersey


Quem chega: Shelden Williams (SF, New York Knicks); Jordan Williams (C, calouro); MarShon Brooks (SG, calouro).

Quem sai: Brandan Wright (PF, Dallas Mavericks).


new york


Quem chega:
Mike Bibby (G, Miami Heat), Tyson Chandler (C, Dallas Mavericks); Iman Shumpert (SG, calouro); Josh Harellson (C, calouro).

Quem sai: Chauncey Billups (G, dispensado), Derrick Brown (SF, Charlotte Bobcats); Roger Mason (G, Washington Wizards); Ronny Turiaf (C, Washington Wizards); Shelden Williams (SF, New Jersey Nets).


philadelphia


Quem chega: Lavoy Allen (SF, calouro); Mike Tisdale (C, calouro); Nikola Vucevic (PF, calouro); Xavier Silas (G, calouro).

Quem sai: Jason Kapono (PF, Los Angeles Lakers).


toronto


Quem chega: Anthony Carter (G, New York Knicks); Aaron Gray (C, New Orleans Hornets); Jamaal Magloire (C, Miami Heat); Rasual Butler (SF, Chicago Bulls).

Quem sai:


Central
chicago


Quem chega: Jimmy Butler (SF, calouro).

Quem sai: Kurt Thomas (C, Portland Trail Blazers); Rasual Butler (SF, Toronto Raptors).


cavaliers


Quem chega:  Kyrie Irving (SG, calouro); Tristan Thompson (SF, calouro)

Quem sai: Joey Graham (SF, dispensado); J.P. Prince (F, dispensado)


detroit


Quem chega: Damien Wilkins (PG, Atlanta Hawks).

Quem sai: Chris Wilcox (C, Boston Celtics); Tracy McGrady (G, Atlanta Hawks).


indiana


Quem chega: David West (PF, New Orleans Hornets); Darnell Lazare (SF, calouro); Jarrid Famous (PF, calouro); Matt Rogers (PF, calouro); Tyren Johnson (SF, calouro).

Quem sai: Josh McRoberts (PF, Los Angeles Lakers); Mike Dunleavy (G, Milwaukee Bucks); T.J. Ford (G, San Antonio Spurs).


milwaukee


Quem chega: Mike Dunleavy (G, Indiana Pacers).

Quem sai:


Sudeste
atlanta


Quem chega: Tracy McGrady (G, Detroit Pistons); Vladmir Radmanovic (SF, Atlanta Hawks).

Quem sai: Damien Wilkins (PG, Detroit Pistons).


charlotte


Quem chega: Derrick Brown (SF, New York Knicks); Kemba Walker (G, calouro).

Quem sai: Kwame Brown (C, Golden State Warriors).


miami


Quem chega: Eddie Curry (C, New York Knicks); Shane Battier (SF, Memphis Grizzlies).

Quem sai: Cameron Jones (G, dispensado); Jamaal Magloire (C, Toronto Raptors); Mike Bibby (G, New York Knicks).


orlando


Quem chega: Gabe Pruitt (G, calouro); Glen Davis (SF, Boston Celtics); Justin Harper (F, calouro); Larry Hughes (G, New York Knicks); Von Wafer (G, Boston Celtics).

Quem sai: Gilbert Arenas (G, dispensado).


washington


Quem chega: Roger Mason (G, New York Knicks); Ronny Turiaf (C, New York Knicks)

Quem sai: 


Conferência Oeste
Noroeste
denver


Quem chega: Corey Brewer (F, Dallas Mavericks), Rudy Fernandez (SG, Dallas Mavericks).

Quem sai:


minnesota


Quem chega: Derrick Williams (SF, calouro); JJ Barea (G, Dallas Mavericks); Ricky Rubio (PG, calouro).

Quem sai: Sebastian Telfair (PG, Phoenix Suns).


oklahoma


Quem chega:

Quem sai: 


portland


Quem chega: Kurt Thomas (C, Chicago Bulls).

Quem sai:


utah


Quem chega: Enes Kanter (C, calouro); Alec Burks (SG, calouro).

Quem sai: Ronnie Price (G, Phoenix Suns).


Pacífico

golden state


Quem chega: Charles Jenkins (G, calouro); Chris Wright (SF, calouro); Kwame Brown (C, Charlotte Bobcats).

Quem sai: Charlie Bell (SG, sem contrato); Vladmir Radmanovic (F, Atlanta Hawks); Jeremy Lin (G, Houston Rockets.


la_clippers


Quem chega:
Caron Butler (SF, Dallas Mavericks)

Quem sai:


la_lakers


Quem chega: Andrew Goudelock (SG, calouro); Darius Morris (PG, calouro); Jason Kapono (PF, Philadelphia 76ers); Josh McRoberts (PF, Indiana Pacers).

Quem sai: Lamar Odom (SF, Dallas Mavericks); Shannon Brown (SG, Phoenix Suns).


phoenix


Quem chega: Ronnie Price (G, Utah Jazz); Shannon Brown (SG, Los Angeles Lakers); Sebastian Telfair (PG, Minnesota Timberwolves); Markieff Morris (PF, calouro).

Quem sai: Vince Carter (SG, Dallas Mavericks).


sacramento


Quem chega: Chuck Hayes (C, Houston Rockets); Jimmer Fredette (G, calouro); Tyler Honeycutt (F, calouro); Isaiah Thomas (G, calouro); Lawrence Hill (SF, calouro); Adrian Oliver (PG, calouro).

Quem sai:


Sudoeste

mavericks


Quem chega: Drew Neitzel (PG, sem contrato); Lamar Odom (PF, Los Angeles Lakers); Brandan Wright (PF, New Jersey Nets); Vince Carter (SG, Phoenix Suns).

Quem sai: Caron Butler (SF, Los Angeles Clippers); Corey Brewer (SG, Denver Nuggets); JJ Barea (Minnesota Timberwolves); Rudy Fernandez (SG, Denver Nuggets); Tyson Chandler (C, New York Knicks).



memphis


Quem chega:

Quem sai: Shane Battier (F, Miami Heat).


new orleans


Quem chega:

Quem sai: Aaron Gray (C, Toronto Raptors); David West (PF, Indiana Pacers).


houston


Quem chega: Marcus Morris (F, calouro); Jeremy Lin (G, Golden State Warriors)

Quem sai: Chuck Hayes (C, Sacramento Kings).


san antonio


Quem chega: T.J.Ford (PG, Indiana Pacers).

Quem sai: 

Quem tem medo de empresário? Parceria não assusta surpresa 2011

Sensação do Campeonato Brasileiro, o Figueirense quase foi parar na Copa Libertadores 2012. Faltou pouco. Seria o sucesso do time na parceria com empresários que colocam jogadores no elenco catarinense, especialmente Eduardo Uram, dono da Brazil Soccer. Dos 25 jogadores que o Figueira apresentava em seu site oficial como integrantes do elenco no Brasileirão, 16 tinham algum tipo de vínculo com o agente e sua empresa, a Brazil Soccer.

Diretor Executivo de futebol do clube desde março de 2010, Marco Moura Teixeira era preparador físico e é sobrinho de Ricardo Teixeira (sim, o presidente da CBF, ele mesmo). E garante que o Figueirense não vai seguir o caminho de Paraná e Avaí, que fecharam parcerias com outro empresário, Luiz Alberto da LA Sports, alcançaram o sucesso e depois voltaram à segunda divisão.

Por que os clubes têm que fazer esse tipo de acordo com os empresários?
Hoje em dia todos os clubes estão nessa situação, seja pequeno, grande ou médio, Figueirense, Flamengo, Corinthians, é tudo igual. E eles são muito mais organizados do que os clubes, as Confederações e as Federações. Nos clubes, na grande maioria, é cada um por si.
Mas são parcerias arriscadas, times que obtiveram êxito caíram...
Aí depende de como se resolve a coisa, depende do clube. Temos que amarrar os contratos de maneira que prevejam todas as possibilidades. Como você fecha contrato com jogador quando sabe que não tem recursos para contar com ele em definitivo, mas ainda assim quer tê-lo por um período? Sem recursos para bancar a permanência, faz-se um contrato por determinado período. Outros têm contrato prevendo participação ou compra. Há casos em que temos a opção pela prorrogação de contrato, aquisição de direitos, você pode tentar trazer esses jogadores para seu controle.

E casos de jogadores como Wellington Nem, que pertence ao Fluminense?
É a melhor relação custo-benefício. O jogador veio por um valor baixo, foi útil, se destacou e volta ao Fluminense valorizado. Bom para todo mundo. Quer melhor do que isso?
Mas nesse caso o Figueirense não tem com mantê-lo...
Sim, mas ele nos foi útil por um determinado período e por custo baixo. No ano passado, na campanha do acesso da segunda para a primeira divisão, tínhamos jogadores se destacando como William, campeão brasileiro pelo Corinthians, Roberto Firmino, hoje no Hoffenheim, João Felipe, agora no São Paulo, e Lucas, que foi para o Botafogo. Mas em 2010, sabíamos que eles dificilmente ficariam, então nos prevenimos. E montamos um time ainda melhor em 2011. É uma questão de organização e prevenção.
Como você define essa parceria com Eduardo Uram?
Temos acordos com vários empresários. Alguns atletas não eram agenciados pelo Uram e passaram a trabalhar com ele depois que vieram para o Figueirense, muitas vezes após recomendações dos próprios atletas. Um indica para o outro. O fato é que o Figueirense não tem condições de trazer alguns jogadores de certa qualidade com os próprios recursos e a parceria com a Brazil Soccer é diferenciada porque eles investem e nos trazem atletas que desejamos ter e estão acima das nossas possiblidades.
E o empresário, ganha o que com isso?
Ganha parceria de um clube bem organizado, que paga em dia, tem bom ambiente, fica numa cidade para onde jogadores querem vir, ou seja, um parceiro com gestão bem feita. É uma via de duas mãos. De maneira nenhuma enxergo como prejudicial e hoje é impossível fazer um trabalho bom sem essas parcerias, teve o Carlos Leite no Corinthians, o Jorge Machado nos times do Rio Grande do Sul... Eles são parte do processo, não são prejudiciais.
E os casos de Paraná e Avaí, que fizeram sucesso e caíram?
Temos um nível de organização que nos protege disso. Muitos desses clubes de alguma maneira terceirizaram o futebol, a formação de atletas, e isso gera muitos problemas. O Figueirense tem domínio de sua base em 100%. Da mesma forma não podemos ter contratos que permitam a saída de jogadores em momentos nos quais não queremos liberá-los. Eles só saem antes de for do interesse do Figueirense. Sem isso os clubes ficam sujeitos a desmontes, não têm controle do processo.

O tempo dirá se a tese do dirigente do Figueirense é a correta. E você, o que pensa a respeito do crescimento cada vez maior da participação de empresários nos clubes do Brasil e também do exterior?

A Brazil Soccer no Figueirense/2011*:
Wilson
Roger Carvalho
Bruno
Juninho
Jônatas
Maicon
Elias
Wellington Nem
Júlio Cesar
João Paulo
Pablo
Coutinho
Jackson
Pittoni
Aloísio
Rhayner

* Jogadores de alguma forma vinculados a Eduardo Uram


Marco Moura Teixeira recebe Branco, técnico do time para 2012

Marco Moura Teixeira recebe Branco, técnico do time catarinense para 2012

Pedidos de Natal

O Natal está chegando e é tempo de reflexão, análises sobre o que deu certo e que deu errado em 2011. No caso do futebol, cada torcedor tem a sua mania e preferências para que o ano que vem seja melhor. Abro este espaço, o meu último post antes do Natal, para que você indique uma lista de pedidos ao Bom Velhinho para tentar resolver os problemas do seu time de coração.

Vou sair de folga de Natal, mas reapareço dia 27. Antes, gostaria de deixar o meu muito obrigado a todos que participaram de forma educada deste espaço. Aos que me seguem no twitter @fazevedoespn, valeu muito pela confiança.

Saibam que estou em casa. São apenas 9 meses, mas o sentimento é esse mesmo. No ar, vocês já perceberam que o espírito é este. Muito obrigado a Patrícia Lopes, a culpada pela minha vinda. Valeu muito Renata Netto, chefe de redação, que apostou no meu potencial.

Ao mestre José Trajano, meu respeito, admiração e agradecimento por ter dado a CHANCE profissional da minha carreira. A galera da Rádio Estadão/ESPN, muito obrigado pelo primeiro ano de parceria como correspondente no Rio de Janeiro.

A minha equipe do Rio, muito obrigado pela forma como fui recebido na nova casa. Pedro, Simone, Luiz Ribeiro, Tom, Mansur, Paulinho, Cristóvão Borges, Rogério Siciliano, Bira, Pablo, Wesley, Cícero Mello, a Lenda, Rubens Pozzi, Henrique, Bené, Roberta, Batata e Regiane, uma grande parceira, valeu mesmo.

Agora, vou a minha lista de pedidos para 2012:
1) Saúde para trabalhar mais e mais em busca da informação;
2) Grandes jogos para que possamos ter ótimas pautas e assuntos a tratar com o fã de esporte;
3) Paciência aos fãs de esportes com a nossa equipe;
4) Deus nos proteja e nos dê forças para encarar as dificuldades do dia a dia.

E você, o que vai pedir a Papai Noel?

semifinal era para vencer e administrar. Mas não precisava de sustos



xxx
O golaço de Neymar, aos 18 do primeiro tempo, relaxou o Santos depois de 15 minutos de erros de passe no meio-de-campo e firulas inúteis da Joia da Vila. A partir daí e, na verdade, minutos antes, o Santos teve a bola no campo de ataque contra o Kashiwa Reysol. Na maior parte do jogo, não. O Santos não atuou bem na estreia no Mundial e quem pensou ver Neymar e Ganso viu o lateral-direito como melhor homem em campo.

Três minutos depois do gol de Neymar, Borges virou em cima do zagueiro Masushima e fez 2 x 0. Senha para administrar a vantagem.
Nem vale dizer dos vacilos da inocente defesa do Kashiwa. A entrada seca do volante Otani, que pediu para levar o drible de Neymar no primeiro gol, os olhos arreglados de Masushima sobre Borges, que assistiu assustado e não deu combate.
A semifinal do Mundial era para ser vencida e depois administrada. Essas duas partes, o Santos fez. Não precisava era levar alguns sustos. Levou-os.

Parte deles em arrancadas do lateral-direito Sakai no setor de Durval. A lateral-esquerda não tem Léo para ser mais segura. Em vez disso, ficou mais lenta.
Contra o Barcelona, será preciso marcar forte e jogar quando tiver a bola. Então, não será permitido errar passes. Ganso e Elano terão de fazer a ligação meio-de-campo com o ataque com mais precisão.

É claro que a vantagem por 2 x 0 fez o Santos jogar em banho-maria a partir disso. Mas é impossível esquecer que o time também não jogou bem antes de fazer 1 x 0.
Mas pode jogar mais contra o Barcelona ou contra o Al Sad, no domingo. É fato também que vários campeões mundiais sofreram mais do que o Santos na semifinal. O São Paulo venceu o Al Ittihad por 3 x 2, em 2005. O Inter ganhou do Al Ahli por 1 x 0, em 2006. O Milan só foi capaz de ganhar do Urawa Red Diamonds por 1 x 0. Tudo isso deve ser lembrado.

Se for contra o Barça, o Santos terá que jogar mais para tentar equilibrar contra o melhor time do mundo e tentar vencer o jogo.
Terá que jogar mais até para sair com derrota honrosa. O domingo não é dia de administrar, mas de fazer história.