sexta-feira, 19 de julho de 2013

Brasileiras buscam seu melhor ranking em Campos

Campos do Jordão (SP) - Únicas representantes nacionais nas quartas de final do Brasil Tennis Series de Campos do Jordão, as paulistas Paula Gonçalves e Laura Pigossi tentam nesta sexta-feira um importante salto em suas carreiras. As duas jogam a partir do meio dia no Tênis Clube local, com entrada gratuita para o público.

Paulinha buscará sua primeira presença nas semifinais de um evento com premiação de US$ 25 mil e, se obtiver isso, automaticamente irá pela primeira vez entrar no grupo das top 300 do ranking internacional. Sua adversária será a venezuelana Adriana Perez, cabeça 3, e o jogo acontece às 14h30.

Já Pigossi, que disputa sua primeira temporada integral entre as profissionais, tenta repetir a ótima campanha de Rio Preto, há duas semanas, quando chegou às semifinais. Ela enfrenta a norte-americana Chieh Yu-Hsu, quinta principal inscrita. Atual 432ª do ranking ainda aos 18 anos, cada ponto é fundamental para uma rápida ascensão. Seu jogo acontece por volta das 12 horas.

Na rodada desta quinta-feira, três argentinas avançaram às quartas. A cabeça 5 Florencia Molinero, campeã de Rio Preto, virou em cima da paulista Eduarda Piai, por 6/7 (4-7), 6/3 e 6/4, e enfrentará às 13h30 a paraguaia Veronica Cepede, que tirou a argentina Victoria Bosio, por 6/2, 6/7 (7-9) e 6/0. Já a favorita Maria Irigoyen arrasou a mexicana Ana Sanchez, por 6/1 e 6/2, e jogará contra Mailen Auroux, que levou a melhor no duelo argentino contra Guadalupe Rojas, 6/2 e 6/0.

Outra boa notícia é que o tênis brasileiro terá uma campeã em duplas. Paulinha e Irigoyen venceram Rojas e a chilena Fernanda Brito, por 6/4 e 6/0, e decidirão o título no sábado à tarde contra Nanda Alves e a boliviana Maria Fernanda Alvarez, que superaram Cepede e Perez, por 6/3 e 6/4.

O Brasil Tennis Series  é apresentado pela EMS Pharma e pela Guarani, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio Dualette, HTH e Boa Vista Serviços. O apoio é da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e da Prefeitura de Campos do Jordão.  A organização é da Associação Itapirense de Judô, Esportes e Cultura.

André Santos finaliza exames e deve ser apresentado na segunda-feira

andre santos seleção brasileira brasil x espanha tempo real clima (Foto: Igor Gonçalves)André Santos realizou exames médicos e deve ser
apresentado na segunda (Foto: Igor Gonçalves)
O primeiro reforço da era Mano Menezes no Flamengo está, enfim, fechado. O lateral-esquerdo André Santos resolveu as últimas pendências de seu contrato e assinou com o Flamengo por dois anos. Parte dos exames médicos foram realizados pela manhã - o Rubro-Negro aproveitou alguns testes realizados pelo atleta ainda no Grêmio, seu ex-clube - e a apresentação está prevista para acontecer na segunda. Antes, no entanto, o jogador viaja para Biguaçu, em Santa Catarina, onde organizará um 'Jogo das Estrelas' com diversos outros jogadores, entre eles o lateral Daniel Alves.
O jogador comentou sua transferência para o Rubro-Negro e se mostrou empolgado em começar logo a trabalhar com Mano Menezes.
- O sentimento é o melhor possível, até porque eu estou muito feliz com essa nova conquista de chegar num grande clube como o Flamengo. E sem dúvida alguma chego com o sentimento de vencedor. Espero fazer uma história aqui no clube. Ser campeão e levar cada vez mais o nome do Flamengo a muitas vitórias e muitas conquistas - afirmou André Santos através de sua assessoria de imprensa.
O compromisso de André Santos com o Flamengo será até junho de 2015. O lateral, velho conhecido de Mano Menezes, vinha mantendo a forma em Florianópolis, onde mora, desde que deixou o Grêmio, no início de junho. Ele passou pelo Flamengo entre 2005 e 2006, mas foi muito pouco aproveitado e não teve destaque. Sob o comando de Mano, foi muito bem com a camisa do Corinthians, seguindo para o Fenerbahçe, da Turquia, e depois ao Arsenal.
- Quando passei pelo Flamengo, com um ano e meio de clube houve oito mudanças de  treinador. Eu era muito jovem. Mas, sem dúvida alguma, temos que valorizar mais agora. Essa minha passagem pela Europa, hoje mais maduro, mais experiente, e a passagem pela seleção brasileira. Então espero fazer o que fiz em todos os clubes até agora. Repetir as belas atuações e conquistar títulos como eu fiz em outros clubes. Mas pelo Flamengo hoje que, sem dúvida alguma, esta torcida rubro-negra merece - completou.

Bia sofre fratura e fica pelo menos 2 meses fora

São Paulo (SP) - A paulista Beatriz Haddad Maia, de 17 anos, ficará fora do circuito por pelo menos dois meses, por causa de uma lesão no braço e no ombro direito. A pupila de Larri Passos sofreu uma queda durante o challenger de Campinas na última sexta-feira, no quarto game da partida contra Andrea Benitez.
"A Bia apresenta uma fratura na parte superior do osso do braço (úmero) e uma lesão parcial dos ligamentos do ombro decorrente da queda em quadra na semana passada. Após esses primeiros dias de tratamento com imobilização, conseguimos avaliar a extensão da lesão e não há necessidade de tratamento cirúrgico no momento. A previsão de recuperação deverá ser de dois a três meses", disseram os médicos Gilbert Bang e Eduardo Benegas.

Por enquanto, Bia Haddad só foi liberada pelos médicos para realizar trabalhos leves de preparação física. Todos os dias, a paulista faz cerca de duas horas de atividades entre esteira, bicicleta e fortalecimento de pernas e quadril.
"Posso caminhar devagar, mas sem mexer nada do ombro. Estou me sentindo melhor e apesar de tudo isso que aconteceu, continuo com a mesma vibração de antes sabendo que isso faz parte da carreira e em breve estarei de volta às quadras", afirmou Bia.
Bia é a número 270 do ranking mundial, a segunda melhor classificada do Brasil, atrás de Teliana Pereira, 105ª.  A jovem está fazendo a transição do circuito juvenil para o profissional e ainda pretendia jogar a chave juvenil do US Open. No entanto, o Slam norte-americano começa em pouco mais de um mês.

Teliana é a terceira na lista de espera do US Open

Nova York (EUA) - Não foi desta vez que a pernambucana Teliana Pereira conseguiu garantir vaga direto na chave de um Grand Slam. A melhor brasileira no ranking da WTA ficou a três colocações de um lugar na chave principal do US Open e agora terá que esperar por desistências para conseguir o feito, ou irá jogar a sorte mais uma vez no classificatório.
A última a entrar direto em Flushing Meadows foi a alemã Dinah Pfizenmaier, atual 102 do mundo, curiosamente derrotada por Teliana nesta semana, pela primeira rodada do WTA de Bastad. A lista de 104 participantes não rodou até a 104ª do mundo por conta das atletas que entraram com o ranking protegido.
Foram quatro as que se utilizaram desta situação para entrar no último Grand Slam da temporada: a russa Alisa Kleybanova, a canadesne Aleksandra Wozniak, a tcheca Petra Cetkovska e a romena Alexandra Dulgheru. Em contrapartida, houve as desistências da suíça Romina Oprandi e da espanhola Garbiñe Muguruza.
As duas que estão à frente de Teliana na lista de espera são a georgiana Anna Tatishvili e a italiana Flavia Pennetta. Atual 105 do mundo, a pernambucana está provisoriamente fora do US Open, mas se aproxima cada vez mais da inédita colocação no top 100.
Quem encabeça a lista das classificadas para jogar em Flushing Meadows é a norte-americana Serena Williams, uma das 10 atletas da casa garantidas. Além da número 1 do mundo, também estão no torneio sua irmã mais velha Venus, Sloane Stephens, Jamie Hampton, Varvara Lepchenko, Madison Keys, Bethanie Mattek-Sands, Mallory Burdette, Christina McHale e Lauren Davis.
Neste ano, a pernambucana radicada no Paraná tentou a sorte no quali dos outros três Grand Slam, mas em todos não teve sucesso e acabou ficando sem a vaga. No Australian Open ela sequer passou da primeira rodada, em Wimbledon conseguiu uma vitória e em Roland Garros foi até a última fase, mas acabou derrotada.

Olimpia foi o único a sofrer virada que Atlético precisa numa decisão de Libertadores



O destino não costuma perdoar uma derrota por 2 x 0 num jogo de ida de final de Libertadores. Por seis vezes, um time construiu essa vantagem no primeiro jogo em decisões de duas partidas. Só em uma delas, o adversário conseguiu a virada.
Aconteceu com o Atlético Nacional de Medellín, na finalíssima da Libertadores de 1989. O vice-campeão, que levou a virada, foi justamente o Olimpia, vencedor da primeira partida por 2 x 0, com gols de Bobadilla e Sanabria. Em Medellín, o Atlético Nacional, time ligado ao tráfico de drogas no final dos anos 80, fez 2 x 0 com Miño (contra) e Usuriaga. Nos pênaltis, os colombianos venceram por 5 x 4.

A última vez que um time fez dois gols de diferença na decisão aconteceu em 2008. A LDU quase levou a virada do Fluminense. Fez 4 x 2 em Quito, levou 3 x 1 com três gols de Thiago Neves, no Maracanã. Mas os equatorianos impediram a virada nos pênaltis.
A derrota doída do Atlético aos 49 minutos do segundo tempo aconteceu graças a falhas graves, como a expulsão de Richarlyson e antes a permissão a Alejandro Silva carregar a bola por cinquenta metros antes de finalizar e marcar o primeiro gol.

Também contribuiu para o resultado a má atuação de Ronaldinho Gaúcho.
A virada é improvável,mas possível. 
Abaixo, veja as seis decisões em que um time abriu dois gols de vantagem no jogo de ida:

2008 - LDU 4 x 2 Fluminense, Fluminense 3 x 1 LDU - LDU campeã
2003 - Boca Juniors 2 x 0 Santos, Santos 1 x 3 Boca Juniors - Boca Juniors campeão
1998 - Barcelona-EQU 0 x 2 Vasco, Vasco 2 x 1 Barcelona -EQU - Vasco campeão
1990 - Olimpia 2 x 0 Barcelona-EQU, Barcelona-EQU 1 x 1 Olimpia - Olimpia campeão
1989 - Olimpia 2 x 0 Atlético Nacional, Atlético Nacional 2 x 0 Olimpia - Atl. Nacional campeão
1979 - Olimpia 2 x 0 Boca Juniors, Boca Juniors 0 x 0 Olimpia - Olimpia campeão

Serena diz estar encarando Bastad como um Slam

Bastad (Suécia) - A decisão de Serena Williams de jogar em Bastad entre Wimbledon e Toronto surpreendeu muita gente, mas a número 1 garante que não está na Suécia de brincadeira. Serena alega que está encarando o torneio no saibro como se fosse um Slam.
"Eu estou há algum tempo aqui, mas fico mais no meu quarto de hotel, concentrada no torneio. Meu objetivo é ir bem aqui. Adoro essa cidade, gosto muito dos fãs e quero fazer o meu melhor. Estou totalmente focada, estilo Grand Slam", afirmou Serena.
A líder do ranking avançou para as quartas de final da competição, onde enfrenta a espanhola Lourdes Dominguez Lino, cabeça de chave 5 e algoz da pernambucana Teliana Pereira. "Você nunca quer jogar um torneio se não for para vencer ou pelo menos jogar o seu melhor. Não sei se serei a campeã nesta semana, mas quero mostrar todo o meu tênis",  acrescentou.
Serena teve uma boa notícia nesta manhã ao saber que venceu a categoria de Melhor Atleta Feminina nos prêmios ESPY. "Estar no topo sempre foi uma honra para mim. Trabalhei muito duro e tivemos tantas atletas femininas incríveis no ano passado, então ganhar esse prêmio significa muito para mim", disse a norte-americana, que não pode comparecer à festa.

O ridículo público do Flamengo no Rio de Janeiro. Melhor se mudar para Brasília?



O Flamengo jogou em Brasília para mais de 175 mil pessoas em três partidas deste campeonato brasileiro. Quase 60 mil torcedores por jogo! Na noite de quarta-feira, pela Copa do Brasil, o time foi visto por apenas 2.284 pagantes na vitória sobre o ASA (2 a 1).
Na "Cidade do Aço" moram 260 mil pessoas, ou seja, os que desembolsaram algo pelo ingresso equivalem a menos de 1% dos que vivem em Volta Redonda. Se considerarmos cidades vizinhas como Piraí, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende e Valença, a região tem 900 mil habitantes.
O jogo do Flamengo atraiu 024% da população de Volta Redonda e vizinhança. Pífio. Na capital e cidades do Grande Rio, onde vivem mais de 12 milhões, pesquisas apontam o Flamengo como detentor de aproximadamente a metade da torcida, uns 6 milhões, por aí.
Com isso, conclui-se que basta 1,25% dos rubro-negros que vivem na maior área metropolitana do Estado para lotar o "New Maracanan". Um paralelo: são cerca de 280 mil habitantes na cidade inglesa de Newcastle, 1 milhão na região. E o estádio Saint James Park recebe 50 mil pessoas por jogo de um time que não é campeão ingles há mais de 80 anos.
Será que os torcedores cariocas do Flamengo lotarão o New Maracanan? Ou protagonizarão públicos risíveis como os de Volta Redonda? Se for igual, melhor o time se mudar para Brasília, que tem pouco mais de 2,5 milhões de habitantes e casa sempre cheia até aqui.
Gosta de vídeos de torcidas, de estádios? Vá ao canal no Youtube clicando aqui
Getty Images
Marcelo Moreno comemora seu gol contra o ASA, pela Copa do Brasil: público pequeno em Volta Redonda
Marcelo Moreno comemora seu gol contra o ASA, pela Copa do Brasil: público pequeno em Volta Redonda

Cabeça 2, Beck vai às quartas em Bad Gastein

Bad Gastein (Áustria) - As únicas cabeças de chave que chegaram às quartas de final do WTA de Bad Gastein se enfrentam nesta fase. Annika Beck, segunda favorita, derrotou a luxemburguesa Mandy Minella por 2/6, 6/4 e 6/4 e enfrenta a italiana Karin Knapp, cabeça 8.
Já a terceira favorita, Irina Camelia Begu, foi eliminada por duplo 6/3 pela austríaca Yvonne Meusburger. A tenista da casa está em boa fase e foi vice-campeã de Budapeste no último domingo.
A adversária de Meusburger será a holandesa Arantxa Rus, algoz da espanhola Estrella Cabeza por 5/7, 7/5 e 6/3. Rus interrompeu em Bad Gastein uma série de 17 derrotas seguidas em torneios WTA, um recorde.
Assim como Meusburger, Patricia Mayr-Achleitner é mais uma jogadora da casa a avançar para as quartas ao bater a croata Petra Martic por duplo 6/4. Chanelle Scheepers caiu na segunda rodada diante da ucraniana Elina Svitolina por 7/5, 1/6 e 6/1. Svitolina luta pela semifinal contra Mayr-Achleitner.

Martina Hingis também joga duplas em New Haven

New Haven (EUA) - Martina Hingis realmente está de volta, pelo menos no circuito de duplas. A suíça já tem dois torneios garantidos: Carlsbad, no final do mês, e agora New Haven, uma semana antes do US Open. Como não tem ranking, Hingis recebeu convite para disputar os eventos.
"Estou animada para voltar ao torneio de New Haven para competir nas duplas. Estou em boa forma no momento depois de jogar o World Team Tennis. Meu espírito competitivo está vivo e adoro estar em quadra", comentou Hingis.
A suíça de 32 anos não disputa torneios oficiais desde 2007. No último sábado, Hingis entrou para o Hall da Fama do Tênis, honraria que pode ser dada para quem não teve resultados relevantes nos cinco anos anteriores. A partir de agora, Hingis pode atuar profissionalmente sem arriscar sua nomeação.
Em Carlsbad, Hingis jogará com a eslovaca Daniela Hantuchova. No entanto, ela não divulgou se repetirá a parceria em New Haven. É possível que a suíça também peça convite para o US Open.
Hingis é campeã de cinco Slam em simples e nove em duplas, ficou 209 semanas no topo do ranking mundial de simples e 35 no de duplas.

Serena vence mais uma e Halep perde sequência

Bastad (Suécia) - A norte-americana Serena Williams deu mai um passo rumo ao título do WTA de Bastad, onde é a principal candidata. Nesta quinta-feira, a caçula das irmãs Williams despachou a georgiana Anna Tatishvili em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3, em 61 minutos, garantindo um lugar nas quartas de final da competição sueca.
Sua adversária por um lugar nas semifinais será a também experiente Lourdes Dominguez, algoz da pernambucana Teliana Pereira na fase anterior, cabeça de chave número 5 e atleta mais velha na chave. As duas já se enfrentaram três vezes e em todas Serena levou a melhor, a última delas neste ano, no saibro do Premier de Madri.
No duelo com Tatishvili, a norte-americana contou com um péssimo desempenho da rival no serviço. A georgiana cometeu nove duplas faltas, não fez um ace sequer e venceu somente 64% dos pontos de saque. Serena somou 13 break-points no confronto e concretizou seis delas, tendo o serviço quebrado três vezes em seis oportunidades cedidas.
Vinda do título de Budapeste, a romena Simona Halep perdeu sua sequência de vitórias em WTA. Além da conquista no saibro húngaro, ela havia triunfado também na grama de 's-Hertogenbosch e no saibro de Nuremberg. Nesta quinta, Halep desistiu no meio terceiro set contra a italiana Flavia Pennetta, que vencia com parciais de 4/6, 7/5 e 2/0.
Pelas quartas, Pennetta vai medir forças com a francesa Virginie Razano. Outro duelo desta fase que foi definido será entre a tcheca Klara Zakopalova e a surpreendente quali holandesa Richel Hogenkamp, que bateu a sexta favorita, a ucraniana Lesia Tsurenko em três sets, com placar final de 6/1, 2/6 e 6/3.

Bartoli desiste de jogar em Carlsbad e Stanford

Paris (França) - A campeã de Wimbledon, Marion Bartoli, decidiu não jogar os dois próximos torneios em que estava inscrita: Stanford e Carlsbad. A francesa alega que tem dores na virilha e voltará apenas no Premier de Toronto, no Canadá.
"Durante Wimbledon, eu desenvolvi uma distensão na virilha que ainda não foi curada depois de duas semanas. Estou fazendo tratamento e estava otimista para participar desses torneios. Infelizmente, a lesão não desapareceu e não poderei jogar", disse Bartoli.
Stanford sofreu sua segunda grande baixa, já que Maria Sharapova também desistiu de jogar no Premier da próxima semana. A cabeça de chave 1 deve ser a polonesa Agnieszka Radwanska.  Outras jogadoras que foram longe em Wimbledon, Sabine Lisicki e Kirsten Flipkens, tiraram seus nomes da lista de inscritas.
Já em Carlsbad, Victoria Azarenka deve fazer seu retorno ao circuito, se estiver recuperada da lesão no quadril que sofreu em Wimbledon. Radwanska, Petra Kvitova e Roberta Vinci também estão inscritas no torneio.


Teliana perde só dois games e avança nas duplas

Bastad (Suécia) - Eliminada em simples na segunda rodada do WTA de Bastad, depois de uma amarga virada, a pernambucana Teliana Pereira se recuperou com uma ótima vitória nas duplas. Junto com a colombiana Mariana Duque-Marino elas derrotaram as cabeças de chave 3, a russa Alla Kudryavtseva e a ucraniana Olga Savchuk com duplo 6/1, em 51 minutos.
Por um lugar na decisão, a parceria sul-americana terá pela frente as principais candidatas ao título, a espanhola Anabel Medina e a tcheca Klara Zakopalova, que confirmaram o favoritismo para cima da russa Marina Melnikova e a montenegrina Ksenia Palkina, com placar final de 6/2 e 6/3, em 57 minutos de confronto.
"Estamos jogando muito bem e a cada vez mais entrosadas. Hoje fomos muito bem, mas temos um jogo duro na semi", vibrou a brasileira que é número 105 do ranking de simples.
Este é o quarto torneio seguido que Teliana faz dupla com Mariana, mas apenas a primeira vez que vão tão longe. A pernambucana e a colombiana venceram uma partida em cada um dos três eventos anteriores que jogaram juntas, começando pelo WTA de Nuremberg, depois no quali de Wimbledon e por último, na semana passada, no WTA de Palermo.
Teliana já fez duas finais de duplas em 2013, uma delas no WTA de Cali, quando jogou com a argentina Florencia Molinero e foi derrotada na final por sua parceira em Bastad, que naquele torneio estava ao lado da compatriota Catalina Castano, esta última curiosamente a parceria da pernambucana no ITF de Cagnes-Sur-Mer, em seu outro vice no ano.