sábado, 6 de novembro de 2010

Brasileiros avançam para as finais na Copa do Mundo de ginástica

Únicos representantes brasileiros na etapa de Osijek da Copa do Mundo de ginástica artística, Caio Costa e Danilo Nogueira se classificaram neste sábado para a final da competição em três aparelhos. A disputa por medalhas acontece neste domingo na Croácia..
Caio terminou em terceiro e conseguiu vaga na decisão nas argolas. Nas paralelas, ele avançou com o sétimo lugar. Já Danilo Nogueira teve melhor desempenho nas após ficar na quarta colocação, e vai disputar a final da barra fixa, após acabar as eliminatórias em oitavo.
O técnico do Brasil, Vítor Camargo, gostou dos resultados obtidos pelos atletas e considerou o nível da competição bastante alto. “Foi uma boa competição. O nível estava bem forte e os dois passaram muito bem pelo primeiro dia de disputa.”

Federer vence Roddick e tenta revanche na Basileia

Basileia (Suíça) – Roger Federer deu outro show nas quadras do complexo do ATP 500 da Basileia e repetirá a decisão da temporada passada, quando foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic. Neste sábado, ele dominou o norte-americano Andy Roddick por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, e vai brigar pela taça da competição.
Contra Djokovic, o ídolo da casa tem retrospecto de onze resultados positivos e seis derrotadas. Foram três partidas realizadas em 2010, com o sérvio levando a melhor nas semifinais do US Open, e depois levando o troco no Masters 1000 de Xangai. Eles batalham pelo número 2 do ranking de entradas da ATP, no momento nas mãos de Federer.
O suíço foi muito sólido diante do “freguês” Roddick e desferiu 13 aces, com notável aproveitamento de 94% ao conseguir colocar o primeiro serviço em quadra. Além disso, ganhou quatro oportunidades de oito que teve à disposição em quatro e só perdeu o saque por uma vez.
Depois de 70 minutos, o atleta local cumpriu com o seu dever e destronou o então empolgado norte-americano, que mais uma demonstrou estar inseguro dentro de quadra. O torneio, jogado na superfície sintética coberta, distribui um pouco mais de 1,2 milhões de euros em premiações totais.
Depois de começar bem o ano, com o troféu no Aberto da Austrália, o suíço só começou a se recuperar com a taça do Masters 1000 de Cincinnati e de Estocolmo, sempre no piso duro. Ele ainda foi vice em Xangai, Canadá, Halle e Madri.

Hulkenberg surpreende em Interlagos e crava pole para a Williams após 5 anos

Reuters
Nico Hulkenberg conquista a pole position para o GP do Brasil, em Interlagos


Juvenil americana abre a final da Fed Cup

San Diego (EUA) - A capitã norte-americana Mary Joe Fernandez surpreendeu todo mundo e escalou a juvenil CoCo Vandeweghe, de 18 anos, para ser a segunda titular de simples dos Estados Unidos na final da Fed Cup contra a Itália, que será iniciada neste sábado, sobre piso sintético coberto.

Vandeweghe terá logo a dura missão de enfrentar a número 1 adversária, Francesca Schiavone, atual campeã de Roland Garros. Na segunda partida do dia, Bethanie Mattek-Sands jogará contra Flavia Pennetta.

Fernandez acredita que Vandeweghe conseguirá suportar a pressão da estreia e da final contra as atuais campeãs do torneio e garante que optou por colocá-la no lugar de Melanie Oudin devido a seu bom saque e golpes pesados de fundo de quadra.

"Com seu tamanho, seu serviço, sua habilidade em bater a bola na subida, tudo nos dá uma boa chance de começar a disputa com vitória", afirma a capitã.

"Saber que todo mundo no time acredita que eu possa vencer Schiavone é um grande incentivo. Também vamos ter a torcida a favor, então a atmosfera será positiva”, afirmou a adolescente, que teve a maior vitória do ano sobre Vera Zvonareva, no começo de agosto. Oudin deu seu apoio: "CoCo treinou muito bem durante toda a semana e seu jogo se encaixa perfeitamente neste tipo de quadra".

Schiavone não escondeu sua surpresa com a escalação: "Ela é jovem e está evoluindo no circuito, teve uma boa temporada. A mim, resta fazer de tudo para ganhar o primeiro ponto".

A Itália ganhou por 4 a 0 dos EUA no ano passado, jogando sobre o saibro. O time da casa tenta ganhar seu 18º troféu, porém o primeiro desde o ano 2000. Não conta com as irmãs Serena e Venus Williams, contundidas.

No domingo, acontece a inversão dos jogos de simples, abrindo com o duelo entre as duas números 1. O jogo de duplas de Oudin e Liezel Huber contra Sara Errani e Roberta Vinci encerra o duelo.

Ivanovic comemora aniversário com vaga na final

Arquivo
2010/ivanovic/1106_bali_back_int.jpg
Ivanovic se reaproxima do top 20 do ranking

Bali (Indonésia) - A sérvia Ana Ivanovic comemorou seu 23º aniversário neste sábado com vitória e vaga na final do Torneio dos Campeões. Ela superou a veterana japonesa Kimiko Date Krumm, por 7/5, 6/7 (5/7) e 6/2, e irá decidir o título contra a a russa Alisa Kleybanova, que passou com facilidade pela eslovaca Daniela Hantuchova, por 6/3 e 6/1.

Ivanovic precisou lutar muito contra Date. Começou a partida muito mal e não ganhou um ponto sequer com seu próprio saque nos dois primeiros games de serviço. Chegou a estar atrás por 3/5, mas então aumentou o nível de seu tênis e ganhou quatro games consecutivos. O segundo set foi o oposto. A sérvia começou firme, chegou a 5/3 e teve um match-point com 6/5, mas falhou e perdeu em seguida o tiebreak. Ainda assim, manteve o controle emocional e dominou o set decisivo.

"Confinaça é algo muito estranho e tenho procurado por ele o tempo todo, mas então você percebe que isso está dentro de você mesma. É preciso recuperá-la", afirmou a sérvia, que liderou o ranking após ganhar Roland Garros de 2008. Neste ano, com alguns resultados fracos, chegou a cair para a 65ª posição.

"Tive alguns momentos difíceis. Um dos piores foi perder na primeira rodada do US Open do ano passado, depois de ter tido um match-point, algo que nunca tinha acontecido comigo antes num evento de Grand Slam. O curioso é que, ao longo da minha carreira, geralmente era eu quem salvava os match-points. Foi uma experiência nada agradável, demorei para superar isso".

A sérvia acha que reencontrou novamente o caminho. Derrotou Elena Dementieva em Pequim e em seguida conquistou seu primeiro troféu em dois anos, em Linz. Entrou em Bali como 24ª do mundo e, se vencer o chamado "Masters B", fechará a temporada no top 20. "Tive muitas dúvidas nesse período, mesmo que eu sempre acreditasse em mim mesma. Mas ainda não voltei aonde quero. É um processo gradual".

Kleybanova por sua vez irá atrás do terceiro título da temporada. Em seu duelo contra Hantuchova, mostrou mais força e qualidade no saque e nos golpes de fundo.

Defesa evita "dor de cabeça" e Brasil vence a Tailândia na estreia da segunda fase

FIVB/Divulgação
Jogadoras do Brasil comemoram ponto na vitória sobre a Tailândia no Mundial