sábado, 6 de novembro de 2010

Juvenil americana abre a final da Fed Cup

San Diego (EUA) - A capitã norte-americana Mary Joe Fernandez surpreendeu todo mundo e escalou a juvenil CoCo Vandeweghe, de 18 anos, para ser a segunda titular de simples dos Estados Unidos na final da Fed Cup contra a Itália, que será iniciada neste sábado, sobre piso sintético coberto.

Vandeweghe terá logo a dura missão de enfrentar a número 1 adversária, Francesca Schiavone, atual campeã de Roland Garros. Na segunda partida do dia, Bethanie Mattek-Sands jogará contra Flavia Pennetta.

Fernandez acredita que Vandeweghe conseguirá suportar a pressão da estreia e da final contra as atuais campeãs do torneio e garante que optou por colocá-la no lugar de Melanie Oudin devido a seu bom saque e golpes pesados de fundo de quadra.

"Com seu tamanho, seu serviço, sua habilidade em bater a bola na subida, tudo nos dá uma boa chance de começar a disputa com vitória", afirma a capitã.

"Saber que todo mundo no time acredita que eu possa vencer Schiavone é um grande incentivo. Também vamos ter a torcida a favor, então a atmosfera será positiva”, afirmou a adolescente, que teve a maior vitória do ano sobre Vera Zvonareva, no começo de agosto. Oudin deu seu apoio: "CoCo treinou muito bem durante toda a semana e seu jogo se encaixa perfeitamente neste tipo de quadra".

Schiavone não escondeu sua surpresa com a escalação: "Ela é jovem e está evoluindo no circuito, teve uma boa temporada. A mim, resta fazer de tudo para ganhar o primeiro ponto".

A Itália ganhou por 4 a 0 dos EUA no ano passado, jogando sobre o saibro. O time da casa tenta ganhar seu 18º troféu, porém o primeiro desde o ano 2000. Não conta com as irmãs Serena e Venus Williams, contundidas.

No domingo, acontece a inversão dos jogos de simples, abrindo com o duelo entre as duas números 1. O jogo de duplas de Oudin e Liezel Huber contra Sara Errani e Roberta Vinci encerra o duelo.