sábado, 6 de novembro de 2010

Ivanovic comemora aniversário com vaga na final

Arquivo
2010/ivanovic/1106_bali_back_int.jpg
Ivanovic se reaproxima do top 20 do ranking

Bali (Indonésia) - A sérvia Ana Ivanovic comemorou seu 23º aniversário neste sábado com vitória e vaga na final do Torneio dos Campeões. Ela superou a veterana japonesa Kimiko Date Krumm, por 7/5, 6/7 (5/7) e 6/2, e irá decidir o título contra a a russa Alisa Kleybanova, que passou com facilidade pela eslovaca Daniela Hantuchova, por 6/3 e 6/1.

Ivanovic precisou lutar muito contra Date. Começou a partida muito mal e não ganhou um ponto sequer com seu próprio saque nos dois primeiros games de serviço. Chegou a estar atrás por 3/5, mas então aumentou o nível de seu tênis e ganhou quatro games consecutivos. O segundo set foi o oposto. A sérvia começou firme, chegou a 5/3 e teve um match-point com 6/5, mas falhou e perdeu em seguida o tiebreak. Ainda assim, manteve o controle emocional e dominou o set decisivo.

"Confinaça é algo muito estranho e tenho procurado por ele o tempo todo, mas então você percebe que isso está dentro de você mesma. É preciso recuperá-la", afirmou a sérvia, que liderou o ranking após ganhar Roland Garros de 2008. Neste ano, com alguns resultados fracos, chegou a cair para a 65ª posição.

"Tive alguns momentos difíceis. Um dos piores foi perder na primeira rodada do US Open do ano passado, depois de ter tido um match-point, algo que nunca tinha acontecido comigo antes num evento de Grand Slam. O curioso é que, ao longo da minha carreira, geralmente era eu quem salvava os match-points. Foi uma experiência nada agradável, demorei para superar isso".

A sérvia acha que reencontrou novamente o caminho. Derrotou Elena Dementieva em Pequim e em seguida conquistou seu primeiro troféu em dois anos, em Linz. Entrou em Bali como 24ª do mundo e, se vencer o chamado "Masters B", fechará a temporada no top 20. "Tive muitas dúvidas nesse período, mesmo que eu sempre acreditasse em mim mesma. Mas ainda não voltei aonde quero. É um processo gradual".

Kleybanova por sua vez irá atrás do terceiro título da temporada. Em seu duelo contra Hantuchova, mostrou mais força e qualidade no saque e nos golpes de fundo.