terça-feira, 15 de outubro de 2013

Eliminatórias da Concacaf

22h30 Costa Rica 2x1 México
22h30 Jamaica 2x2 Honduras
22h30 Panamá 2x3 Estados Unidos

Eliminatórias Sul-Americanas

20hh30 Uruguai 1x2 Argentina
20h30 Paraguai 1x2 Colômbia
20h30 Chile 2x1 Equador
23h15 Peru 1x1 Bolívia

Brasilerão Série B

21h50 Figueirense 3x2 Paysandu-PA
21h50 Paraná Clube 1x0 Bragantino
19h30 Sport 1x3 América-MG
21h50 ABC 2x0 São Caetano
19h30 Boa Esporte Clube 1x0 Joinville
19h30 Chapecoense 1x1 Ceará
21h50 Icasa 1x0 Palmeiras
19h30 ASA 1x2 América-RN
21h50 Atlético-GO x Avaí
19h30 Guaratinguetá 0x0 Oeste

Eliminatórias Européias



14h00 Grécia 2x0 Liechtenstein
14h00 Israel 1x1 Irlanda do Norte
14h00 Chipre 0x0 Albânia
14h00 Azerbaijão 1x1 Rússia
15h00 Portugal 3x0 Luxemburgo
15h00 Suíça 1x0 Eslovênia
15h00 Romênia 2x0 Estônia
15h00 Turquia 0x2 Holanda
15h00 Noruega 1x1 Islândia
15h00 Lituânia 2x2 Bósnia-Herzegóvina
15h00 Hungria 2x0 Andorra
15h10 Letônia 2x2 Eslováquia
15h15 Dinamarca x Malta
15h30 Sérvia 3x5 Macedônia
15h45 Suécia 6x0 Alemanha
15h45 Itália 2x2 Armênia
15h45 Irlanda 3x1 Cazaquistão
15h45 Ilhas Faroe 0x3 Áustria
16h00 Espanha 2x0 Geórgia
16h00 Inglaterra 2x0 Polônia
16h00 Escócia 2x0 Croácia
16h00 Bélgica 1x1 País de Gales
16h00 San Marino 0x8 Ucrânia
16h00 Montenegro 2x5 Moldova
16h15 Bulgária 1x1 Rep. Tcheca
17h00 França 3x0 Finlândia

Eliminatórias Africanas

13h00 Gana 6x1 Egito

Amistosos da seleção brasileira

08h45 Brasil 2x0 Zâmbia

Robson rompe com treinador após quatro meses

Londres (Inglaterra) - A britânica Laura Robson terminou a parceria com o treinador Miles Maclagan após apenas quatro meses de trabalho. Ele havia assumido o posto na temporada de grama para um "período de teste".
A jogadora de 19 anos foi bem em Wimbledon, indo até as oitavas de final, mas não conseguiu fazer campanhas melhores. Maclagan havia trabalhado com Andy Murray durante o período em que o escocês entrou no top 5 e conquistou seus primeiros títulos de Masters 1000.
Antes de Maclagan, Robson foi treinada pelo croata Zeljko Krajan por nove meses. Patrick Mouratoglou, atual treinador de Serena Williams, e Martijn Bok também já trabalharam com a britânica.

Russas brilham no primeiro dia do WTA de Moscou

Moscou (Rússia) - O WTA de Moscou teve festa local no primeiro dia, com expressivas vitórias de Svetlana Kuznetsova, Anastasia Pavlyuchenkova e Alisa Kleybanova, que voltou a jogar o torneio após se curar de um linfoma. Ela derrotou a norte-americana Varvara Lepchenko por 6/7 (6-8), 6/4 e 6/4 em 3h11 de confronto.
"Estou muito animada por estar de volta, porque eu esperei muito tempo para jogar esse torneio. Eu lidei muito bem com o estresse e me sinto bem em quadra. Foi por isso que eu consegui me segurar em uma partida tão dura e jogar um bom tênis", afirmou Kleybanova. Sua próxima adversária será sua compatriota Vera Dushevina ou a espanhola Carla Suárez.
Kuznetsova também não jogou a última edição de Moscou por problemas físicos e retornou com vitória sobre a ucraniana Lesia Tsurenko, 7/5 e 6/2. "Estava muito nervosa, porque faz tempo que atuo em Moscou. Fiquei muito tensa e demorou para que eu me soltasse um pouco", comentou a russa. A campeã de dois Slam pega a cazaque Galina Voskoboeva ou a sueca Sofia Arvidsson.
Já Pavlyuchenkova não teve problemas diante da francesa Caroline Garcia, superando a jovem por 6/0 e 6/3. A russa enfrenta na segunda fase principal esperança local, Maria Kirilenko. As duas devem estar na equipe que disputa a final da Fed Cup contra a Rússia.
Por fim, a francesa Alizé Cornet superou a ucraniana Elina Svitolina por 7/5 e 6/3. "Ela é muito jovem e talentosa, então sabia que teria um jogo duro. Fui muito sólida, especialmente nos momentos importantes e por isso venci", analisou Cornet.
"No ano passado, eu fiquei um pouco frustrada porque era a segunda alternate de Sofia, fui para lá e nem joguei, então queria ir este ano. Com 26 anos, eu realmente espero atingir esse objetivo e acho que um bom torneio em Moscou ajudará", acrescentou Cornet, sobre a possibilidade de jogar o Torneio das Campeãs, que reúne as jogadoras mais bem ranqueadas a vencer um título no ano, exceto as classificadas para o WTA Championships de Istambul.

Teliana ganha mais uma posição e vai ao 87º posto

Miami (EUA) - Mais uma vez a pernambucana Teliana Pereira poderá comemorar uma subida no ranking. Nesta segunda-feira, a número 1 do Brasil viu seu lugar na lista da WTA melhorar uma colocação, aparecendo agora como a 87ª melhor do mundo, seu melhor posicionamento na carreira.
Na temporada, Teliana é a 89ª e por conta disso tem boas chances de fechar 2013 ainda dentro do top 100, mesmo que não vá jogar mais neste ano. A pernambucana radicada no Paraná briga para conseguir uma boa colocação no ranking que lhe permita jogar o Australian Open do próximo ano.
A pernambucana batalhou duro neste ano para alcançar pela primeira vez a vaga na chave principal de um Grand Slam, mas acabou ficando no caminho nos quatro qualificatórios que disputou. Ela caiu na primeira rodada no US Open e no Australian Open, parou na segunda em Wimbledon e chegou até a terceira e última fase em Roland Garros.
O bom momento no ranking de Teliana acontece em função do grande desempenho da pernambucana em torneios de US$ 25 mil no saibro europeu. Ela chegou a conquistar 17 vitórias seguidas entre setembro e outubro, faturando três títulos neste período, o que acabou alavancando sua colocação na WTA.
Teliana é a única do país não só entre as 100 primeiras, mas também entre as 200. A segunda melhor brasileira no ranking é a paulista Paula Gonçalves, que ocupa atualmente a 267ª posição, seguida pela também paulista Beatriz Haddad Maia, a 286ª do mundo, fechando as representantes nacionais no top 300.

Jovanovski derrota Schiavone em Luxemburgo

Luxemburgo (Luxemburgo) - A sérvia Bojana Jovanovski foi o destaque desta segunda-feira no WTA de Luxemburgo, ao vencer a italiana Francesca Schiavone com parciais de 6/4 e 6/3. Após superar lesões nas costas e no punho no ano, Jovanovski conquistou dois títulos em  Tashkent e Ningbo, um WTA 125.
"Não disputei tantos torneios este ano por causa das lesões e não consegui treinar muito. Estou muito feliz por estar jogando bem no fim do ano, ganhando dois títulos e batendo boas jogadoras. Não esperava tanto de mim mesma e talvez por isso relaxei", afirmou a sérvia.
A próxima adversária de Jovanovski será a taiwanesa Su-Wei Hsieh ou a eslovaca Kristina Kucova. A cabeça de chave 5 Lucie Safarova também avançou para a segunda rodada ao derrotar a chinesa Shuai Peng por 7/5 e 6/4. Sua oponente será a alemã Annika Beck, algoz da búlgara Tsvetana Pironkova por duplo 6/2.
A romena Monica Niculescu, que foi à final em 2011 e 2012, eliminou a compatriota Alexandra Cadantu por 7/5 e 6/4. Ela espera a dinamarquesa Caroline Wozniacki, principal favorita, que estreia contra a estrela local Mandy Minella.
A segunda rodada pode ter um duelo entre belgas. Yanina Wickmayer bateu a britânica Heather Watson por 6/0, 5/7 e 6/2 e aguarda Kirsten Flipkens, adversária da qualifier polonesa Katarzyna Piter.

Copa do Mundo já pode definir todos os cabeças de chave nesta terça

Terça-feira decisiva para a Copa do Mundo de 2014. O dia define mais sete classificados ao principal torneio de futebol do mundo e ainda pode definir os últimos quatro cabeças de chave da competição.
LEIA MAIS:
13 seleções brigam por 7 vagas na Copa nesta terça; veja a situação das eliminatórias pelo mundo


A briga para estar no pote 1 do sorteio será definida pelo ranking da Fifa após esta rodada das eliminatórias. Quatro seleções já estão garantidas como cabeças de chave: Brasil, Argentina, Alemanha e Bélgica. Caso se classifique, a Espanha também tem o posto garantido.
CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014

Outras nove seleções têm chances de ocupar o pote 1. Veja abaixo como está a briga:
 ESPANHA
VITÓRIA ou EMPATE - se garante como cabeça de chave
DERROTA - será cabeça de chave caso consiga se classificar. Nesse caso, precisa torcer para a França não descontar a diferença de três gols no saldo ou passar pela repescagem europeia.
 ITÁLIA
VITÓRIA -  se garante como cabeça de chave
EMPATE - torce para que pelo menos um dos seguintes resultados não aconteça: vitória da Colômbia, vitória e classificação do Uruguai ou vitória da Suíça
DERROTA -  torce para que pelo menos dois dos seguintes resultados não aconteçam: vitória da Colômbia, vitória e classificação do Uruguai, vitória da Holanda ou vitória da Suíça

 COLÔMBIA
VITÓRIA - se garante como cabeça de chave
EMPATE – torce para que pelo menos dois dos seguintes resultados não aconteçam: vitória e classificação do Uruguai, vitória da Holanda ou vitória da Suíça
DERROTA – torce para que todos os seguintes resultados não aconteçam: classificação do Uruguai, vitória da Holanda, vitória da Suíça, vitória da Inglaterra

 URUGUAI
VITÓRIA - se garante como cabeça de chave, desde que se classifique
EMPATE – se garantir classificação na repescagem, torce para que uma das seguintes combinações não aconteçam:
1 – empate da Colômbia + vitórias de Holanda OU Suíça;
2 - derrota da Colômbia + vitórias de Holanda E Suíça
DERROTA – se garantir classificação na repescagem torce para que as seguintes combinações não aconteçam:
1 – empate da Colômbia + vitórias de Holanda OU Suíça OU Inglaterra;
2 - derrota da Colômbia + vitórias de dois dos três seguintes rivais: Holanda, Suíça e Inglaterra

 SUÍÇA
VITÓRIA – Torce para que pelo menos um dos seguintes resultados não aconteça: vitória + classificação do Uruguai, vitória da Itália ou vitória da Colômbia
EMPATE - precisa torcer para que o Uruguai não se classifique e para que NENHUM dos seguintes resultadas aconteça: empate da Holanda, vitória do Chile ou vitória da Inglaterra
DERROTA – não tem chances de ser cabeça de chave

 HOLANDA
VITÓRIA – São duas opções:
1 – Em caso de vitória da Suíça: precisa torcer para que duas das seguintes coisas não aconteçam: vitória + classificação do Uruguai, empate da Itália OU vitória da Colômbia
2 – Se a Suíça não vencer: precisa torcer para que uma das seguintes coisas não aconteça: vitória + classificação do Uruguai, empate da Itália OU vitória da Colômbia
EMPATE – precisa torcer para que o Uruguai não se classifique e para que NENHUM dos seguintes resultadas aconteça: vitória da Suíça ou vitória da Inglaterra
DERROTA - precisa torcer para que o Uruguai não se classifique e para que NENHUM dos seguintes resultadas aconteça: vitória + classificação de Portugal, vitória dos Estados Unidos, empate da Suíça, vitória do Chile ou vitória da Inglaterra

 INGLATERRA
VITÓRIA – torce para que TRÊS dos seguintes resultados não aconteçam: empate da Colômbia, empate + classificação do Uruguai, vitória da Holanda e vitória da Suíça
EMPATE ou DERROTA – não tem chances de ser cabeça de chave

 CHILE
VITÓRIA - precisa torcer para que o Uruguai não se classifique e para que NENHUM dos seguintes resultadas aconteça: vitória da Holanda, vitória da Suíça ou vitória da Inglaterra
EMPATE ou DERROTA – não tem chances de ser cabeça de chave

 ESTADOS UNIDOS
VITÓRIA - precisa torcer para que o Uruguai não se classifique e para que NENHUM dos seguintes resultadas aconteça: empate da Holanda, empate da Suíça, vitória do Chile ou vitória da Inglaterra
EMPATE ou DERROTA – não tem chances de ser cabeça de chave

 PORTUGAL
VITÓRIA - precisa torcer para que o Uruguai não se classifique e para que NENHUM dos seguintes resultadas aconteça: vitória da Holanda, vitória da Suíça, vitória dos Estados Unidos ou vitória da Inglaterra
EMPATE ou DERROTA – não tem chances de ser cabeça de chave

SELEÇÃOPONTUAÇÃO ATUALSE VENCERSE EMPATARSE PERDER
ESPANHA1514151314811465
ARGENTINA1263138713071266
ALEMANHA1261131112301189
ITÁLIA1199117811361114
COLÔMBIA1180117811061070
BÉLGICA1159124911751138
URUGUAI1126116411021072
BRASIL1067107810651059
HOLANDA1058113610671033
PORTUGAL102910361002986
EUA99610401007990
SUÍÇA99211381043995
CHILE9671051982947
INGLATERRA94710801024995

13 seleções brigam por 7 vagas na Copa nesta terça; veja a situação das eliminatórias pelo mundo

EUROPA
CLASSIFICADOS: Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda e Suíça

GRUPO A - BÉLGICA já classificada

CROÁCIA - já se garantiu como segunda colocada. Se vencer, nem pensa na matemática para não ser a última colocada. Se empatar ou perder, torce contra a Armênia

Última rodada:15h30 - Sérvia x Macedônia
16h - Bélgica x País de Gales
16h - Escócia x Croácia





GRUPO B - ITÁLIA já classificada
O pior segundo colocado só não será do grupo B se:

1 - ARMÊNIA roubar a vice-liderança. Mesmo assim, as contas são improváveis. Só Croácia, os times do grupo D, Montenegro, Eslovênia e Portugal poderiam ser ultrapassados pelos armênios. A Armênia só fica em segundo se vencer E Bulgária e República Tcheca ficarem em um empate E Dinamarca não vencer
2 - BULGÁRIA ficar em segundo, E Islândia perder E Eslovênia empatar.

3 - BULGÁRIA ou DINAMARCA ficarem em segundo. Além de derrotas de Turquia E Romênia E empate da Hungria

Última rodada:15h15 - Bulgária x República Tcheca
15h15 - Dinamarca x Malta
15h45 - Itália x Armênia



GRUPO C - ALEMANHA já classificada
SUÉCIA já se garantiu como segunda colocada

Última rodada:
15h45 - Irlanda x Cazaquistão
15h45 - Suécia x Alemanha 
15h45 - Ilhas Faroé x Áustria

GRUPO D - HOLANDA já classificada
TURQUIA
Vitória - Fica em segundo se mantiver a diferença de quatro gols de saldo para Romênia
Empate - Torce para a Romênia não vencer ou para a Hungria não descontar a diferença de 10 gols de saldo
Derrota - Torce por derrota da Romênia E para a Hungria não vencer
ROMÊNIA
Vitória - Torce para a Turquia não vencer ou precisa descontar a diferença de quatro gols de saldo
Empate - Torce para a Romênia perder E para a Hungria não descontar a diferença de 6 gols de saldo
Derrota - Precisa de derrotas de Romênia e Hungria, além de ter que descontar a diferença de quatro gols de saldo para os romenos
HUNGRIA
Vitória - Precisa torcer para derrotas de Turquia e Romênia. Sem romenos e turcos empatarem precisam tirar a diferença no saldo (10 para os turcos e 6 para os romenos)
Empate ou Derrota - fica sem chances

Últimas rodadas:
15h - Hungria x Andorra
15h - Romênia x Estônia
15h - Turquia x Holanda

GRUPO E - SUÍÇA já classificada
ISLÂNDIA
Vitória - se garante em segundo
Empate - torce para a Eslovênia não vencer
Derrota - torce para a Eslovênia perder
ESLOVÊNIA
Vitória - Torce para Islândia não vencer
Empate - Torce para derrota da Islândia
Derrota - fica sem chances

Última rodada:
13h - Chipre x Albânia
15h - Noruega x Islândia
15h - Suíça x Eslovênia



GRUPO F

RÚSSIA - Precisa apenas de um empate para garantir a vaga direta
PORTUGAL - Precisa vencer, torcer para um derrota da Rússia e ainda descontar um diferença de sete gols de saldo

Última rodada:
14h - Azerbaijão x Rússia
14h - Portugal x Luxemburgo

14h - Israel x Irlanda do Norte



GRUPO G

BÓSNIA - Precisa fazer o mesmo resultado da Grécia, desde que não perca a enorme diferença de 17 gols de saldo
GRÈCIA - Precisa ter um resultado melhor que a Bósnia ou descontar a enorme diferença de 17 gols de saldo

Última rodada:
14h - Grécia x Liechtenstein
14h - Lituânia x Bósnia e Herzogvina
15h10 - Letônia x Eslováquia



GRUPO H

INGLATERRA - Se vencer já se garante na Copa. Se empatar ou se perder, se classifica se a Ucrânia não vencer
UCRANIA - Precisa ganhar e torcer para a Inglaterra não vencer. Se empatar, precisa que a Inglaterra seja goleada por dez gols de diferença. Um empate garante ao menos a vaga na repescagem
MONTENEGRO - Não tem chances de classificação direta. Só vai para a repescagem se ganhar e descontar a diferença de 12 gols no saldo

Última rodada:
16h - San Marino x Ucrânia
16h - Montenegro x Moldávia
16h - Inglaterra x Polônia



GRUPO I

ESPANHA - Precisa apenas de um empate para garantir a vaga direta
FRANÇA - Precisa vencer, torcer para a Espanha perder e descontar a diferença de três gols de saldo

Última rodada:
16h - França x Finlândia
16h - Espanha x Geórgia

AMÉRICA DO SUL
CLASSIFICADOS: Argentina e Colômbia, além do Brasil (país-sede)
EQUADOR - Precisa apenas de um empate para garantir a vaga
CHILE - Precisa apenas de um empate para garantir a vaga
URUGUAI - Precisa vencer, torcer para que haja um vencedor no duelo Chile x Equador e descontar a diferença de saldo de gols. Atualmente, os equatorianos tem saldo de +5, os chilenos de +3 e os uruguaios de -1

Última rodada:

20h30 - Uruguai x Argentina
20h30 - Paraguai x Colômbia
20h30 - Chile x Equador
23h15 - Peru x Bolívia
CONCACAF
CLASSIFICADOS: Estados Unidos e Costa Rica
HONDURAS - Precisa apenas de um empate para garantir a vaga direta
MÉXICO - Precisa vencer, torcer por uma derrota de Honduras e ficar a frente no saldo de gols (atualmente +1 a -1 a favor dos hondurenhos) para ficar com a vaga direta. Um empate garante a repescagem
PANAMÁ - Sem chances de vaga direta. Vai para a repescagem se vencer E o México perder

Última rodada:
22h30 - Jamaica x Honduras
22h30 - Panamá x Estados Unidos
22h30 - Costa Rica x México



ÁFRICA
MATA-MATA PELAS CINCO VAGAS
JOGO DE IDA
15/11 - Gana x Egito
JOGOS DE VOLTA
16/11 - Senegal x Costa do Marfim (ida: 1x3)
16/11 - Nigéria x Etiópia (ida: 2x1)
17/11 - Camarões x Tunísia (ida:0x0)
19/11 - Argélia x Burkina Faso (ida: 2x3)
19/11 - Egito x Gana
ÁSIA
CLASSIFICADOS: Japão, Irã, Coreia do Sul e Austrália
REPESCAGEM: Jordânia - pega o 5º da América do Sul

OCEANIA
REPESCAGEM: Nova Zelândia - pega o 4º da Concacaf

Júlio César vê dez decisões pela frente para Coritiba ficar na elite

A derrota para o Vitória interrompeu o que poderia ser o início de uma arrancada do Coritiba no Campeonato Brasileiro 2013, especialmente após a boa atuação diante do Santos. O atacante Júlio César, que conquistou seu espaço nas últimas rodadas, projetou a reta final da competição como uma sequência de 10 decisões, mas com perspectiva de sucesso.
"A dificuldade é grande. (Mas) temos que levantar a cabeça, não é o momento de desistir, acho que a gente tem elenco para isso. O grupo conversou bastante e sabemos que o jogo de quarta é muito importante. São 10 finais para a gente", avaliou o jogador, que ainda espera encaixar uma sequência de vitórias para embalar. "Falta a vitória. A gente vem melhorando desde o clássico e sabemos que o resultado não está vindo", completou.
A responsabilidade a partir de agora, segundo Júlio César, passa pelos jogadores, que precisam se fechar em torno de um só objetivo, conscientes de que podem reverter a má fase para seguir na Série A.
"O tempo é de se unir agora, se juntar, porque temos 10 decisões. Não pode abaixar a cabeça, perder a confiança, porque temos plenas condições de sair dessa situação", concluiu.

Na volta aos trabalhos, Marcelo Oliveira tem longo diálogo com grupo

Os jogadores do Cruzeiro já voltaram aos trabalhos nesta segunda-feira, após o revés no clássico contra o arquirrival Atlético-MG, o segundo seguido da equipe no Brasileiro. Os atletas que duelaram no domingo fizeram atividades na academia do clube, e os demais participaram de um treino técnico.
Marcelo Oliveira pretende corrigir os erros apresentados contra São Paulo e Atlético-MG. As falhas na marcação e o excesso de passes errados foram as principais falhas detectadas pelo treinador celeste. A ideia do comandante cruzeirense é fazer mudanças na equipe. O setor de meio-campo e ataque são os mais cotados para sofrerem as alterações.
Nesta segunda-feira, Marcelo Oliveira conversou longamente com o atacante Dagoberto, o que pode ser um indício que o jogador pode começar o jogo de quarta-feira, contra o Fluminense, no Mineirão. Além do baixo rendimento, o desgaste físico pelo excesso de partida também pode colaborar para as mudanças na equipe celeste.
Mesmo com as duas derrotas seguidas, o Cruzeiro segue como líder isolado do Brasileiro com folga em cima dos adversários. A equipe tem 59 pontos, contra 49 do Botafogo, segundo colocado. Para o Cruzeiro ficar sem a taça, os concorrentes ao título têm que tirar a diferença de dez pontos nos dez últimos jogos do Brasileiro.

Chile e Equador fazem 'jogo da camaradagem', enquanto Uruguai recebe a Argentina por improvável vaga direta

Getty
Equatoriano Caicedo tenta passar pela marcação dos uruguaios Godín e Maxi Pereira
Uruguai perdeu para o Equador na última sexta-feira e precisa da vitória contra a Argentina para tentar a vaga direta
As duas últimas vagas da América do Sul na Copa do Mundo de 2014 - sem contar a possibilidade de uma quinta através da repescagem - serão definidas nesta terça-feira, dia de mais uma capítulo da briga entre Equador, Chile e Uruguai, com os dois primeiros se enfrentando em Santiago.
LEIA MAISCom futuro definido, Alemanha e Suécia voltam a duelar um ano após espetacular 4 x 4
Ainda sob risco, México visita Costa Rica de olho em vaga direta na Copa
Com Itália já garantida, três seleções brigam por remota vaga na repescagem
Com Holanda classificada, grupo D tem 'melhor briga' pela repescagem na Europa
Inglaterra pega Polônia para carimbar passaporte da Copa
Espanha joga contra a Geórgia para 'finalmente' se classificar e defender título mundial
Sob olhares de Portugal, Rússia encara Azerbaijão para voltar à Copa após 12 anos

Com 25 pontos ganhos, as duas seleções precisam apenas de um empate para carimbar o passaporte. Alheia a tudo isso, a seleção uruguaia receberá a Argentina, em Montevidéu, para buscar a vitória e a improvável classificação.

Com saldo de gols negativo de um, a equipe celeste precisa tirar três pontos de desvantagem para equatorianos e chilenos, e ainda buscar o saldo de ambos (cinco do Equador e três do Chile). Caso não vença no estádio Centenário, o Uruguai garante a vaga dos rivais, e com isso brigará na repescagem, contra a Jordânia.

Mesmo com comissão técnica e jogadores admitindo que o pensamento está voltado para o confronto intercontinental de novembro, o técnico Oscar Tábarez utilizará força máxima. O único desfalque será o volante Walter Gargano, suspenso, que dará lugar a Diego Pérez.

A Argentina, por sua vez, vai para o clássico sem peças importantes como Lionel Messi, Gonzalo Higuaín, Sergio Agüero, Ángel Di María e Javier Mascherano, alguns lesionados e outros apenas poupados. A grande novidade vai ser a presença do atacante Erik Lamela no time titular.

O trio de arbitragem para a partida é brasileiro: Marcelo de Lima Henrique apitária, com Rodrigo Pereira Jóia e Fabio Pereira de auxiliares.

Outro brasileiro, o gaúcho Leandro Pedro Vuaden, estará a frente do outro jogo decisivo da rodada, envolvendo chilenos e equatorianos, no estádio Nacional, em Santiago. Ele será auxiliado Marcio Santiago e Rodrigo Correa.

As duas seleções vêm de bons resultados na rodada anterior. O Chile, terceiro colocado, esteve com a vaga na Copa em suas mãos, ao abrir três gols de vantagem sobre a Colômbia, em Barranquilla. O resultado ia dando a classificação a equipe de Jorge Sampaoli, até que os donos da casa empataram, e o jogo acabou 3 a 3.

O Equador, por outro lado, recebeu o Uruguai em Quito, em jogo decisivo que praticamente definiria o quarto classificado do continente. A vitória foi selada com gol de Jefferson Montero, aos 30 minutos do primeiro tempo.

Nas escalações, os equatorianos não deverão ter mudanças com relação ao time que venceu a Celeste. Já os chilenos deverão contar com o retorno do meia Marcelo Díaz, que foi vetado pouco antes da partida contra os colombianos.

Ainda nesta terça-feira, a eliminada seleção paraguaia receberá a classificada Colômbia, em Assunção, e em duelo de seleções que já não têm mais pretensões de ir ao Mundial, Peru e Bolívia duelarão em Lima.

Prováveis escalações:

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Fucile; Arévalo Ríos, Diego Pérez, Stuani e Rodríguez; Cavani e Luis Suárez. Técnico: Oscar Tabárez.

Argentina: Ramos; Campagnaro, Domínguez, Federico Fernández e Basanta; Augusto Fernández, Rodríguez, Biglia e Somoza (ou Banega); Lamela e Palacio. Técnico: Alejandro Sabella.

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia e Fabio Pereira..
Estádio: Centenário, em Montevidéu (Uruguai).