terça-feira, 15 de outubro de 2013

Com Holanda classificada, grupo D tem 'melhor briga' pela repescagem na Europa

Getty
Salih Uçan comemora o primeiro gol da Turquia no Mundial Sub 20
Turquia é a 2ª colocada com 16 pontos no Grupo D, que ainda tem Romênia e Hungria com chances na repescagem
Três seleções, Turquia, Romênia e Hungria brigam por uma vaga na repescagem como segunda colocada do grupo D das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, que já tem a seleção holandesa classificada. Estônia e Andorra, já eliminadas, sequer pontuaram.
LEIA MAISUruguai recebe a Argentina por improvável vaga direta
Com futuro definido, Alemanha e Suécia voltam a duelar um ano após espetacular 4 x 4
Ainda sob risco, México visita Costa Rica de olho em vaga direta na Copa
Com Itália já garantida, três seleções brigam por remota vaga na repescagem
Inglaterra pega Polônia para carimbar passaporte da Copa
Espanha joga contra a Geórgia para 'finalmente' se classificar e defender título mundial
Sob olhares de Portugal, Rússia encara Azerbaijão para voltar à Copa após 12 anos

Os húngaros são carta praticamente fora do baralho, depois de terem perdido para os holandeses por 8 a 1 na última sexta-feira e ficado dois pontos atrás dos rivais. Nesta terça-feira, a vice-campeã mundial em 1954 encarará os andorranos, precisando de vitória, e de derrotas turcas e romenas, para Holanda e Estônia.

A vice-liderança atualmente é da Turquia, com 16 pontos e nove gols de saldo. Os romenos, com a mesma pontuação, têm cinco gols de saldo, o que pode implicar uma disputa gol a gol nos jogos realizados em Istambul e Bucareste.

E para buscar a vitória contra os atuais vice-campeões mundiais, invictos nas eliminatórias, o técnico Fatih Terim só tem um desfalque: o lateral esquerdo Caner Erkin, suspenso. Com isso, Hasan Kaldirim deverá substituí-lo.

Uma das missões dos comandados de Terim é segurar a boa fase de Robin Van Persie, autor de três gols contra a Hungria, superando Patrick Kluivert como maior artilheiro da história da seleção holandesa, com 41 pontos.

A principal novidade na seleção laranja deverá ser o retorno ao time titular de Wesley Sneijder. Certo é que Nigel de Jong, suspenso, fique de fora. Em seu lugar deverá atuar Jordy Clasie.

Em Bucareste, a seleção romena confia que a Holanda vença a Turquia, mas de toda forma, a intenção é conseguir tirar a desvantagem de quatro gols de saldo diante da Estônia para não depender do resultado do outro jogo. O técnico Victor Piturca só tem um desfalque na defesa, o zagueiro Vlad Chiriches.

Os húngaros, contra Andorra, estrearão novo técnico, já que Sándor Egervári não resistiu ao 8 a 1 imposto pelos holandeses. József Csábi chega para seu lugar com discurso menos focado nas chances de classificação e mais em sair com honra das eliminatórias.

Como o grupo D conta com seis seleções, o confronto com o último colocado é descartado para definição dos oito melhores vice-líderes, entre as nove chaves, que irão garantir lugar na repescagem.

Se atingirem esta posição com uma vitória, turcos e romenos estão garantidos matematicamente. Em caso de empate ou derrota, ou se os húngaros ficarem com o segundo lugar, será preciso aguardar os resultados das demais chaves.

Prováveis escalações:

Turquia: Demirel; Gonul, Kaya, Toprak e Kaldirim; Tore, Topal, Inan e Turan; Yilmaz e Bulut. Técnico: Fatih Terim.

Holanda: Vorm; Janmaat, Vlaar, Martins Indi e Blind; Strootman, Clasie e Sneijder; Robben, Lens e Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal.

Árbitro: Olegário Benquerença (Portugal), auxiliado pelos compatriotas Ricardo Santos e João Santos.
Estádio: Sükrü Saracoglu, em Istambul (Turquia).