terça-feira, 15 de outubro de 2013

Espanha joga por empate contra a Geórgia para 'finalmente' se classificar e defender título mundial

Getty
Xavi chuta a gol em Espanha x Bielorrúsia
Atual campeã da Copa do Mundo, a Espanha ainda não garantiu vaga no mundial do ano que vem, no Brasil 
Campeões mundiais e bicampeões europeus, os espanhois definirão sua vida no grupo I das eliminatórias europeias apenas na última rodada, nesta terça-feira, quando precisarão apenas de um empate contra a Geórgia para garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2014.
LEIA MAISUruguai recebe a Argentina por improvável vaga direta
Com futuro definido, Alemanha e Suécia voltam a duelar um ano após espetacular 4 x 4
Ainda sob risco, México visita Costa Rica de olho em vaga direta na Copa
Com Itália já garantida, três seleções brigam por remota vaga na repescagem
Com Holanda classificada, grupo D tem 'melhor briga' pela repescagem na Europa
Inglaterra pega Polônia para carimbar passaporte da Copa
Sob olhares de Portugal, Rússia encara Azerbaijão para voltar à Copa após 12 anos

Além da partida que acontecerá na cidade de Albacete, em Paris, a França, com remotas chances de assegurar a vaga direta no Mundial, receberá a seleção finlandesa. Os dois jogos acontecerão às 16h (horário de Brasília).

Depois de primeiro turno irregular, em que fizeram oito pontos em quatro jogos, os espanhóis se recuperaram e acumulam nove pontos nos três jogos do returno. Com três pontos à frente dos franceses (17 a 14), basta um ponto para selar a vaga. É possível, no entanto, que a campeã do mundo se classifique mesmo em caso de derrota, caso os 'Bleus' não tirem vantagem de três gols de saldo.

Para o jogo contra a Geórgia, o técnico Vicente del Bosque deverá utilizar a formação habitual da Espanha, com linha defensiva de quatro jogadores, três meias centralizados, dois jogadores abertos pelos lados do ataque e um centroavante. No segundo tempo contra a Bielorrússia, em que saíram os dois gols da vitória por 2 a 0, a seleção jogou no 3-4-3, o que não deverá acontecer de início nesta terça-feira.

Ainda assim, algumas mudanças acontecerão na equipe titular, algumas forçadas, como a saída de Gérard Piqué, que deixou o jogo contra os bielorrussos reclamando de dores musculares e deve ser substituído por Íñigo Martínez.

Outras mexidas poderão acontecer nas laterais, com Alvaro Arbeloa e Nacho Monreal deixando a equipe para dar lugar a Juanfran e Alberto Moreno. Entre as duas mudanças, a que tem mais chance de acontecer é no lado direito.

A principal missão espanhola no jogo é superar a forte retranca da Geórgia, seleção que precisou esperar 87 minutos para fazer gol, até que Roberto Soldado balançasse as redes em Tblisi. O negativo para a ex-república soviética é que dos oito gols sofridos nas eliminatórias, seis foram fora de casa.

Na outra partida da chave, a França entra em campo contra a Finlândia no Stade de France, sabendo que precisa de um milagre para se classificar, mas ciente de que a vaga na repescagem, ao menos, está assegurada matematicamente.

Na última sexta-feira, a seleção 'bleu' ficou de fora da rodada das eliminatórias e mostrou pouco comum poder de fogo ao golear a Austrália, em amistoso, por 6 a 0, com dois gols de Olivier Giroud, um de Franck Ribéry, Yohan Cabaye, Mathieu Debuchy e Karim Benzema, que voltou a começar partida no banco de reservas, mas que quebrou jejum de 1.222 minutos sem gol.

Do outro lado, os finlandeses, que já garantiram o terceiro lugar na chave que ainda tinha dois campeões do mundo, se despedem das eliminatórias sem um de seus principais jogadores, o zagueiro e capitão Niklas Moisander, que está contundido.

Prováveis escalações:
Espanha: Valdés; Juanfran (ou Arbeloa), Sergio Ramos, Íñigo Martínez e Monreal; Busquets, Xavi, Fàbregas; Navas, Iniesta e Negredo. Técnico: Vicente del Bosque.
Geórgia: Loria; Lobjanidze, Khubutia, Kvirkvelia e Kashia; Ebralidze, Dzaria, Kobakhidze, Jmaladze e Grigalashvili; Dvalishvili. Técnico: Temur Ketsbaia.
Árbitro: Florian Meyer (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Holger Henschel e Christoph Bornhorst.
Estádio: Carlos Belmonte, em Albacete (Espanha).