terça-feira, 15 de outubro de 2013

Com futuro definido, Alemanha e Suécia voltam a duelar um ano após espetacular 4 x 4

Getty
Em outubro de 2012, a Suécia perdia por 4 a 0 para a Alemanha, fora de casa, mas empatou: 4 a 4
Em outubro de 2012, a Suécia perdia por 4 a 0 para a Alemanha, fora de casa, mas empatou: 4 a 4
Com futuro definido nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, a classificada Alemanha visitará a Suécia, já garantida na repescagem, nesta terça-feira em Estocolmo, um ano depois de espetacular confronto que realizado em Berlim, que terminou 4 a 4 - A ESPN TRANSMITE, AO VIVO, A PARTIR DAS 15H40, O DUELO ENTRE SUÉCIA E ALEMANHA.
LEIA MAISUruguai recebe a Argentina por improvável vaga direta
Ainda sob risco, México visita Costa Rica de olho em vaga direta na Copa
Com Itália já garantida, três seleções brigam por remota vaga na repescagem
Com Holanda classificada, grupo D tem 'melhor briga' pela repescagem na Europa
Inglaterra pega Polônia para carimbar passaporte da Copa
Espanha joga contra a Geórgia para 'finalmente' se classificar e defender título mundial
Sob olhares de Portugal, Rússia encara Azerbaijão para voltar à Copa após 12 anos

A disputa no grupo C da qualificatória do Velho Continente foi definida na última sexta-feira, quando os tricampeões mundiais derrotaram a Irlanda por 3 a 0, e a seleção nórdica bateu a Áustria por 2 a 1. Os alemães alcançaram os 25 pontos, e os suecos os 20, que os garantiram matematicamente na repescagem, mesmo com os descartes de pontos para definir os oito melhores vice-líderes.

Quando ainda brigavam pela liderança, as duas seleções duelaram em Berlim, em espetacular jogo de oito gols, em que os donos da casa chegaram a abrir 4 a 0, e depois sofreram o empate na etapa final. O último gol dos visitantes saiu aos 48 minutos do segundo tempo, e foi marcado por Rasmus Elm.

Resta saber se os suecos conseguirão balançar tantas vezes as redes já que não contarão com seu principal jogador, o atacante Zlatan Ibrahimovic, que recebeu cartão amarelo "suspeito" contra a Áustria, o terceiro nas eliminatórias e está suspenso. Com isso, o goleador está "zerado" para os jogos da repescagem.

Além disso, os zagueiros Mikael Lustig e Jonas Olsson, além do meia Jimmy Durmaz não atuarão na partida em Estocolmo. A esperança de gols estará depositada no centroavante Johan Elmander, que deverá ter ao seu lado Alexander Kacaniklic, que atuará mais avançado.

Do lado alemão, os desfalques deverão fazer com que o técnico Joachim Löw siga fazendo testes no time titular. Por lesão, estão fora o lateral esquerdo Marcel Schmelzer, os meias Ilkay Gündogan, Lars Bender, Sven Bender e Marco Reus, além dos atacantes Lukas Podolski, Mario Gómez e Miroslav Klose. Além disso, Sami Khedira está fora por suspensão.

A saída do volante do Real Madrid pode provocar uma mudança estrutural no time titular, que poderá ter André Schürrle e Max Kruse juntos no comando de ataque. Se preferir formação mais habitual, Löw pode optar por Mario Götze ou Julian Drexler. De qualquer forma, Bastian Schweinsteiger e Toni Kroos deverão atuar mais recuados.

Além do duelo entre Suécia e Alemanha, completarão a disputa do grupo C das eliminatórias Irlanda e Cazaquistão, e Ilhas Färoe e Áustria.

Prováveis escalações:

Suécia: Isakson; Johansson, Nilsson, Antonsson e Martin Olsson; Larsson, Källstrom, Wernbloom, Svensson e Kacaniklic; Elmander. Técnico: Erik Hámren.

Alemanha: Neuer; Lahm, Mertesacker, Boateng e Jansen; Schweinsteiger, Kroos, Müller e Özil; Schürrle e Kruse (ou Götze). Técnico: Joachim Löw.

Árbitro: William Collum (Escócia), auxiliado pelos compatriotas William Conquer e Martin Cryans.
Estádio: Friends Arena, em Solna (Suécia).