quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brasilerão Série A


21h00 Botafogo 2x3 Cruzeiro
21h00 Corinthians 1x1 Figueirense

Sharapova vai à final e volta a ser a número 1

Divulgação
2012/sharapova/0607_rg_back_int.jpg
Sharapova pode completar o Slam de carreira

Paris (França) - Quatro anos depois, Maria Sharapova será novamente a número 1 do mundo. A russa derrotou a tcheca Petra Kvitova por duplo 6/3 na semifinal de Roland Garros e desbancará a bielorrussa Victoria Azarenka da liderança do ranking. Sharapova também está em sua primeira final em Paris e tentará completar o Slam de carreira diante de Sara Errani.
Sharapova passou 17 semanas como número 1, entre 2005 e 2008, em momentos diferentes. O dia 8 de junho foi o último da russa nesse posto. Uma grave lesão no ombro tirou Sharapova do circuito nessa temporada e fez com que a tenista de 25 anos tivesse que passar por um longo período de readaptação.
Um dos momentos mais marcantes da ressurreição de Sharapova foi a final de Wimbledon no ano passado, a primeira decisão de Slam depois da cirurgia. A russa foi derrotada por Kvitova e depois também foi vice do Australian Open contra Azarenka. Curiosamente, o piso em que Sharapova consolidou seu retorno ao topo foi o saibro, onde não teve sucesso em sua "primeira carreira".
Sharapova teve alguns problemas com o serviço no primeiro set da partida contra Kvitova, mas logo de estabilizou e dominou no fundo da quadra, contando com alguns erros da canhota tcheca nos break-points. Porém, a russa também mostrou habilidade e paciência para prevalecer no confronto.
Dos últimos cinco títulos de Sharapova, quatro foram na quadra lenta. A siberiana está em busca de seu quarto troféu de Grand Slam. O primeiro veio quando Sharapova tinha apenas 17 anos, em Wimbledon. Dois anos depois, ela venceu o US Open e, finalmente, foi campeã do Australian Open em 2008.
O encontro de Sharapova e Errani é inédito no circuito profissional. A russa venceu dois torneios Premier no saibro em 2012 (Stuttgart e Roma), enquanto a italiana foi campeã em eventos de menor porte (Monterrey, Acapulco e Budapeste). Porém, duas jogadoras do top 10 já foram vítimas de Errani no torneio (Angelique Kerber e Samantha Stosur).

Errani chega à primeira final de Slam em simples

Divulgação
2012/errani/0706_rg_vibra_int.jpg
Errani entrará no top 10 com a ótima campanha

Paris (França) - Sara Errani poderá ser a primeira tenista desde Mary Pierce em 2000 a vencer Roland Garros em simples e duplas. A italiana derrotou a australiana Samantha Stosur por 7/5, 1/6 e 6/3 e espera Maria Sharapova ou Petra Kvitova na decisão. Além de fazer a primeira final de simples em Grand Slam, Errani entrará no top 10.
Se for campeã, Errani será a primeira desde 1976 a vencer Roland Garros estando fora do top 20. Francesca Schiavone, sua compatriota, ganhou o título em 2010 como número 17 do mundo e Errani é a 24ª atualmente. A finalista é a terceira italiana a entrar no top 10, depois de Schiavone e Flavia Pennetta.
Um título de Roland Garros seria o sexto da carreira de Errani, quinto no saibro. Apesar de ter feito uma temporada extremamente sólida no piso, com três títulos, Errani não havia vencido uma jogadora do top 10 até chegar em Paris. Porém, a italiana não só derrotou duas (Stosur e Angelique Kerber), como também eliminou duas campeãs do torneio (Ana Ivanovic e Svetlana Kuznetsova).
Errani está na decisão de duplas ao lado da compatriota Roberta Vinci. Elas enfrentam Maria Kirilenko e Nadia Petrova, que terminaram nesta quinta o confronto com Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka, 4/6, 7/5 e 7/5. As italianas foram vice-campeãs do Australian Open e perderam para as russas Vera Zvonareva e Kuznetsova.
Stosur, por sua vez, perdeu a segunda das três semifinais que fez em Roland Garros e a primeira das seis partidas que fez contra Errani. A australiana continua sem títulos desde que venceu o US Open no ano passado.
A número 6 do mundo começou a partida dominando com o saque e o forehand, apesar da grande capacidade defensiva de Errani. Stosur quebrou primeiro atacando o saque lento da italiana, mas não manteve a consistência e somou muitos erros. O nervosismo ao sacar em 5/5 resultou na quebra para Errani.
O segundo set de Stosur foi bem mais inspirado. A australiana chegou a ter set-point para aplicar um "pneu", mas precisou decidir no próprio serviço depois. Porém, Errani não se abalou e seguiu disciplinada e lutando no terceiro set. Apesar de deixar Stosur empatar, Errani quebrou novamente e fechou a partida, caindo no saibro francês e chorando de felicidade.