terça-feira, 14 de junho de 2011

COI abre investigação contra João Havelange por suspeita de suborno, diz rádio

Acusado de ter recebido propina da ISL, empresa aliada da Fifa, durante a década de 1990, João Havelange está na mira do Comitê Olímpico Internacional (COI), segundo a rádio Estadão/ESPN. A entidade teria confirmado, nesta terça-feira, que vai abrir uma investigação contra o cartola brasileiro para apurar as denúncias contra o ex-presidente da Fifa.
O UOL Esporte questionou a assessoria de imprensa do COI, mas ainda não recebeu resposta sobre o assunto. João Havelange é membro da entidade e tem direito a voto em questões importantes como, por exemplo, a escolha das sedes dos Jogos Olímpicos.
Há cerca de um mês, o programa Panorama, da BBC, denunciou João Havelange e Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Os dois teriam recebido propina da ISL, que à época negociava direitos de transmissão dos eventos da Fifa.
A justiça suíça teria identificado as remessas recebidas pelos cartolas e eles foram obrigados a devolver o dinheiro. A pressão dos advogados da Fifa, no entanto, teria impedido a divulgação dos nomes dos cartolas envolvidos.