segunda-feira, 4 de maio de 2015

Campeãs no sábado, Pliskova e Svitolina atropelam

Madri (Espanha) - O cansaço e a dificuldade de adaptação a um novo torneio passaram longe da tcheca Karolina Pliskova e da ucraniana Elina Svitolina neste domingo, no WTA de Madri. Campeãs em Praga e Marrakech, respectivamente, no sábado, elas estrearam na Espanha pouco mais de 24h depois e cederam apenas três games a suas rivais.
A primeira a entrar em quadra foi a ucraniana, 25ª do mundo, que atravessa o melhor momento da carreira. A jogadora de 20 anos ganhou a sexta partida seguida – e a nona em 10 jogos – com direito a “pneu”. Svitolina venceu os nove primeiros games e marcou 6/0 e 6/3 na eslovaca Daniela Hantuchova, 55ª.
Ela prova o embalo na temporada em duro teste contra a sérvia Ana Ivanovic na segunda rodada. A ex-número 1 do mundo nunca perdeu em cinco duelos e estará mais descansada, já que estreou no sábado, quando Svitolina ainda estava jogando no Marrocos.
Campeã em casa, Pliskova teve uma viagem mais longa e entrou em quadra algumas horas mais tarde. A número 14 do mundo ampliou a “liderança” como maior vencedora em 2015 ao conquistar o 29º triunfo. A tcheca não sofreu quebras de saque e disparou 10 aces para fazer 6/1 e 6/2 sobre a convidada espanhola Sílvia Soler, 67ª.
Pliskova mede forças com outra jogadora em ascensão em busca de vaga nas oitavas de final, onde pode enfrentar a russa Maria Sharapova. Ela lidera o confronto direto com a francesa Caroline Garcia, de 21 anos. A 29ª colocada tem duas finais na temporada e estreou com duplo 6/4 sobre a qualifier croata Mirjana Lucic.