sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bellucci se impõe sobre Andreev, vence e empata confronto para o Brasil contra a Rússia

O brasileiro Thomaz Bellucci deixou tudo igual no confronto entre Brasil e Rússia, nesta sexta-feira, na moderna Academia de Tênis de Kazan, um dos complexos tenísticos mais modernos do mundo, pela repescagem da Copa Davis. Após a derrota do compatriota Ricardo Mello para o anfitrião Mikhail Youznhy, mais cedo, o número um do país e 38º do mundo se impôs diante de Igor Andreev, 81º, e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-3 e 6-3.

Com o triunfo de Bellucci, o confronto entre Brasil e Rússia agora está empatado por 1 a 1. As duas equipes voltam à quadra no próximo sábado nos duelos de duplas: os brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo terão pela frente os anfitriões Igor Kunitsyn e Dmitry Tursunov em uma partida considerada vital para as pretensões do Brasil de retornar ao Grupo Mundial da Davis.

No domingo, o confronto entre brasileiros e russos será encerrado em Kazan com mais dois jogos: Thomaz Bellucci abrirá o dia contra Youznhy, na partida entre os dois vencedores desta sexta, e Ricardo Mello terá Andreev pela frente no jogo de fundo, que vai encerrar as disputas.

Na partida desta sexta-feira, Bellucci entrou pressionado pela “obrigação” de vencer o adversário e manter o Brasil vivo na disputa da repescagem da Davis. Após sair atrás no placar, o brasileiro acertou logo seu primeiro ace, marcando o primeiro ponto na partida e igualando em 1-1. Confiante, o tenista número um do país venceu a primeira parcial com autoridade, 6-4.

Bellucci se impôs sobre Andreev, venceu e empatou confronto para o Brasil contra a Rússia
Bellucci se impôs sobre Andreev, venceu e empatou confronto para o Brasil contra a Rússia
Crédito da imagem: Reuters

No segundo set, Thomaz Bellucci e Andreev faziam um duelo equilibrado até que o brasileiro conseguiu a quebra no sétimo game, quando o placar apontava 3-3, e fez 4-3. Em seguida, ele confirmou o serviço, fez 5-3, e logo na sequência quebrou mais uma vez no 9º game para fechar a parcial em 6-3.

Por fim, no terceiro e decisivo set, Bellucci confirmou o serviço e fez 4-3 justamente no melhor momento de Andreev na parcial e, com isso, praticamente acabou com as pretensões do adversário. Em seguida, o brasileiro quebrou o saque, fez 5-3, e sacou para o jogo. Com três match points à disposição, ele acertou um ace para fechar a partida com chave de ouro: 6-3.