quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Boxe feminino estreia em Pan-Americanos; Brasil tem campeã mundial classificada

A edição de 2011 dos Jogos Pan-Americanos terá uma inovação: o boxe feminino vai estrear na competição de Guadalajara. Até as últimas edições, a modalidade só era disputada pelos homens, mas as mulheres ganharam o espaço e terão um incentivo ainda maior no México, já que as medalhistas de ouro garantirão vaga na Olimpíada de Londres, em 2012.

O boxe feminino será disputado em apenas três categorias: 51kg, 60kg e 75kg. E o Brasil estará muito bem representado no Pan, com direito a presença de uma campeã mundial.

A paulista Roseli Feitosa conquistou no ano passado o primeiro título do Brasil em mundiais de boxe. A boxeadora também é campeã Sul-Americana e Pan-Americana, mas terá que descer de categoria para disputar o Pan, já que ela detém os títulos até 81kg, classe de peso que não será disputada no México.

Roseli comemora o título mundial: brasileira é favorita no Pan
Roseli comemora o título mundial: brasileira é favorita no Pan
Crédito da imagem: Divulgação

Para classificar-se ao Pan, porém, Roseli mostrou que não teve problemas para adaptar-se à sua nova categoria, até 75kg. A paulista teve pele frente a canadense Mary Spencer, tricampeã mundial, mas mostrou a sua força e ficou com o título do Pré-Pan, disputado em março, na Venezuela.

O Brasil ainda terá mais uma representante no México. A baiana Adriana Araújo também foi ouro no Pré-Pan da Venezuela ao derrotar a portorriquenha Kiria Tapia na final e se garantiu na categoria até 60kg.

A outra vaga poderia ser da paulista Clélia Costa e a baiana Érika Matos tentaram vagas para a categoria até 51kg, mas não conseguiram classificação.