quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Van Persie marca duas vezes e Holanda se torna a primeira seleção europeia confirmada no Brasil

Assista aos gols da vitória da Holanda sobre Andorra
Não passou de um susto. Depois de ficar surpreendentemente no empate com a Estônia e perder a sequência de 14 vitórias consecutivas na rodada anterior, a Holanda se recuperou nesta terça-feira, venceu Andorra por 2 a 0 fora de casa e assegurou a primeira vaga europeia na Copa do Mundo 2014 com duas rodadas de antecedência.
O atacante Van Persie balançou as redes duas vezes, chegou a 38 gols em 79 jogos com a camisa laranja e ficou a dois de igualar Patrick Kluivert como o maior artilheiro de todos os tempos do país.
Não foi uma boa atuação dos comandados de Louis van Gaal. Com o desfalque de Robben, que volta de lesão no Bayern de Munique, a equipe sofreu para criar na etapa inicial e foi para o intervalo empatando em 0 a 0 com a Andorra. Na volta dos vestiários, mesmo com o desempenho apagado de Sneijder na armação, os holandeses fizeram o seu papel e contaram com o atacante do Manchester United para construir o placar.
Em confronto do grupo D que iniciou mais cedo, a Turquia fez o resultado que os holandeses precisavam para se garantirem antes e ganharam da Romênia por 2 a 0. O destaque da partida foi o centroavante Burak Yilmaz, do Galatasaray, que marcou uma vez.
Com o resultado, os romenos (13 pontos) não só não podem mais roubar a primeira colocação de Van Persie e companhia (22) como ainda foram ultrapassados pelos turcos (13) no saldo de gols na briga por uma vaga nos play-offs e despencaram para quarto.
A surpresa ficou por conta da Hungria (14), que atropelou a eliminada Estônia no outro jogo da chave, goleou por 5 a 1 diante de seus torcedores com gols das eternas promessas Balázs Dzsudzsák e Krisztián Németh e assumiu a segunda posição na disputa por um lugar na repescagem.
Essa será a décima participação da Holanda em Mundiais.
Em 2002, van Gaal esteve no comando do time e falhou na tentativa de levá-lo para a Copa da Coreia do Sul e do Japão.