sábado, 2 de novembro de 2013

Ceará vence, segue vivo na luta pelo acesso e mantém Atlético-GO no Z-4



Com uma atuação competente e favorecida pelas inúmeras falhas da defesa adversária, o Ceará vanceu o Atlético-GO por 3 a 1 na noite desta sexta-feira, no Serra Dourada, em Goiânia. O triunfo providencial mantém vivo o sonho do Vozão em faturar uma vaga no G-4 da Série B e, consequentemente, o acesso à elite do futebol nacional. Além disso, impede o Dragão de ao menos dormir fora da zona de rebaixamento.
Magno Alves e Léo Gamalho marcaram para o Ceará, que ainda contou com gol contra bizarro de Régis em lance capital para a vitória alvinegra. Fábio Lima descontou para o Atlético-GO, mas não foi capaz de evitar mais um revés rubro-negro em casa.
O Vozão foi a 50 pontos, mas permanece na nona colocação. Já o Dragão estaciona na 17ª posição. Na próxima rodada, a 34ª da competição, os cearenses recebem Sport, sábado, no Castelão, em Fortaleza. Já os goianos viajam para enfrentar o Bragantino, sexta-feira, no estádio Nabi Abi Chedi, em Bragança Paulista.
Magno Alves comemora gol do Ceara contra o Atlético-Go (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Magno Alves: Magnata celebra gol que abriu vitória do Ceará no Serra (Foto: Carlos Costa / Futura Press)
Assim que o cronômetro começou a correr no Serra, o Atlético-GO já estava conseguindo seu objetivo: deixar a zona de rebaixamento. Com o empate por 0 a 0, o Dragão trocava de lugar com o ABC, que entra em campo contra o América-RN neste sábado, e saía do Z-4. Porém, aos 23 minutos o veterano Magno Alves apareceu no meio do caminho para frustrar os planos rubro-negros e, após lançamento nas costas de Alex Moraes, invadiu a área e fuzilou o goleiro Márcio para inaugurar o placar: 1 a 0.
Além do Magnata, o Vozão contava com uma boa mobilidade de Léo Gamalho para importunar a vida atleticana. Dessa forma, criou mais oportunidades e esteve melhor no primeiro tempo. O Dragão, por sua vez, pouco chegou à frente. Na melhor chance que teve, aos 12, Bida recebeu na área, mas chutou para fora, rente à trave.
Gol contra antológico
Para compesar a atuação morna nos 45 minutos iniciais, o Atlético-GO voltou com tudo no começo da etapa final. O técnico Gilberto Pereira sacou o lateral Rafael Cruz no intervalo e promoveu a entrada do meia João Paulo, deixando o time um pouco mais criativo. Ao menos a princípio, deu resultado. Logo aos 7, Fábilo Lima tabelou com Ricardo Jesus, invadiu a área do Ceará e bateu com categoria na saída de Fernando Henrique: 1 a 1.
O que o Dragão não contava é que, em um lance completamente insólito, Régis marcaria contra dos mais esquisitos. Pois foi o que aconteceu. Após chutão da defesa do Vozão, Léo Gamalho desviou de cabeça e o volante rubro-negro tentou cortar. Entretanto, pegou mal na bola e, de fora da área, encobriu o goleiro Márcio no que seria um gol de placa se fosse na meta corrreta. Como não foi, selou a vitória cearense e manteve o Dragão no Z-4.
Ainda houve tempo para, aos 39, o Vozão puxar contra-ataque, aproveitar os espaços deixados pelo Atlético-GO e marcar o terceiro com Léo Gamalho, que deixou Márcio caído no chão após belo corte e selou o triunfo que mantém vivo o sonho do G-4.