domingo, 10 de novembro de 2013

Lutando contra o tempo, Paysandu recebe Oeste em Belém

Gazeta Press
Marcelo Nicácio fez dois gols e evitou a derrota do Paysandu
Marcelo Nicácio está confirmado no ataque titular do Paysandu
Seguindo a máxima "vencer ou vencer", o Paysandu recebe o Oeste neste sábado, às 17h20 (horário de Brasília), em partida válida pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Após polêmicas e indefinições, o local do jogo foi confirmado para o estádio da Curuzu, em Belém do Pará.

O Curuzu havia sido vetado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de maneira preventiva, sem julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em decorrência da confusão ocorrida no estádio no jogo diante do Avaí, quando torcedores do Paysandu hostilizaram o banco de reservas adversário, chegando a arremessar bombas e outros objetos no gramado. A partida acabou encerrada pelo árbitro aos 37 minutos do segundo tempo.

Nesta semana, a CBF recuou da decisão e liberou o confronto na Curuzu. A partida deve ser a despedida do Paysandu de Belém nesta Série B 2013, já que o clube foi julgado e punido pelo STJD com a perda de seis mandos de campo.

Com a bola rolando, a situação do Papão também é complicada. O clube é o 18º da Série B, com 35 pontos, e luta para escapar à tempo da zona da degola. A equipe chegou a esboçar uma reação, emplacando duas vitórias seguidas, mas foi freada pelo Joinville na última rodada, quando perdeu por 4 a 2.

Para piorar, o Paysandu não contará com o lateral direito Yago Pikachu e o meia Alex Gaibu, que estava sendo improvisado na lateral esquerda nos últimos jogos. Max, na direita, e Pablo, na esquerda, foram confirmados pelo técnico Vagner Benazzi como os substitutos.

Max, de 17 anos, fará apenas sua segunda partida no profissional. O jogador havia estreado na derrota para o São Caetano, no Anacleto Campanella, pela 27ª sétima rodada, e agora diz estar ansioso por jogar pela primeira vez em Belém. "É natural que as pessoas não acreditem em quem não joga, mas contra o Oeste tenho a chance de mostrar o meu valor e acabar de vez com essa imagem ruim", afirma o lateral bicolor.

O Oeste, por sua vez, segue estável no pelotão intermediário do campeonato. Em 12º, com 42 pontos, a equipe de Itápolis está a 11 do G-4 e a sete da zona do rebaixamento. Assim, a preocupação do clube, que vem de duas vitórias seguidas, é muito maior em se garantir na Série B em 2014. A cinco rodadas do fim, uma vitória sobre o Paysandu pode eliminar de vez qualquer risco.

Entretanto, João Denoni, volante do Rubrão, alerta para o fato de que o Oeste jogará as duas próximas partidas fora de casa. "Estamos com os últimos dois resultados favoráveis na competição jogando em casa. Mas agora tudo muda, pois jogaremos na casa do adversário. Portanto temos que prestar atenção a tudo e não dar moleza. Vamos lutar por mais três pontos", declara.

FICHA TÉCNICA
PAYSANDU X OESTE
Local: Estádio da Curuzu em Belém-PA
Data: 9 de Novembro de 2013, sábado
Horário: 17h20 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)
PAYSANDU: Matheus, Max, Fábio Sanches, Leonardo Dagostini e Pablo; Vanderson, Zé Antônio, Eduardo Ramos e Djalma; Marcelo Nicácio e Careca.
Técnico: Vagner Benazzi
OESTE: Fernando Leal; Dezinho, Ligger e Adriano Alves; Éric, César Gaúcho, João Denoni, Memo e Piauí; Lelê e Bruno Batata.
Técnico: Luís Carlos Martins