domingo, 10 de novembro de 2013

Time do povo? Na arquibancada, São Paulo tem a chance de ser "maior" do que o Corinthians

O São Paulo superou o Corinthians na média de público do Campeonato Brasileiro, chegando aos 25.103 por jogo com seu mando. Os alvinegros têm 24.846. À frente dos rivais apenas o Cruzeiro, com 26.955, e a perseguir a dupla está o Flamengo, quarto do ranking com 23.615.
É evidente que ao derrubar  os preços dos ingressos o São Paulo alavancou a presença de público no Morumbi. E também é claro que as punições que tiraram o Corinthians do Pacaembu derrubaram a média do time mais popular do Estado e dono da segunda maior torcida do país.
Mesmo sendo o terceiro no ranking de popularidade nacional, o clube tricolor tem a possibilidade de ficar sempre à frente dos corintianos no quesito média de público. Como acontece com o River Plate, na Argentina, onde o Boca Juniors tem mais "hinchas", mas o rival detém a melhor média.
Pelas pesquisas, os boquenses teriam 41,5% de popularidade contra 31,8% do River Plate. Contudo, por ter estádio maior e torcida presente, os Milionários levam mais gente à cancha. Levantamento feito pelo companheiro Joza Novalis, do site Futebol Portenho, evidencia isso.
O River tem média de 44.600 torcedores em seus jogos no Monumental de Nuñez — no clássico com o Boca as autoridades concluíram que 69 mil estiveram no estádio, 8 mil a mais do que a capacidade atual. Os xeneizes estão atrás de Newell´s Old Boys e Rosário Central, os dois times de Rosário. Em média o Boca Juniors atrai, na atual temporada, 33 mil torcedores por peleja.
Se o São Paulo mantiver a política de preços de ingressos que permite ao torcedor frequentar o Morumbi, que dá acesso aos tricolores das camadas mais pobres, os mais de 65 mil lugares do estádio serão mais vezes ocupados. E o Corinthians não poderá fazer muito, pois sua futura casa terá cerca de 45 mil assentos após a Copa do Mundo.
Quem paga pouco para ir a um jogo desembolsa algo, ou seja, é mais do que zero, sempre. Melhor ter esse torcedor na arquibancada, apoiando o time, do que nada. Melhor ter esse torcedor no bar do estádio comprando algo para comer, para beber, do que ninguém por ali. A receita cresce, o incentivo também. A atmosfera é muito melhor e os jogadores agradecem.
E o marketing? Pois é. O São Paulo, que detém a segunda maior torcida do Estado, poderia afirmar de forma incontestável que, em presença nos jogos, no estádio, está à frente do Corinthians. Parceiros, patrocinadores, certamente vão gostar.
Hoje isso é um fato, como os números do primeiro parágrafo deste post confirmam. Pode continuar sendo. Só depende dos próprios são-paulinos. Eles ainda deixariam para o rival, que abriga em suas fileiras defensores dos ingressos caros, o rótulo de ex-time do povo.
Gazeta Press
Torcida do São Paulo comparece ao Morumbi: melhor ter muitos que pagam pouco do que poucos que pagam muito, ou ninguém
Torcida do São Paulo no Morumbi: melhor ter muitos que pagam pouco do que poucos que pagam muito, ou ninguém