domingo, 7 de julho de 2013

De virada, irmãos Bryan frustram sonho brasileiro e conseguem um inédito 'Golden Slam'

Getty
Irmãos Bob e Mike Bryan ficaram com o título de Wimbledon e completaram o 'Golden Slam'
Irmãos Bob e Mike Bryan ficaram com o título de Wimbledon e completaram o 'Golden Slam'
O sonho brasileiro de voltar a ter um campeão em Wimbledon sucumbiu diante da força dos irmãos Bob e Mike Bryan. Neste sábado, ao lado do croata Ivan Dodig, Marcelo Melo tinha a chance de escrever seu nome na história, mas acabou derrotado na final pelos norte-americanos, de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-3, 6-4 e 6-4.
Com o título na ‘grama sagrada' do All England Club, o 14º Grand Slam da dupla, são os irmãos Bryan quem fazem história. A vitória coroa um inédito ‘Golden Slam', com Bob e Mike ficando com títulos consecutivos no Australian Open, US Open, Roland Garros, Wimbledon e, de quebra, o ouro olímpico, em Londres-12.
O único feito similar na história do tênis havia vindo em 1951, quando Ken McGregor e Frank Sedgman conquistaram os quatro Slams na mesma temporada, mas sem o ouro olímpico. O próximo passo para os irmãos, porém, é buscar o recorde de sete títulos consecutivos dos australianos (Australian Open-51 até Wimbledon-52).
Getty
Melo e Dodig saíram na frente, mas sofreram a virada na final de Wimbledon
Melo e Dodig saíram na frente, mas sofreram a virada 
Para Melo, ao menos, a chegada à final já pode ser considerada um feito histórico, já que nunca um brasileiro havia conseguido chegar sequer à disputa do título de um Grand Slam em duplas. A melhor marca até então era do próprio Melo, que parou nas semifinais de Wimbledon em 2007, ao lado do compatriota André Sá.
Se vencesse os irmãos Bryan, porém, Melo entraria para uma curtíssima lista de campeões brasileiros em Grand Slams. Até aqui apenas Maria Esther Bueno (simples), Gustavo Kuerten (simples), Thomaz Koch (duplas mistas), Bruno Soares (duplas mistas) e o juvenil Tiago Fernandes (simples) já conseguiram o feito.
Em Wimbledon, a lista fica ainda mais restrita. Maria Esther Bueno, que estava presente na Quadra Central, foi a única a ganhar títulos na grama do All England Club. Entre 1958 e 1966, a tenista brasileira conseguiu nada mais, nada menos que oito troféus: 1959, 60 e 64 em simples, e 1958, 60, 63, 65 e 66, em duplas.
Agora, o sonho brasileiro de voltar a ter um tenista campeão em Wimbledon fica com Bruno Soares, que tenta o título em duplas mistas ao lado da norte-americana Lisa Raymond, neste domingo, na decisão contra o canadense Daniel Nestor e a francesa Kristina Mladenovic, cabeças de chave nº 8 do torneio.