domingo, 7 de julho de 2013

Hsieh é a primeira taiwanesa a vencer um Slam

Londres (Inglaterra) - Assim como aconteceu na chave de simples, as duplas femininas também reservaram ao mundo um feito inédito. As quatro finalistas estavam atrás da primeira conquista que acabou ficando com a parceria asiática formada pela chinesa Peng Shuai e pela taiwanesa Su-Wei Hsieh, que bateram as australianas Ashleigh Barty e Casey Dellacqua com parciais de  7/6 (7-1) e  6/1.
Mas o ineditismo da conquista não para por aí, já que além de ter faturado seu primeiro Slam, Hsieh também se tornou a primeira tenista de seu país a alcançar tal feito. Ela não é a primeira taiwanesa a vencer um dos quatro principais torneios em duplas, mas também em qualquer situação, tanto em simples como duplas, e entre homens e mulheres.
Já a chinesa Peng é a terceira do país a triunfar em um Slam nas duplas. Além dela, as compatriotas Jie Zheng e Zi Yan conquistaram os títulos do Australian Open e de Wimbledon, ambos em 2006. Em simples, Na Li detém o único troféu chinês, ao triunfar em Roland Garros dois anos atrás.
Do outro lado, Dellacqua amargou pela terceira vez um vice-campeonato nas duplas em um Slam, campanha obtida também no Australian Open deste ano e em Roland Garros de 2008. Ao menos, a australiana já conquistou uma taça nos quatro principais torneios da temporada, ficou com o título de duplas mistas em Paris, dois anos atrás, ao lado do norte-americano Scott Lipsky.