quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Icasa vira jogo em cima do América-MG e deixa o adversário longe do G-4

A torcida americana que marcou presença nesta terça-feira, no estádio Independência, viu o América-MG sair na frente do Icasa no placar, mas acabou presenciando a virada da equipe cearense, por 2 a 1, que deixa o América-MG distante do G-4, impondo a primeira derrota ao técnico Silas desde a chegada ao time mineiro.
O primeiro gol do jogo foi anotado pelo volante Leandro Ferreira, que recebeu passe de Marcão e contou com desvio da zaga para balançar a rede. Radamés, em cobrança de falta, deixou tudo igual no placar, e Tadeu, de pênalti, garantiu a virada no Horto. Com a vitória, o Icasa, agora sexto colocado, chega aos 35 pontos, ultrapassando justamente o América-MG, que fica estacionado nos 34 pontos.
Na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B, o América-MG terá compromisso na próxima sexta-feira, enfrentando o Oeste, em Itápolis. Já o Icasa jogará no mesmo dia, mas os cearenses vão receber os alagoanos do ASA, em Juazeiro do Norte.
O jogo
Atuando no Horto, o América-MG iniciou a partida tentando impor o ritmo de jogo, mas o time foi surpreendido pela marcação avançada do Icasa, que dificultou a saída de bola americana. Com isso, os mineiros tiveram problemas para trocar passes e usaram como alternativa os arremates de fora de área. Em uma dessas tentativas, Leandro Ferreira mandou um petardo que tinha o endereço certo, mas João Ricardo fez grande defesa.
Aos poucos, o técnico Silas corrigiu o posicionamento dos jogadores em campo, isso fez o América-MG melhorar no duelo, com o time da casa passando a dominar a posse de bola, mas ainda com dificuldades na hora que se aproximava da área cearense. Os atacantes Marcão e Alessandro foram forçados a sair da área para participarem mais do jogo.
A principal preocupação do Icasa era em marcar o time mineiro, para só depois pensar no ataque. Com isso, o cenário da partida mostrou um jogo de muita marcação e disputa de bola no meio-campo, com poucas emoções para o pequeno público no Independência. Aos 27, Juninho tentou esquentar o jogo com um belo chute de média distância, mas o goleiro do Icasa voltou a trabalhar bem.
A partida só ganhou em empolgação aos 29, quando o América-MG conseguiu emplacar uma boa trama ofensiva, que terminou com o avante Marcão atuando como um legítimo pivô, rolando para o volante Leandro Ferreira, que apareceu como elemento surpresa para chutar forte e contar com um desvio da zaga visitante para abrir o marcador no Horto.
Após o gol, o Icasa foi obrigado a agredir mais os mineiros, e essa postura fez bem para a partida. Os cearenses criaram ao menos duas boas chances de empatar o duelo, em uma delas Radamés cabeceou contra a meta de Moretto, que mesmo adiantado, conseguiu se esticar todo para espalmar, mandando para escanteio.
Logo na volta para o segundo tempo, os visitantes surpreenderam o América-MG em cobrança de falta despretensiosa de Radamés, que o goleiro Moretto, adiantado, aceitou, deixando tudo igual no placar. O gol inesperado forçou o América-MG a partir com tudo para o ataque, mostrando desespero em alguns momentos.
A marcação do Icasa, que já era eficiente antes do empate, passou a ser ainda mais compactada, dando muito trabalho para os armadores e atacantes americanos. O técnico Silas tentou trocar Marcão por Fábio Júnior, mas como os dois jogadores têm características parecidas, o panorama do jogo mudou pouco.
A vida do América-MG ficou complicada de vez quando, aos 30, Juninho derrubou Tadeu dentro da área, o árbitro Renan Roberto de Souza não titubeou e marcou pênalti para o time de Juazeiro do Norte. O próprio Tadeu fez a cobrança, deslocando o goleiro Moretto para virar o placar, enlouquecendo os poucos torcedores do Icasa presentes no Independência e garantindo a virada.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG 1 X 2 ICASA
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de setembro de 2013 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Renan Roberto de Souza
Assistentes: Broney Machado e Larissa Gabrielly Ferreira
Cartões amarelos: Juninho e Vitor Hugo (América-MG); Chapinha e Radamés (Icasa)
Cartão vermelho: Chapinha (Icasa)
Gols:
AMÉRICA-MG: Leandro Ferreira, aos 29 minutos do primeiro tempo
ICASA: Radamés, um minuto, e Tadeu, aos 30 minutos do segundo tempo
AMÉRICA-MG: Moretto; Leandro Silva, César Lucena, Vitor Hugo e Danilo; Leandro Ferreira, Juninho (Kaio), Bady e Willians (Elvis); Alessandro e Marcão (Fábio Júnior)
Técnico: Silas
ICASA: João Ricardo; Naylhor, Preto Costa e Luiz Otávio; Leyrielton, Da Silva, Geraldo (Chapinha), Radamés e Carlinhos; Juninho Potiguar (Roberto) e Tadeu (Luiz Gustavo)
Técnico: Sidney Moraes