segunda-feira, 29 de julho de 2013

Svitolina triunfa em Baku e leva Teliana ao top 100

Baku (Azerbaijão) - A ucraniana Elina Svitolina conquistou neste domingo seu título mais expressivo da carreira. A promessa de 18 anos derrubou a israelense Shahar Peer na final do WTA de Baku aplicando duplo 6/4, depois de 1h37 de partida. Com o troféu indo parar nas mãos de Svitolina, quem também pode comemora é a pernambucana Teliana Pereira, que assim entra no top 100.
Buscando alcançar tal feito pela primeira vez, Teliana não podia ver Peer campeã em Baku para alcançar um lugar entre as 100 primeiras. A israelense era a única que poderia ameaçar a subida da pernambucana, que atualmente figura como a 104ª do mundo, mas irá contar com queda de rivais para assumir o 100º posto no ranking.
Svitolina tinha até então apenas um título no circuito, o WTA 125 de Pune, no ano passado, conquistando agora uma taça de maior expressão. "Quero agradecer a Shahar por esta grande final. Foi uma partida muito difícil e tive outros jogos muito duros também nesta semana, mas trabalhei duro para o torneio e tudo deu certo para mim", comemorou a ucraniana.
"Gostaria de parabenizar Elina, que fez uma grande partida", enalteceu a vice-campeã na capital azeri. "Estou muito feliz de ter chegado à final e podido brigar pelo título, mas não deu para mim hoje. Não vencei, mas o torneio foi ótimo e consegui ter bons dias aqui em Baku. Quero agradecer a todos e espero estar de volta aqui no próximo ano", declarou Peer.
Aos 18 anos, 10 meses e 16 dias, Svitolina se tornou a primeira adolescente a faturar um título deste porte na temporada. Atual 77 do mundo, a ucraniana dará um grande salto no ranking, indo para a 49ª colocação com a campanha perfeita desta semana. Do outro lado, Peer, que já foi 11 dom mundo, sairá da 149ª posição para a 109ª.