quarta-feira, 13 de novembro de 2013

No jogo do desespero, ASA vence o Guaratinguetá e larga a lanterna

O ASA se livrou da lanterna da Série B e continua sonhando com a permanência. Apoiado por sua torcida, o Alvinegro derrotou o Guaratinguetá por 2 a 1 na noite desta terça-feira, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, e deixou a 35ª rodada na 19ª colocação, ultrapassando o São Caetano. Lúcio Maranhão e Elionar Bombinha marcaram os gols do time alagoano no primeiro tempo, com Murilo descontando na etapa final.
Para Bombinha, o Alvinegro está demonstrando força na reta final da Segundona.
- O importante é que estamos vencendo dentro de casa e, passada mais uma rodada, continuamos vivos. Faltam três jogos e, independentemente de qualquer coisa, vamos buscar três vitórias - comentou o autor do segundo gol do ASA.
Sem vencer há quatro rodadas, o Guará segue com 41 pontos e caiu para a 15ª colocação.
- Temos que recuperar as forças e buscar uma vitória na próxima rodada na nossa casa para afastar o time dessa zona de perigo - disse o Cleiton Pedra.
Na próxima sexta-feira, o time paulista recebe o Ceará, às 17h (de Brasília), enquanto o ASA encara o ABC, fora de casa, às 19h30m (de Brasília).
ASA x Guaratinguetá, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)Bombinha marca o segundo gol do ASA em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
Alvinegro abre vantagem no primeiro tempo
O jogo começou equilibrado. O ASA tocava a bola no campo de ataque, mas não agredia. O Guará se soltou mais após cinco minutos, rondou a área adversária e sofreu um contra-ataque mortal. O armador Diego Rosa roubou a bola perto do meio-campo, acertou o passe e disse para o centroavante Lúcio Maranhão: "Faz, artilheiro!". Aos 7 minutos, o atacante do ASA entrou na área em velocidade e finalizou na saída do goleiro Saulo, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.
O Guaratinguetá tentou o empate no lance seguinte, com Michael, que avançou pela direita e tocou para Rafinha. Bem colocado, Cássio se antecipou e salvou o ASA. A resposta veio com Diego Rosa, que dominou livre na área, mas demorou para concluir e facilitou o trabalho de marcação do time paulista. O Guará criou outra boa chance em ataque pela direita, finalizado pelo lateral Murilo: bem posicionado, Marcão fez uma bela defesa. Ofensivamente, o ASA estava dando muito trabalho ao adversário e marcou o segundo gol aos 27 minutos. Jorginho cruzou da direita, Maranhão desviou e, no segundo pau, Elionar Bombinha assinalou de carrinho.
ASA x Guaratinguetá, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)Guaratinguetá deu trabalho no segundo tempo (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
Guará diminui na etapa final
A partida ficou mais morna no segundo tempo. Tentando melhorar a qualidade do passe do Guará, o técnico Betinho trocou o meia Xuxa por Eduardo Arroz ainda no intervalo. Não houve grande diferença. O ASA controlava bem a partida e quase marcou em bela jogada de Diego Rosa, que fintou a marcação e, de frente para Saulo, acertou a rede pelo lado de fora.
Em outra trama do Alvinegro, Bruno Formigoni, do Guará, acertou o companheiro Pedro Paulo e a bola sobrou para Lúcio Maranhão, que ajeitou e soltou uma bomba: Saulo se esticou todo e fez uma linda intervenção. Cleiton Pedra ainda tentou diminuir a vantagem dos alagoanos, mas, em boa oportunidade, errou o alvo. Os paulistas insistiram e marcaram aos 38 minutos, com o lateral Murilo, que aproveitou rebote e, sem ângulo, acertou um belo chute no gol de Marcão. O Guaratinguetá foi com tudo para buscar o empate e deu espaço no campo de defesa. Por duas vezes, Maranhão ficou na cara do gol, mas perdeu as chances.