quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Portuguesa bate o ASA, abre oito pontos na ponta e fica cada vez mais perto da Série A

A Portuguesa deu mais um passo muito importante para voltar à elite do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, a equipe superou o ASA pelo placar de 2 a 0, no Canindé, pela 28ª rodada da Série B. Os gols da Lusa foram marcados por Henrique e Rogério.

Com a vitória, o time do técnico Jorginho dispara na liderança, agora com 57 pontos. A vice-líder Ponte Preta, que perdeu para o Goiás, estaciona com 49 pontos. Já o ASA segue com 37 pontos, em posição intermediária.

Na próxima rodada, a 29ª, a Lusa jogará fora de casa contra o Salgueiro. O ASA-AL também atuará longe dos seus domínios, contra o Paraná.

O jogo
O primeiro tempo foi marcado por um duelo particular entre o atacante Ananias, da Portuguesa, e o goleiro Gilson, do ASA. Como bom mandante, o time do Canindé adotou postura ofensiva e, quase sempre pelo lado direito, criou diversos lances de perigo.

O embate começou aos 13 minutos, quando Henrique cruzou da direita para Ananias cabecear e exigir linda defesa do arqueiro rival. Aos 22, quase um replay: cruzamento da direita, nova cabeçada de Ananias e outra defesa importante de Gilson.
Portuguesa bateu o ASA por 2 a 0 nesta terça-feira
Portuguesa bateu o ASA por 2 a 0 nesta terça-feira
Crédito da imagem: Agência Estado
Destaque da Lusa, Ananias não se deu por satisfeito com as jogadas aéreas. Saiu para buscar jogo e, aos 25 minutos, levou perigo após receber de Edno em uma das poucas subidas rubro-verdes pela esquerda. Com 40, Ananias arriscou-se como garçom, mas viu Henrique parar em mais uma ótima intervenção de Gilson.

A muralha alvinegra parecia sólida, mas não durou muito mais que dois minutos na etapa complementar. Em outra investida pela direita, Luís Ricardo deu ótimo passe para Henrique tocar na saída do goleiro, que dessa vez não teve como reagir.

O gol não fez bem à Lusa. Se antes dominava o jogo, a equipe passou a correr riscos depois que ficou em vantagem. Aos seis minutos, por exemplo, o lateral Matuto cruzou na área para Toninho, que cabeceou e exigiu boa defesa de Weverton. Aos 17, Matuto levantou mais uma e Reinaldo Alagoano, em nova jogada pelo alto, testou para fora.

O sufoco acabaria aos 27 minutos. Marco Antonio cobrou falta da esquerda, a bola desviou na zaga e sobrou para Rogério completar sozinho na pequena área. Os jogadores do ASA reclamaram de impedimento, mas sem razão.

O segundo gol dos anfitriões esfriou o time alagoano. Ao contrário do que aconteceu após a abertura do placar, a equipe alvinegra pouco se aventurou no ataque e sequer teve oportunidades para diminuir a desvantagem. Enquanto isso, a torcida da Lusa festejava e aplaudia os jogadores substituídos, principalmente o capitão Marco Antonio, que deu lugar a Cleiton aos 34 minutos.