quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Presidente diz que tem a maior torcida em 24 Estados. Certo ou errado?

Eduardo Bandeira de Mello foi reeleito na segunda-feira para mais três anos na presidência do Flamengo. E voltou a dizer que seu clube detém a maior torcida em 24 Estados brasileiros (atenção, a referência é aos Estados, não apenas às capitais). Ele está certo ou errado em sua afirmação?
O tema mexeu com torcedores, claro. Para responder a tal pergunta, o blog convidou Vinicius Paiva, economista, blogueiro de marketing esportivo, autor do blogTeoria dos Jogos, que é especializado em pesquisas sobre torcidas. O texto dele, abaixo, tem o objetivo de eliminar dúvidas sobre o assunto. 
por Vinicius Paiva
É corriqueiro que se questione os números atribuídos às torcidas brasileiras com base numa certa megalomania verificada por dirigentes quando explanam a respeito. A desconfiança é válida. Para alguns cartolas, parece normal internalizar 5 milhões ou dez milhões de torcedores, utilizando-os indevidamente em iniciativas de marketing ou ações de mídia social.
Mas nem sempre esta apropriação indébita acontece de caso pensado ou por má fé. Em algumas situações, ela aparenta ser tão somente fruto da desinformação. Este talvez seja o caso do Flamengo. Reiteradamente, o presidente Eduardo Bandeira de Mello afirma que o clube deteria "a maior torcida em 24 Estados brasileiros" (o que fez mais uma vez em entrevista ao Sportv um dia após sua reeleição), mas a verdade é que os números são um pouco diferentes, embora nem tão distantes do sentenciado.
Para esclarecer esta questão, se faz necessário recorrer aos arquivos internos do Blog Teoria dos Jogos — clique aqui e acesse —, espaço dedicado à compilação de informações relacionadas às pesquisas de torcida. Por quase três anos, o BTJ compôs os quadros do Globoesporte.com, promovendo um profundo mapeamento do perfil das massas. Por ter ficado independente há um ano e meio, a maior parte daquelas informações não mais se encontra disponibilizada pelo antigo hóspede.
De todo modo, foi um mapeamento robusto. Nada menos que 12 estados foram contemplados em parceria firmada com o Instituto GPP — todos com a mesma metodologia —e outros 11 abordados total ou parcialmente (capitais ou interiores). Alguns deles, comoDistrito Federal ou Maranhão, se encontram disponíveis no "novo" Blog Teoria dos Jogos.
Tendo o material em mãos, pode-se dizer com boa dose de segurança que o Flamengo é detentor da maior torcida em 21 dos 27 estados da federação. Seriam seis os domínios de outras agremiações: São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul apresentam maioria corintiana. Já Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco são de predomínio do Grêmio, Cruzeiro e Sport, respectivamente.
Contudo, a pluralidade das metodologias utilizadas faz com que este entendimento não seja pacificado. A última pesquisa Lance-Ibope, por exemplo, apresentou números conflitantes nos estados do Ceará, Bahia, Paraná e Minas Gerais. Em dois deles, outras torcidas foram alçadas ao topo em detrimento dos rubro-negros, restringindo sua hegemonia nacional. Corinthians e Cruzeiro também perderiam postos. Por conta da metodologia questionável, a pesquisarecebeu críticas no Blog Teoria dos Jogos.
Em suma: no que se refere às torcidas, nem sempre as coisas são como parecem. Paixões cegam - como no expediente do "olhômetro", quando as pessoas identificam a camisa do seu clube em meio a uma multidão, ignorando a do rival. Por essas e outras, pesquisas científicas são o melhor método de mensurá-las, ainda que nem estes estudos tenham chegado a conclusões definitivas.
Por enquanto.
Entre em contato o blog Teoria dos Jogos:
E-mail teoriadosjogos@globo.com
Twitter Facebook 
GETTY
Torcida Flamengo
Torcida do Flamengo no Maracanã: pesquisas a apontam como maior de 21 dos 27 Estados