segunda-feira, 21 de março de 2011

Goleadores brasileiros não brilham na Europa. Já volantes e zagueiros...

Os destaques brasileiros no fim de semana de futebol europeu foram o volante/meia Ramires e zagueiro David Luiz, pelo que jogaram em Chelsea 2 x 0 Manchester City e também devido aos gols que marcaram e deram três preciosos pontos ao time londrino. Não foram poucas as rodadas da temporada passada nas quais brilharam o goleiro Júlio César e o zagueiro Lúcio, da Internazionale, campeã europeia e italiana. E há mais exemplos do gênero.

Mas atacantes brasileiros se destacando... Eles têm sido raros. Hoje, Hulk, do Porto, com 20 gols, lidera a tabela de goleadores do Campeonato Português. Ele tem boa vantagem sobre o segundo colocado, João Tomás, do Rio Ave, que acumula 13. E é o único jogador nascido no Brasil a ocupar a artilharia de um certame nacional relevante na Europa.

Atacantes brasileiros de enorme sucesso são raros na atualidade. Sim, o futebol cinco vezes campeão do mundo hoje exporta mais goleiros, zagueiros e volantes/meias. Mas atacantes, homens de ligação agressivos, que finalizam, como Kaká, há tempos envolvido com lesões, vêm desaparecendo.

Na Inglaterra o cenário é terrível. Sabe quais são os brasileiros com mais gols na Premier League? David Luiz e Ramires. Cada um tem um par de gols. Eles estão atrás de 107 outros jogadores com mais tentos. Alguém pode alegar que latino-americanos não se dão bem na liga inglesa. Não é bem assim. O colombiano Rodallega tem sete gols pelo lanterna Wigan. Já o mexicano Chicharito Hernandes, reserva no líder Manchester United, chegou aos dez. E Tevez, do Manchester City, fica atrás apenas de Berbatov. O argentino tem 18 gols e o búlgaro do United chegou aos 20.

Na Espanha, Nilmar faz ótimo campeonato. Contudo, o brasileiro com mais gols sequer é o principal goleador de sua equipe, o Villarreal. Já na Itália, Pato vive situação idêntica, com o mesmo número de tentos, atrás de um colega de time e com enorme diferença para o principal marcatori do calcio.

Entre os alemães, o brasileiro com mais gols é Grafite. O atacante do Wolfsburg tem oito e há 15 atletas à sua frente na tabela da Bundesliga. Na França, Nenê, do Paris Saint Germain é quarto colocado, mas para se tornar o primeiro, precisaria aumentar sua produção em cerca de 50%.

Nem mesmo na Holanda, onde brilharam dos geniais Romário e Ronaldo ao folclórico Afonso Alves, os brasileiros se destacam balançando as redes. O melhor brazuca entre os artilheiros da Eredivisie é Everton. Mas o atacante de 27 anos, que deixou o então Grêmio Barueri para jogar no Heracles, em Almelo, não passa da décima posição.

Luís Fabiano, dono da camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo do ano passado, está voltando ao Brasil e ao São Paulo. Ótimo ele é, mas sabe-se que não conseguiu ir além do mediano Sevilla em sua aventura europeia. Adriano chutou para longe suas possibilidades de mais êxito por lá, Ronaldo pendurou as chuteiras, Ronaldinho perdeu mercado e agora é do Flamengo... Brasil, o país dos goleiros, zagueiros, volantes...

Artilheiros pela Europa:
Espanha
C. Ronaldo (Real Madrid) 28
Messi (Barcelona) 27
Villa (Barcelona) 17
Rossi (Villarreal) 15
Llorente (A. Bilbao) 15
Pedro (Barcelona) 13
Rondón (Málaga) 12
Agüero (A. Madrid) 12
Nilmar (Villarreal) 11

Itália

Di Natale (Udinese) 25
Cavani (Napoli) 22
Eto'o (Inter) 19
Di Vaio (Bologna) 18
Matri (Juventus) 16
Ibrahimovic (Milan) 14
Pazzini (Inter) 12
A. Sanchez (Udinese) 12
Pato (Milan) 11
Alemanha
Mario Gómez (Bayern) 19
Demba Cissé (Freiburg) 18
Gekas (Eintracht) 16
Podolski (Colonia) 12
Schürrle (Mainz) 12
Yan Konan (Hannover) 12
L. Barrios (Borussia D.) 11
Raúl (Schalke 04) 11
Lakic (Kaiserlautern) 11
Novakovic (Colonia) 11
Petric (Hamburgo) 11
Dzeko (Wolfsburg) 10
Hugo Almeida (Werder B.) 9
A. Vidal (Bayer L.) 9
T. Müller (Bayern) 9
Grafite (Wolfsburg) 8 Abdellaoue (Hannoer) 8
S. Allagui (Mainz) 8
Robben (Bayern) 8
Kagawa (Borussia D.) 8
Harnik (Stuttgart) 8

França
Moussa (Lille) 19
Gameiro (Lorient) 16
El-Arabi (Caen) 14
Nenê (Paris S.G.) 13
Holanda
Vleminckx (NEC) 18
Bulykin (ADO) 17
Matavz (Groningen) 15
Junker (Roda JC) 15
Dzsudzsák (PSV) 15
Janko (Twente) 14
El Hamdaoui (Ajax) 13
Van Wolfswinkel (Utrecht) 13
Toivonen (PSV) 13
Everton (Heracles) 11Poepon (De Graafschap) 11
Sigthórsson (AZ) 11

Everton, do Heracles, décimo colocado na artiharia do campeonato holandês
Everton, do Heracles, décimo na artiharia do campeonato holandês: nem onde Afonso Alves brilhou