quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Barcos dá novo show contra o Botafogo, Palmeiras vence e respira na tabela

Barcos comemora um dos gols contra o Botafogo, no Engenhão, ao lado de Barcos
Barcos comemora um dos gols contra o Botafogo, no Engenhão, ao lado de Obina

O atacante Barcos voltou a infernizar a defesa do Botafogo e a decidir um jogo para o Palmeiras contra a equipe carioca. Autor dos gols da vitória por 2 a 0 do time paulista, semana passada, pela Copa Sul-Americana, o argentino fez mais dois gols nesta quarta-feira, nos 2 a 1 do Palmeiras, no Engenhão, agora pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Andrezinho descontou e por pouco não empatou nos acrécimos, carimbando a trave.

Barcos fez um gol de categoria no primeiro tempo, limpando o zagueiro, outro de oportunismo na etapa final e deveria ter feito um terceiro, 'de placa'. O argentino driblou um zagueiro e encobriu o goleiro para fazer 3 a 1, mas a jogada foi anulada de forma bastante equivocada pela arbitragem.
Para sorte do Palmeiras, o gol não fez falta, e o time somou pontos preciosos na luta para se afastar das últimas colocações. O Alviverde pula para 13 pontos, ainda na zona de rebaixamento, porém, mais perto do Sport, que tem 14 e é o primeiro clube fora no grupo dos quatro que caem.
O Botafogo, que hoje contou com um Seedorf sem brilho, viaja a São Paulo no final de semana para enfrentar a Portuguesa, no domingo. O Palmeiras segue no Rio para pegar o Fluminense, no mesmo dia.
Botafogo e Palmeiras voltam a se encontrar pela partida de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana, dia 22 de agosto, no Rio de Janeiro.

O jogo

O duelo começou de forma intensa, com as duas equipes procurando sair para o ataque. E logo aos três minutos, a equipe alvinegra teve a chance de abrir o marcador. Lennon cruzou da direita, o goleiro Bruno saiu muito mal e acabou deixando a bola nos pés de Elkeson, que dominou livre da marcação e chutou rasteiro, à direita da meta palmeirense.
Aos oito minutos, Márcio Azevedo fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área. A zaga afastou e a bola sobrou para Seedorf, que pegou de primeira e mandou para bem longe do gol defendido por Bruno.
O Palmeiras tentou dar a resposta com investida de Obina que atuava um pouco mais recuado do que o argentino Barcos que se posicionava entre os zagueiros botafoguenses. E o atacante argentino acabou marcando o primeiro gol aos 14 minutos. Após cruzamento do lateral-direito Arthur, a bola passou por Obina e chegou a Barcos que teve calma para dominar, driblar o zagueiro Antonio Carlos e colocar rasteiro no canto direito de Jéfferson.
O time de General Severiano tentou dar uma resposta imediata com uma boa jogada de Andrezinho que recebeu na área, girou e bateu para defesa segura de Bruno.
O Palmeiras quase ampliou aos 16 quando Fernadinho lançou Obina que ganhou na corrida de Fábio Ferreira, entrou na área e bateu forte, mas colocou a bola para fora.
A torcida botafoguense começou a vaiar o zagueiro Fábio Ferreira e só se acalmou aos 18 minutos quando Elkeson fez linda jogada, deu um lençol no zagueiro Maurício e bateu para grande defesa de Bruno que evitou o empate. O lance animou a equipe carioca que passou a pressionar, sob o comando de Seedorf e criou outra grande oportunidade aos 24 minutos em cabeçada de Elkeson que exigiu outra grande defesa de Bruno. Logo depois, o Botafogo perdeu o lateral-esquerdo Márcio Azevedo que sentiu dores lombares e e pediu para sair.
O Palmeiras apenas procurava se defender e até Obina voltava para ajudar a defesa. O time paulista não conseguia se organizar para sair da pressão imposta pela equipe carioca. Antes do final do primeiro tempo, o Botafogo ainda perdeu outra chance para empatar quando Fábio Ferreira, no bico direito da pequena área, recebeu cruzamento da direita, ajeitou e mandou uma bomba mas a bola passou rente à linha de gol e acabou saindo para frustração do zagueiro e da torcida alvinegra.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com a mesma disposição ofensiva do primeiro tempo. E aos cinco minutos, Seedorf cobrou falta e Bruno fez boa defesa. Logo depois, Elkeson lançou Fellype Gabriel e Leandro Amaro salvou,mandando para escanteio. E o Palmeiras seguia com dificuldades de se organizar ofensivamente, limitando-se a defender a vantagem.
Aos 11 minutos, Bruno se atrapalhou em mais um cruzamento, mas a zaga aliviou, mas a intensa pressão da equipe carioca acabou resultando no gol do empate aos 12 minutos. Seedorf lançou Lima pela esquerda e o cruzamento encontrou Andrezinho entrando pelo meio para tocar de pé direito e colocar nas redes palmeirenses.
O técnico Luiz Felipe Scolari decidiu mudar a equipe colocando Daniel Carvalho no lugar de Obina. A intenção do treinador era tentar segurar um pouco a mais a bola que estava quase sempre com o Botafogo.
O time dirigido por Oswaldo de Oliveira seguia pressionando e buscava sempre as laterais do campo para tentar penetrar na defesa da equipe paulista. Elkeson, Fellype Gabriel e Elkeson se deslocavam pelos lados do campo e dificultavam a marcação da equipe paulista. Apesar da entrada de Daniel Carvalho, o Palmeiras continuava com problemas para fazer a bola chegar no ataque.
Mesmo dominado, o Palmeiras conseguiu o gol de desempate aos 27 minutos. O lateral Fernandinho enfiou a bola entre as pernas de Lennon e cruzou para Barcos que,sem marcação, apenas tocou para o fundo das redes de Jéfferson devolvendo a vantagem ao time paulista.
Aos 31 minutos, Fábio Ferreira falhou e a bola sobrou para Barcos que encobriu Jéfferson e mandou a bola para as redes, mas a arbitragem marcou impedimento do jogador argentino. Apesar dos protestos da torcida, Oswaldo de Oliveira colocou o atacante Rafael Marques que na sua primeira participação fez um bom cruzamento para Elkeson mas a defesa aliviou. Logo depois, Marques voltou a irritar a torcida ao se colocar na frente de um chute de Seedorf direcionado ao gol defendido por Bruno.
Nos minutos finais, o Botafogo pressionou de forma desesperada em busca do gol de empate mas o Palmeiras soube se defender com muita determinaçãoe segurar o importante resultado. No último lance importante da partida, Elkeson cruzou para Andrezinho que chutou rasteiro e a bola se chocou com a trave para alívio da equipe palmeirense.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 2 PALMEIRAS

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de agosto de 2012 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Antônio Lugo (MS)
Cartão Amarelo:Leandro Amaro(Palmeiras)
Gols:
BOTAFOGO:Andrezinho aos 12 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS:Barcos aos 14 minutos do primeiro tempo e 27 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Jéfferson, Lennon(Rafael Marques), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo(Lima); Jadson, Renato, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel(Vítor Júnior); Elkeson
Técnico: Oswaldo de Oliveira
PALMEIRAS: Bruno; Artur, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, Fernandinho e Patrik(Betinho); Obina(Daniel Carvalho) e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari