segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Brasília vence "freguês" Flamengo e fatura a Liga Sul-Americana de basquete

  • Marcelinho Machado é marcado por Alex na Arena HSBC, no Rio Marcelinho Machado é marcado por Alex na Arena HSBC, no Rio
O Brasília confirmou neste domingo a superioridade sobre o Flamengo no basquete masculino em 2010. Na Arena HSBC, no Rio de Janeiro e perante a fanática torcida rubro-negra, venceu por 96 a 86 e conquistou o título inédito da Liga Sul-Americana de Clubes. Em junho, o time do Distrito Federal já havia faturado a NBB em cima exatamente dos cariocas.

Logo abaixo dos dois brasileiros no pódio da Liga Sul-Americana ficou o Boca Juniors, da Argentina, que terminou a competição na terceira posição. Os três garantiram classificação para a Liga das Américas 2010/2011.

“A nossa equipe conseguiu um bom desempenho em quadra, pois lutamos bastante e chegamos a este título inédito, derrotando uma equipe qualificada como o Flamengo, em seu ginásio. Dedico esta conquista, não só aos nossos torcedores, mas também a toda população de Brasília, que certamente vibrou com a vitória”, comemorou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, um dos destaques do Brasília na final, com 22 pontos, cinco rebotes e uma bola recuperada.

Depois de sair perdendo no primeiro quarto de jogo, o Brasília conseguiu se recuperar, virou no segundo período, e fechou o primeiro tempo com nove pontos de vantagem no placar: 53 a 44.

O Flamengo foi melhor no terceiro quarto, diminuindo a diferença para apenas dois pontos. Com Marcelinho pendurado, o time carioca teve dificuldades depois em manter o equilíbrio e viu o Brasília crescer, fechando o jogo com dez pontos de vantagem e fazendo a festa na casa do adversário.

Além de Giovannoni, o Brasília ainda teve como destaque na noite o armador Nezinho (22 pontos, seis rebotes e três assistências), e o ala Alex Garcia (16 pontos, quatro assistências). O cestinha, porém, foi o flamenguista Marcelinho Machado, que pontuou 28 vezes.