terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sharapova vê Azarenka e Serena abrirem vantagem

Miami (EUA) - Eliminada logo na estreia no Premier de Cincinnati, a russa Maria Sharapova viu suas duas principais rivais no ranking chegaram à final do torneio. Por conta disso, a norte-americana Serena Williams e a bielorrussa Victoria Azarenka, respectivas número 1 e 2 do mundo, ampliaram a vantagem que tinham diante da musa siberiana.
A diferença de apenas 40 pontos que Sharapova vinha atrás de Azarenka ficou bem maior e agora figura na casa dos 739 pontos. Campeã no último domingo, a bielorrussa descontou apenas 360 pontos em relação a Serena, que ficou com o vice e segue absoluta na ponta da WTA, com exatos 2.755 pontos de frente à sua rival mais próxima.
Se na parte de cima do top 10 apenas as pontuações mudaram, sem que houvesse qualquer alteração no posicionamento, no restou aconteceram algumas mudanças. A primeira delas foi a ascensão da italiana Sara Errani para o quinto posto, derrubando a chinesa Na Li para o sexto lugar.
Quem também subiu foi a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que saltou da décima colocação para a oitava, movimento exatamente contrário ao da alemã Angelique Kerber, que era a oitava na semana passada e agora é a número 10 do mundo. Completam a lista das top 10 a polonesa Agnieszka Radwanska (4ª), a francesa recém aposentada Marion Bartoli (7ª) e a tcheca Petra Kvitova (9ª).
A sérvia Jelena Jankovic aproveitou a boa campanha em Cincy, onde foi até as semifinais, para galgar postos na lista da WTA. A ex-número 1 do mundo ganhou quatro colocações e se aproximou das 10 primeiras, figurando atualmente como a número 11 do mundo.
Melhor brasileira no ranking, a pernambucana Teliana Pereira voltou a perder terreno nesta semana. Contudo, sua queda foi mínima, de apenas uma posição, saindo da 104ª para a 105ª colocação. As paulistas Paula Gonçalves, Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi também amargaram quedas. Paula foi para o 270º lugar, Bia para o 291º e Laura para o 376º.