quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Neymar, Ronaldinho ou Damião: quem é o melhor de 2011?

Fiz esta mesma pergunta no início da semana, via twitter, o @arnaldoespn. A discussão foi boa e continua boa. Quem é o melhor jogador brasileiro da temporada? Neymar, Ronaldinho Gaúcho ou Leandro Damião?

Os jogos do meio da semana só alimentaram este bom debate de mesa de bar. Os três foram bem, de novo!

Eu pergunto quem é o melhor, mas admito ser difícil compara-los. Eu diria que tecnicamente é impossível. Neymar parece ser o sucessor de Ronaldinho. Tem arte, magia, improviso e, acima de tudo, técnica apuradíssima. Bate de esquerda, de direita, dribla, faz gols...

Assim como Ronaldinho, Neymar chegou ao time profissional 'pronto'. Trabalhou tudo, e muito bem, quando garoto.

Damião é outro papo. Chegou ao profissionais cru, cru mesmo. Só tinha tamanho. Trabalhou fundamentos no Internacional com um ex-jogador de futsal. Virou um monstro nas conclusões. E, o que é incrível: tem oscilado muito pouco. Joga bem quase todas.

A minha pergunta não é exatamente quem é mais jogador. E assim quem está sendo mais jogador neste ano de 2011, acabando agosto.

Em tese, os três podem jogar juntos na seleção brasileira. Já imaginou um ataque com Neymar, Damião e Ronaldinho?

É até um bom exercício para a 'seleção só de brasileiros' que Mano Menezes terá de montar para o torneio contra a Argentina que está por vir.

Até comecei a pensar na minha... Aproveitaria um time-base, o Santos, e algumas duplas entrosadas. Vamos lá: Fábio, Danilo (Léo Moura), Dedé, Anderson Martins e Kléber; Arouca (Ralf), Elano (Casemiro) e Ganso; Neymar, Damião e Ronaldinho. Tá bom assim?