sábado, 11 de dezembro de 2010

Aos 27 anos do título mundial, Grêmio revive sonho com o ídolo Renato

O dia é de comemoração para os gremistas. Há 27 anos, o clube conquistava o título do Mundial Interclubes no Japão. A data é especial, já que Renato Gaúcho, herói daquela conquista, hoje é treinador da equipe e terá a oportunidade de repetir o feito em 2011.
  • Neco Varella/Freelancer Ídolo da torcida, Renato comanda o Grêmio na Libertadores de 2011
Renato Gaúcho marcou os dois gols da vitória do Grêmio sobre o Hamburgo, da Alemanha, no dia 10 de dezembro de 1983. A partida, disputada no Estádio Nacional de Tóquio, teve o placar aberto por Renato aos 38 do primeiro tempo. Os alemães empatariam no final do jogo, para que então Renato desempatesse o jogo na prorrogação.
O Grêmio, do técnico Valdir Espinosa, venceu o Hamburgo com Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León, Paulo César Magalhães, China, Osvaldo (Bonamigo), Paulo César Caju (Caio), Renato, Tarciso e Mário Sérgio.
Em 2011, o Grêmio terá oportunidade de repetir o feito, sob o comando de Renato agora como treinador. Ele foi contratado pelo clube na metade do Campeonato Brasileiro, quando o Grêmio lutava contra o rebaixamento. Acabou levando o time até a quarta colocação, garantindo a vaga na Libertadores após a derrota do Goiás na Copa Sul-Americana, na quarta-feira passada.